Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

terça-feira, 27 de setembro de 2022

Quatro deputados do RN que tentam reeleição votaram 100% contra os trabalhadores - " DE OLHO NELLES!" - Eduardo Vasconcelos - CPC-RN


MONTAGEM/CUT-RN

O Rio Grande do Norte, 17º colégio eleitoral do país, tem 2.554.727 eleitores cadastrados para o pleito de 2022, o que representa 1,6% do total, e tem oito vagas na Câmara dos Deputados. Entre os candidatos que disputam um cargo de deputado federal, os quatro que tentam se reeleger votaram 100% contra as pautas sociais e trabalhistas que representavam benefícios para a classe trabalhadora e os cidadãos mais pobres do país.

São eles: General Girão (PL), João Maia (PL), Carla Dickson (União Brasil) e Beto Rosado (Progressista).

Para os trabalhadores e trabalhadores não elegerem quem vota contra eles em Brasília, a CUT orienta: Na hora de escolher em quem votar,  analise o histórico dos candidatos, como votaram projetos de interesse dos trabalhadores, pense nos direitos que eles ainda podem atacar se forem eleitos. 

Para lutar por direitos sociais e trabalhistas, CUT lança 49 candidatos no país

Confira como Girão, Maia, Dickson e Rosado votaram pautas de interesse dos trabalhadores.

Girão, que é militar, votou contra todas as pautas e reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras na Educação. Ele votou sim pela regulamentação do homeschooling (escola em casa) e para que os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) fossem aplicados no setor privado. Além disso, votou a favor do congelamento dos salários dos servidores públicos (PL 39/2020).

Mesmo com o RN sendo um dos maiores produtores de petróleo em terra no Brasil, o deputado Cearense, que se elegeu pelo RN, votou contra os trabalhadores e pela Privatização da Petrobras (PL 1031/2021), do Saneamento básico (PL 4162/2019), e pela privatização dos Correios (PL 591/2019).

João Maia, que tenta se reeleger para o quarto mandato, também votou 100% contra os trabalhadores. Ele foi relator do projeto chamado de Novo Marco Legal das Garantias de Financiamentos (PL 4188/21), que permite aos bancos penhorar a casa de famílias endividadas como garantia para a concessão de empréstimo.

- Ele votou a favor do congelamento dos salários dos servidores públicos (PLP 39/2020); e

- Aprovou o trabalho aos domingos e feriados sem pagamento adicional da hora trabalhada (MP 881/2019).

Carla Dickson, médica, casada com o colega de profissão e deputado estadual Albert Dickson, ambos defensores do "tratamento precoce" para Covid-19,  que atuaram para utilização de Ivermectina durante a pandemia, tenta se reeleger após uma atuação pífia e 100% contra os trabalhadores.

O casal que tinha mais de 200 mil seguidores em uma rede social, teve o canal suspenso por disseminar informações e notícias falsas sobre o enfrentamento à Covid-19. Carla, assumiu o mandato em 2020, após a posse do deputado Fábio Faria como ministro das Comunicações.


– Votou a favor do PL 1613/2021, que que permite ao SUS receitar e aplicar remédios com indicação de uso diferente da aprovada pela Anvisa. 

- Votou a favor do trabalho voluntário remunerado com meio salário mínimo (MP1099/2021).

Beto Rosado é Engenheiro Agrônomo e representa uma das oligarquias centenárias do estado e também tenta se reeleger para o terceiro mandato.

Ele votou a favor do projeto de lei que obriga os trabalhadores a trabalharem mais e a receberem menos na aposentadoria e alguns a sequer se aposentarem pois terão de trabalhar até morrer.

– Votou a favor da reforma da Previdência – Aposentadorias e Pensões – (PEC 6/2019)

- Votou a favor das novas regras para o Teto de Gastos - (PEC 186/2019).

Acesse o site do Diap e saiba mais

A ferramenta “Quem foi Quem”, criada pelo  Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), mostra a atuação de cada um dos parlamentares durante o mandato. Basta acessar o site do Diap, digitar o nome do parlamentar, clicar se é deputado ou senador, o estado de origem e clique em filtrar.


Fonte: CUT NACIONAL

Hoje é Dia de São Cosme e Damião

O Dia de São Cosme e Damião é comemorado em 27 de setembro pelos seguidores do candomblé, xangô, xambá, umbanda e batuque, no dia 26 de setembro é celebrado pelos católicos.

São Cosme e Damião, ao lado de São Lucas, são conhecidos como os santos padroeiros dos médicos e dos farmacêuticos.

Nesta data, em praticamente todo o país, existe o hábito de dar doces e brinquedos para as crianças, que vão para as ruas para receberem essas recompensas.

História de São Cosme e São Damião

Cosme e Damião eram dois irmãos árabes, provavelmente gêmeos, que residiam na região da Ásia Menor. Eles eram médicos cristãos, sendo que demonstravam grande compaixão pelos doentes, seres humanos e animais, curando-os sem cobrar dinheiro.

Eles ficaram conhecidos como inimigos do dinheiro e, posteriormente, foram acusados de serem inimigos dos deuses romanos. Por esse motivo, os jovens foram condenados à morte por ordem do Imperador Diocleciano, por volta do século IV d.C.

Sincretismo Religioso

Com o sincretismo religioso, os negros africanos escravizados cultuavam a imagem de São Cosme e Damião como se fossem os correspondentes aos orixás gêmeos Ibejis. Esses são representados pela imagem de irmãos gêmeos, que indicam a boa sorte que seus pais tiveram em ter dois filhos ao mesmo tempo.

Neste dia, nos terreiros, celebra-se a alegria e a inocência das crianças. Daí vem o costume de oferecer às crianças doces no dia 27 de setembro.

Oração a São Cosme e Damião

“São Cosme e Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal.

Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranquila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração. Que a vossa proteção conserve meu coração simples e sincero, para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: ‘Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino do Céu’. São Cosme e Damião, rogai por nós. Amém”.

Fonte: Portal BRASIL CULTURA

PUC-SP recebe “Ato em Defesa do Jornalismo e da Democracia”

 

Ato organizado por 15 entidades acontece nesta terça (27) e rechaça agressões de Bolsonaro e seguidores contra jornalistas, especialmente às mulheres

Frente à escalada de ameaças, agressões, ataques físicos e virtuais, tentativas de censura e intimidação contra jornalistas, especialmente durante o período eleitoral, 15 entidades jornalísticas e organizações que defendem a liberdade de imprensa e os direitos humanos se unem no “Ato em Defesa do Jornalismo e da Democracia” que acontece nesta terça-feira (27), às 19 horas, no campus Monte Alegre da PUC São Paulo, auditório 239 (2º andar, prédio novo).

Segundo reportagem do jornal Brasil de Fato, somente no primeiro mês da campanha eleitoral, foram registradas 2.865.845 postagens com conteúdo ofensivo contra jornalistas no Brasil. Destes total, 88% das postagens foram dirigidas a mulheres jornalistas. Os dados são da organização Repórteres Sem Fronteiras, em parceria com o Laboratório de Estudos Sobre Imagem e Cibercultura (Labic), da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

“A gente percebe que nesse período eleitoral, as ameaças e os ataques vêm aumentando, especialmente contra jornalistas mulheres”, diz Thiago Tanji, presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJSP). “Diante disso todas as entidades, mas sobretudo as da nossa categoria, têm que se levantar e deixar sua posição bem clara contra qualquer tipo de autoritarismo e contra as aspirações obscurantistas do atual governo, que sistematicamente ataca a nossa profissão”, afirma.

Números da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) mostram o peso de Jair Bolsonaro (PL) no clima de agressividade contra jornalistas. Segundo a federação, em 2021, houve ao menos 430 agressões a jornalistas e meios de comunicação, o maior número da série histórica do levantamento. Destes, 147 ataques, ou 34,2% do total, foram causados pelo presidente.

As jornalistas Patrícia Campos Mello e Bianca Santana, vítimas de agressões e ataques promovidos por Bolsonaro e seus apoiadores, estarão presentes no ato para compartilhar suas histórias.

Durante a atividade, as entidades organizadoras apresentarão os mais recentes números da violência contra jornalistas no último período e divulgarão um manifesto unificado em defesa do livre exercício do jornalismo e da democracia.

O ato é convocado pelas seguintes entidades: Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Associação de Jornalismo Digital (Ajor), Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Repórteres sem Fronteiras (RSF), Instituto Vladimir Herzog, Associação Profissão Jornalista (ApJor), Barão de Itararé, Intervozes, Centro Acadêmico Vladimir Herzog, Centro Acadêmico Benevides Paixão.

O evento contará com a presença de organizações da sociedade civil em defesa dos direitos humanos, como OAB, Grupo Prerrogativas, Grupo Tortura Nunca Mais e Comissão de Justiça e Paz, Condepe – Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, além do apoio e parceria do Curso de Jornalismo da PUC-SP e da FAFICLA.

SERVIÇO:

O que: Ato em Defesa do Jornalismo e da Democracia

Quando: Terça-feira, 27 de setembro

Horário: 19 horas

Onde: Auditório 239 da PUC São Paulo, no Edifício Reitor Bandeira de Mello (prédio novo) – Rua Ministro Godói, 969, Perdizes, São Paulo

Quem não for de São Paulo, poderá acompanhar a transmissão ao vivo.

Fonte: Portal BRASIL CULTURA