Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

PRESIDENTE DO CPC/RN - EDUARDO VASCONCELOS CONCEDEU ENTREVISTA A AGRESTE STV - NOVA CRUZ/RN

Imagem após entrevista: da esquerda p/direita: Eduardo Vasconcelos - CPC/RN. cantora, GERLAINE SOARES - cidade de Santo Antônio e Radialista e apresentador, FRAN EMÍDO!

Cartaz de divulgação - Programa QUINTA com FRAN EMÍDO - AGRESTE STV

Ontem (24), o presidente do Centro Potiguar de Cultura e Agente de Cultura, EDUARDO VASCONCELOS participou de entrevista concedida pela  AGRESTE STV - NOVA CRUZ no Programa líder de audiência "QUINTA COM FRAN EMÍDIO!". O programa abriu com chave de ouro com a cantora, GERLAINE SOARES e em seguida entrevista com o Gerente do Supermercado, REDE MAIS de NOVA CRUZ, JOSÉ JUNO, em na sequência a entrevista com o Eduardo Vasconcelos ao lado da cantora, Gerlaine Soares.

Eduardo Vasconcelos iniciou agradecendo a FRAN pelo convite e parabenizando ao Diretor Geral da Agreste STV, Hudson de Tourinho pela criação deste empreendimento importantíssimo para NOVA CRUZ e região. Eduardo Vasconcelos agradeceu ao amigo e comunicador, FRAN EMÍDIO, amigo de longas datas na emissora, Agreste FM e Curimataú, ambas em NOVA CRUZ!

O agente de cultura e atual presidente do CPC/RN, Eduardo Vasconcelos falou dos objetivos da Casa de Cultura e do CPC/RN, ambas instituições que tem como princípios o apoio, incentivo e ações voltados para a Cultura Popular NORTERIOGRANDENSE! Falou das dificuldades dos artistas e grupos tem pela falta de apoio e que as instituições estão afinadas para tão logo passe essa PANDEMIA irão desencadear várias ações envolvendo artistas para ocuparem seus espaços e divulgar suas criatividades, seja na música, na dança, no teatro, entre outras.

Para Eduardo Vasconcelos os artistas a casa dia perde instituições criadas a favor da cultura, como foi o Ministério da Cultura, extinta no desgoverno de Bolsonora, entre outras maldades.

Eduardo também falou das ações feitas pelas casa de cultura no ano de 2019, onde junto com seu colega e trabalha na casa de cultura, desenvolveu três grandes atividades e espera que em 2021 mais atividades sejam realizadas na casa.

Fran Emídio também fez sérias críticas ao sistema atual, onde muitos órgãos públicos não incentivam e nem realizam atividades culturais.

No final Eduardo Vasconcelos parabenizou mais uma vez a todos que fazem a AGRESTE STV pela criatividade da dinâmica dos programas a seriedade acompanhada do profissionalismo de todos qu trabalham e lutam pelo avanço da AGRESTE STV.

Reabertura de igrejas reaquece Turismo Religioso no Brasil - Por Portal BRASIL CULTURA


Santuário de N. Sra. Aparecida (SP) adotou protocolos de segurança e voltou a receber turistas. Crédito: Marco Ankosqui/MTur.

Após meses de restrições a atividades religiosas a fim de evitar aglomerações e prevenir o contágio da Covid-19, turistas e devotos já podem voltar a frequentar locais de fé em diversos estados do país, como Bahia, Ceará, Minas Gerais e Espírito Santo. Nos últimos meses, importantes igrejas, santuários e basílicas voltaram a abrir as portas após a adoção de protocolos de segurança sanitária, como a redução da capacidade, a disponibilização de álcool em gel, a obrigatoriedade do uso de máscara e o distanciamento entre as pessoas.

Nesta quarta-feira (23.09), a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Vila Velha (ES), retomou as visitações. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1950, a igreja é considerada uma das mais antigas do Brasil – construída em 1535 – e um marco da época colonial. As visitas acontecem de quarta a sexta, das 9h às 17h, e, a partir de outubro, serão ampliadas para o período de segunda a sexta, com missas aos domingos.

Na semana passada, a cidade de Juazeiro do Norte (CE), importante polo do Turismo Religioso no país, autorizou o funcionamento das igrejas, dentre elas, a Basílica de Nossa Senhora das Dores, que atrai milhares de fiéis para rezar pela alma do Padre Cícero. A Capela do Socorro, onde está o túmulo do sacerdote, e a estátua do santo popular, visitada por 2,5 milhões de pessoas anualmente, foram reabertas com capacidade reduzida.

Fiéis voltam a visitar a Estátua do Padre Cícero, no Ceará. Crédito: Nadim Maluf/MTur.

O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do Ministério do Turismo, William França, ressalta a importância do Turismo Religioso para a economia do Brasil e acredita que, a partir da reabertura, o setor vai ganhar força e ajudar o país a voltar a crescer. “O Turismo Religioso sempre foi um forte segmento no Brasil. Com igrejas e templos reabrindo, o setor do turismo ganha mais força, assim como toda a cadeia produtiva envolvida. Mesmo com a capacidade de pessoas reduzida para a garantia da segurança dos turistas e fiéis, é um grande passo para voltar a movimentar a economia do país”, comentou França.

Outro importante atrativo turístico, cultural e religioso voltou a abrir no início deste mês: a Basílica do Santuário de Nazaré, em Belém (PA), responsável pela tradicional celebração do Círio de Nazaré. Neste ano, em decorrência da pandemia, a 228ª edição do Círio não terá a tradicional procissão, mas os devotos poderão fazer suas promessas diante da corda oficial do evento, símbolo da celebração, que estará exposta no complexo turístico e cultural da capital paraense, Estação das Docas, entre os dias 23 e 30 de setembro.

Uma das mais visitadas igrejas do Brasil, o Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, já recebe o público desde julho, e dois dos principais atrativos turísticos do templo, os Bondinhos Aéreos e o Trem do Devoto, voltaram funcionar no início de setembro. Atualmente, o santuário pode receber até 6 mil pessoas simultaneamente, segundo decreto da administração municipal, o que corresponde a 40% da capacidade total.

IGREJINHA DA PAMPULHA – A Capela Curial São Francisco de Assis, mais conhecida como Igrejinha da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), está programada para reabrir no dia 4 de outubro, data consagrada ao padroeiro do templo e protetor da natureza e dos animais. A construção, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e restaurada em 2019 pelo Iphan, terá seu retorno às celebrações religiosas e ao turismo atendendo às medidas de proteção necessárias para a prevenção do novo coronavírus dentro dos protocolos sanitários e de segurança.

Edição: Amanda Costa

Fonte: Portal BRASIL CULTURA

Ataque à estátua de Ariano Suassuna e a cruzada contra a cultura - "Absurdo!" - Centro Potiguar de Cultura - CPC/RN


 A imprensa divulga a notícia, mas não se dá conta do mal que tem diante dos olhos. 

“A estátua do escritor Ariano Suassuna, localizada na Rua da Aurora, área central do Recife, amanheceu depredada e caída após ato de vandalismo.

Essa canalha sabe as razões por que derrubam e depredam valores universais esculpidos em pedra no Recife. Pois como vândalos são bárbaros, que odeiam a cultura.

Em março deste ano, a estátua de Ariano Suassuna teve o nariz quebrado e a de João Cabral de Melo Neto teve o nariz e parte do queixo quebrados, além das placas de identificação pichadas”.

O que as notícias não dizem é que esse vandalismo é sintoma de uma cruzada contra a cultura, um assalto que vem do alto, ou melhor, que vem do mais baixo valor que está na presidência.  O desgoverno do Brasil hoje atrai e espalha uma onda contra tudo que representa educação e artes. Nestes dias, não há um só ato bárbaro que não seja inspirado e estimulado pelo bolsonarismo.

Destruir um patrimônio cultural é natural em bárbaros no governo que prevê um corte de 78% na verba destinada à cultura, em nível de orçamento. Mas em nível ideológico a pregação contra valores humanos é feita por todos escalões do seu ministério. Eles aconselham e incendeiam matas e florestas de árvores e de gentes. Alguma dúvida?  Alunos filmam professores nas salas de aula para denunciá-los, mulheres são espancadas nas ruas, negros sofrem racismo explícito, público, declarado, lideranças indígenas são mortas. E de tal modo estão à vontade, que não se envergonham de expressões fascistas de baixo calão:

“Atos antidemocráticos são meus ovos na goela de quem inventou isso!”

No conjunto dessa destruição, os vândalos desta segunda-feira podem não saber a dimensão do escritor Ariano Suassuna, que um dia falou em entrevista:

“Considero Canudos o mais importante episódio brasileiro. É quando Brasil urbano e privilegiado se lança contra o arraial popular. Agora, na literatura universal, Dom Quixote foi fundamental na minha vida e obra, porque Cervantes conseguiu expressar, como ninguém, os problemas do ser humano, a partir de circunstâncias locais”.

Esses bárbaros podem não alcançar O Cão sem plumas de João Cabral de Melo Neto, cuja estátua na Rua da Aurora também já foi mutilada:

“A cidade é passada pelo rio
como uma rua
é passada por um cachorro;
uma fruta
por uma espada.

O rio ora lembrava
a língua mansa de um cão,
ora o ventre triste de um cão,
ora o outro rio
de aquoso pano sujo
dos olhos de um cão.

Aquele rio
era como um cão sem plumas.
Nada sabia da chuva azul,
da fonte cor-de-rosa,
da água do copo de água,
da água de cântaro,
dos peixes de água,
da brisa na água….”

Mas essa canalha sabe as razões por que derrubam e depredam valores universais esculpidos em pedra no Recife. Pois como vândalos são bárbaros, que odeiam a cultura. E desse modo cometem atos contra a arte, a ciência e a civilização. Destroem símbolos porque desejam destruir o que representa a história. As trevas em primeiro lugar, o fascismo acima de tudo.

Hoje, vendo a foto de Ariano Suassuna assim caído, as mãos para trás do escritor me pareceram estar amarradas, algemadas. De fato, na imagem e em outros atos, os bárbaros tentam derrubar a cultura, na escultura, para assim melhor o bolsonarismo andar à solta.

Fonte: Portal BRASIL CULTURA