Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

quinta-feira, 13 de maio de 2021

Valéria Oliveira lança novo álbum, "Sacrário" nesta sexta (14) - Por POTIGUAR NOTÍCIAS

A poética do feminino sagrado irrompe as fronteiras do imaginário e demuda-se em imagens, poemas, ritmos e arranjos de "Sacrário", o novo álbum de Valéria Oliveira, que será lançado nesta sexta-feira, 14 de maio, pela Tratore, com distribuição nas principais plataformas digitais.

"Sacrário" é o 10º álbum da cantora e compositora natalense e desponta no cenário nacional como uma elegia aos 30 anos da sua carreira artística. Com produção musical de Valéria e Jubileu Filho, o novo álbum se revela como um ambiente íntimo e sacrossanto da artista onde a sacralidade do feminino brota no seio lírico da mãe terra e ecoa sonoramente por meio da delicadeza e da força mulheril da voz sedutora e doce dessa cantante potiguar.

As composições de "Sacrário" foram trançadas e enfeitadas pelos ritmos, interpretações e pelas marcações compassadas e sincopadas de sambas que estão carregados “de amor, de liberdade, de dor e de alegria”.

Valéria Oliveira divide quatro faixas do seu SACRÁRIO com cantoras de renome nacional: Leila Pinheiro, emprega a doçura da sua voz à canção, ALENTO; Simona Talma, apresenta a sua personalidade plural, na música UM SIMPLES OLHAR; A cantora Daúde, imprime sua vibração e seu balanço soteropolitano na faixa GENTE; além da presença de Leci Brandão, interpretando sua ontológica música, ESSA TAL CRIATURA, que em SACRÁRIO ganha uma releitura, com novo arranjo orquestrado pelo maestro Rildo Hora. No vestígio dessa grande elegia ao samba, Valéria Oliveira reverencia os mestres Wilson da Neves (1936 – 2017) e Delcio Carvalho (1939 – 2013) interpretando a obra POR ONDE COMEÇAR. SACRÁRIO completa o seu intertexto musical com as parcerias dos compositores Drika Duarte, Ivando Monte, André Morais, Luiz Gadelha, Simona Talma, Khrystal, Rico Dias e Vinícius Lins.

A capa ficou a cargo de Elifas Andreato, designer gráfico, ilustrador e artista plástico renomado no Brasil e no exterior. Elifas revelou em seu campo visual uma imagem indicial que pressupõe uma essência específica, uma linguagem íntima, transversal e contígua, para representar a simbologia do sagrado feminino que está presente na matriz sonora e nas cores ritmadas das 14 faixas do álbum. 

SACRÁRIO apresenta boas vibrações, traz um swing e um balanço sincopado, além de despontar e traduzir a essência e a personalidade musical que Valéria Oliveira nos propõe neste trabalho: “Sinta a marcação, o ruído das ondas do mar no rufar dos tambores, a liberdade no peito e a cor da verdade no sangue”. SACRÁRIO “nasceu perto do mar” e está repleto de signos musicais e de imagens acústicas banhadas pelo sol e pelo sal “Da velha Cidade do Reis”.

Repertório

Sacrário (Valéria Oliveira)
Toca tambor (Valéria Oliveira/Drika Duarte)
Rosa de aroeira (Valéria Oliveira)
Alento (Ivando Monte/Valéria Oliveira)
Participação especial: Leila Pinheiro

Voragem (Valéria Oliveira/André Morais)
Essa tal criatura (Leci Brandão)
Participação especial: Leci Brandão

Está tudo aí (Luiz Gadelha/Valéria Oliveira)
(Simona Talma /Valéria Oliveira)
Participação especial: Simona Talma

200% (Khrystal/Valéria Oliveira)
Por onde começar (Wilson das Neves/Délcio Carvalho)
O beco (Valéria Oliveira)
Gente (Rico Dias/Valéria Oliveira)
Participação especial: Daúde

É agudo o nosso enredo (Khrystal/Valéria Oliveira)
Vai além (Vinicius Lins/Valéria Oliveira)

Ficha Técnica

Produção Musical: Valéria Oliveira e Jubileu Filho

Coordenação Geral: Mônica Mac Dowell

Produção executiva: Mônica Mac Dowell e Valéria Oliveira

Direção musical: Jubileu Filho

Assessoria vocal: Nina Pancevski

Mixagem e masterização: Eduardo Pinheiro

Gravações de bases e coberturas: Beju Estúdio por Jubileu Filho

Gravações de piano, baixo acústico, sanfona, clarinete, flauta e vocais:

Estúdios Megafone por Eduardo Pinheiro e Miguel Sampaio

Gravação de voz de Valéria Oliveira: Estúdios Megafone por Valéria Oliveira

Capa: Elifas Andreato

Foto: Luciano Azevedo 
 
SERVIÇO:
 
Valéria Oliveira – Sacrário
 
Lançamento: 14 de maio de 2021, nas principais plataformas digitais
 
- O CD  “Sacrário” conta com o patrocínio da Prefeitura do Natal, Hospital do Coração e HC Cardio - por meio do Programa Djalma Maranhão e tem o patrocínio da Prefeitura do Natal e do Governo Federal - por meio da Lei Aldir Blanc. E apoio do SEBRAE RN - por meio do Edital de Economia Criativa.

Fonte: Potiguar Notícias

Foram os homens e as mulheres negras que construíram a identidade nacional: vidas negras do Brasil

Museu Afro Brasil instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo inaugura nesse sábado, 19 de dezembro, uma exposição em homenagem a João Alberto Silveira Freitas, homem negro brutalmente assassinado em um supermercado da rede Carrefour de Porto Alegre (RS). 

Intitulada Foram os homens e as mulheres negras que construíram a identidade nacional: vidas negras do Brasil a mostra conta com os trabalhos e seis artistas plásticos que gravitaram a faixada externa da instituição, localizada no Parque Ibirapuera, em São Paulo. 

Questionando o racismo, a violência e as desigualdades do país, a exposição concebida por Emanoel Araujo faz, além de um protesto evidente, a reafirmação positiva das contribuições negras para a formação da sociedade brasileira, cumprindo uma agenda compromissada com a superação do racismo e a promoção dos Direitos Humanos no país. Entre os artistas envolvidos estão, por exemplo: Kika, Diego Mouro e Zeh Palito; juntos eles pintaram obras que reconstituem em cores e formas plurais, um cenário de engajamento e alteridade no museu.

A mostra também faz uma importante saudação aos nove jovens assassinados pela polícia numa comunidade de Paraísópolis, em São Paulo, no ano de 2019..

Outras Exposições

·        

EXPRESSÕES DA ALMA E DO IMAGINÁRIO BRASILEIRO

·     

Museu Afro Brasil abre exposição de Melvin Edwards, renomado artista estadunidense

·        

"Heranças de um Brasil profundo” apresenta arte e cultura indígenas

Após exaltar contribuições africanas e portuguesas, trilogia homenageia povos indígenas

·        

Museu Afro Brasil celebra o 20 de novembro com novas exposições

Walter Firmo, João Câmara, Castro Alves e jovens artistas contemporâneos da Bahia estão entre os destaques das aberturas que também celebram os 15 anos da instituição. Juntas, mostras reúnem mais de 300 obras

·        

Museu Afro Brasil expõe pinturas de João Câmara

Artista é conhecido por acirrar as tensões entre o social e o político em sua produção

·    

Exposição homenageia Elifas Andreato e Clementina de Jesus

·        

A cidade da Bahia, das baianas e dos baianos também

·    

Aberto pela Aduana - Livro de Artista de Eustáquio Neves


Fonte: museuafrobrasil.org.br

Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro - "VOCÊ SABIA QUE ONTEM (12) FOI O DIA INTERNACIONAL DO ENFERMEIRO! PARABÉNS!

Dia Internacional da Enfermagem é comemorado anualmente em 12 de maio.

Também conhecido como Dia Internacional dos Enfermeiros ou Dia do Enfermeiro, esta data homenageia o trabalho e contributo dos enfermeiros e enfermeiras para a proteção da saúde.

A função desses profissionais é essencial para garantir a recuperação e salvamento de vidas em perigo, seja nos hospitais ou demais instituições que necessitam da assistência contínua de cuidados médicos.

Normalmente, durante este dia são organizadas atividades destinadas aos profissionais de enfermagem, como palestras e discussões que ajudam a potencializar as funções do seu trabalho.

Origem do Dia Internacional da Enfermagem

O Dia Internacional da Enfermagem é celebrado mundialmente desde 1965. Porém, oficialmente esta data só foi estabelecida em 1974, a partir da decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros.

O dia 12 de maio foi escolhido como homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna.

Florence Nightingale, de nacionalidade inglesa, nasceu em Florença, na Itália. Aos 17 anos, Florence Nightingale, que era cristã anglicana, decidiu ser enfermeira, acreditando ter um chamado de Deus para fazer enfermagem.

Foi na guerra da Crimeia, em que o Reino Unido participou entre 1853 e 1856, que o seu trabalho se tornou mais conhecido e ela foi chamada de “Dama da Lâmpada”, instrumento que usava durante a noite para ajudar melhor os feridos.

Florence Nightingale fundou a primeira Escola de Enfermagem secular do mundo na Inglaterra, em 1860.

Dia da Enfermagem no Brasil

O Dia Internacional da Enfermagem passou a ser uma data comemorativa no Brasil em 1938, quando a data foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas através do Decreto no 2.956, de 10 de agosto de 1938.

No entanto, no Brasil é comum a celebração da Semana da Enfermagem, que começa em 12 de maio (com o Dia Internacional da Enfermagem) e termina em 20 de maio (com a comemoração do Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem).

Mensagens para o Dia dos Enfermeiros

A enfermagem é uma arte e o principal instrumento é a dedicação e o carinho pela vida humana! Parabéns pelo seu trabalho! Feliz Dia dos Enfermeiros!

Enfermeiro, obrigado pela sua capacidade de curar vidas! Feliz Dia da Enfermagem!

Os enfermeiros são como anjos da guarda. Estão sempre perto das pessoas que precisam, vigiando e cuidado das suas frágeis vidas… Obrigado pelo esforço e dedicação! Feliz Dia dos Enfermeiros!

Fonte: Portal BRASIL CULTURA

A intrigante lenda do tesouro de Extremoz no Rio Grande do Norte - Por Henrique Araujo

Uma história curtinha e interessante pra você hoje

Extremoz é município na região norte da Grande Natal. Seus primeiros habitantes foram os índios tupis e paiacús, que viviam lá às margens da Lagoa de Guajiru.

Em 1607 os jesuítas receberam estas terras, e foram os principais responsáveis pela construção da Igreja de São Miguel, famosa na região.

A primitiva igreja foi sendo destruída pouco a pouco, tanto por ação do tempo quanto por ação do homem, a destruição do templo foi contada geração a geração, através de lendas. Uma delas é ela guarda um valioso mistério, que se tornou até uma lenda pra cidade.

Igreja de São Miguel, Extremoz (RN) antigamente
Ruínas da Igreja de São Miguel, Extremoz, RN. Foto: Brechando.com (https://brechando.com/2020/12/esta-igreja-de-extremoz-esta-em-ruinas/)

Uma delas faz menção a um tesouro, que seria sido enterrado no interior da construção da Igreja. Com isso, os antigos moradores da região teriam demolido parte do templo na tentativa de encontrarem o tal tesouro. Mas até hoje nem sinal dele.

Será mesmo que esse tesouro está lá? Estando ou não, no dias atuais, quem passa pela cidade de Extremoz ainda pode contemplar as ruínas da primitiva Igreja de São Miguel. As ruínas são apreciadas por muitos ciclistas que contemplam a paisagem registrando lindas fotos.

Ah, e aqui vai uma foto da fachada da igreja original antigamente:

A Igreja de São Miguel, Extremoz, RN, fachada mais completa. Foto: Brechando.com (https://brechando.com/2020/12/esta-igreja-de-extremoz-esta-em-ruinas/)

A foto acima foi é de 1903 e mostra a existência apenas da fachada da Igreja. Na época a construção já tinha 300 anos de vida e estava começando a ruir. Isso lembrou até aquela casa de Caraúbas (RN) que guarda uma lenda parecida.

Fonte: CURIOZZZO