Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

quarta-feira, 19 de julho de 2023

AMOREXIA – TRAGICOMÉDIA MUSICAL NUM CABARÉ 2023

Depois de grande sucesso de público e de crítica alcançados em 2014, 2015 e 2016 volta em cartaz em Curitiba em curtíssima temporada o Espetáculo AmorexiA- Tragicomédia Musical Num Cabaré de 20 a 22 às 20h e dia 23 às 19h de julho no Mini Auditório do Teatro Guaíra.

A remontagem faz parte da programação da Primeira Mostra de Processos Artísticos do Coletivo Adega Teatral, que reunirá espetáculos, homenagens, Micro Mostras,   resultados de experimentações cênicas, Leituras Dramáticas e Mesas redondas focadas em temas contemporâneos e urgentes e muito mais.

A remontagem reúne o elenco original formado pelos atores Marvhem HD cuja rara voz de contra tenor interpreta genuínas canções dos antigos cabarés brasileiros e a atriz curitibana Ana Paula Taques e o ator Thadeu Peronne, que também dirige e produz o espetáculo.

Eles revivem novamente inúmeras personagens narrando histórias, que dialogam entre si e com o público, às vezes provocando e instigando a plateia a se desfazer de preconceitos para apreciar a montagem teatral em toda sua potencialidade e às vezes apenas fazendo rir do mundo e de si próprios.

A atmosfera de AMOREXIA, é inspirada nos antigos cabarés e se mistura com as correntes do Teatro de Vaudeville, Circo de Horror e Surrealismo, que trazem ao espectador também uma reflexão sobre a arte e a vida humana. “É um espetáculo intenso, que passeia entre a metáfora e a poesia, mostrando o que existe por trás de histórias trágicas, mas sem perder o cômico”, AmorexiA acontece no imaginário Cine Teatro Cabaré AmorexiA que resiste a intensa especulação imobiliária e as inúmeras pandemias, uma metáfora a resistência artística teatral.

O espetáculo deve receber artistas convidados coo nas outras temporadas “talvez repetiremos essa dose também, estamos pensando” Diz o diretor Thadeu Peronne.  Nomes como Rosana Stavis, Ranieri Gonzales, Helio Barbosa, Fábio Silvestre, Luan Machado, a atriz e cantora inglesa Penélope White, Simone Magalhães, Mazé Portugal, Inês Drumond já participaram da peça.  AmorexiA estreou no fim de outubro de 2014 com patrocínio da Lei Municipal e Incentivo de Curitiba e Incentivo do Banco do Brasil e Celepar.

As demais temporadas foram feitas na raça, sem nenhum tipo de patrocínio apenas com apoios.

Em 2016 o espetáculo foi destaque nacional no Fringe dentro do Festival de Teatro de Curitiba.

Sem patrocínio a remontagem dependerá por enquanto exclusivamente da bilheteria. Os ingressos já se encontram a venda no site deubalada.com , o espetáculo promete trazer o mesmo encanto e diversão das demais temporadas.

FICHA TÉCNICA
Direção, Concepção Artística: Thadeu Peronne
Textos de Douglas Daronco
Elenco: Marwem Hd, Ana Paula Taques e Thadeu Peronne
Assistente de Direção: Marwem Hd
Coreografias: Inês Drumond
Criação de Sonoplastia: Ricardo Janotto

Operação de Sonoplastia: Lucas Marcelli

Maquiagem: Marcelino de Miranda

Figurinos: Paulinho Maia
Iluminação: Erica Mityko

Cenário inspirado na primeira versão de Aorelio Domingues.
Produção e Divulgação: Thadeu Peronne e Maze Portugal e Coletivo Adega Teatral.

Assistência de Produção: Ana Paula Taques
Arte do Material Gráfico e designer: Márcia Széliga
Designer: Rafael Jubainski

Fotos e vídeos: Roberto Skora

Estagiário de produção: Fernando Sales

Estagiária de Iluminação: Tay Siqueira

Costureira: Doralice Peron

Administração de Projeto: Mazé Portugal

Divulgação: Thadeu Peronne

Temporada: quinta a domingo no Teatro Guaíra, auditório Glauco Flores de Sá Brito (Mini Guaíra) com entrada pela Amintas de Barros em frente ao hotel Dann Inn.

Dias e horários: 20, 21 e 22 de julho às 20h e dia 23 domingo às 19h.

Informações: 041 996362133 ou 041 999104562

Ingressos: deubalada com ou na bilheteria do teatro

Links de matérias e críticas:

https://www.gazetadopovo.com.br/caderno-g/amorexiafala-do-amor-profundo-num-cabare-329xqniimqva6bx2t95o0muti/

https://www.sesipr.org.br/cultura/amorexia-relacionamentos-sob-diferentes-pontos-de-vista-1-14094-260462.shtml

http://www.aescotilha.com.br/teatro/interseccao/amorexia-cabare-voltei-teatro-curitibano/

https://www.bandab.com.br/variedades/geral/o-tragico-e-comico-lado-amor-e-o-tema-da-peca-amorexia-em-cartaz-sesi-portao/

https://www.blogdoarcanjo.com/2016/03/29/fringe-faz-festival-de-curitiba-vibrar-veja-destaques/

Fonte: Portal BRASIL CULTURA

Cultura Hip-Hop promove marcha e pede reconhecimento ao Iphan

 


O movimento Hip Hop brasileiro, durante marcha da Cultura Hip Hop em celebração ao Cinquentenário mundial da Cultura Hip Hop. Foto: José Cruz/Agência Brasil

Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) recebeu, em Brasília, o documento que pede reconhecimento do Hip-Hop como patrimônio cultural e imaterial

Na segunda-feira (17), a Construção Nacional da Cultura Hip-Hop promoveu uma marcha em Brasília (DF) para pedir o reconhecimento do Hip-Hop brasileiro como patrimônio cultural e imaterial do país.

A marcha teve como destino o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), local em que foi entregue ao presidente da entidade, Leandro Grass, um dossiê com inventários da cultura hip-hop dos 26 estados e do Distrito Federal (DF).mento histórico que pede o reconhecimento de patrimônio imaterial do Hip Hop brasileiro, ao presidente do Iphan, Leandro Grass. Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ato contou com a participação de ativistas da cultura de todo o país.

Na página da “Construção Nacional da Cultura Hip-Hop” foi colocado que a marcha é “um momento de reflexão, conscientização e unidade da cultura hip-hop em busca de mudança comportamental na sociedade de forma a promover mudanças significativas nas periferias e favelas brasileiras”.

Também que “as pautas principais são as políticas públicas efetivas para a cultura hip-hop e o título de Patrimônio cultural e imaterial brasileiro. É uma marcha pelo reconhecimento e fomento, valorização e preservação da cultura hip-hop”.

Ainda foi celebrado na ocasião os 50 anos hip-hop mundial, comemorado no próximo 11 de agosto. O movimento espera que o governo federal assine na data, por meio do Ministério da Cultura, um decreto de reconhecimento e fomento para a cultura hip-hop.

Uma Política Nacional para a Cultura Hip-Hop está para ser votada em nova etapa do Plano Plurianual (PPA) participativo do governo. Caso seja aprovada a política, o movimento terá orçamento para fomentar atividades culturais entre 2023 e 2027.

Foto: José Cruz/Agência Brasil

*Com informações Agência PT e Construção Nacional da Cultura Hip-Hop. Edição Vermelho, Murilo da Silva.

Com Portal BRASIL CULTURA