Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

domingo, 17 de outubro de 2021

Receita de Balas de Coco

 

A bala que, fresquinha, é uma delícia e derrete na boca. A confecção da receita de bala de coco exige paciência, atenção e cuidados. Excelente para vendas.

Ingredientes

  • 1 vidro de 200 ml de leite de coco (integral)
  • a mesma medida de água
  • 1 kg de açúcar refinado

Modo de preparo

  1. A panela tem que ser de alumínio.
  2. A pedra tem que ser mármore ou, no mínimo, granito e tem que estar bem gelada. Se necessário, colocar um saco plástico com pedras de gelo, no mármore, até ficar bem frio.
  3. Colocar o leite de coco, a água e o açúcar na panela e mexer bem (fora do fogo) até dissolver o açúcar.
  4. Com um pincel molhado em água, limpar as bordas da panela, pois se ficarem cristais de açúcar, a bala pode açúcarar.
  5. Levar ao fogo e não mexer mais. A calda vai subir e depois começar a reduzir. Quando estiver borbulhando e começar a amarelar, abaixe o fogo e comece a testar o ponto.
  6. O Ponto: com a ponta de uma colher, tire um pouco de calda, e jogue sobre uma xícara, com água em temperatura ambiente, fazendo movimentos circulares. A calda cai em fios. Pegue esses fios com os dedos e tente quebrá-los. Se quebrar como se fosse vidro, está no ponto. Caso contrário, continue testando até chegar ao ponto, sempre trocando a água da xícara.

  7. Vire no mármore untado com margarina (não use manteiga, pois a bala ficará rançosa, diminuindo sua durabilidade). É importante que não raspe a panela, apenas vire-a no mármore e deixe escorrer a calda, se não ela pode açúcarar.

  8. Quando as beiradas da massa começar a endurecer (cuidado para não se queimar), comece a virar a massa no mármore, colocando na parte que está mais fria. Quando ficar na temperatura da mão, comece a puxar (esticar/estique várias vezes), até que fique bem branquinha e riscada. Então, corte com tesoura e deixe secar espalhadas sobre o mármore ou um tabuleiro. Após secar (elas já não grudam uma nas outras, mas ainda estão duras), coloque-as em recipiente tampado para amolecer.

Dicas 

Validade: 7 dias fora da geladeira; 1 mês na geladeira; quase 1 ano congelada. Sempre em recipiente tampado.

Deixe as balas descansarem por 12 horas para secar bem.

Em casa, parafusei um gancho cromado na parede da cozinha (do tipo gancho para rede); ajuda muito na hora de esticar a massa quando não tem ninguém em casa para ajudar.

Fonte: Portal BRASIL CULTURA

Shopping Cidade Verde: A feira do livro contínua

A feira do livro no Shopping Cidade Verde em Nova Parnamirim continua com uma boa presença de público movimentando o local. Conta com uma excelente exposição para vendas de títulos, destacando os voltados para as crianças de todas as faixas etárias, justamente nos mês de outubro em que a sociedade brasileira homenageia as crianças. Os preços são promocionais para as obras dispostas.

Nas sextas-feiras os debates com autores no amplo salão do shopping e observando os protocolos da saúde para a pandemia do covid – 19 é conduzido por Carlos Fialho, da editora escribas do Estado do Rio Grande do Norte tem recebido um bom público. Na sexta-feira, dia 15 de outubro de 2021 foram a vez dos autores Ilustralu Samysa e Bruno Emanuel.

Samysa vai abordar várias obras que escreveu, dentre elas Arlindo e Bruno o título O Canto do Sábia-laranjeira com uma grande expectativa. A feira do livro que tem como base a Távola Livraria estabelecida na parte interna do agradável Shopping Cidade Verde com a presença permanente do livreiro Francisco, recepcionando toda a cidadania de forma mais atenciosa possível. O acontecimento enseja a presença dos consumidores.

Fonte: Potiguar Notícias

Adaptado pelo CPC-RN

Brasil registra 570 mortes por covid-19 em 24 horas e chega a 602 mil mortos

O Brasil registrou oficialmente nesta sexta-feira (15/10) 570 mortes ligadas à covid-19, segundo dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass).

Também foram confirmados 15.239 novos casos da doença. Com isso, o total de infecções reportadas no país chega a 21.627.476, e os óbitos oficialmente identificados somam 602.669.
 
Diversas autoridades e instituições de saúde alertam, contudo, que os números reais devem ser ainda maiores em razão da falta de testagem em larga escala e da subnotificação.
 
Em números absolutos, o Brasil é o segundo país do mundo com mais mortes, atrás apenas dos Estados Unidos, que somam mais de 722 mil óbitos, mas têm uma população bem maior. É ainda o terceiro país com mais casos confirmados, depois de EUA (44,8 milhões) e Índia (34 milhões).
 
Já a taxa de mortalidade por grupo de 100 mil habitantes subiu para 286,8 no Brasil, a 7ª mais alta do mundo, atrás apenas de alguns pequenos países europeus e do Peru.
 
Ao todo, mais de 239,9 milhões de pessoas contraíram oficialmente o coronavírus no mundo, e foram notificadas 4,8 milhões de mortes associadas à doença, segundo dados da Universidade Johns Hopkins.
 
O Conass não divulga o número de recuperados. Segundo o Ministério da Saúde, 20.758.597 pacientes no Brasil haviam se recuperado da doença até quinta-feira.
 
No entanto, o governo não específica quantos desses recuperados ficaram com sequelas ou outros efeitos de longo prazo. A forma como o governo propagandeia o número de "recuperados" já foi criticada por cientistas, que classificaram o número como enganador ao sugerir que os infectados estão completamente curados da doença após a fase aguda ou alta hospitalar.
 
Estudos no exterior estimaram que entre 10% e 38% dos infectados sofrem efeitos da "covid longa" meses após o vírus ter deixado o organismo. Um estudo alemão apontou que sequelas podem surgir até mesmo meses depois da fase aguda da doença. Já uma pesquisa da University College London em pacientes de 56 países listou mais de 200 sintomas observados em pacientes com sequelas pós-covid.
 

Fonte: DW Brasil

Com Potiguar Notícias

cultura de massa exemplos - Google

Imagens do Google

O conceito de cultura de massa diz respeito a uma cultura que não é autêntica. Segundo Walter Benjamin, filósofo e teórico literário alemão do século XX, a cultura tornou-se um elemento de mercado. Para Benjamin, o cinema e a fotografia representaram o ápice do desenvolvimento tecnológico que levou à cultura de massa.

Referência: mundoeducacao.uol.com.br/sociologia/cultura-de-massa.htm

Fonte: Referência: mundoeducacao.uol.com.br/sociologia/cultura-de-massa.htm e o Google

FOperação Cupido

Genocídio não! Justiça Mais que 80 tiros: pela primeira vez na história, militares do exército são condenados por matar civis. "ATÉ QUE ENFIM A JUSTIÇA FOI FEITA!" - EDUARDO VASCONCELOS - CPC-RN

 


 0

Evaldo Rosa tinha 51 anos e Luciano Macedo 27 quando foram mortos pelos militares | Foto: Reprodução.

Em 7 de Abril de 2019, o músico Evaldo Rosa estava com a família no carro, a caminho de um chá de bebê, quando foi morto em ação do Exército em Guadalupe, na zona norte do Rio de Janeiro. Na ação, o catador de latinhas Luciano Macedo também foi fuzilado, ao tentar ajudar a família em risco.

 

O evento revoltante ganhou notoriedade pela quantidade de tiros efetuados. Era o caso dos “80 tiros”.

 

O fato é que os militares dispararam 257 vezes contra o carro daquela família e o Exército nunca reconheceu culpa sobre o assassinato, ainda que a própria ação, baseada na GLO (Operação de Garantia da Lei e da Ordem), era ilegal, uma vez que não havia autorização presidencial para o procedimento.

 

O Exército chegou a emitir uma primeira nota em que afirmava que dois criminosos dentro do veículo haviam atirado contra a equipe, que os militares responderam e como resultado “um dos assaltantes foi a óbito no local e o outro foi ferido”, versão que não se sustentou e que se comprovou mentirosa.

 

Bolsonaro à época não fez nenhum comentário sobre a tragédia e apenas o porta-voz da Presidência disse que o presidente “confia no Exército” e que aguardaria o desenrolar das investigações para se manifestar.

 

Dois anos depois, apesar de pouca atenção sobre o caso, um importante passo à frente na direção de alguma justiça foi dado.

 

Os oito militares envolvidos no fuzilamento de Evaldo e Luciano foram condenados, sendo um feito inédito na história.

 

O julgamento histórico sentenciou o tenente Ítalo Nunes a 31 anos de reclusão e os outros sete militares receberam condenação de 28 anos.

 

Muito provavelmente a defesa dos militares irá recorrer da decisão. O caso agora seguirá para o STM (Superior Tribunal Militar) em Brasília.

 

Em entrevista concedida ao portal de notícias Uol, a viúva de Evaldo relatou “a sensação de dever cumprido, por poder estar honrando o nome do meu esposo. Como é satisfatório poder chegar em casa e dar essa notícia para o meu filho”.

 

A viúva de Luciano também considerou “muito justa a decisão da juíza, mas meu sentimento agora é alívio e tristeza, de ficar lembrando de tudo isso de novo”.

 

O Movimento Quilombo Raça e Classe, afiliado à CSP-Conlutas, emitiu nota sobre o caso logo quando ocorreu e indagou: “Não faz muito tempo que casos similares ocorreram tendo como executores militares e policiais e, como alvos, negros, moradores do morro e da periferia, o que deixa a pergunta: até quando?”

 

Muitos outros casos vieram depois deste e a luta não cessou por nenhum momento. Seguimos cobrando pelas vidas de João Pedro, Ágata, Marielle e tantos outros negros.

 

Ações criminosas da PM e do Exército, ambos braços armados do Estado, têm como alvo sempre o povo pobre e negro. Mais do que justiça, o povo negro quer o fim do genocídio e da violência racista estrutural. Basta de genocídio da população negra.


Fonte: cspconlutas.org.br