Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

quarta-feira, 26 de abril de 2023

Revolução dos Cravos – 25 de abril

 

Foi o movimento que derrubou o regime salazarista em Portugal, em 1974, de forma a estabelecer as liberdades democráticas promovendo transformações sociais no país. Após o golpe militar de 1926, foi estabelecida uma ditadura no país. No ano de 1932, Antônio de Oliveira Salazar tornou-se primeiro-ministro das finanças e virtual ditador. Salazar instalou um regime inspirado no fascismo italiano. As liberdades de reunião, de organização e de expressão foram suprimidas com a Constituição de 1933.

Portugal manteve-se neutro durante a Segunda Guerra Mundial. A recusa em conceder independência às colônias africanas estimulou movimentos guerrilheiros de libertação em Moçambique, Guiné-Bissau e Angola. Em 1968 Salazar sofreu um derrame cerebral e foi substituído por seu ex-ministro Marcelo Caetano, que prosseguiu com sua política. A decadência econômica e o desgaste com a guerra colonial provocaram descontentamento na população e nas forças armadas. Isso favoreceu a aparição de um movimento contra a ditadura.

No dia 25 de abril de 1974, explode a revolução. A senha para o início do movimento foi dada à meia-noite através de uma emissora de rádio, a senha era uma música proibida pela censura, Grândula Vila Morena, de Zeca Afonso. Os militares fizeram com que Marcelo Caetano fosse deposto, o que resultou na sua fuga para o Brasil. A presidência de Portugal foi assumida pelo general António de Spínola. A população saiu às ruas para comemorar o fim da ditadura e distribuiu cravos, a flor nacional, aos soldados rebeldes em forma de agradecimento.

Grândula Vila Morena

Portal BRASIL CULTURA

Ecad fecha contrato com TIDAL para pagamento de direitos autorais no Brasil - Por Portal BRASIL CULTURA

Nova conquista da gestão coletiva da música garante remuneração a compositores por músicas tocadas no serviço de streaming

O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) e a plataforma de streaming de música TIDAL anunciam hoje um acordo para o pagamento de direitos autorais de execução pública no Brasil pelas músicas tocadas no serviço em território nacional.

“Esse é mais um acordo firmado por nossas equipes, que vêm realizando um trabalho constante de conscientização junto aos usuários de música sobre a importância do pagamento dos direitos autorais para compositores e toda a classe artística. É fundamental contar com o TIDAL e esperamos que essa seja uma parceria voltada para o futuro e com o reconhecimento do trabalho realizado por todos aqueles que vivem da música”, disse a superintendente executiva do Ecad, Isabel Amorim.

O TIDAL enviará ao Ecad regularmente o relatório de uso contendo todas as obras executadas em determinado período. Com base nessas informações, o Ecad fará a identificação das músicas, de forma automatizada, por meio do cruzamento com o seu banco de dados.

Nos últimos quatro anos, o Ecad já identificou quase 4 trilhões de execuções de faixas tocadas em streaming, a partir dos processos de matching automático das informações recebidas das plataformas digitais

Compartilhar:

Satélite de internet com maior capacidade do mundo será lançado hoje (26)

 Foto: Divulgação/Viasat

A empresa de telecomunicações Viasat planeja lançar nesta quarta-feira (26) um satélite de internet com 1 terabit por segundo (Tbps), a maior capacidade do mundo. O ViaSat-3, como é chamado é um conjunto de três satélites que levarão conexão para praticamente qualquer local do planeta.

O primeiro satélite vai cobrir as Américas e, de acordo com a empresa, começará a operar no Brasil no segundo semestre. No futuro, serão lançados um para cobrir Europa, Oriente Médio e África, e outro para a região Ásia-Pacífico. Confira os principais pontos sobre o ViaSat-3.

Tem a maior capacidade de tráfego do mundo, podendo atingir 1 Tbps em cada uma das três unidades;

É o mais leve já produzido pela Viasat, com algo entre 5,6 e 6 toneladas;

Tem 50 metros de comprimento, cerca de metade de um campo de futebol;

Voltado para a área rural, poderá oferecer velocidade de download de 100 Mbps;

Ficará a cerca de 36.000 quilômetros da Terra, e cada um cobrirá cerca de um terço do globo;

Será lançado pela SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk

Tem previsão de operar durante 15 anos;

Deve entrar em operação no Brasil no segundo semestre de 2023.

Como será o lançamento?

O lançamento está previsto para acontecer por volta das 20h30 (horário de Brasília) em uma base no Cabo Canaveral, na Flórida. O satélite será levado ao espaço pelo Falcon Heavy, nave da SpaceX que é usada desde 2018, quando levou um carro ao espaço – a empresa de Musk tem seu próprio serviço de internet via satélite, o Starlink.

Segundo a Viasat, após se desprender do foguete, o satélite fará a implantação de seus painéis solares e, então, se posicionará na órbita terrestre. Depois dessas etapas, é possível lançar o serviço para os consumidores.

 Fonte: Potiguar Notícias

Fonte: g1