Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Relatório mostra face cruel do capitalismo: super-ricos são fruto da miséria

 

Desigualdade social vergonhosa é denunciada em novo documento divulgado pela Oxfam.

16 de Janeiro de 2024

·        

·       

“Desde 2020, os cinco homens mais ricos do mundo duplicaram suas fortunas. No mesmo período, quase cinco bilhões de pessoas ficaram mais pobres”. É com essa informação alarmante que começa o relatório sobre desigualdades da Oxfam.

O documento apresentado no domingo (15), um dia antes da abertura do Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, escancara a face mais cruel do capitalismo: para que exista apenas um super-rico, populações inteiras são obrigadas a viverem na miséria.

Acentuada com a crise provocada pela pandemia do Coronavírus, a desigualdade social produz números absurdos e que nos ajudam a evidenciar o fato de que o atual sistema econômico não serve para a espécie humana.

Exemplo: caso os cinco homens mais ricos do mundo combinassem suas fortunas, eles poderiam gastar um milhão de dólares por dia, durante 450 anos, e o dinheiro não teria acabado.

Em contrapartida, uma trabalhadora do setor de Saúde levaria 1.200 anos para ganhar o que um CEO de uma das 100 maiores empresas da lista da Fortune – revista de negócios com sede nos EUA - ganha em média por ano.

Neste cenário, o Brasil segue sendo um dos países mais desiguais em todo mundo. Quatro dos cinco brasileiros mais ricos aumentaram suas fortunas em mais de 50%, desde 2020. Enquanto isso, mais da metade da população (129 milhões) ficaram mais pobres.

63% da riqueza produzida no Brasil por sua classe trabalhadora fica apenas com 1% da população do país. Na outra ponta, 50% dos brasileiros mais pobres retém apenas 2% de toda riqueza nacional.

Quais os motivos?

Em seu relatório, a Oxfam (organização que monitora as desigualdades econômicas no mundo) aponta as principais causas que geraram este cenário tão desigual. Todos elas são inerentes ao sistema capitalista.

A concentração de riqueza está diretamente ligada a desvalorização dos salários e a premiação abusiva dos diretores das empresas. A OIT (Organização Internacional do Trabalho) alertou em 2022 que o declínio histórico nos salários aumentaria a desigualdade.

Além disso, os milionários alimentam a desigualdade através do não pagamento de impostos. O uso de paraísos fiscais e os incentivos fiscais dados pelos governos às empresas também fazem parte desta conta.

A privatização dos serviços públicos essenciais como Saúde, Educação, Transporte, Água, etc agravam a desigualdade uma vez que são de consumo obrigatório. Geram milhões todos os anos aos empresários e custam cada vez mais no orçamento das famílias.

O colapso climático agravado pelas grandes empresas reforçam o abismo entre ricos e pobres. Aqueles são donos das empresas que aceleram o aquecimento global, enquanto estes são os que mais sofrem com o clima extremo gerado pelo efeito estufa.

Questão de gênero e raça

Segundo o documento da Oxfam, as desigualdades também têm sido sentidas de forma diferente por homens e mulheres e brancos e negros. A média de rendimento das pessoas brancas no Brasil, por exemplo, é 70% superior aos ganhos médios das pessoas negras.

E no Mundo, os homens possuem 105 trilhões de dólares em patrimônio a mais do que as mulheres. Tal diferença é equivalente a mais de quatro vezes a economia dos Estados Unidos.

Derrubar o sistema

Os números são claros e sustentam a informação de que o Capitalismo e sua inerente concentração de riqueza precisa ser derrubado o quanto antes. Além de levar o planeta à total destruição, este sistema econômico é o principal responsável pela miséria mundial.

A CSP-Conlutas acredita que o esforço coletivo pela construção de uma sociedade socialista, sem bilionários, e atendendo aos interesses de toda classe trabalhadora, é a única garantia de futuro para a nossa espécie. Por isso, vamos à luta!

Fonte: CSP-CONLUTAS

PÉ DE MEIA Estudantes de baixa renda poderão receber incentivo financeiro para conclusão dos estudos

O governo federal sancionou, na terça-feira (16/01), o programa Pé de Meia (Lei 14.818/24) que prevê o pagamento de um valor mensal aos estudantes de baixa renda matriculados no ensino médio. A iniciativa surge como um estímulo para que os alunos permaneçam e concluam os estudos. 

O programa é direcionado aos estudantes matriculados no ensino médio da rede pública menos favorecidos, e pertencentes a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). De acordo com o texto, aqueles com renda mensal até R$ 218 por pessoa serão prioridades no recebimento.

Segundo a secretária de Assuntos Educacionais da CNTE, Guelda Andrade, o benefício surge em um bom momento para jovens que encaram a necessidade de abandonar os estudos para ajudar a família financeiramente. "Considerando que o maior motivo da evasão escolar no ensino médio é por conta do trabalho, e que essas pessoas precisam fazer uma escolha entre aumentar a renda da família ou estudar, esse benefício vem no momento extremamente oportuno", considera.

Ela conta que esse é um tema historicamente discutido em conferências feitas pela CNTE, na busca de soluções que garantam a permanência e a conclusão do ensino médio pelos jovens.

"Pode contribuir muito com a permanência e, assim, a gente espera reduzir significativamente a taxa de abandono dos nossos estudantes no ensino médio. Esperamos que, de fato, a juventude consiga concluir o ensino médio e avançar para educação superior", relata.

Requisitos 

- Após ter sido selecionado, o estudante poderá acessar o benefício caso respeite os seguintes requisitos:

  • - Realizar a matrícula no início de cada ano letivo; 
  • - Manter a frequência de 80% do total de horas letivas (a Lei de Diretrizes e Bases da Educação prevê 75%);
  • - er aprovado no fim do ano letivo;
  • - Participar dos exames do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e de avaliações aplicadas pelos outros entes federativos, quando houver;
  • - Realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no último ano do ensino médio público;
  • - Participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), no caso da modalidade EJA.

Os repasses serão feitos ao longo do ano em um tipo de poupança dos estudantes. Entretanto, o valor ainda não foi definido.

"Claro que o valor precisa ser definido a partir do que o país tem de orçamento, mas também precisamos ter o cuidado para não ser um valor tão reduzido e que isso continue sendo um impedimento. Esperamos que esse valor permita que as necessidades dessas pessoas sejam realmente atendidas com dignidade", frisa Guelda.

Vetos

Entre os vetos feitos pelo presidente Lula, está a retirada do item que proibia o acúmulo do incentivo educacional com o Benefício de Prestação Continuada (BPC). 

Segundo o presidente, “Ao proibir a acumulação do incentivo financeiro-educacional com o BPC, destinado às pessoas com deficiência e de baixa renda, a medida poderia desestimular os beneficiários do BPC a frequentarem as escolas, a concluírem cada ano letivo com êxito e a participarem do Exame Nacional do Ensino Médio e dos exames de avaliação da educação básica”, justificou.

Outro veto foi feito sobre o item que determinava o aumento da frequência mínima do total de horas eletivas, de 80% para 85%, em até três anos após a implementação do incentivo. O argumento é de que a medida seria contrária ao interesse público, além de desestimular a permanência na escola, e a conclusão do ensino médio. 

Com informações da Agência Câmara de Notícias

CNTE - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação

VEM AI A CONVENÇÃO/ASSEMBÉLIA DO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN - ADIADO PARA MARÇO AGUARDEM!!!

 

Imagem: Dandara - em memória! (Era esposa de ZUMBI dos PALAMARES!!!

Agora em março/2024 o Centro Potiguar de Cultura - CPC-RN, estará realizando sua Assembléia Geral para prestamento de conta e Eleição da nova diretoria, Gestão 2024/2026!

O evento ocorrerá provalemnte na Câmara Municipal de Nova Cruz, Rio Grande do Norte  Aguardem!!!

O evento tem como objetivo prestar conta da atual gestão, debates e eleição da nova diretoria - 2024/2026.

Ás pautas são Prestamento de contas ANO 2022/23, DEBATES, CULTURA e ELEIÇÃO DA NOVA DIRETORIA! 

Saudações Culturais,


EDUARDO VASCONCELOS

Presidente do CPC-RN (Centro Potiguar de Cultura)