Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

terça-feira, 10 de março de 2020

CASA DE CULTURA DE NOVA CRUZ/RN RECEBE CURSO DE FLORES DURANTE TODA A SEMANA!

 Dezenas de mulheres aderiram ao Curso de Flores, que o apoio cultural da Casa de Cultura de Nova Cruz/RN

Amostras do que as mulheres são capazes de fazer com suas mãos de ouro!
 Cartazes de divulgação do curso

Desde de ontem (9), que a Casa de Cultura "Lauro Arruda Câmara" - Nova Cruz/RN abriu suas portas para a sua primeira atividade em 2020, apesar de todas as dificuldades que a mesma vem enfrentando.

A Casa de Cultura em parceria com amigos da casa selou uma parceria com SULFLORESPR, na responsabilidade dos senhores Vanderlei e Ermilson.  Até ontem (9) já haviam sido inscritos dezenas de interessados em sua maioria mulheres.  Foi "cobrado" um (1) quilo de alimento era para a inscrição.

O curso é realizado pela manhã, tarde e noite... Você é quem escolhe o melhor turno para você participar.

No final do curso, que encerra-se na próxima sexta-feira (11), todas/os receberão CERTIFICADOS!

Acreditamos que ainda dá tempo de se inscreverem! Liguem: (81) 99126 7451 e fale com Ermilson!

Apoio Cultural: Casa de Cultura "Lauro Arruda Câmara" - NOVA CRUZ/RN.


Duarte Coelho de Albuquerque torna-se o 1º donatário a receber uma capitania no Brasil.

Duarte Coelho Pereira, o primeiro donatário da capitania de Pernambuco, é um vulto um tanto misterioso. Pouca coisa foi escrita sobre ele.
         De acordo com algumas fontes, teria nascido nos fins do século XV, começos da década de 1480, na Província da Miragaia, em Portugal.
         Era filho bastardo de Gonçalo Coelho, escrivão da Fazenda Real e comandante da expedição portuguesa que veio para o Brasil em 1503, descendente da antiga família dos Coelho da nobreza agrária portuguesa, e de uma plebéia Catarina Ana Duarte.
         Sem ter um lar organizado, teria sido criado por uma tia materna que era prioresa do Mosteiro de Vila Nova de Gaia.
         Alistou-se na Marinha portuguesa e, com a Armada de Dom Fernando Coutinho, em 1509, viajou pelo Oriente durante vinte anos. Depois de atuar na África e nas ilhas do oceano Atlântico, trocou a vida de soldado pela de povoador e administrador de terras.
         Quando tinha quase sessenta anos, recebeu do rei Dom João III a capitania de Pernambuco, através de carta de doação, datada de 10 de março de 1534 e subscrita em Évora, Portugal.
         Poderia ter ficado na sua terra e tentado administrar a capitania a distância, mas preferiu mudar-se para o Brasil e administrá-la pessoalmente, enfrentando todas as dificuldades existentes na nova colônia portuguesa.
         Chegou ao Brasil no dia 9 de março de 1535, acompanhado de sua mulher, Brites de Albuquerque, do seu cunhado Jerônimo de Albuquerque, e de algumas famílias do norte de Portugal. Trouxe também vários judeus para a montagem de engenhos de açúcar e feitores com experiência nas plantações de cana-de-açúcar na ilha da Madeira e em São Tomé, uma vez que Pernambuco, com clima quente e temperado, sem grandes variações de temperatura e chuvas regulares, era um lugar propício para a cultura da cana.
         Duarte Coelho Pereira, ao chegar em Pernambuco, entrou pela barra da ilha de Itamaracá e desembarcou no rio Igarassu, numa antiga feitoria denominada dos “Marcos”.
         Com o tempo verificou que o local não era apropriado para ser a sede do governo. O lugar apesar de ser abrigado dos efeitos das marés altas não era seguro, pois ele poderia ser facilmente aprisionado se ocorresse um cerco, desde o mar, apenas fechando as entradas Norte e Sul, nos dois extremos da ilha de Itamaracá. Mudou-se então para o sul e estabeleceu a sede do governo na área onde hoje se encontra a cidade de Olinda, possivelmente pouco antes do dia  12 de março de 1537, considerando a data da Carta de Doaçãoconhecida como Foral de Olinda.
         O território da Capitania de Pernambuco, denominada de Nova Lusitânia por Duarte Coelho, abrangia todo o atual estado de Alagoas, indo até o rio São Francisco, na fronteira com o atual estado de Minas Gerais. Era a capitania que tinha a maior área territorial entre todas as que foram doadas pelo rei Dom João III.
         Duarte Coelho expandiu bastante a cultura canavieira na sua capitania, empregando muito dinheiro e trabalho, chegando a exportar depois de pouco tempo açúcar para Portugal.
         Foi um grande administrador e o organizador da economia patriarcal, baseado no açúcar e no negro. Incentivava o povo a plantar cana concedendo isenção de taxas para a montagem dos engenhos e de direitos de exportação do açúcar.
         No início, a sua convivência com os índios foi pacífica, mas depois teve que enfrentar problemas com os nativos. Conseguiu pacificá-los, no entanto, com habilidade e auxiliado por seu amigo, Vasco Fernandes de Lucena e sua mulher índia.
         Não permitia a fixação de degredados nas suas terras, o que lhe rendeu grandes inimizades.
         Desenvolveu o comércio, implantou estaleiros onde eram construídas caravelas e embarcações para transporte de mercadorias e policiamento das costas da capitania, expulsando navios franceses que vinham fazer o contrabando do pau-brasil.
         Seus inimigos criaram muitas intrigas, fazendo com que o rei, quando Duarte Coelho voltou a Portugal, o recebesse de maneira muito fria, apesar de todo o seu empenho e da antiga consideração que o monarca lhe dispensava.
         Essa injustiça abalou-o, profundamente. Sendo um homem de idade, sua saúde  foi muito afetada pelo desgosto, o que ocasionou a sua morte, provavelmente no dia 7 de agosto de 1554, de acordo com o historiador Pereira da Costa.
Portal BRASIL CULTURA

Cultura livre, já!

Dezesseis artistas e intelectuais divulgaram  um videomanifesto em defesa da cultura, da liberdade e da democracia.
O documento é lido por Julia Lemmetz, Juca Kfouri, Debora Bloch, Arnaldo Antunes, Zélia Duncan, Marco Ricca, Armando Babaiof, Roberto Estrela Dalva, Chico Buarque, Malu Mader, Simone Spoladore, Chico César, Dira Paes, Marcos Breda, Barbara Paz, Zeca Baleiro, Fernando Morais, Paulo Betti e Lili Schwarcz.
A manifestação é uma iniciativa da Apaci – Associação Paulista de Cineastas, ABRA, Associação Brasileira de Roteiristas, APAN – Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro, Cooperativa Paulista de Teatro e SATED – Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de São Paulo.


Fonte: Portal BRASIL CULTURA

Bezerra da Silva dia 9 de março de 1927

José Bezerra da Silva (Recife, Pernambuco, 1927 – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005). Cantor, ritmista, compositor. Criança, canta coco e toca zabumba em Recife e aprende a tocar trompete. Pressionado para aprender um ofício, ingressa na escola da Marinha Mercante, de onde é expulso depois de dois anos. Entre 1942 e 1945, muda-se para o Rio de Janeiro, onde trabalha como pintor de paredes. Residindo no Morro do Cantagalo, toca tamborim em pagodes e entrosa-se com músicos de samba. Em 1950, o compositor Doca leva-o para tocar na Rádio Clube do Brasil, atividade que alterna com o trabalho na construção civil.
Sem encontrar ocupação, vive por sete anos como mendigo nas ruas do Rio. Readquire endereço fixo em 1961, quando passa a viver na favela do Parque Proletário da Gávea, voltando a trabalhar no rádio e na construção civil. Também atua como ritmista em discos de sambistas, como Clementina de Jesus (1902-1987) e Roberto Ribeiro (1940-1996), e começa a compor. Na voz de Marlene (1922-2014), “Nunca Mais” [parceria com Norival Reis (1924-2001)] ganha o concurso de carnaval da Rádio Nacional em 1965. Passa a cantar em rádios e lança seu primeiro compacto em 1969. Em 1970, grava seu primeiro LP, Bezerra da Silva: o Rei do Coco, volume 1, lançado em 1973, seguido pelo volume 2 (1976).
Em 1977, integra, como percussionista, a orquestra da Rede Globo, o que lhe permite abandonar o trabalho de pintor. No mesmo ano, lança, em parceria com Genaro, seu primeiro disco de samba, Genaro e Bezerra da Silva Partido Alto Nota 10, que alavanca a carreira de intérprete. Grava Bezerra da Silva Partido Alto Nota 10 – volume 2 (1979), que traz seu primeiro sucesso [“Pega eu” – Criolo Doido (1940)], e Bezerra da Silva Partido Alto Nota 10 – volume 3 (1980).
Entre 1981 e 1993, grava um álbum por ano pela RCA, que lhe rendem 11 discos de ouro, três de platina e um de platina dupla¹. Nessa época, firma-se como intérprete de compositores desconhecidos, autores de seus principais sucessos, como “Malandragem Dá um Tempo” (Popular P, Adelzonilton e Moacir Bombeiro), “Sequestraram Minha Sogra”(Rode do Jacarezinho, Sarabanda e Barbeirinho do Jacarezinho) e “Overdose de Cocada” (Dinho e Ivan Mendonça).
Em 1995, com Moreira da Silva (1902-2000) e Dicró (1946-2012), lança Os Três Malandros in Concert. Na última década de vida, lança mais dez álbuns por diferentes gravadoras, um deles ao vivo, e o último, independente, com repertório gospel, Caminho de Luz (2004).

Análise

Bezerra da Silva é um dos últimos representantes da linhagem de “sambistas malandros”, escolado na síncopa do coco nordestino. Alia a tradição do partido alto, originada no início do século XX nos redutos baianos do Rio de Janeiro, a um filão mercadológico inaugurado por ele e seu parceiro Dicró, o chamado sambandido. Compostos por gente simples do morro, os sambas que interpreta são crônicas da vida nas favelas cariocas, tratando da criminalidade, da violência e da vida precária de seus moradores com linguagem irreverente e coloquial. São frequentes as referências às drogas, como em “A Semente” (Walmir da Purificação, Tião Miranda, Roxinho e Felipão); à delação, tema de “Defunto Caguete” (Adelzonilton, Franco Teixeira, Ubirajara Lúcio); ou aos políticos, satirizados em “Candidato Caô Caô”, (Walter Meninão, Pedro Butina). Por conta dessa temática, enfrenta problemas com as autoridades, para quem letras como “Malandragem Dá um Tempo” (“Vou apertar/ Mas não vou acender agora”) incentivam o consumo de maconha. Longe de fazer apologia às drogas ou ao crime, as letras evidenciam estratégias de sobrevivência dos excluídos numa sociedade injusta e racista, denunciada em letras como “Preconceito de Cor”:
A lei só é implacável pra nós favelados
E protege o golpista
Ele tinha que ser o primeiro da lista
Se liga nessa doutor.

Sua trajetória é marcada pelo estigma da marginalidade. É preso várias vezes “para averiguação”, despejado nos anos 1970 de seu barraco na Vila Proletária da Gávea pela polícia, que o transfere para Cascadura, e salvo duas vezes pela religião. A primeira, quando sai das ruas após frequentar, por quatro anos, um terreiro de umbanda; a segunda, nos últimos anos de vida, quando se torna evangélico. Suas experiências identificam-se com os sambas que interpreta. Estes atualizam a figura do malandro, visto não de forma romantizada, como no samba dos anos 1930 e 1940, mas adequado à realidade das grandes cidades brasileiras que se tornam mais violentas a partir dos anos 1970. Ao contrário da visão cultivada pelas elites, que desprezam suas músicas, o malandro cantado por Bezerra da Silva é aquele que sobrevive à guerra social dos morros sem se tornar bandido.
Embora aproxime-se da chamada “velha guarda” do samba, Bezerra da Silva não compartilha da estética “de raiz”, que defende a pureza e a autenticidade do gênero pela retomada de sucessos do passado. Tampouco se aproxima do pagode dos anos 1980, promovido por músicos como Almir Guineto (1946), Jorge Aragão (1949) ou Zeca Pagodinho (1959), que retomam a tradição do partido-alto. O sambandido, apesar das muitas semelhanças musicais (o canto falado, a ênfase nos instrumentos de percussão, o uso de melodias-clichês) distingue-se pela temática marginal e a relação (de liderança) estabelecida pelo intérprete com os compositores.
Lançando seus discos em sistemas de som comunitários das favelas, portas de lojas, shows populares e programas de rádio AM, obtém sucesso à revelia da indústria fonográfica. Com esta, mantém uma relação de desconfiança, acusando as gravadoras de maquiar os números da venda de discos. Consumidos nos subúrbios e favelas cariocas, seus sambas são apropriados e ressignificados pela classe média em meados dos anos 1990, quando dois de seus maiores sucessos são regravados pelos grupos de rock O Rappa (“Candidato Caô Caô”) e Barão Vermelho (“Malandragem Dá um Tempo”). O rapper Marcelo D2 (1967), que o homenageia em 2003 no rap “CB Sangue Bom” (“Como diz o meu parceiro Bezerra da Silva/ Eu não preciso fazer a cabeça/ Eu já nasci com ela”), grava, em 2010, um álbum tributo ao sambista (Marcelo D2 canta Bezerra da Silva, ressaltando a crítica social presente em seu repertório. Nos últimos álbuns, Bezerra da Silva aproxima-se de São Paulo, gravando sambas sobre a realidade das periferias paulistas, como “Zona Leste Somos Nós” (Marco Antônio) e “Os DPs de São Paulo” (Capri e Silvio Modesto).

Nota

1 Discos de Ouro, Platina e Diamante são certificações de vendas de discos emitidas pela Associação Brasileira dos Produtores de Discos (ABPD), criada em abril de 1958. Reúne, entre seus associados, as empresas de produção musical fonográfica em operação no País. Até 2004, os certificados são definidos da seguinte forma: Disco de Ouro (equivalente a 100.000 unidades vendidas); Disco de Platina (250.000); Platina Duplo (500.000); Platina Triplo (750.000) e Diamante (1.000.000).