Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sexta-feira, 8 de julho de 2022

NOSSOS IRMÃOS QUILOMBOLAS! - "TODO O NOSSO RESPEITO AOS NOSSOS IRMÃOS QUILOMBOLAS! "- EDUARDO VASCONCELOS - PRESIDENTE DO CPC-RN

 

Imagem do Google

Quilombolas são os descendentes e remanescentes de comunidades formadas por escravizados fugitivos (os quilombos), entre o século XVI e o ano de 1888 (quando houve a abolição da escravatura), no Brasil. Atualmente as comunidades quilombolas estão presentes em todo o território brasileiro, e nelas se encontra uma rica cultura, baseada na ancestralidade negra, indígena e branca.

NÓS SOMOS A UBES!

 

A UNIÃO BRASILEIRA DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS

Fundada em 1948, no Rio de Janeiro, a entidade, composta pela união de secundaristas, atua para reivindicar avanços na educação e a expansão dos direitos dos estudantes brasileiros.

Presente em todos os 27 Estados do país e no Distrito Federal, a UBES é, ao lado da UNE (União Nacional dos Estudantes) e da Associação Nacional dos Pós-graduandos (ANPG), a maior referência da juventude organizada no Brasil.

Esta entidade organiza-se, basicamente, em três instâncias deliberativas:

  • O Encontro de Grêmios, que reúne os grêmios estudantis do Brasil; 
  • O Conselho Nacional de Entidades Gerais (Coneg), que agrega as entidades municipais e estaduais secundaristas;
  • O Congresso Nacional da UBES (Conubes), formado por todas as entidades e também por todos os estudantes que quiserem, de maneira livre, participar.  

Atuando em diversas frentes para canalizar as reivindicações dos estudantes brasileiros de instituições públicas e privadas do ensino fundamental, médio, técnico e pré-vestibular, a UBES está nas ruas e nas redes, em todas as esferas de governo e ao lado de diversos movimentos sociais do campo e da cidade.

Defendendo a soberania nacional, a democracia e o desenvolvimento sustentável do país, os secundaristas pedem a aplicação de suas vinte metas, entre elas, o investimento de 10% do PIB na educação.

A UBES batalha ainda pelo reconhecimento da meia-entrada para as atividades culturais e esportivas como um direito de todos os estudantes. Reivindica a reformulação do ensino médio, mais democracia nas escolas, o fim do machismo, do racismo e da homofobia no ambiente escolar e mais assistência estudantil.

Reforça a luta pelo passe livre estudantil, pela reforma política com o fim do financiamento empresarial de campanhas, pela desmilitarização da Polícia Militar e pela democratização dos meios de comunicação.

NOSSA HISTÓRIA

Fundada em 25 de julho de 1948, no Rio de Janeiro, a UBES carrega uma história de protagonismo nos principais momentos da vida nacional das últimas sete décadas. Já nos anos de 1950, o movimento estudantil encabeçou a campanha “O Petróleo é Nosso!” e a Revolta dos Bondes.

Após o golpe militar de 1964, a entidade foi posta na ilegalidade e muitos secundaristas morreram na resistência ao regime, tendo sua reconstrução apenas em 1981. 

Nessa década, foi linha de frente da campanha pelas “Diretas Já!” e conquistou o direito do voto aos 16 anos no Brasil. Em 1992, foram os estudantes secundaristas “cara-pintadas” os principais personagens da campanha Fora Collor.

A UBES resistiu contra o projeto neoliberal, as privatizações em setores estratégicos do país e o sucateamento da educação nacional durante o governo FHC e protagonizou vitórias, como a reserva de vagas para estudantes de baixa renda nas universidades e a Lei de Cotas nos anos Lula e Dilma.

Fonte: UBES

ONTEM (07/07) EDUARDO VASCONCELOS PRESIDENTE DO CPC-RN ESTEVE EM AUDIÊCIA COM A CHEFE DE GABINETE DA SEEC-RN - ANA MORAIS - EM PAUTA O CPC-RN!

 

Eduardo Vasconcelos, presidente do CPC-RN ontem (07) em Audiência com a Chefe de Gabinete da SEEC-RN, professora, ANA MORAIS.

Ontem (07/07/2022), o presidente do Centro Potiguar de Cultura - CPC-RN, EDUARDO VASCONCELOS esteve em audiência com a Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer- SEEC-RN, professora, ANA MORAIS, cujo objetivo é a Campanha recentemente laçada pelo CPC-RN ( Centro Potiguar de Cultura ), denominada de "COMPRA DA SEDE DO CPC-RN!". 

Professora, Ana Morais se prontificou a levar o assunto ao professor e Secretário, Getúlio Ferreira. Eduardo Vasconcelos agradeceu e certificou que protocolou na Governadoria ofício na á Governadora, FÁTIMA BEZERRA, oficializando pleito da COMPRA DA CASA, inclusive colocando o valor de uma casa em NOVA CRUZ, que custa em torno de 65 a 70 mil reais. Em ponto central de NOVA CRUZ - RN, cidade em que o CPC-RN tem ações constantes e de onde surgiu a ideia de Criar o Centro Potiguar de Cultura - CPC-RN, levando a uma grande reunião no dia 30/12/2009 no SESC de Ponta Negra - Natal - RN, onde surgiu a Fundação do CPC-RN. "UM SONHO A SER BREVEMENTE REALIZADO!"

Eduardo, finalizou agradecendo o apoio da professora, Ana e ao professor, Getúlio Ferreira, secretário da SEEC-RN, bem como a Governadora, FÁTIMA BEZERRA pelos apoios dados ao CPC-RN.


CULTURA POPULAR BRASILEIRA




Ela 
reúne elementos e tradições culturais que estão associados à linguagem popular e oral

Fundamentada no saber vulgar, de transmissão oral, embora se divida em componentes rural e urbano, a cultura popular ela foi e sempre será transmitida de geração em geração.

Fonte e Imagens do Google