Postagem em destaque

CPC/RN PROMOVE DIA 11/12/2019 SUA III NOITE DAS HOMENAGENS NA CÂMARA DOS VEREADORES DE NOVA CRUZ/RN - CONFIRA!

Centro Potiguar de Cultura - CPC/RN - 2009/2019 " "Dandara", simbolo de luta em favor da LIBERTAÇÃO da população NEGRA!&...

domingo, 3 de junho de 2018

NA RÁDIO FM 103.5 DE NOVA CRUZ/RN, EDUARDO VASCONCELOS DENÚNCIA O FECHAMENTO EM BREVE DO NÚCLEO DA UERN EM NOVA CRUZ!


 Presidente do CPC/RN, Eduardo Vasconcelos participou ontem (2) do Programa "A VOZ DO TRABALHADOR - Rádio Curimataú - 103.5 - NOVA CRUZ/RN
Foto: Da esquerda p/ direita: Eduardo Vasconcelo - CPC/RN, Damião Gomes - CMDS e Edmilson Silva - STRAF-Nova Cruz/RN.

Ontem (2) no Programa "A Voz do Trabalhador", que vai ao AR todos os sábados ás 11h ás 12h e 30m pelas ondas da Radio FM 103.5 - Curimataú - Nova Cruz, região do Agreste Potiguar, o presidente do Centro Potiguar de Cultura - CPC/RN, aproveitou para denunciar aos ouvintes e a população agresteira, que o Núcleo da UERN em Nova Cruz está com seus dias contatos, ou seja: vai ser fechado! São os cursos de Direito e Ciências da Computação que terão suas portas fechadas.

Nem em momento político a classe política se manifesta a respeito, fazendo o ouvido de marcador, isso é inadmissível, desabafou, Eduardo.

Para ele é preciso que a sociedade se mobilize e exija dos governantes uma posição positiva a favor da UERN em Nova Cruz! Somos uma região carente em nível superior. A UFRN está com cursos presenciais nos finais de semana e foi muito luta para tivéssemos vestibular ano passado, pois já se faziam 4 anos que não tinha vestibular e hoje graça a luta da Comissão em Defesa dos Campus da UERN, UFRN e IFRN na Região do Agreste Potiguar foi feito o vestibular e hoje dispõe de 5 cursos e com ganha-se força para transformar em CAMPUS! Já o IFRN já dispomos de 3 turmas a noite, uma outra conquista.

Mas o caso da UERN já tem data marcada para o seu fechamento, E AI, que devemos fazer?  Com a palavra a SOCIEDADE AGRESTEIRA E OS POLÍTICOS! Esse ano tem eleição, vamos pressionair ELES!  Concluiu, EDUARDO VASCONCELOS.



Os tambores da Resistência – 130 anos da Lei Áurea


O Programa de Pós graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove no dia 4 de junho,  segunda-feira, o evento “Os tambores da resistência: 130 anos da Abolição”.
O evento tem a proposta de realizar uma discussão com lideranças quilombolas e integrantes da sociedade civil organizada, sobre as formas de resistências após a Lei Áurea e os desafios a serem enfrentados.
A programação conta com a exibição do documentário “Tambores do Rosário” sobre a Festa do Rosário de 2017 na Comunidade Quilombola de Boa Vista (Parelhas RN),
Fonte: Portal da UFRN

Sâmia Bomfim critica a falta de solução do crime de Marielle: “quantos mais vão precisar morrer?”

Sâmia Bomfim na Parada LGBT. Foto: Divulgação/Twitte
A vereadora Sâmia Bomfim, do PSOL, registrou no Twitter seu protesto pela falta de solução do crime de Marielle:
Quantos mais vão precisar morrer para que esta guerra acabe? Marielle Franco presente na #ParadaAoVivo
Fonte: Diário do Centro do Mundo - DCM

Maria do Rosário sobre Parada LGBT: “a cultura de desrespeito a diversidade começa no Congresso Nacional”

Do Twitter da deputada do PT, sobre a Parada LGBT e sua necessidade

O Brasil deve dizer NÃO AOS CRIMES DE ÓDIO, desde os cometidos por autoridades. A cultura de desrespeito a diversidade começa no Congresso Nacional. Me orgulho de ser parte da RESISTÊNCIA por direitos humanos Lgbt!
#ParadaAoVivo #ParadaDoOrgulhoGay #ParadaLGBT #ParadaLGBT2018

O Brasil deve dizer NÃO AOS CRIMES DE ÓDIO, desde os cometidos por autoridades. A cultura de desrespeito a diversidade começa no Congresso Nacional. Me orgulho de ser parte da RESISTÊNCIA por direitos humanos Lgbt!🌈

RETROSPECTIVA: Processos de Canonização dos três SERVOS de Deus: DOM VITAL, FREI DAMIÃO E DOM HELDER CÂMARA

Resultado de imagem para IMAGENS DA ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE
Foto do Google: ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE
Atualmente, a Arquidiocese de Olinda e Recife está à frente de três causas de beatificação, sendo o Frei Jociel Gomes o responsável e postulador. Os três Servos de Deus que merecem todo o empenho arquidiocesano para sensibilizar a Congregação para a Causa dos Santos, em Roma, são Dom Vital, Frei Damião de Bozzano e Dom Helder Câmara.
Conheça o andamento dos processos:
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Dom Vital de Oliveira (1844-1878) – capuchinho, bispo de Olinda de 1871-1878. Seu Processo de Beatificação e Canonização foi aberto oficialmente em 1953 e, depois de um longo tempo estacionado, os trabalhos foram retomados em 1992. A Fase Diocesana foi encerrada aos 04/07/2003 e a documentação enviada ao Vaticano. Em 2012, o Arcebispo entregou a Causa à condução dos capuchinhos. No momento, o Vice-postulador frei Jociel Gomes, OFMCap., está elaborando a  Positio a ser aprovada e entregue às comissões vaticanas a fim de darem seu parecer, cujo resultado deverá ser apresentado ao Santo Padre para que reconheça a prática heróica de suas virtudes e o declare Venerável. Maiores informações: www.domvitaldeoliveira.org
danielnoblog_frei_damiao

Frei Damião de Bozzano (1898-1997) – capuchinho, missionário. Seu Processo de Beatificação e Canonização foi aberto em 2003. A Fase Diocesana foi concluída em 2012 e a documentação entregue ao Vaticano. A Positio, redigida pelo Vice-postulador Frei Jociel Gomes, OFMCap., já foi elaborada e aprovada, sendo entregue às comissões vaticanas. Uma recente carta do Cardeal prefeito da Congregação comunicou que a Causa será vista no congresso de 18/02/2018, donde se espera uma resposta das ditas comissões. Maiores informações: www.freidamiaodebozzano.org
 Dom-Helder
Dom Helder Camara (1909-1999) – arcebispo de Olinda e Recife no período de 1964 a 1985, destacou-se pela defesa dos mais pobres, dos direitos humanos e na proposição de novos caminhos para a Igreja.  Com seu dinamismo e habilidade diplomática, Dom Helder Camara foi bispo-auxiliar do Rio de Janeiro, membro atuante do Concílio Vaticano II e um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dentre os seus principais legados, está a organização de mais de quinhentas comunidades eclesiais de base, fortalecendo a atuação social da Igreja junto aos mais pobres. Defensor dos Direitos Humanos durante o regime militar brasileiro, Dom Helder recebeu a indicação para o prêmio Nobel da Paz em 1972. Conhecido também como “Dom da Paz” e “irmão dos pobres”, possuía notável habilidade com a oratória e reunia multidões nas missas e conferências, atraindo a atenção principalmente da juventude católica.  Seu Processo de Beatificação e Canonização foi aberto aos 03/05/2015. Atualmente, a Causa encontra-se na Fase Diocesana em que o Tribunal eclesiástico está escutando as testemunhas e as comissões histórica e teológica estão preparando seus pareceres e relatórios. Espera-se que, em breve, os trabalhos sejam concluídos na Arquidiocese e o Postulador Frei Jociel Gomes, OFMCap., possa entregar toda documentação ao Vaticano.

Fonte: arquidioceseolindarecife.org

Catedral da Arquidiocese de Olinda e Recife (Sé Metropolitana – Matriz de São Salvador do Mundo)


Catedral da Sé.
Padroeiro da Igreja: Santíssimo Salvador do Mundo
Festa da Transfiguração do Senhor: 06 de agosto


Dedicada a Jesus Cristo como Salvador do Mundo, foi originalmente construída em taipa (barro), no ano de 1540. Depois, passou por reconstruções e reformas, sendo substituída por outro templo em 1584, maior, de alvenaria e com várias capelas secundárias, erguido por iniciativa do Frei Antônio Barreiro, terceiro Bispo do Brasil. Em 1616, foram edificadas a sacristia e dependências anexas por Cristóvão Álvares, e pouco mais tarde, foi elevada à dignidade de Matriz de São Salvador do Mundo. No ano de 1676, com a criação do Bispado de Olinda, a antiga matriz foi elevada à condição de Catedral.
catedral-da-se-sepia


Devido às diversas intervenções e reformas, a fachada do templo ficou descaracterizada do estilo original. Para corrigir tal situação, entre os anos de 1974 e 1976, a edificação foi restaurada, readquirindo até onde foi possível, suas feições originais de transição entre a Renascença e o Barroco (período maneirista). A iniciativa fez parte do Programa de Restauração das Cidades Históricas do Governo Federal, em conjunto com a Fundação Nacional de Arte de Pernambuco (FUNDARPE).

terraco

Na capela-mor permanecem o trono episcopal e outras cadeiras com fina lavra em jacarandá, e as tumbas dos bispos Dom Mathias de Figueiredo e Mello (em sepultura rasa), Dom Francisco Xavier Aranha e Dom João da Purificação Marques Perdigão (em jazigos nas paredes) e o túmulo de Dom Helder Camara (arcebispo de Olinda e Recife no período de 1964 a 1985).
A Catedral da Sé Metropolitana guarda ainda, em seu terraço, uma das mais encantadoras vistas das cidades-irmãs Olinda e Recife.

Endereço: Alto da Sé, s/n, bairro do Carmo,
CEP 53120-100  Olinda – PE
Telefone: 81-3453-3151