Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

quinta-feira, 8 de junho de 2023

VEM AÍ A NOITE DAS HOMENAGENS PROMOVIDO PELO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN - AGUARDEM!!!

 

Imagem de Dandara - guerreira e esposa de ZUMBI DOS PALMARES! "SIMBÓLO DE LUTA!!!

A partir de julho deste ano estaremos PROMOVENO ÁS NOITES DAS HOMENAGENS aos 14 anos de fundação do CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC0RN, fundado em 30 de dezembro de 2009, no SESC DE PONTA NEGRA - NATAL - RIO GRANDE DO NORTE por dezenas de artistas e amantes da CULTURA BRASILEIRA e em ESPECIAL da CULTURA POTIGUAR! 

Serão homenageados/as poetas e poetizas, bem como grupos de danças, capoeira, cantores e compositores, sanfoneiros/as, desenhistas, secretários/as de CULTURA, ENTRE OUTROS.

Aguardem, brevemente estaremos publicando cartazes com datas e nomes das cidades polos que irão receber os produtores do evento, que são exatamente seus diretores; AGUARDEM!!!

Obs. OS NOMES DAS CIDADES POLOS SERÃO DIVULGADAS BREVEMENTE, AGUARDEM.


Saudações Culturais e Artistas,

EDUARDO Henrique Félix de VASCONCELOS
Presidente do CPC-RN (Centro Potiguar de Cultura)
Contato - (84) 99196 6212 ou 99708 5263
E-mail: centropotiguardecultura@gmail.com
Acessem> centropotiguardecultura.blogspot.com


A FBN disponibiliza gratuitamente para download o volume 20 da coleção Cadernos da BN: Desejo de enciclopédia: o saber total

 banner.jpg

A Biblioteca Nacional lança mais um título inédito: a versão digital do livro Desejo de enciclopédia: o saber total, de Phellipe Marcel da Silva Esteves.

Há um número gigantesco de enciclopédias impressas no exterior, e especialmente no Brasil, mas um grande vácuo na pesquisa relativa a elas. Tantas informações e sentidos científicos silenciados, apagados da pesquisa epistemológica, e pouco resgate dessa memória, da disputa por espaço na enciclopédia, da luta por compor o conhecimento, do desejo de se fazer circular a ciência do país e no país. Existe toda uma história da divulgação científica (e da própria formação da ciência) no Brasil que carece de consecução, simplesmente porque se ignoram as enciclopédias como espaço privilegiado em que se produzem efeitos de sentido sobre esses objetos; e que são, por si só, objetos de ciência. Com uma teorização escrita de modo leve, este livro busca corrigir esse problema pela via da Análise do Discurso, da História das Ideias Linguísticas e da História do Livro e, para tal, elege enciclopédias que vão de meados do século XIX até a contemporaneidade.

A obra está disponível para download no site da FBN e, futuramente, para venda na loja física da instituição (Loja do Livro, localizada no prédio sede, 2º andar).

Sobre o autor

PHELLIPE MARCEL DA SILVA ESTEVES é jornalista formado na UFRJ, com licenciatura em Língua Portuguesa concluída na Universidade Cândido Mendes (Ucam). Mestre em Letras (ênfase em Língua Portuguesa) pela Uerj e doutor em Estudos da Linguagem pela UFF, dedicou-se, ao longo de sua trajetória acadêmica, à Análise do Discurso pêcheuxtiana e à História das Ideias Linguísticas, num esforço de se aprofundar na perspectiva materialista. Realizou, entre 2014 e 2015, um estágio de residência em pesquisa na Fundação Biblioteca Nacional, do qual decorre este livro. Recentemente, tem se dedicado a uma interface entre a teoria do discurso e a História do Livro. É, hoje, professor do Departamento de Ciências da Linguagem e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UFF.

Sobre a coleção

CADERNOS DA BIBLIOTECA NACIONAL

De tudo para todos: é este o espírito desta coleção. Em volumes de pequeno porte, ao alcance popular, propõe-se à divulgação dos grandes autores da cultura brasileira em variadas áreas do conhecimento. Apresentados por especialistas, estes pequenos grandes livros constituem uma importante contribuição da Fundação Biblioteca Nacional para o desenvolvimento cultural do país.

Acesse esta e outras coleções em https://www.gov.br/bn/pt-br/central-de-conteudos/producao/publicacoes/colecoes.

Fonte: https://www.gov.br

Vulneráveis à covid

 

Estudo oferece pistas para explicar por que alguns podem ser mais susceptíveis ao vírus

Higor Silva – Sala de Ciência-Agecom/UFRN

Mesmo com o decreto do fim da pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a batalha contra a covid-19 continua. Em pesquisa publicada na renomada revista Nature, foi constatada a existência de 49 variantes genéticas associadas à doença na forma grave. O estudo é fruto do consórcio internacional SCOURGE-Spanish Coalition to Unlock Research on Host Genetics on COVID19, com a participação de 45 instituições de 12 países, incluindo a UFRN por meio da coordenação dos professores Andre Luchessi e Vivian Silbiger, do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas (DACT/UFRN).

A pesquisa iniciou-se há três anos, no começo da pandemia, e prometia sequenciar o genoma de pessoas que tiveram a doença e investigar, a partir do DNA, se a genética interfere nos sintomas. Por conta disso, muitos dos dados foram coletados da primeira onda de infectados com o SARS-CoV-2. O objetivo era descobrir por que algumas pessoas têm sintomas graves, chegando a óbito, enquanto outras são assintomáticas.

Coleta de amostra genética de voluntários. À esquerda, a professora Vivian Silbiger, coordenadora do consórcio de pesquisadores na UFRN, e à direita, a aluna de doutorado Katiusse Alves dos Santos, do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPgCF/UFRN) – Foto: Nathalia Kelly de Araujo

Analisando-se mais de 24 mil pessoas que contraíram o vírus e precisaram de tratamento intensivo, além das 49 variantes genéticas associadas ao desenvolvimento da forma grave da doença, também foi descoberto que 16 delas nunca haviam sido classificadas. “Esses marcadores afetam um total de 149 genes e algumas das mutações identificadas podem ser usadas para desenvolver novas terapias contra a infecção, como estratégias terapêuticas baseadas no reposicionamento de drogas”, explica André Luchessi, professor do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas (DACT) e coordenador da pesquisa na UFRN.

O estudo ressalta ainda o papel do sistema imunológico no agravamento da covid-19. Foram encontradas ligações genéticas com respostas inflamatórias e ativação de células imunológicas, processo que pode levar danos aos pulmões e redução da capacidade de oxigenação dos tecidos corporais. “O sistema imune existe para proteger nosso corpo; o problema começa quando algum agente externo, no nosso caso o vírus, causa uma desregulação nesse sistema e ele acaba atacando não somente o vírus, mas também as células sadias, levando, assim, a danos em vários tecidos. No caso da covid, o pulmão é um dos principais”, esclarece o professor André.

Professor André Luchesi, coordenador da pesquisa na UFRN – Foto: Nathalia Kelly de Araujo

Somente com um grande número de amostras é possível fazer um estudo desse nível com o objetivo de descobrir genes e alterações ligadas à doença. Essa foi a principal motivação para a criação do consórcio. Um estudo com inúmeras instituições de pesquisa é essencial para a realização de um trabalho dessa extensão. “Uma das premissas para o estudo de meta-análise, como foi feito, é obter o maior número de amostras possível e de origens diversas, no entanto elas têm que ter os mesmos critérios de avaliação, por isso o consórcio”, informa André.

De acordo com o representante da UFRN, o consórcio e a realização dessa pesquisa foram uma grande conquista e um passo fundamental para o melhor tratamento da doença. “Isso só foi possível devido à arrojada política institucional da UFRN para o engajamento de seus docentes na internacionalização da pesquisa e da pós-graduação”, afirma Luchessi, que realizou seu pós-doutorado na Califórnia, EUA, e atuou como professor visitante na Universidade de Toronto, no Canadá, com a qual foi possível consolidar a parceria necessária e desenvolver novas análises que culminaram nessa pesquisa. 

Nathalia Kelly de Araujo, egressa do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCSA/UFRN) – Foto: Nathalia Kelly de Araujo

A política de internacionalização da UFRN, impulsionada pelo Programa Institucional de Internacionalização (Print/UFRN), vem trazendo frutos de pesquisas e relações iniciadas há muitos anos. O professor Angel Carracedo, coordenador do consórcio de pesquisadores, visitou a UFRN para conhecer sua estrutura em 2012. “Todo esse envolvimento e ação culminou com o convite para participar do consórcio covid cujos resultados foram publicados na Nature em 2023”, declara o professor André Luchessi.

Fonte: UFRN