Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

domingo, 30 de abril de 2023

Conquista de 75% de cotas afirmativas na Unifap estão sob ameaça

Imagem do Google

 Universidade do Amapá é a segunda instituição do Norte que sofre revés na política

No fim do ano passado a Universidade Federal do Amapá criou um órgão interno, a Superintendência de Políticas Afirmativas e Direitos Humanos que instituiu uma nova era das Políticas de Ações Afirmativas da Unifap: 75% das vagas para cotas com reserva de vagas para pessoas trans, pretos e pardos, quilombolas, indígenas e PCDs com a inclusão do espectro autista.

A SUPADH foi um órgão criado para inserir a UNIFAP em uma agenda de formulação, implementação e avaliação de políticas universitárias de direitos humanos.

A decisão dos 75% das vagas para cotas foi uma deliberação do Conselho Superior (Consu), órgão máximo de deliberação da universidade comemorada como grande conquista do movimento estudantil e da democratização da instituição.

A estudante de filosofia Laís Alves do Nascimento, é uma das conselheiras, eleita pelos estudantes e acompanhou o processo tanto na Câmara de Ensino no Conselho Universitário quanto no plenário do Consu para aprovação dos conselheiros. “Consultamos os representantes dos quilombolas, indígenas, trans, negros entre outros que fazem parte dessa ação afirmativa. Vimos como um grande avanço para o estado do Amapá, pois a partir daí iríamos ver a universidade com a cara do povo amapaense. Lembro que na época fiquei muito emocionada, pois sabia que era um momento histórico para UNIFAP”, conta ela.

Na visão da representante grande parte dos estudantes apoiavam as ações afirmativas, principalmente aqueles que vêm da classe trabalhadora porque sabem o que é estar em situação de vulnerabilidade. “ Sabem que por não terem o ensino básico de qualidade, acabam não conseguindo acessar a universidade pública, por isso, seria uma oportunidade para os estudantes amapaenses adentrarem na universidade”, explica.

No início de 2023 um grupo que se sentiu prejudicado entrou com uma ação coletiva no Ministério Público Federal. O principal argumento é que o dia da votação no Consu, em dezembro, era a final da Copa do Mundo. A verdade é que a votação ocorreu no turno da manhã e o jogo só começou ao meio dia.

Agora o movimento estudantil está se organizando, convidando a comunidade interna e externa da Unifap para debater tudo que está em jogo caso seja revogada as ações afirmativas de 75%. “A nossa posição é de nos organizarmos e cobrar da administração da UNIFAP quais respostas dará a comunidade e como a universidade está se preparando, pois são anos de lutas para garantir políticas afirmativas e não aceitamos retrocesso”, destacou.

Revés na UEA

Esta semana o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou a lei estadual que reserva 80% das vagas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) a alunos que tenham cursado todo o ensino médio em escolas do estado. A presidenta da UNE, Bruna Brelaz, lamentou a decisão nas redes. “A retirada dessa porcentagem de cotas é um retrocesso na educação dos amazonenses”.

Para a líder estudantil, no Amazonas assim como no Amapá é preciso considerar as diferenças da região com as demais do país e a ampliação do sistema de cotas permitiu que estudantes de baixa renda, indígenas, quilombolas que moram em comunidades remotas a acessar a universidade.

Fonte: UNE

DIA HISTÓRICO No 1º de Maio, CNTE leva às ruas defesa dos direitos da classe trabalhadora

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)  participará das mobilizações em todo país na próxima segunda-feira, 1º de Maio, Dia de Luta da Classe Trabalhadora.

Com a bandeira "Emprego, Direitos, Renda e Democracia", o ato em São Paulo ocorrerá no Vale do Anhangabaú, região central da capital paulista, e contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O evento organizado pelas centrais sindicais CUT, Força Sindical, UGT, CTB, NCST, CSB Intersindical apresentará uma agenda com 15 pautas prioritárias, dentre as quais, a revogação do Novo Ensino Médio (NEM), que rebaixou a qualidade do ensino e prejudica estudantes e os profissionais da educação.

Leia mais: especial da CUT transmitirá 1º de maio em todo o país

A discussão sobre um novo modelo para essa etapa do ensino é uma das prioridades da CNTE, que têm debatido e lutado para acabar com o modelo em vigor atualmente no país.


O ato de São Paulo será o nacional e pode ser acompanhado também pelas redes sociais e canais do Youtube das Centrais Sindicais e parceiros. Além das manifestações políticas, o 1º de Maio deste ano contará com a apresentação dos artistas Zé Geraldo, Toninho Geraes e Almirzinho, Dexter, Edi Rock, MC Sofia, Ilú Obá de Min, Arnaldo Tifu, DJ Cranmarry, Samantha Schmütz & Gêmeos da série Sintonia.

Leia mais: veja cidades que terão atos e quais são as 15 pautas 

Voz das ruas

O presidente da CNTE, Heleno Araújo,  acredita que ocupar cada espaço do país é fundamental para denunciar os abusos que atacam os direitos da classe trabalhadora e anunciar a pauta para os poderes executivo e legislativo.

“Será o primeiro ano de um governo federal comprometido com a classe trabalhadora e isso aumenta a nossa expectativa de avançarmos na aplicação dos nossos direitos trabalhistas.Só conquistamos direitos com muita luta e isso exige uma efetiva participação de todos, todas e todes”, defendeu.

Momento de reflexão e luta

Para o secretário de Relações Internacionais da confederação, Roberto Franklin de Leão, o Dia da Classe Trabalhadora é um momento de reflexão sobre o atual momento do mundo do trabalho, em que a tecnologia é colocada a serviço de poucos e utilizada para exploração dos trabalhadores e trabalhadoras, com a diminuição dos empregos por meio da substituição por máquinas.

“A tecnologia precisa estar a serviço de todos e não apenas de uma minoria que lucra com ela. Na educação, vemos a questão do ensino a distância. Não somos contra, mas deve ser um auxiliar, não uma forma de substituir os profissionais da educação no formato presencial para  baratear o processo de ensino. Basta ver como atuam as grandes escolas privadas que têm um ensino diferenciado. Essas continuam com muitos professores e muitas professoras porque entendem que a educação deve se pautar pela relação entre pessoas”, pontua.

Para isso, a mobilização e a participação de toda a categoria nos atos organizados nas quatro regiões do país é muito importante.

Confira abaixo a agenda de mobilizações

Aracaju (SE)
1º de maio às 8:30h na escola Vitória de Santa Maria (próximo ao Banese no bairro Santa Maria).

 Belém (PA)
O ato será antecipado para o dia 30 (domingo), na Praça da República, a partir das 9h.

 Belo Horizonte (MG)
1º de maio Praça da Assembleia Legislativa – 9h.

 Boa Vista (RR)
Será realizado o Festival dos trabalhadores e das trabalhadoras 17h na sede do PT (Av. Bejamim Constant, 2552 – bairro São Vicente).

 Na capital de Roraima também haverá panfletagens nos dias que antecedem a data.

 29/04 - às 8:30h panfletagem na feira do Pintolândia (Rua Pedro Aldemar Bantim - Sílvio Botelho) - Concentração no posto de combustível Caxirimã e;

 30/04 - às 8:30h panfletagem na feira da Ataíde Teive (Av. Ataíde Teive - Asa Branca) - Concentração no cruzamento das avenidas São Sebastião com Ataíde Teive

 Brasília (DF)
1º de maio às 10h na Feira Central de Ceilândia

 Florianópolis (SC)
1º de maio às 14h no Largo da Alfândega;

 No domingo (30/4) a festa será antecipada em duas cidades do estado de Santa Catarina.

São Miguel do Oeste: 30/04 às 15h na Praça Walnir Bottaro Daniel e;

Caçador: 30/04 às 22h30 no Clube Sociedade Caçadorense de Bochas (Baile do Trabalhador).

 Fortaleza (CE)
1º de maio às 8h no cruzamento das avenidas Leste-Oste e Dr. Theberge.

 Goiânia (GO)
1º de maio às 15h na Praça do Trabalhador, Setor Central de Goiânia

 João Pessoa (PB)
1º de maio às 15h na praia de Cabo Branco

 Maceió (AL)
1º de maio às 8h no Pajuçara (antigo CRB)

 Natal (RN)
1º de maio às 13h no bairro das Rocas, na rotatória da rua Pereira Simões (de frente à Esquina Prime)

 Porto Alegre (RS)
1º de maio Praça da Usina do Gasômetro – 14h

 Recife (PE)
1º de maio às 10h, bairro do Pina, na altura do Edifício JCPM (João Carlos Paes Mendonça)

 Rio de Janeiro (RJ)
1º de maio no Parque Madureira às 9h

 Salvador (BA)
1º de maio às 14h no Farol da Barra

 São Luís (MA)
Além da comemoração numa grande romaria, na Igreja da Penha, Anjo da Guarda, no 1º de Maio, haverá panfletagens nos dias que antecedem a comemoração.

 28/04 às 16h na Praça Deodoro

 29/04 às 7h nas feiras da Liberdade e João Paulo

 30/04 às 7h, na feira do bairro de Fátima

 São Paulo (SP)
1º de maio às 10h, no Vale do Anhangabaú, centro

 Teresina (PI)
1º de maio às 8h na Praça da Integração (Parque Piauí)

Vitória (ES)
1º de maio na Praça José Luiz Gobbi, Portal do Príncipe, em frente a Rodoviária de Vitória às 8h

Fonte: CNTE