Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sexta-feira, 8 de março de 2024

3 livros que todo profissional deve ler para chegar a cargos de liderança

 Luandre

3 livros que todo profissional deve ler para chegar a cargos de liderança.

Especialista em recrutamento e seleção explica por que essas leituras podem inspirar os que estão em busca de crescimento em sua organização

São Paulo, março de 2024 - Chegar à liderança não é uma tarefa fácil. É necessário dedicação, olhar analítico e, ao mesmo tempo, empatia, afinal não se trata apenas de resultados, e sim da união de um grupo de pessoas por um objetivo comum.

Dada essa complexidade, muitas vezes, quando a gestão não está bem-preparada, há até mesmo alto índice de turnover. Um estudo da Gallup, por exemplo, demonstra que 50% dos americanos pedem demissão por causa do chefe. Por outro lado, a mesma pesquisa aponta que o líder tem influência de até 70% no engajamento dos funcionários com o negócio, o que demonstra o tamanho do impacto que uma boa liderança tem nas companhias.

Apesar de desafiador, o principal segredo para se tornar um líder de sucesso é, além do conhecimento técnico, apresentar uma boa comunicação e soluções rápidas diante dos problemas do dia a dia, como explica Debora Herdeiro, Gerente de Recrutamento e Seleção da Luandre, uma das maiores empresas de RH do país.

“Ter uma comunicação efetiva e clara e um olhar estratégico voltado para soluções de crises são algumas das características de um líder eficiente. Gestores também devem sempre estar atentos à sua equipe. Por isso, ter um bom relacionamento com o time é fator primordial”.

Para reunir conhecimento teórico e evoluir na carreira, a especialista indica três livros que todo profissional deve ler.

  1. A arte da Guerra, de Sun Tzu

Um clássico escrito no século IV a.C, o livro, cujo enredo traz os conceitos mais utilizados nas estratégias militares ao longo dos anos, mostra como um bom plano pode trazer resultados incríveis. Aplicado aos dias atuais e ao funcionamento das corporações, reforça como um líder deve pensar em estratégias eficazes para a realização de tarefas do cotidiano.

  1. Decisão: como grandes líderes fazem escolhas, de Warren Bennis e Noel M. Tichy

Líderes tomam decisões, sejam elas pequenas ou grandes, que impactam todo o time. Neste livro, os autores ensinam técnicas para alcançar alta performance com comunicação e organização, no ambiente de trabalho.

  1. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, de Stephen Covey

Apesar de indicado para o gerenciamento de startups, o livro é bem abrangente e lista alguns passos importantes para que um líder seja capaz de alcançar o sucesso esperado. O autor também reforça a importância de entender as mudanças que acontecem no ambiente de trabalho, como troca de funções, pessoas e atividades.

Sobre a Luandre

A Luandre Soluções em Recursos Humanos tem mais de 50 anos de atuação e oferece soluções técnicas e inovadoras na área de RH. Em 2020, a empresa chegou à marca de 4 mil clientes atendidos, 60 mil profissionais administrados ao longo do ano e banco com mais de 3,8 milhões de currículos cadastrados. Há 20 anos consecutivos, concorre ao prêmio Top Of Mind RH, o qual já venceu dez edições, na categoria "Temporários e Efetivos", sendo a atual vencedora.

Em 2022, foi reconhecida como “Best Work Places”, e um dos melhores Fornecedores para RH. Com soluções em Recrutamento e Seleção, Trabalho Temporário e 'Administração de Pessoal (Temporários e CLT), é uma consultoria referência no segmento.

Atualmente, possui 12 unidades: São Paulo (Centro, Sul, Alphaville, Santo André, Guarulhos, Campinas e Jundiaí), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Paraná (Curitiba), Pernambuco (Recife), Minas Gerais (Belo Horizonte) e Rio Grande do Sul (Porto Alegre), com estrutura e capacidade de atendimento em todo o Brasil.

Informações para a imprensa

Engaje! Comunicação

Bruna Nunes Marchesano - bruna.nunes@engajecomunicacao.com - (11) - 952846830

Graziele Marronato – graziele.marronato@engajecomunicacao.com – (11) 9.5312- 3316

VEM AÍ A ELEIÇÃO DO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN!!!

 VIVA DANDARA, VIVA ZUMBI DOS PALMARES!!!

MAIS UMA NOITE DAS HOMENAGENS!!!

O Centro Potiguar de Cultura - CPC-RN promoverá mais uma NOITE DAS HOMENAGENS!

O ocorrerá no Plenário da Câmara Municipal de NOVA CRUZ-RN no dia 23 de março do ano em curso no Plenário da Câmara Municipal de NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE!!!

Serão HOMENAGEADOS cantores, poetas, grupos de danças, entre outros.

Para o presidente do CPC-RN, EDUARDO Henrique Félix de VASCONCELOS "É muito salutar, pois são formas de RECONHECER UMA PARTE DE ARTISTAS E GRUPOS DE DANÇAS, ENTRE OUTROS."

Fiquem ligados!

Saiba onde haverá atos pelo Dia Internacional das Mulheres e participe - CUT NACIONAL

A CUT fará atos em diversas cidades do país no 8 de março pelo Dia Internacional das Mulheres. O tema deste ano é “Mulheres em defesa da democracia pela igualdade salarial e contra todos os tipos de violência”

 Na próxima sexta-feira (8), no Dia Internacional das Mulheres, haverá atos em diversas cidades do país promovidos pelas CUT’s estaduais. O tema deste ano é “Mulheres em defesa da democracia pela igualdade salarial e contra todos os tipos de violência”.

Os materiais em alusão ao “Março de Luta” estão disponíveis neste link

Por ordem alfabética, confira onde haverá atos (lista em atualização).

Bahia

Salvador - Caminhada às 13h, na Praça do Campo Grande

CUT-BA

Ceará

Fortaleza - As atividades acontecerão entre 8h e 17h na Praça do Ferreira. A programação do 8 de Março contará com atrações culturais, feira feminista, cortejo e tendas de orientação nutricional, caminhão da cidadã, serviços de fisioterapia, orientação psicológica, aferição de pressão e glicemia, massoterapia e orientação sobre saúde da mulher. 

A concentração da caminhada, que será a grande ação do dia, será a partir das 16, também na Praça do Ferreira, com saída marcada para as 16h30.

CUT-CE 

 

Distrito Federal (DF)  

Às 16h, começa o ato político-cultural na praça Zumbi dos Palmares. Mais tarde, às 19h, tem início o show das trabalhadoras, em frente à CUT-DF, também no Conic, com apresentação das cantoras Emília Monteiro e seu repertório de ritmos do norte, além de Kris Maciel, que promete animar a noite com samba, e Alê Terribili cantando MPB.

CUT-DF

Goiás

Goiânia - Concentração a partir das 16 horas, na Catedral Metropolitana de Goiânia - Avenida Universitária, Praça Dom Manuel, Setor Central. 

Mato Grosso do Sul

Campo Grande - O ato começa às 08h, na Rua 14 de julho esquina com a Avenida Afonso Pena.

CUT-MS

Minas Gerais

Belo Horizonte - 

CUT-MGCom a participação do "Bloco na rua pela vida das mulheres", o ato na capital mineira é contra todos os tipos de violência, por igualdade de gênero e em defesa da democracia. A concentração será às 16h, na Praça da Liberdade.

Pará 

Belém - concentração a partir das 8h na Praça da República. Com apoio da CUT, o ato é convovado pela Frente Feminista Pará. Com os motes “Pela Vida Das Mulheres Da Amazônia à Palestina. Nenhuma a Menos!” e "Em Defesa dos Territórios, Contra a Fome", a marcha é pelo fim da violência contra as mulheres, pelo direito ao aborto seguro e legal, e contra o genocídio do povo palestino.


 

Ainda em Belém, no sábado (9), haverá uma sessão do "Cine Debate", com o filme: "Formigueiro - A Revolução Cotidiana das Mulheres", dirigido por Bruna Provazi e Tica Moreno, a partir das 17h, no Sindicato dos Bancários (28 de Setembro, 1210 - Reduto).

Atos dia 8 em outras cidades do PA

Abaetetuba – concentração na orla da cidade às 7h30. Mote: “Pela vida das Mulheres e dos territórios. Águas territórios de vidas”

Altamira - concentração em frente às Lojas Americanas, às 8h. Mote: "Enfrentando as Violências Contra Meninas e Mulheres: Cuidado à Saúde Mental e Mudanças Climáticas"

Ananindeua – concentração no bairro Águas Brancas, às 9h, com o mote “Mulheres na luta por direitos sociais, creche, transporte, saúde e pelo fim da violência”

Capanema – concentração a partir das 7h, na sede da FETAGRI Regional Bragantina e do MMNEPA. Bandeira de luta é “Mulher na política muda a política e constrói bem viver”

Marabá – concentração no Incra (Bairro Amapá - núcleo cidade nova), às 8h, com o mote:“Lutaremos! Por Nossos Corpos e Territórios, nenhuma a menos".

Mocajuba - atividade organziada pela Rede Comunitária de Coletivos de Mulheres Quilombolas de Mocajuba será realizada no Quilombo Tamabaí-Açú, durante todo o dia. 


Também em Mocajuba, no Mercado Municipal, será realizada a IV Feira Comunitária Mulheres Quilombolas. 


São João do Araguaia – concentração na Praça da Prefeitura, às 7h00. Mote: “Quebradeiras de Côco ecoando a Voz”

Paraíba

João Pessoa - O “Ponto de Cem Réis” será o local de encontro, a partir das 9h. Haverá um ato político-cultural, com a realização de oficinas, rodas de diálogo, Feira Preta e apresentações culturais.

E no dia 22 de março será o encerramento da jornada do 8M2024, também em João Pessoa, na Praça da Amizade, no Bairro do Rangel. Haverá Tvários serviços destinados às mulheres das comunidades do bairro.

CUT-PB

Campina Grande (PB) - O ato "Mulheres nas ruas contra a violência e contra o fascismo", terá concentração na Praça da Bandeira, às 15h.

CUT-PB

Paraná

Curitiba- Concentração às 15h, na Praça Santos Andrade, mas a partir das 17h começam as intervenções culturais. O ato está previsto para às 18h30. Na sequência, às 19h, começará a marcha que sairá da Rua João Negrão com encerramento na Boca Maldita, no Centro de Curitiba. Saiba mais aqui.

Paranaguá - Atividades no Terminal Urbano de Paranaguá, com distribuição de brindes e desfile plus size, das 11h30, às 14h

Foz do Iguaçu - Concentração será às 17h, no Bosque Guarani, na Praça da Paz, haverá ato público

Cascavel - Plenário da CMC, 8h30, roda de conversa as diferentes faces da representatividade das mulheres

Rio Bonito do Iguaçu - Encontro Regional no Centro Comunitário AERBI, às 8h30 e  Marcha contra a violência e pela vida das mulheres às 13h30.

Pernambuco

Recife - Concentração às 15 horas, no Parque 13 de Maio. Saída prevista às 17h em direção ao Pátio de São Pedro.

CUT-PE

Piauí

Teresina - Ato com concentração na Praça do FRIPISA, às 8 horas, com caminhada pelas ruas da capital, com encerramento na Praça Rio Branco.

CUT-PI

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro (capital) – às 9 horas, participação e construção do ato de levante feminista contra o feminicídio na Câmara dos Vereadores.

Ato unificado com concentração na Candelária, às 16 horas e posterior caminhada pela Avenida Rio Branco até a Cinelândia, onde haverá o ato às 18 horas.


Às 18:30 haverá o  Simpro Samba, roda com microfone aberto para mulheres e performance da artista Marta Moura, com temática feminista, também na Cinelândia.

Rio Grande do Norte

Natal - Concentração a partir das 14:30h, na calçada do Banco do Brasil, seguido de caminhada até a Praça Cívica.

CUT-RN

Mossoró (RN) - Serão dois atos. O primeiro às 8:30h no Centro Feminista 8M e às 15:30h, na Praça do PAX.

Rio Grande do Sul

Porto Alegre: caminhada com concentração no Camelódromo, a partir das 16h30. De lá a caminhada seguirá até a Esquina Democrática. Ato político será realziado no Largo Zumbi dos Palmares.


Santa Catarina

Florianópolis: Marcha 8M “TRANSformando luto em lutas”

14h às 18h no Largo da Alfândega:

14h às 17h – Rodas de conversa, distribuição de materiais

17h – Místicas de concentração, agitação cultural e performances

18h – Saída da marcha

Lages:  Ato “Pela vida das mulheres” – 8h às 17h – Praça João Costa

Caçador - local: Largo Casanjure

Com cartas do coletivo de mulheres. Diálogo com a população com orientações e informações direcionado às mulheres, panfletagem com um Bombom.

Uma banca com material de divulgação dos recursos federais destinados para o município

Horário: 9:30 às 11h e das 13:30 às 15:30h

Jaraguá do Sul - Local: Praça da Meia Lua, ao lado do Museu da Paz

Das 8 h às 17h: Concentração; Organização do espaço/cartazes, faixas e outros; Panfletagem e conversas com a comunidade.

Das 17h às 19h: Falas do Coletivo de Mulheres/atividades culturais.

Às 19h: Aula Magna Com Mariana Franco/Transformando Luto em Lutas.

Após a Aula Magna seguirão em marcha até a Praça Ângelo Piazera.

Às 20h/Praça Ângelo: Leitura do Manifesto pela Vida das Mulheres.

Haverá a participação especial da Bateria do Carnavale.

Chapecó

A programação em alusão ao Dia da Mulher em Chapecó contará com três ações principais:

Quinta-feira (7/3), às 19h, no Sindicato dos Bancários: Debate "Silenciar ou resistir", com a professora Márcia Ione Surdi.

Sexta-feira (8/3), das 9h às 12h, na Praça Coronel Bertaso: Ato em defesa da mulher

Segunda-feira (12/3), às 18h, na Câmara Municipal: debate "Violência e política de gênero", com Maria Tereza Capra

Joinville

Praça da Bandeira em Joinville, concentração as 18h e início da passeata às 19h.

Marcha TRANSformando LUTO em LUTAS! Nós queremos vivas/vives em todos os lugares!   

Blumenau

9 de março (sábado) – 14h

Piquenique Transfeminista, no Parque Ramiro Ruediguer   

São Paulo                                

São Paulo (capital) – Concentração às 14h, no Espaço Cultural Lélia Abramo - R. Carlos Sampaio, 305 - Bela Vista. Do local, os manifestantes seguirão em caminhada até a Avenida Paulista.

Ato principal: 17 horas, em frente ao MASP (Avenida Paulista)

CUT-SP

Sorocaba - A partir das 16h na Praça Cel. Fernando Prestes - Centro.

 

CUT-SOROCABA (SP)

 

Sergipe

Aracaju - Concentração às 7h na Praça da Bandeira. A marcha será realizada a partir das 9h em direção ao Palácio dos Despachos, na Avenida Adélia Franco. A bandeira de luta levada às ruas será ‘Pela vida de todas as mulheres, pelo fim da violência e contra o fascismo’. Clique aqui para mais informações

CUT-SE

#8M: CTB promove atos em todo o Brasil no Dia Internacional da Mulher

 

Foto: CTB.

No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) estará presente em diversos pontos do país, levantando bandeiras fundamentais para a luta das mulheres. Com foco na defesa da democracia, igualdade salarial, aumento da representatividade feminina na política e combate à violência contra as mulheres. A CTB reforça seu compromisso com a promoção dos direitos das mulheres em todas as esferas da sociedade.

“Celebramos as conquistas alcançadas ao longo dos anos, mas também é um momento de reafirmar nossa luta por mais direitos e igualdade em todos os aspectos de nossas vidas, seja na política, nos sindicatos, no trabalho ou em qualquer outro espaço. Precisamos debater nossas propostas e demandas para toda a sociedade. A Lei da Igualdade Salarial é uma conquista importante, porém precisamos garantir sua efetivação”, destacou Celina Arêas, secretária da mulher trabalhadora da CTB.

Confira as programações em algumas cidades brasileiras:

São Paulo

– Concentração no MASP, na Avenida Paulista nº 1578, às 17h.

Minas Gerais

– Concentração às 17h na Praça Raul Soares, seguida por uma caminhada pelas ruas de Belo Horizonte.

Santa Catarina

– Em Florianópolis, a programação inclui rodas de conversa, atendimentos e distribuição de materiais durante a tarde, seguidos de agitação cultural e performances. A marcha sairá do Largo da Alfândega, no centro da cidade, às 18h.

Ceará

– Em Fortaleza, haverá atividades na Praça do Ferreira, no centro da cidade, das 8h às 17h.

Bahia

– Em Salvador, a concentração será às 13 horas no Campo Grande, com uma caminhada até a Praça Castro Alves.

Em Itabuna, o ato será na Praça Adami, às 10h.

Rio de Janeiro

– O evento no Rio de Janeiro está marcado para as 16h na Candelária.

Rio Grande do Sul

– Em Porto Alegre, haverá um ato unificado e concentração para a marcha até o Largo Zumbi dos Palmares às 18h. Em Caxias do Sul, a deputada federal Denise Pessôa (PT) realizará uma palestra no dia 08, às 19h, no Auditório do Sindicomerciários Caxias.

Pará

– Em Belém, a concentração será às 8h na Praça da República.

Essas são apenas algumas das muitas manifestações que ocorrerão em todo o Brasil no Dia Internacional da Mulher, demonstrando a força e a determinação das mulheres na busca por seus direitos.

Fonte: CTB NACIONAL

Mulheres ganham 21% menos que homens, apesar da maior escolaridade

 

O nível de escolaridade é geralmente usado como critério para definir a renda de um trabalhador, mas, isto não parece não ser aplicável e nem fazer maior diferença para as mulheres, a julgar pelas estatísticas do IBGE.

Embora mais educadas e escolarizadas, as mulheres ganham, em média, 21% menos que os homens. A maior desigualdade está nas profissões intelectuais e científicas, categorias em que as mulheres ganham em média 36,7% menos que os homens.

Os dados são referentes a 2022 e fazem parte do estudo Estatísticas de Gênero, divulgado nesta sexta-feira (8) — Dia da Mulher — pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o estudo, 21,3% das mulheres com 25 anos ou mais têm ensino superior. Entre os homens, o índice é de 16,8%.

A formação em áreas de Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática (CTEM), porém, é bem inferior à dos homens: nesse grupo, 22% dos formandos são mulheres. Esse percentual, há 10 anos, era ligeiramente maior – 23,2%.

Já na área de e bem-estar social, como Serviço Social e Enfermagem, a participação feminina sobe para 92%. É o caso também da educação, onde os profissionais são pouco valorizados, apesar da indiscutível relevância da profissão, fundamental para o desenvolvimento nacional.

Estereótipos de gênero podem estar por trás dessa diferença, avalia Barbara Cobo, coordenadora de estudo e pesquisa do IBGE. “Será que o cuidar é a vocação das mulheres ou a gente foi socializada para cuidar?”, questiona.

Pretas ou pardas estão na pior situação

À discriminação de gênero se soma a discriminação racial. A situação não é igualitária mesmo entre as mulheres. Em vários indicadores, a realidade é pior para pretas ou pardas:

As pretas ou pardas estavam mais envolvidas no trabalho doméstico e cuidado com pessoas; têm a menor participação na força de trabalho; exerciam mais o trabalho parcial do que as mulheres brancas e também têm menos acesso ao ensino superior que as brancas (29%).

Preconceitos e discriminações, disseminados pela extrema direita, são instrumentalizados pelos capitalistas para aumentar a taxa de exploração da força de trabalho no Brasil e no mundo.

Fonte: CTB