Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sábado, 18 de dezembro de 2021

União Brasileira dos Estudantes Secundaristas - UBES - "UMA HISTÓRIA DE LUTA!" - EDUARDO VASCONCELOS - PRESIDENTE DO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN



Rozana Barroso

Presidenta

@rozana.barroso
Campo dos Goytacazes (RJ)

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas é a entidade que congrega e representa todos os estudantes de instituições de ensino fundamental e ensino médio, ensino técnico e ensino pré-vestibular do Brasil. Foi fundada em 25 de julho de 1948 na praia do Flamengo, no Rio de Janeiro. Wikipédia

PresidenteRozana Barroso,atual presidenta!
Fundação25 de julho de 1948

Acessem: https://ubes.org.br

Quem é a mulher que ajudou Ratinho a linchar a deputada Natália Bonavides - por Davi Nogueira - " TODA A NOSSA SOLIDARIEDADE A DEPUTADA NATÁLIA BONAVIDES - EDUARDO VASCONCELOS - CPC-RN

 

Os programas de auditório da TV aberta – que seguem firmes e fortes com telespectadores fiéis e acríticos – parecem, sob o olhar de quem tem o mínimo de noção do ridículo, um pedaço de passado medonho que se integra ao presente mais ou menos como uma esquizofrenia coletiva.

A receita do patrão tóxico + assistente de palco gostosa e burra inacreditavelmente ainda funciona muito bem em pleno Século XXI. Quer uma prova? A audiência que se mantém em programas como o do Ratinho e do Silvio Santos.

Silvio está para Ratinho assim como Ellen Ganzarolli está para Milene Pavorô. Seus papéis na TV, muito bem definidos, embora se pretendam e se façam parecer espontâneos, são, na verdade, teatrais e um tanto quanto forçados.

LEIA MAIS:

No caso de Pavorô, a coisa fica ainda mais burlesca: o sotaque do interior propositalmente destacado ajuda a montar o personagem da gostosa burra, que, tal qual um bobo da corte, se submete a pequenas (e grandes) humilhações no palco a fim de divertir um público desqualificado (no sentido literal da palavra, sem ofensas).

A esquizofrenia é tanta que apresentadores como esses – facilmente comparáveis aos carniceiros pseudojornalistas como Datena – já nem são contestados por gente sensata.

As pessoas já não se dão ao trabalho, e incorrem no erro rude de tratá-los como velhos senis aos quais ninguém dará ouvidos (spoiler: muita gente dá ouvidos).

Silvio Santos foi machista na TV? Tudo bem, é só o Silvio Santos, ele é assim mesmo. Ratinho incitou assassinato de uma mulher usando uma metralhadora em rede nacional? Normal, faz parte do show.

Não, você não leu errado. O apresentador bolsonarista Carlos Massa, conhecido como Ratinho, se superou esta semana no quesito sensacionalismo barato.

Ratinho ameaçou metralhar deputada

Durante o seu programa de rádio “Turma do Ratinho”, ao vivo, o locutor leu uma notícia sobre um Projeto de Lei da petista que propõe alterar os termos “marido e mulher” na celebração de casamentos civis, substituindo a frase “vos declaro marido e mulher” por “firmado o casamento”, para incluir as uniões civis de pessoas homossexuais e transexuais que não se enquadram nas definições de “marido e mulher”.

O projeto de Lei tem sido erroneamente atribuído à deputada Natália Bonavides, o que lhe rendeu ataques misóginos por parte do apresentador:

“Natália, você não tem o que fazer? Vá lavar roupa, vai fazer algo, a lavar as caixas do seu marido, a cueca dele. Isso é uma imbecilidade. A gente tem que eliminar esses loucos. Não dá pra pegar uma metralhadora?”

Quando foi que naturalizamos a incitação ao crime (que é, por si só, um crime) na mídia?

O que parece “apenas” apelação rasteira pra conseguir audiência – porque é assim que programas como este sobrevivem, à base de baixaria – é, na verdade, uma verdadeira incitação ao linchamento de uma mulher.

Pra gente como ele, misoginia é estratégia de comunicação. É assim que ele se comunica com o seu público porque – aceitemos – é disso que esse público gosta. Basta reparar – de novo – no tratamento dispensado às assistentes de palco obrigadas a fazer a linha gostosa-e-burra.

O tratamento grosseiro e constrangedor – um verdadeiro banho de vergonha alheia – dispensado a essas mulheres é apenas a ponta do iceberg. Por trás dele existe a objetificação de seus corpos e, de vez em quando, a violência física também.

Em 2016, Ratinho chutou a própria assistente de palco, Milene Pavorô, na nuca. O chute foi disferido contra uma caixa de papelão sob a qual Milene estava escondida (sim, é claro que Ratinho sabia que ela estava lá).

Estamos falando de violência verbal e física contra mulheres empregada como entretenimento em pleno Século XXI. Você compreende a gravidade disso?

Mulheres como Milene Pavorô e Ellen Ganzarolli são colocadas em uma posição de objetificação tão profunda, que se torna admissível que sejam agredidas gratuitamente em rede nacional. Ou isso, ou jamais terão espaço em emissoras como SBT e Record.

Nesses espaços, elas são apenas seus corpos.

Silvio Santos e Milene Pavorô
Milene Uehara, a Milene “Pavorô”, com Silvio Santos

E é claro que é incômodo – em certo ponto, inaceitável – que mulheres aceitem esta posição e colaborem com a normalização da misoginia na TV. Mas é certo e compreensível que se trata tão somente de uma tentativa de viver e trabalhar.

O erro, é evidente, não está nelas. Está na normalização da misoginia que se constrói e fortalece toda vez que um absurdo como esse chega até o grande público e não é rechaçado no nível em que deveria ser.

Gente como Ratinho e Silvio Santos deveria ser dura e incansavelmente criticada todos os dias, até que víssemos se esvair a última gota de sua popularidade. Erradicar esse tipo de “entretenimento” deveria ser uma prioridade para nós, progressistas. Mas continuamos dizendo “é só o Ratinho, quem liga pro Ratinho?”

Fora da sua bolha progressista intelectualóide, muita gente liga. E muita mulher segue, de uma forma ou de outra, apanhando.

Fonte: DIÁRIO DO CENTRO DO MUNDO - DCM

Bilac e Patrocínio causaram o primeiro acidente de carro do Brasil


Em 1903, quando José do Patrocínio resolveu comprar um Serpollet, o automóvel estava longe de ser um produto de massa no país. Pouquíssimos veículos circulavam pelas ruas e estradas brasileiras, não existiam leis regulamentando o trânsito e tudo dependia do bom senso dos condutores. Foi nesse cenário que ocorreu o primeiro acidente de automóvel do Brasil, envolvendo o dono do carro e seu amigo, o poeta Olavo Bilac.

Patrocínio teve a infeliz ideia de ensinar o poeta a dirigir. Para desespero dos cariocas, foram os dois no Serpollet a vapor, Bilac ao volante, na mão inglesa e Patrocínio no banco de passageiro dando instruções.

Por alguns quilômetros o poeta conduziu o veículo um tanto quanto desgovernado, deixando os transeuntes de cabelo em pé.

Então, numa curva, à incrível velocidade de três quilômetros por hora, Bilac perdeu o controle da direção e atingiu em cheio uma árvore. O Serpollet  partiu o tronco e caiu no barranco.

Os dois aventureiros saíram ilesos do acidente, sendo a inocente árvore, a única vítima do ocorrido.

Serpollet, entretanto, deu perda total e Patrocínio perdeu o seu automóvel importado.

Fonte: Portal BRASIL CULTURA

PRÓXIMO DIA 30/12 O CPC-RN (CENTRO POTIGUAR DE CULTURA) COMPLETARÁ 12 ANOS! LUTAS - CONQUISTAS E MUITO CHÃO PELA FRENTE!

PRÓXIMO DIA 30/12 O CPC-RN (CENTRO POTIGUAR DE CULTURA) COMPLETA 12 ANOS! LUTAS - CONQUISTAS E MUITO CHÃO PELA FRENTE!

Próximo dia 30 de dezembro o CENTRO POTIGUAR DECULTURA - CPC-RN completará 12 ANOS!

Já avançamos e muito! Hoje o CPC-RN tem hoje o reconhecimento de Utilidade Municipal e Estadual, este ano vamos para a batalha do registro Nacional, com isso poderemos através de projetos, termos apoio das 3 esferas governamentais, ou seja: Municípios, Estado e Governo Federal.

Tem muito chão pela frente!

O importante é que o CPC-RN tem cumprindo e muito para o avanço e reconhecimentos dos talentos potiguares, como os diplomas de honra ai mérito que a entidade entrega a artistas, grupos culturais, poetas/poetizas, amantes da cultura, enfim aqueles que defendem e gosta de cultura.

Dia 30/12 faremos apenas a entrega de Diplomas ao Mérito aos amigos, políticos e artistas que tem dando muito força para o avanço da nossa entidade.

Que 2022 seja mais dinâmico e que os governos tenham projetos voltados para os artistas brasileiros e em especial para os potiguares. Vamos á LUTA!

Agradecemos aos parceiros sindicalistas, instituições públicas e privadas que tanto tem dado força para que o CPC-RN possa continuar nesta trajetória no fortalecimento da CULTURA!

Seja forte, mas seja, CENTRO POTIGUAR DE CULTURA!

Que todos e todas tenham um NATAL e um ANO NOVO DE PAZ, AMOR E ESPERANÇA POR UM BRASIL MELHOR, E É COM MAIS CULTURA E INCENTIVO PARA OS ARTISTAS POTIGUARES E NACIONAL.

Eduardo Vasconcelos

Presidente

Cláudio Lima

Diretor Financeiro