Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sábado, 12 de novembro de 2022

Covid-19: Com alta de casos, cientistas alertam que é preciso voltar a usar máscaras - Escrito por: Redação CUT | Editado por: Marize Muniz

 

OPAS

Taxa de transmissão já alcançou 1,18, o que significa que cada pessoa contaminada pelo novo coronavírus transmite a doença para outras 118 e pode aumentar com o feriadão da semana que vem.


Nas últimas semanas, a taxa de transmissão (rT) de Covid-19 subiu para 1,18, o que significa que cada pessoa contaminada pelo novo coronavírus transmite a doença para outras 118, de acordo com dados da plataforma InfoTracker. O número de casos voltou a aumentar após o surgimento de novas subvariantes da Ômicron, BQ.1 e XBB, mais transmissíveis e resistentes às vacinas.


Os cientistas alertam os brasileiros para que tomem as outras doses da vacina contra Covid-19, sobre a importância do uso das máscaras, especialmente em lugares fechados, e dos cuidados com a higiene, como lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel porque a expectativa é de que o número de casos cresça mais ainda.  


Em artigo publicado no blog VioMundo, o cientista e professor Miguel Nicolelis alertou: “É quase certo que estamos entrando numa nova onda da pandemia de COVID19 que, ao contrário do que muitos acreditam, está longe de acabar”.


Segundo ele, a nova variante a BQ.1 "já causou sérios problemas na Europa, Ásia e EUA, chegou ao Brasil e está se espalhando rapidamente. Prova disso é que o fator de replicação já está superior a 1!”


“É preciso reinstituir o uso de máscaras e evitar aglomerações novamente porque, além de tudo, esta nova variante escapa muito mais da cobertura vacinal das vacinas disponíveis no Brasil”, disse Nicolelis.


Feriado é preocupação


Uma das preocupações dos cientistas é com o feriado da Proclamação da República, na próxima terça-feira (15), quando muitos trabalhadores emendam com a segunda e têm quatro dias de folga para viajar, ir à praia, confraternizar com os amigos.


A previsão é de que, com o feriadão, o número de casos suba mais ainda e a rT alcance 1,35.


Mortes e novos casos 


Na última quinta-feira (10), o Brasil registrou 42 novas mortes em consequência de complicações causadas pela Covid-19 em 24 horas, segundo o consórdio de imprensa. No total, já morreram 688.659 pessoas desde o início da pandemia, em março de 2020.

Entre quarta e quinta, o país registrou 9.485 novos diagnósticos de Covid-19, totalizando 34.928.504 casos diagnosticados desde o início da pandemia.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) identificou aumento da transmissão de Covid-19 em pelo menos quatro estados. Primeiro foi no Amazonas, depois foi em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

“É importante lembrar que os dados ainda são parciais e que as informações em relação ao cenário recente estão incompletas. Ainda assim, percebemos a tendência de aumento”, informa o coordenador do boletim InfoGripe, da Fiocruz, Marcelo Gomes.

Máscaras

As universidades do Rio de Janeiro passaram a retomar o uso das máscaras em ambientes fechados como salas de aula e auditórios. As instituições também estão recomendando que, em caso de apresentação de qualquer sintoma respiratório, o aluno ou funcionário deve se afastar imediatamente e informar a coordenação de seu curso. As medidas foram anunciadas por instituições como UFRJ, Uerj, UFF, PUC-Rio e UniRio.

A Universidade Federal Fluminense (UFF), por exemplo, divulgou um informe com algumas recomendações. São elas: uso de máscaras em ambientes fechados, atualização do esquema vacinal, incluindo as doses de reforço, afastamento das atividades laborais e acadêmicas em caso de sintomas gripais e indicação de avaliação médica e continuidade das medidas de prevenção de infecções respiratórias, como higienização de mãos, manutenção de ambientes arejados e boa alimentação.

Enquanto o vírus da covid-19 volta a se alastrar, a comunidade científica é unânime em outra recomendação, além das não farmacológicas. É preciso que a população esteja, em sua ampla maioria, com a vacinação em dia, incluindo doses de reforço.

A Pfizer apresentou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) uma nova proposta de uma vacina atualizada, chamada de bivalente, que confere maior poder de imunização, em especial contra a variante ômicron. No final de setembro, duas propostas já haviam sido encaminhadas, sem resposta. A Europa e os Estados Unidos já aprovaram o uso emergencial desses imunizantes. Ainda não é possível saber quando essa atualização chegará aos braços dos brasileiros.

Corrida aos postos

Enquanto isso, cabe aos brasileiros estar em dia com as vacinas disponíveis. Cientistas argumentam que elas seguem essenciais, especialmente para evitar casos graves. Até o momento, 171.611.150 brasileiros estão totalmente imunizados após tomar a segunda dose ou a dose única de vacinas, o que corresponde a 79,88% da população do país. A dose de reforço já foi aplicada em 48,97% da população.


Fonte: CUT NACIONAL

Feriadão depende do patrão. Confira regras da CLT e o que abre e fecha no dia 15 - Escrito por: Redação CUT | Editado por: Marize Muniz

ANA LUIZA VACCARIN/MGIORA

 

O feriado cai na terça-feira, mas nem todos têm direito a um feriadão. A emenda com a segunda-feira depende de negociação com o patrão. Entenda como funciona e veja o que abre e o que fecha.

A próxima terça-feira (15), Dia da Proclamação da República, é feriado nacional e muitos trabalhadores e trabalhadoras, dependendo dos acordos com os patrões, poderão emendar com a segunda-feira (14) e ter quatro dias de descanso. Outros trabalharão na segunda e folgarão na terça. 

Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) não prevê obrigatoriedade da dispensa dos trabalhadores nas emendas de feriados. Fica a critério da empresa dar ou não folga nas emendas. Neste 15 de novembro, algumas empresas darão folga aos funcionários na segunda e na terça, mas outras não darão. 

Orgãos públicos e bancos, por exemplo, vão funcionar normalmente no dia 14. Veja no final o que abre e fecha no feriado.

O que o trabalhador tem direito no dia 15 de novembro e na emenda do feriado   

. Trabalhadores da iniciativa privada que trabalharem no dia 15, por ser feriado nacional, receberão o dia em dobro. O trabalhador também pode negociar para tirar a folga em outra data.

. Já o dia 14, segunda-feira, é dia normal de trabalho.

. Para folgar no dia 14, o trabalhador depende da vontade do patrão que pode ou não emendar a data e dar folga desde que haja acordo para que as horas não trabalhadas sejam compensadas em um sábado ou com até duas horas a mais nos dias de semana – a compensação não pode ser feita aos domingos. Neste caso, o dia não é descontado do salário.

Algumas empresas abonam o dia para seus trabalhadores, ou seja, não exigem que eles compensem o dia. É uma espécie de pagamento extra pelo exercício da função. 

. Se não houver acordo sobre a folga no dia 14, os trabalhadores que faltarem poderão ter o dia não trabalhado descontado do salário, das férias, da cesta básica e do descanso semanal remunerado.

. Além disso, pode ser penalizado com advertência e suspensão. E, se a conduta for reiterada, pode ser demitido por justa causa.

. No serviço público federal e em alguns municípios, o dia 14 pode ser considerado ponto facultativo para as funções não essenciais, como saúde, por exemplo.  

O que abre e o que fecha no feriado de 15 de novembro

As agências bancárias, dos Correios, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Bovespa abrem na segunda e fecham na terça-feira.   

1 – Bancos

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento nas agências bancárias no dia 15 de novembro.

Os caixas eletrônicos funcionam normalmente, assim como o internet banking. As contas com vencimento no dia 15 podem ser pagas no próximo dia útil sem cobrança de juros ou multas.

Já na segunda, dia 14 de novembro, emenda do feriado, os bancos funcionam normalmente.

2 – Bovespa

A Bolsa de Valores de São Paulo não funciona no dia 15. Os negócios que envolvem o mercado de ações, renda fixa privada, Tesouro Direto, câmbio e demais contratos de juros ficam temporariamente suspensos.

No dia 14, as negociações acontecem normalmente.

3 – Correios

As agências dos Correios não vão funcionar no feriado. Se o consumidor precisar de atendimento, é possível entrar em contato pela página de Fale Conosco do site dos Correios, com atendimento automatizado pelos telefones 0800 725 7282, 0800 725 0100 ou 3003 0100 ou pelo chat do site.

No dia 14 de novembro, as agências funcionam normalmente em todo país.

4 - INSS

As agências do INSS estarão fechadas na terça. O Meu INSS funciona normalmente, assim como o aplicativo do celular (disponível para iOS e Android). Pela internet ou pelo app dá para pedir benefícios, emitir extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial.

No dia 14 de novembro, as agências funcionam normalmente em todo país. 

5 – Comércio

Como em outros feriados, as lojas podem funcionar durante e têm autonomia para determinar seus horários de funcionamento.

6 - Bares e restaurantes

Em geral, os bares e restaurantes abrem durante os feriados. O horário de funcionamento varia de acordo com o dono do bar ou restaurante.

7 – Shoppings

Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), a orientação é que os shoppings funcionem durante o feriado. Normalmente os shoppings funcionam das 14h às 20h em feriados.

Fonte: CUT NACIONAL


FIQUEM LIGADOS! HOJE (12) "30 MINUTOS COM CULTURA!" - SE LIGUE NA AGRESTE FM 107.5 - NOVA CRUZ - RN

 

"TODOS OS SABÁDOS NA AGRESTE FM - 107.5  NOVA CRUZ - RN!"
Um espaço para os artistas potiguares mostrarem/divulgarem os seus talentos!

Iniciativa: Centro Potiguar de Cultura - CPC-RN

Apoio: AGRESTE FM - 107.5



Fala da Terra: filme em exposição no Masp encena os sentidos da luta do MST

Criada por Bárbara Wagner e Benjamin de Burca junto ao Coletivo Banzeiros do MST, obra retrata uma geração que aprofunda raízes de resistência em meio à conflitos na Amazônia.

Até este domingo, 13 de novembro, será possível conferir, na Sala de vídeo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), o filme Fala da Terra (2022), obra criada por Bárbara Wagner e Benjamin de Burca junto ao Coletivo Banzeiros do MST.

Depois de mostra inaugurada no New Museum, EUA, o vídeo que teve sua estréia nacional no Masp, apresenta o trabalho do Coletivo Banzeiros. Um grupo de teatro composto pela Juventude do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do sudeste do Pará, região entre Marabá e Parauapebas – território emblemático da luta pela terra, onde ocorreu o Massacre de Eldorado dos Carajás, em 1996.

Os Banzeiros, que surgiram em 2016 – no marco dos 20 anos do Massacre de Eldorado – tiveram sua primeira experiência impulsionada pelo Coletivo Nacional de Cultura do MST, durante a encenação da peça “A Face da Justiça Burguesa”. E desde então, o grupo tem aglutinado a militância, principalmente da Juventude Sem Terra em imersões artísticas que experimentam diversas linguagens teatrais na construção de narrativas próprias.

Foi a partir dessas experiências artísticas de construção de sentidos da história da luta pela terra, que o Banzeiro Alan Leite – que encenou o filme – se aproximou do Movimento.

“Eu sou esse jovem que não conhecia o MST, e eu fui para o Movimento através das linguagens artísticas, sabe? Assim, eu me apaixonei pelo MST por causa disso” – conta Alan, destacando a arte, a cultura e a educação enquanto elementos chaves de conexão com a militância.

O filme partiu do convite do duo de artistas Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, que há dez anos traduzem experiências antropológicas entre artistas populares de diversas linguagens tecendo narrativas densas, onde emergem identidades de um Brasil que precisa ser descoberto.

“Nós somos mediadores de fenômenos que a gente percebe e a gente se aproxima. A gente olha, a gente escuta, a gente aprende essas metodologias e junto a gente traduz isso para o audiovisual.” – narra Bárbara.

A dupla desenvolveu um método de pesquisa a partir da investigação e observação documental, mas construindo a direção, o roteiro, os figurinos e trilhas sonoras em colaboração com os protagonistas de cada projeto.

“Tem uma densidade, parece que é só um filme. Mas o filme não é o trabalho, o trabalho é o processo de fazer o filme juntos.” – expõe Benjamin, que conta que após ser exposto nos Estados Unidos e no Brasil, o vídeo ainda circulará em festivais em outras partes do mundo.

Fonte: Portal BRASIL CULTURA

Receita de Sardinha Assada na Brasa

Acompanhadas por batatas ou outros complementos, as sardinhas assadas na brasa do Portal Brasil Cultura são suculentas e fáceis de preparar. Uma delicia!

Ingredientes

• 1 colher (chá) de pimenta-do-reino preta moída grosseiramente • 1 colher (sopa) de sal grosso • 12 sardinhas portuguesas limpas • 1 xícara (chá) de azeite de oliva

Preparo da Receita

Coloque carvão numa churrasqueira, acenda e deixe até formar brasas. Enquanto isso, lave as sardinhas, seque com toalha de papel e transfira-as para uma tigela. Tempere, principalmente a parte interna com o sal e a pimenta-do-reino. Pincele toda a parte externa das sardinhas com a metade do azeite de oliva. Disponha as sardinhas na grelha da churrasqueira e deixe até assar dos dois lados. Retire as sardinhas da grelha, distribua nos pratos e regue com o azeite restante.

Fonte: Portal BRASIL CULTURA