Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

quinta-feira, 16 de junho de 2022

Deputada Natália Bonavides realiza aniversário aberto e com atrações artísticas - " PARABÉNS, GRANDE GUERREIRA!" - Eduardo Vasconcelos - CPC-RN

Música e diversão, assim será o aniversário da deputada federal Natália Bonavides (PT/RN). A festa será realizada na próxima sexta-feira (17), no Ateliê, localizado no Bairro na Ribeira, em Natal, a partir das 19h. 

“Depois de dois anos sem comemorar meu aniversário presencialmente, estamos organizando essa festa. Vai ser muito bom encontrar toda a galera novamente, em um momento de festejar. Espero que todo mundo possa ir lá me dar um abraço. Tô bem ansiosa”, disse Natália. 

A comemoração vai contar com artistas conhecidos no estado. O evento é aberto e gratuito. 

Atrações musicais: 

20h Dani Cruz

21h30 Frevo Banda do Negão

22h Batuque de um Povo

01h Vic Kabulosa 

Serviço: 

Comemoração do Aniversário da deputada Natália Bonavides

Local: Ateliê Bar e Petiscaria (endereço: R. Chile, 39 - Ribeira, Natal/RN)

Quando: 17 de Junho, sexta-feira

Horário: 19h

Mais informações: Celinna Carvalho +55 84 98608 6814


@luanatayze, Por do Som, 2022-110.jpg

Foto: Luana Tayze

Mandato Natália Bonavides

Contato: +55 84 98608 6814

Celinna Carvalho - assessora de imprensa


Fonte: Assessoria do Mandato de Natália Bonavides

Parque das Dunas e Cajueiro de Pirangi funcionam normalmente durante feriado de Corpus Christi

 Foto: Reprodução

O Parque das Dunas, em Natal, e o Cajueiro de Pirangi, em Parnamirim, não sofrerão alterações em seu funcionamento nesta quinta-feira (16), Feriado de Corpus Christi, e também na sexta-feira (17), Ponto Facultativo para órgãos do Estado. Ambos os equipamentos são administrados pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema.
 
Confira os horários:
 
Parque das Dunas
 
Horário: 7h30 às 17h
 
Entrada: R$1,00
 
Cajueiro de Pirangi:
 
Horário: 8h às 17h
 
Entrada: R$8,00 (crianças de sete a 12 anos pagam meia-entrada, assim como estudantes, professores e idosos, portando carteira comprobatória.

Fonte: POTIGUAR NOTÍCIAS

Lula cumpre agenda em Natal nesta quinta; Bolsonaro chega na sexta

 Foto: Reprodução

O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, movimentam a agenda política de Natal neste feriado prolongado (sexta é ponto facultativo). Lula chega nesta quinta e Bolsonaro tem agenda na sexta-feira.

Nesta quinta, Lula almoça com os governadores que integram o Consórcio Nordeste. Em seguida, visita a Feira Nordestina de Agricultura Familiar (Fenafes) e depois participa com a governadora Fátima Bezerra (PT) do Grande Ato Público “Juntos pelo RN”, que acontece no estacionamento da Arena das Dunas, a partir das 17 horas – o evento é aberto ao público e vai contar com a participação dos partidos políticos que compõem a aliança “Vamos Juntos pelo Brasil”, movimentos sociais e sociedade civil.

Acompanham a comitiva de Lula no Rio Grande do Norte a presidente Nacional do PT, Gleisi Hoffmann, os ex-ministros Gilberto Carvalho e Aloizio Mercadante, o pré-candidato a vice-presidente da república Geraldo Alckmin (PSB), Janja e Lu Alckmin. Além de Natal, a viagem de Lula ao Nordeste tem passagens por Maceió e Aracaju.

Na sexta., às 11 horas, no bairro Pitimbu, na Zona Sul da cidade, o ministro das Comunicações, Fábio Faria,  recebe, na Praça Mãe Peregrina,  o presidente Jair Bolsonaro (PL), para lançamento do Programa Internet Brasil, com as distribuições de  chips de banda larga, inicialmente, para alunos dos municípios de Caicó e  Mossoró (RN), Caruaru e Petrolina (PE), Juazeiro (BA) e Campina Grande (PB).

Na ocasião, o Governo Federal também anunciará a distribuição de kits de conversores digitais para famílias do Rio Grande do Norte, do Ceará e do Maranhão.

 Além disso, será assinada ainda, por meio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), uma ordem de serviço para a perfuração de poços artesianos em todo o Estado e a instalação de dessalinizadores. Além disso, 2,7 mil documentos titulatórios serão entregues pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Fonte: POTIGUAR NOTÍCIAS

Hoje é Corpus Christi

O Corpus Christi é uma comemoração religiosa celebrada sempre numa quinta-feira. É feriado apenas nos municípios que assim o determinam, uma vez que não é considerado feriado nacional.

Esta data é celebrada anualmente 60 dias depois da Páscoa, sempre na segunda quinta-feira depois do Domingo de Pentecostes.

Corpus Christi é feriado facultativo

No Brasil, o Corpus Christi é um feriado facultativo e pode ser municipal. Isso significa que cada município deve estabelecer, através de decreto, se naquele ano o Corpus Christi será ou não feriado.

Grande parte dos governos municipais e estaduais também decretam ponto facultativo na sexta-feira que sucede o feriado de Corpus Christi.

Significado de Corpus Christi

Santíssimo sacramento

Corpus Christi é uma expressão do latim que significa “Corpo de Cristo”.

O evento é considerado uma das festas mais importantes para a Igreja Católica, pois celebra o mistério da eucaristia, ou seja, o sacramento católico em que os fiéis recebem na missa uma partícula que acreditam ser uma parte do próprio corpo de Jesus Cristo.

Origem da comemoração do Corpus Christi

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo começou no século XIII, mais precisamente em 1264, quando a Igreja Católica viu a necessidade das pessoas sentirem a presença real de Cristo.

De acordo com a história, existia um sacerdote chamado Pedro de Praga que vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Então, decidiu ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé.

Ao passar por Bolsena, na Itália, enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido pela dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a hóstia branca transformou-se em carne viva.

O Papa Urbano IV pediu para que os objetos fossem levados para Oviedo em uma grande procissão, e foi nesse momento que a festa de Corpus Christi foi decretada.

(antes da pandemia)

Como a data é comemorada no Brasil?

A celebração de Corpus Christi é marcada por procissões em diversos estados brasileiros. A procissão é feita nas ruas, onde as pessoas podem testemunhar e adorar a representação do Corpo e Sangue de Cristo.

Existem diversas cidades com procissões tradicionais, como em Pirenópolis, no estado de Goiás, que possui a tradição dos tapetes de serragem colorida e flores do Cerrado.

Na cidade de Castelo, no Espírito Santo, as ruas também são decoradas com enormes tapetes coloridos, assim como em alguns municípios de São Paulo, Minas Gerais e outros estados do Brasil.

Comemorações na cidade de Castelo
Tapete colorido na cidade de Castelo, Espírito Santo

Fonte: Portal BRASIL CULTURA

ROTEIRO E PASSOS PARA DANÇA DA QUADRILHA DE FESTA JUNINA

Atenção professores e alunos… Dançada para homenagear os santos juninos (Santo Antônio, São João e São Pedro) e também como forma de agradecimento pelas boas colheitas na roça. A execução da dança requer vários casais, o limite de participantes se restringe apenas ao espaço físico disponível.

Os casais participantes da dança da quadrilha junina seguem os comandos de um narrador. Os comandos são dos mais variados e a cada ano o número de comandos aumentam e são reinventados se limitando apenas pela criatividade das pessoas.

Musica Quadrilha Junina Narrada

17 passos para Dança da Quadrilha Junina

BALANCÊ (balancer) – neste comando os casais balançam o corpo seguindo o ritmo da música. Usado como um grito de incentivo, o balancê se repete ao final de cada passo, ao se dar um comando somente para os cavalheiros, as damas permanecem no balancê e vice-versa.

ANAVAN (en avant) – damas e cavalheiros caminham balançando os braços.

RETURNÊ (returner) – dançarinos retornam ao seu lugar

TUR (tour) – casais dão uma volta completa, cavalheiro abraça a cintura da dama e ela coloca a mão em seu ombro.

Cumprimento as damasCUMPRIMENTO ÀS DAMAS – balançando o corpo, os cavalheiros, caminham até as damas e quase se ajoelhando cada rapaz cumprimenta sua parceira, aqueles que estão de chapéu (chapéu de palha) o retiram enquanto se ajoelham.

CUMPRIMENTO AOS CAVALHEIROS – elas, balançando o corpo e caminhando em direção aos cavalheiros, cada uma das damas, cumprimentam seu respectivo par.

GRANDE PASSEIO – os casais, homem segurando a mão esquerda da dama, passeiam em círculo, enquanto balançam os braços para baixo acompanhando o ritmo da música.

DAMAS AO CENTRO – dois círculos são formados, um círculo dentro do outro, no centro um círculo formado pelas damas, do lado de forma um círculo formado pelos cavalheiros. Ambos os círculos rodam para a esquerda.

É MENTIRA –  os casais invertem o sentido da dança. Este comando é dado logo após a o comando OLHA A COBRA.

CARACOL – damas e cavalheiros estão em fila única. Após ouvir este comando o primeiro da fila começa a enrolar a fileira, formando um caracol.

DESVIAR – Este comando é dado para que o primeiro da fila comece a desenrolar o caracol.

COROAR DAMAS – os cavalheiros, segurando as mãos uns dos outros, erguem os braços sobre as cabeças das damas. Ao se abaixar os braços as damas serão enlaçadas pela cintura. Mantendo esta posição os casais se deslocam para o lado que o marcador comandar.

COROAR CAVALHEIROS – as damas de mãos dadas, enguem os braços sobre a cabeça dos cavalheiros, ao se abaixar os cavalheiros são enlaçados pela cintura. E se deslocam para o lado que o marcador pedir.

olha o tunel

OLHA O TÚNEL –  os casais de andando em fila de mãos dadas, o primeiro casal para, se  viram de frente um para o outro e de mãos levantas formam um arco. O segundo casal passa por dentro do arco e também formam um arco, esta sequência é repetida até que todos tenham passado por dentro do túnel.

CAMINHO DA ROÇA – em uma fila única, dama à frente de seu parceiro, caminham balançando os braços.

OLHA A COBRA – este comando inverte o sentido em que os casais estavam andando, esta marcação é trocada em alguns casos

por “olha a chuva”, “olha a inflação”, “ponte caiu” entre outros.

DESPEDIDA – casais em fila, saem galopando e acenando para o público. Terminando assim a dança de quadrilha de festa junina.

ROTEIRO PARA DANÇA DA QUADRILHA DE FESTA JUNINA

Duas fileiras são formadas, uma de damas e outra de cavalheiros, uma de frente para outra, afastadas por uma distância de aproximadamente 2,5 m. Cada par deve ficar de frente um para o outro. Ao iniciar a música, o narrador inicia com o primeiro comando, muito embora cada narrador siga sua própria sequência de comandos, abaixo temos temo um roteiro sugerido para narradores que estão liderando a Quadrilha de Festa Junina pela primeira vez.

1 – BALANCÊ

2 – CUMPRIMENTO ÀS DAMAS

3 – CUMPRIMENTO AOS CAVALHEIROS

4 – GRANDE PASSEIO

5 – TÚNEL

6 – ANAVAN TUR

7 – CAMINHO DA ROÇA

8 – OLHA A COBRA

9 – É MENTIRA

10 – CARACOL

11 – DESVIAR

12 – GRANDE RODA

13 – COROAR DAMAS

14 – COROAR CAVALHEIROS

15 – DAMAS AO CENTRO

16 – GRANDE RODA

17 – DESPEDIDA

Fonte: Portal BRASIL CULTURA