Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

domingo, 21 de novembro de 2021

ABERTURA LENTA E ANISTIA PARCIAL - Fonte:https://memoriasdaditadura.org.br - "DE OLHO NO FUTURO SEM ESQUECER O PASSADO!" - Eduardo Vasconcelos - CPC-RN


A partir de 1976, o presidente Ernesto Geisel decidiu controlar de maneira mais direta os “porões da repressão”, dentro da estratégia de preparar o regime para uma futura transição para um governo civil. Mas, durante esse período chamado de “abertura”, registrou-se uma atividade terrorista de direita. Uma sequência de atentados à bomba contra pessoas, órgãos da imprensa, livrarias, universidades e instituições identificadas com a oposição, marcaram a escalada de violência de direita.

Anistia, verdade e justiça

Enviado o projeto oficial de anistia ao Congresso Nacional, formou-se uma comissão mista de parlamentares, cujo presidente era o Senador Teotônio Vilela (MDB-AL), que se projetou como um parlamentar favorável aos presos.

Apesar disso, coube ao deputado Ernani Satyro (Arena-PB) a relatoria da comissão mista, o que redundou na elaboração de um projeto substitutivo que na verdade confirmava a anistia restrita e parcial proposta pelo governo e rejeitava todas as alternativas mais amplas. Para evitar a aprovação desse substitutivo que não contemplava as reivindicações do movimento pela anistia, boa parte do MDB decidiu apoiar a emenda substitutiva de Djalma Marinho (Arena-RN), que ampliava o projeto do governo, tornando a anistia irrestrita, embora também anistiasse explicitamente os torturadores.
Em votação nominal no Congresso, a emenda de Marinho perdeu apenas por quatro votos (206 a 201). Paralelamente, o voto de liderança confirmava o substitutivo de Ernani Satyro, sancionado quase em sua totalidade pelo presidente, transformando-se na Lei 6.683 de 28/8/1979.

“Se o arquivo de Golbery não agrada, o Exército poderia recorrer a outra fonte, talvez mais confiável: a própria força do DOI-Codi. Umas das estrelas principais do bando barra-brava da repressão, coronel de Cavalaria Freddie Perdigão Pereira, produziu uma inédita estatística da repressão, que confirma tudo o que o Exército não conseguiu descobrir sobre ele mesmo. E bastaria ao incansável general sindicante buscar este trabalho na internet no  endereço http://www.eceme.ensino.eb.br/eceme/, no ícone Biblioteca da página oficial da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme), localizada no bairro carioca da Urca, onde oficiais entre capitão e coronel se preparam para chegar, sem desvios, ao generalato. Ali é possível ler na íntegra o texto confidencial da monografia 1137 de 30 páginas apresentada em 1978 no curso da Eceme. No trabalho, o então major Perdigão faz uma simpática biografia sobre os DOI, incluindo na página 28 uma tabela sem precedentes sobre os números de terror e sangue do DOI-Codi paulistano da rua Tutoia em seus primeiros sete anos de vida, tortura e morte, até 19 de maio de 1977.  O levantamento de Perdigão aponta que, naquele período, 2.541 pessoas foram presas pelo DOI do 2º Exército, 1.001 foram encaminhadas ao Dops para processo, 201 foram destinadas a ‘outros órgãos’, 1.289 acabaram liberadas e 51 foram mortas”, Luiz Claudio Cunha

Gilberto Gil defende que história do povo preto seja ensinada nas escolas - Escrito por: Brasil247

Artista critica o fato de a história dos negros não fazer parte das grades curriculares

Em seu perfil no Twitter ele celebrou o Dia da Consciência Negra com uma postagem onde diz: "A história do povo preto não é ensinada nas escolas; fica eternizada em seus relatos e sua arte. Ouça, pesquise, conheça. Uma sociedade justa é constituída por diferentes pontos de vista", e coloca a tag #DiaDaConsciênciaNegra

 Fonte: CUT NACIONAL

Mobilização do PROIFES contra a Reforma Administrativa continua em Brasília e nos estados

 

A décima semana de mobilização do PROIFES-Federação e seus sindicatos federados contra a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32 chega ao configurando-se a luta mais importante deste ano para servidoras e servidores públicos. O PROIFES manteve-se mobilizado por dez semanas consecutivas, com atos em aeroportos nos estados e em Brasília, e marchas e mobilizações no Congresso Nacional, além de conversas com parlamentares de todo o espectro político na busca da rejeição da PEC.

“Desde a aprovação do relatório da PEC 32 na comissão especial, no dia 23 de setembro, as perspectivas de que ela seja votada no Plenário da Câmara ainda neste ano só diminuem semana após semana. Nesse sentido, cada semana que termina sem que ela tenha sido aprovada é uma vitória política da mobilização do PROIFES junto com dezenas de entidades de servidores, e, claro, da sociedade brasileira”, destacou Nilton Brandão, presidente do PROIFES-Federação.

As mobilizações nesta décima semana começaram já no aeroporto de Natal, na tarde de segunda-feira, junto ao senador Jean Paul Prates (PT-RN), que aguardava o embarque para Brasília, e se uniu ao ADURN-Sindicato e aos demais manifestantes que pressionavam os parlamentares que passavam pelo local.


Na manhã terça-feira, o representates do PROIFES se uniram a outras categorias de servidores na recepção a parlamentares no aeroporto de Brasília.

E na tarde de terça-feira os atos contra a Reforma Administrativa continuaram ao lado da Câmara dos Deputados:


Na quarta-feira pela manhã aconteceu a já tradicional caminhada do Espaço do Servidor, na Esplanada dos Ministérios, até o a Câmara dos Deputados, contra a Reforma Administrativa. O PROIFES esteve presente com faixas e bandeiras.

E na terça e quarta-feira houve também conversas com deputados e deputadas de vários partidos, em articulações para barrar a Reforma Administrativa.

Deputado João Maia (PL-RN)


O deputado Túlio Gadelha (PDT-PE) recebeu representantes do PROIFES, que o presentearam com o livro de 15 anos da Federação, e agradeceram o apoio dele na luta contra a Reforma Administrativa.

“A PEC 32 é o maior desmonte do Estado brasileiro proposto até hoje, e vai significar um desastre na oferta de serviços públicos para a população que mais precisa”, afirmou a representantes PROIFES o deputado Jorge Solla (PT-BA):

As mobilizações do PROIFES e entidades continuam nas próximas semanas em Brasília, em luta constante contra a aprovação da PEC 32.

Para mais notícias sobre Reforma Administrativa acesse o site e redes do PROIFES:

Twitter: twitter.com/proifesfederal
Facebook: facebook.com/proifesfederal
Youtube: youtube.com/proifesfederacao
Instagram: instagram.com/proifesfederacao

Fonte: PROIFES

73 mil potiguares estão inscritos para o ENEM 2021 - " Sucesso estudantada no ENEM!" - Eduardo Vasconcelos - CPC-RN

Foto: blogdedaltroemerenciano.com.br

 Neste domingo (21), começa o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que serve, por meio de suas notas, para qualificar os estudantes a se inserirem nas universidades espalhadas pelo país. De acordo com o INEP, 73 mil potiguares já estão inscritos para realizarem as duas modalidades de prova: impressa e digital. 

Esse número, que representa uma diminuição de 43% em relação aos 129.102 estudantes inscritos do Rio Grande do Norte, será dividido em 71.642 candidatos para a forma impressa e apenas 1.499 para a modalidade digital. As provas terão o mesmo conteúdo e serão aplicadas no mesmo horário: às 13h30 (hora de Brasília). 

No que concerne às medidas de biossegurança para a realização do exame, os estudantes terão que utilizar a máscara protetiva, além de passar álcool em gel para fazer a higienização das mãos. Quem não cumprir as orientações, estará suscetível à eliminação das provas. 

Em relação ao perfil dos candidatos do estado, estabelecido levando em consideração apenas a modalidade impressa, 42.698 são mulheres, fato que segue uma tendência nacional e representa 60% do número total de inscrições. No que tange à raça, 1.349 se dizem de cor amarela, 29.656 de cor branca, 224 indígenas e 6.468 pretos. A maioria é formada pelos pardos: 32.820. Outros 1.125 candidatos não informaram.

Fonte: POTIGUAR NOTÍCIAS