Postagem em destaque

I CURSO DE CAPACITAÇÃO DOS AGENTES DE CULTURA PROMOVIDO PELA FJA/RN FOI UM SUCESSO!!!

FINAL DO I CURSO DE CAPACITAÇÃO DOS AGENTES DE CULTURA DO RN ATINGIU SEUS OBJETIVOS  Abertura com CHAVE DE OURO  Fotos: Momento...

domingo, 21 de abril de 2019

"FÁTIMA BEZERRA: HA EXATAMENTE 7 ANOS! 1ª PARLAMENTAR A RECEBER O DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO DO CPC/RN" - EVENTO DO CPC-RN FOI O MAIOR SUCESSO EM BAÍA FORMOSA-RN

Deputada Federal, FÁTIMA BEZERRA primeira parlamentar a receber o Diploma de HONRA AO MÉRITO do CPC/RN, 28 de abril de 2012 em Baía Formosa/RN
 Composição da mesa de Abertura do I ENC. EST. DE LID. ESTUDANTIS E CULTURAIS-BAÍA FORMOSA -RN, Fátima Cardoso-SINTE-RN, Neto-Pedro Velho, Berg-Passa e Fica, Prof. Auriberto Araújo-Secretário Mun. de Educação e Cultura de Baía Formosa, prefeito de Baía Formosa, NIVALDO MELO, Nayara Lima, secretária da AMES-NOVA CRUZ e Eduardo Vasconcelos-CPC-RN
 Galera de NOVA CRUZ, Eliete, Abraão, Aldo e membros do HIP HOP
 Banda Musical da E. M. Manoel Germano
Fátima Cardoso-SINTE-RN iniciando sua palestra
 Galera de PASSA E FICA-RN
 Auditório da E. M. João Anacleto Filho completamente lotado
 Galera atenta aos debates
 Palestrante, Fátima Cardoso-SINTE-RN
 Fátima Cardoso respondendo as perguntas dos participantes
 Berg, Passa e Fica perguntando e propondo idéias
 Hora do RANGO !
 Galera de Upanema pousando para foto próximo a Praia do Porto - BF
 Apresentação do Balé Cultura Popular Gov. MÁRIO COVAS-PASSA E FICA/RN
 Balé Cultural Popular, Governador Mário Covas
 Apresentação belissima do Balé Gov. Mário Covas - Passa e Fica/RN
 Eduardo-CPC/RN na entrega do Diploma de HONRA AO MÉRITO a Dep. FÁTIMA BEZERRA/RN
 Apresentação do HIP HOP de NOVA CRUZ, coordenação JANSEN
 Eduardo na entrega do Diploma de HONRA AO MÉRITO ao BALÉ GOV. MÁRIO COVAS
 Berg do Balé Gov. Mário Covas agradecendo o Diploma de HONRA AO MÉRITO
 Galera geral pousando para foto na Praia do Porto-BF na hora da partida
 Participantes do evento pousando para foto na Praia do PORTO - BF
 Eduardo com membros do Balé Gov. MÁRIO COVAS-PASSA E FICA/RN
 Lindas Meninas do Balé Gov. Mário Covas

 Lider Estudantil, DANIEL de Upanema fazendo suas poderações
 O estudante universitário e diretor do CPC-RN, Luan dando sua contribuição ao evento
 Deputada FÁTIMA BEZERRA levando sua mensagem aos participantes do encontro
 Secretária Nayara Lima e Claudio Lima participando da mesa dos debates
 Liderança estudantil de Upanema fazendo seus questionamentos
 Lideranças estudantis de Montanhas-RN participando do debate (Érika e Jonas)
 Deputada, FÁTIMA BEZERRA-RN recebendo o Diploma de HONRA AO MÉRITO
 Prefeito, NIVALDO MELO/BAÍA FORMOSA/RN dando sua contribuição na parte da tarde

 Nossa LINDA passifiquense dando seu lindo sorriso em sua apresentação do BALÉ Gov. MÁRIO COVAS
Durante todo o dia de hoje o I Encontro Estadual de Lideranças Estudantis e Culturais, promovido pelas entidades, CPC-RN e CPC da ANE-RN foi bastante concorrido, muita palestra, muitas discussões, muitas propostas e a certeza de que as entidades estão no caminho certo.

Todos foram unanimes em fortalecer a idéia de seguir em frente ampliando os projetos culturais, entre eles o Biblioteca do Estudante e o Identifcando Novos Talentos.

Na abertura com a presença do Prefeito de Baía Formosa, Nivaldo Melo que deu as boas vindas aos presentes e falando do resgate da cultura formosense, citando alguns exemplos e garantindo aos presentes apoio total as iniciativas das entidades e da juventude, falou de suas obras em prol da cultural, como por exemplo a construção do Complexo Turistico e a Praça de Eventos, além de outros assuntos ligados a educação e cultura, no final do seu discurso o prefeito, Nivaldo Melo foi agraciado com o Diploma de Honra ao Mérito pelo CPC-RN pelo relevantes serviços prestados ao município na aréa de educação e da cultura, além dos apoios que tem dado aos eventos das entidades.

Na sequência Fátima Cardoso, coordenadora do SINTE-RN, agradeceu o convite, elogiando a luta das entidades e garantindo total apoio e principalmente na luta pelo CAMPUS da UERN em Nova Cruz, propondo inclusive a redação de uma NOTA EM PROL DA LUTA pela UERN!  Em seguida inicia sua palestra abordando temas como a luta dos professores e a importância dos jovens na luta também pelos seus direitos, no final de sua palestra, Fátima Cardoso respondeu as perguntas dos participantes.

Antes dos debates a Banda de Música da Escola Municipal Manoel Germano de Baía Formosa tocou o Hino Nacional e apresentou mais três músicas, que todos adoraram , aplaudindo em seguida.  A banda tem a frente o Maestro, Tiago que tanto tem ajudado os jovens da referida escola insinando-os a tocar algum instrumento e fazendo que eles descubram o gosto pela música instrumental.

Parada obrigatória para o almoço.

Reenicio dos trabalhos após a falação do Eduardo Vasconcelos, presidente do CPC-RN, inicia a palestra com a Deputada, Fátima Bezerra que fala de sua luta em prol da educação e da cultura potiguar, citando suas ações, entre elas os IFRNs, através de suas emendas parlamentares.  A deputada elogiou o Eduardo Vasconcelos pela sua incanssável luta em prol da juventude e garantiu aos presentes que sua luta também é a volta do campus da UFRN para Nova Cruz e que apoiará também a luta  pela UERN.  Houve uma pausa para a apresentação do BALÉ CULTURAL GOVERNADOR MÁRIO COVAS da E. M. Gov. Mário Covas da cidade de Passa e Fica, sendo bastante aplaudido e recebendo elogios da deputada.  Antes da deputada se deslocar para outras atividades, o presidente do CPC-RN, Edaurdo Vasconcelos entregou a deputada o Diploma de HONRA AO MÉRITO, ocasião em a deputada agradeceu muito e prometeu lutar ainda mais pelo jovens potiguares.

Encerrando as atividades, foi aprovado um calendário de mobilização aos municípios etemque as entidades de diretores, como Upanema, Pedro Velho, Montanhas, Passa e Fica, Santa Cruz, Currais Novos, São Bento do Trairi e Arês e a realização do FESTIVAL DA CANÇÃO ESTUDANTIL nas cidades participantes do evento previsto para  o DIA 11 DE AGOSTO, dia do ESTUDANTE, com uma grande final proporcionando a gravação de um CD com os finalistas e a realização do I ENCONTRO ESTADUAL DO ORGULHO NEGRO, previsto para dia 20 DE NOVMBRO, DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA!  O grupo de HIP HOP  de Nova Cruz apresentou-se para finalizar o encontro, cantando músicas ousadas, agitando assim a galera presente.

Os participantes antes de retornarem para os seus municípios posaram para fotos no cartão postal de Baía Formosa:  A Praia do PORTO!

Entenda porque o esporte é algo essencial na cultura do Rio Grande do Norte

O esporte tem um lugar de destaque muito importante na sociedade brasileira e no Rio Grande do Norte não é diferente. Apesar do Estado não ser uma das potências nacionais nas principais modalidades, há diversos potiguares de destaque no esporte contemporâneo e alguns outros que deixaram grande marca no passado.
Abaixo, listamos alguns atletas que fizeram ou fazem história no cenário esportivo e também eventos de grande destaque que ajudaram ainda mais a colocar Rio Grande do Norte no mapa do esporte brasileiro.

De Marinho Chagas a Clodoaldo Silva: tradição em diferentes modalidades

O futebol chegou no Rio Grande do Norte logo no início do último século e, apesar de nenhum atleta potiguar ter sido campeão da Copa do Mundo, a tradição não deixa de ser forte no Estado.
Provavelmente o potiguar mais famoso no futebol é Marinho Chagas (nasceu em Natal). Ele faleceu em 2014, quando tinha 62 anos, e marcou história com a camisa da Seleção jogando como lateral esquerdo. Ao todo, em quatro anos vestindo as cores do Brasil, Chagas jogou 36 partidas e anotou quatro gols.
Foto: Doentes por Futebol
Além disso, Chagas foi o titular do Brasil na Copa de 1974, quando jogou todas as partidas da Seleção no torneio.
Também na década de 1970 outro natalense brilhou no mundo do esporte — só que na bola laranja. Oscar Schmidt, que passou parte da infância e adolescência em Natal, é amplamente considerado como o maior esportista potiguar de todos os tempos.
Oscar teve uma carreira incrivelmente especial. Em quase 30 anos de trajetória profissional, o ala se tornou o maior cestinha de todos os tempos e ainda detém o recorde com mais de 48 mil pontos anotados.
Apesar de nunca ter jogado na NBA, Oscar deixou seu legado no basquete internacional e é unanimidade quando o assunto é maior jogador de todos os tempos do basquete brasileiro.
Em 2016, durante uma palestra, Oscar recordou a infância vivida em Natal.
Nos tempos contemporâneos, poucos potiguares foram tão bem-sucedidos como o ex-nadador Clodoaldo Silva. Tido como maior atleta paraolímpico da história do Brasil, ele venceu seis medalhas de Ouro em Paraolimpíadas — todas em Atenas.
Nadador potiguar Clodoaldo Silva
Além disso, em competições profissionais, o “Tubarão Paraolímpico” acumula mais de 700 medalhas. Clodoaldo se aposentou logo após os Jogos do Rio 2016, mas seu legado ainda é impactante e nunca será esquecido.
O Rio Grande do Norte também tem representantes de muito destaque nas lutas. Renan Barão é um dos principais. O natalense de 32 anos já foi campeão Peso Galo do UFC, quando conquistou o cinturão em 2012 em luta contra o americano Urijah Faber.
Lutador potiguar Renan Barão. Foto: http://mmabrasil.com.br
Barão conseguiu defender o título com sucesso três vezes em lutas contra Michael McDonald, Eddie Wineland e Faber. Em 2014, dois anos após segurar o título de melhor lutador do Peso Galo, o potiguar perdeu o cinturão para TJ Dillashaw. Desde então, Barão não conseguiu recuperar o status, mas segue na ativa.
O Estado também revelou outros lutares de destaque para o UFC, como é o caso dos natalenses Ronny Markes e Jussier Formiga. Da cidade de Tibau, há o representante Gleison Tibau.

Natal como sede de eventos importantes

Além da tradição de grandes esportistas em modalidades distintas, o Rio Grande do Norte já se destacou recebendo eventos até mesmo de escala internacional.
O maior exemplo aconteceu em 2014, quando Natal foi uma das sedes da Copa do Mundo. Na ocasião, a Arena das Dunas recebeu quatro jogos do Mundial: México 1 x 0 Camarões, Gana 1 x 2 Estados Unidos, Japão 0 x 0 Grécia e Itália 0 x 1 Uruguai.
No que tange ao poker, Rio Grande do Norte também é importante na parte organizacional. Em 2018, por exemplo, mais uma vez o Estado potiguar foi sede de uma etapa do Campeonato Brasileiro de Poker (BSOP). Na ocasião, Saulo Sabioni fez história ao se tornar o primeiro bicampeão do circuito.
Carlos Sabioni. Foto: Carlos Monti @ Rational Intellectual Holdings Ltd. Pokernews
Sediado no Serhs Natal Grand Hotel, o evento foi um sucesso e reuniu centenas de competidores profissionais e amadores. Além disso, Rio Grande do Norte impressionou na performance de seus atletas. Daniel Chacon, de Natal, foi o vice-campeão daquela etapa principal.
No âmbito das lutas, Natal já foi casa do UFC. Isso aconteceu em 2014, com a luta do card principal entre Mauricio Shogun e Dan Henderson. Na ocasião, o confronto aconteceu no Ginásio Lélio Dias. O curitibano Shogun lutou em casa, no entanto, não foi capaz de derrotar o americano Henderson.

Memorial do Esporte de Natal

Para conservar e relembrar os feitos mais importantes dos grandes atletas natalenses, no ano passado a Prefeitura do Natal inaugurou no Palácio dos Esportes o Memorial do Esporte de Natal.
Foto: Márcia Ribeiro @ Hilneth Correia
O acervo conta com camisas autografadas, bolas autografadas, fotos históricas, recortes de jornais e muito mais. “O memorial é um resgate do passado do esporte em Natal e de todo o Rio Grande do Norte”, disse Jamilson Martins, servidor da SEL e idealizador do projeto.
“Com o memorial vamos possibilitar que o natalense conheça mais dos nossos atletas que tanto contribuíram para o nosso esporte, inclusive em competições nacionais e internacionais”, afirmou a secretária Esporte e Lazer Danielle Mafra.
A distância geográfica para os principais centros esportivos do país é um fato difícil de contornar, mas o Rio Grande do Norte vem se colocando no mapa das cidades que recebem grandes eventos de diferentes modalidades e os últimos cinco anos foram importantes para reforçar a relevância dos esportes na cultura potiguar.
Por: Luara Lua Pereira De Marinis
Fonte: CURIOZZZO

“Todo pardo é mau-caráter”: torcida do Santos cobra expulsão de conselheiro por áudio racista


Por  - SP

Afastado de cargo na Prefeitura após episódio de racismo, Adilson Durante Filho já foi dirigente do clube que revelou craques como Neymar.

“O pardo não é aquele negão, nem o branquinho. É o moreninho.” Assim, Adilson Durante Filho, 38 anos, secretário-adjunto de Turismo de Santos, no litoral paulista, introduz o áudio enviado a um grupo de amigos no WhatsApp que vazou na noite desta quarta-feira e foi repercutido por um programa na Rádio da Vila. “Esses caras [pardos], tem que desconfiar de todos. Essa cor é a mistura de uma raça que não tem caráter. É verdade, isso é estudo. Tem que tomar cuidado com todo pardo, todo mulatoOs pardos brasileiros são todos mau-caráter. Não tem um que não seja”, discorre o funcionário da Prefeitura, sem demonstrar constrangimento pelo discurso abertamente racista ao longo de 53 segundos de gravação.
Durante Filho afirma que o áudio é antigo, “de alguns anos atrás”, mas não entra em detalhes sobre o contexto da conversa nem esclarece se fazia referência a uma pessoa específica. Em comunicado enviado ao EL PAÍS, ele assume a autoria da gravação e se diz arrependido das falas racistas. “Em um momento de infelicidade e levado pela emoção, em decorrência de um fato que muito me abalou, acabei expressando de forma absolutamente diversa das minhas crenças e modo de agir”, explica o secretário. “Jamais tive a intenção de atingir quem quer que seja, até porque assim me manifestei em um pequeno grupo de supostos amigos de WhatsApp. Consigno que não tenho qualquer preconceito em razão de cor, raça ou credo, pois minha criação não me permitiria ser diferente. Peço, humildemente, desculpas a todos que se sentiram ofendidos e expresso meu mais profundo arrependimento quanto às palavras genericamente proferidas.”
Nesta quinta-feira, a vereadora Telma de Souza (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Santos, cobrou uma atitude da Prefeitura diante das declarações discriminatórias de seu secretário-adjunto. “Exijo que o Governo Municipal se pronuncie e providências sejam tomadas. Racismo é crime e não condiz com a função pública exercida. Não podemos aceitar que o ódio e o preconceito reverberem em nossa cidade.”
Adilson Durante Filho racismo pardos Santos
Adilson Durante Filho é ex-dirigente e conselheiro do Santos. REPRODUÇÃO
Antes de ganhar um cargo na secretaria de Turismo, em 2013, Adilson Durante Filho foi assessor comissionado do prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) na Assembleia de São Paulo, entre 2007 e 2011, na época em que ele era deputado estadual. O chefe do executivo municipal, que se declara afrodescendente, anunciou em nota o afastamento de Durante Filho “para que possa prestar os devidos esclarecimentos decorrentes da sua manifestação”, ressaltando que a remuneração de 19.000 reais do funcionário estará suspensa enquanto durar a licença. Gilberto Kassab, presidente do PSD, legenda à qual o secretário é filiado desde 2015, promete recomendar a abertura de procedimento disciplinar para sua expulsão do partido.
Durante Filho também é conselheiro do Santos Futebol Clube. Entre 2002 e 2009, integrou a diretoria santista e chegou a gerenciar as categorias de basequando Neymar ainda despontava como uma revelação. Por meio de nota, o Santos repudiou o áudio de seu conselheiro. “O time mágico de Pelé, Pepe, Coutinho, Zito e tantos outros gênios do futebol espalhou aquela maravilhosa imagem de brancos e negros se abraçando para comemorar gols que encantavam o mundo. Até hoje mantemos acesa essa tradição. Assim, é muito triste que tantas décadas depois tenhamos de vir a público reafirmar nosso absoluto repúdio a qualquer forma de discriminação e racismo.”
Enquanto a torcida alvinegra protesta nas redes sociais com a hashtag #ExpulsaORacista, um grupo de conselheiros do clube pretende abrir procedimento interno contra Durante Filho por causa do áudio. As punições previstas no estatuto do Santos vão de advertência ao banimento do quadro de sócios. Marcelo Teixeira, presidente do Conselho Deliberativo e mandatário do clube no período em que Durante Filho trabalhou como diretor, diz aguardar o posicionamento dos conselheiros para avaliar qual medida administrativa será tomada.
A pedido do EL PAÍS, o advogado Silvio Almeida, doutor em Teoria Geral do Direito pela USP e presidente do Instituto Luiz Gama, que promove direitos da população negra e minorias, analisou o áudio e explica que Adilson Durante Filho pode ser alvo de uma ação civil pública, em que pese a gravação ter sido publicada originalmente num grupo de WhatsApp. “O que ele disse é crime de racismo, cruza gravemente uma linha entre civilidade e desumanidade. Nessas circunstâncias, pedir desculpa ‘a todos que se sentiram ofendidos’ soa como cinismo, já que a fala dele ofende toda coletividade negra.”
Para o advogado, a menção de Durante Filho a um suposto estudo científico ao justificar a estigmatização de pessoas pardas revela como o preconceito racial está enraizado na sociedade brasileira. “Esse tipo de discurso, apontando a raça como um elemento de degradação humana, remete ao século XIX. Ainda há muitas expressões semelhantes em nosso cotidiano, mas elas raramente ganham repercussão.”
Fonte: EL PAÍS