Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Fotógrafo natalense fica entre os 50 melhores do mundo

 Foto: Rafael Buarque

O Rio Grande do Norte não é rico só em beleza naturais com belas e paradisíacas praias não. Nosso estado também é rico quando o assunto é talento e artes. Prova disso são os constantes destaques e prêmios que nossos artistas vêm conseguindo no mercado nacional e internacional. Dessa vez, a fotografia ganha um destaque ainda maior. O fotógrafo natalense Rafael Buarque, que coleciona vários prêmios na categoria só neste 2021. 
 
Rafael Buarque está entre os 50 melhores fotógrafos do mundo, o que é motivo de orgulho para o nosso estado. Rafael é especialista em casamentos e foi justamente nessa categoria que rendeu para ele a indicação mundial feita pela Inspiration Photographes, uma das mais renomadas associações de fotografia. 
 
O fotógrafo também faz registros de vários outros tipos. O especialista de fotos de casamento hoje tem sua agenda cheia e conta com lista de reserva para novos agendamentos.

Fonte: POTIGUAR NOTÍCIAS 

Governo do RN implanta mais de 10 mil progressões salariais para professores - SEEC/ASSECOM

Os professores da rede estadual de educação tiveram um bom motivo para comemorar no último dia de (30/11). Compromisso do governo estadual firmado com a categoria, mais de 10 mil servidores do magistério estadual receberam o pagamento da progressão por nível e letra. O pagamento foi creditado junto com os vencimentos de novembro.

Foram implantadas 8.445 progressões horizontais (letras) relativas a tempo de serviço e 3.028 progressões verticais (nível) relativas à comprovação acadêmica a um grupo estimado de 10 mil professores. O impacto destas progressões na folha de pagamento da Educação é de R$ 47 milhões.

Para que essa vantagem fosse paga, um grande trabalho técnico antecedeu esse momento, unindo as pastas da Educação, Administração, Planejamento, Gabinete Civil e órgãos de controle estadual. “Estamos cumprindo com a promessa feita aos nossos professores. Em um governo popular, liderado por uma professora, a educação é valorizada e respeitada”, frisa Getúlio Marques, titular da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN (SEEC).

A vantagem foi anunciada no último dia 15 de outubro, durante o Dia do Professor, pela governadora professora Fátima Bezerra, em cerimônia realizada no Instituto Padre Miguelinho, em Natal. “Estamos corrigindo injustiças e anunciando o pagamento de duas letras e a mudança de nível. Reafirmo o compromisso em respeitar o piso salarial nacional do magistério para ativos e aposentados. Só com respeito aos profissionais da educação se constrói uma escola digna”, afirmou a governadora durante o anúncio da progressão.

Na atual gestão, mais de 2.191 professores efetivos foram contratados para suprir as demandas de mais de 600 escolas que compõem a rede estadual de educação. Outros 1.897 professores temporários também foram contratados neste período. O reajuste acumulado da categoria soma 17,01%.

Fonte: www.educacao.rn.gov.br

Nota das centrais sindicais: Repudiamos a tentativa do governo de impor nova reforma que retira direitos trabalhistas

Depois de a carteira verde amarela e a MP 1.045 terem sido derrotadas pela pressão, resistência e luta do movimento sindical, o governo Bolsonaro tenta mais uma vez implementar uma nova reforma trabalhista, sob o manto parlamentar. Trata-se, mais uma vez da obsessão política de uma perigosa elite financeira de extinguir qualquer amparo e proteção ao trabalhador.

Essa elite nem sequer disfarça sua falta de argumentos para tal investida. Agora, por meio de seus porta-vozes no governo, defende que a “flexibilização trabalhista resolveria o problema do alto desemprego e melhoraria as condições para os informais”. É mais uma manobra que insiste em aprofundar a reforma de Michel Temer. Uma reforma que conduziu o Brasil à crise que eles mentirosamente dizem tentar resolver: aumento recorde do desemprego e da miséria.

Nos anos anteriores à reforma de 2017 o Brasil estava no caminho do crescimento. Estávamos na lista dos países mais industrializados, o desemprego era baixo, pouco a pouco a desigualdade diminuía e o povo brasileiro vivia a amplamente noticiada ascensão da Classe C, com maior acesso a bens e serviços. Tudo sob plena vigência da CLT.

Na contramão daquele crescimento, ao retirar ainda mais direitos, o governo aumentará o contingente de desempregados e miseráveis que, oprimidos pela necessidade de sobrevivência, acabarão se dispondo a trabalhar em qualquer condição para poder comer e, com sorte, morar em algum lugar. Talvez seja essa a ideia desse grupo.

Além de repudiar, resistiremos e reagiremos contra essa e qualquer outra medida nefasta. Vamos dialogar com os parlamentares e pressioná-los, organizar manifestações e também mostrar para as nossas bases, em 2022, quais os candidatos que estão comprometidos com os interesses dos trabalhadores. Como na luta exitosa que fizemos contra a MP 1.045: “se votar, não volta”.

Reafirmamos que para gerar emprego digno e melhorar as condições de trabalho é preciso investir em infraestrutura e em setores intensivos de mão de obra, dar atenção especial às micro, pequenas e médias empresas, investir em educação e formação profissional, além de reindustrializar o país fomentando o crescimento e cobrindo os desempregados e os informais com postos de trabalho e direitos previstos na CLT.

Garantir direitos e valorizar o trabalho proporciona ao conjunto dos trabalhadores maior segurança para se planejar, tempo livre remunerado, fundo de garantia e poder de consumo. E essa é a mais poderosa força para aquecer a economia e promover o crescimento inclusivo de um país.

São Paulo, 22 de novembro de 2021

Sergio Nobre, Presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores)
Miguel Torres, Presidente da Força Sindical
Ricardo Patah, Presidente da UGT (União Geral dos Trabalhadores)
Adilson Araújo, Presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil)
José Reginaldo Inácio, Presidente da NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores)
Antonio Neto, Presidente da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros)
Atnágoras Lopes, Secretário executivo nacional da Central Sindical CSP-Conlutas
Edson Carneiro Índio, Secretário-geral da Intersindical Central da Classe Trabalhadora
Emanuel Melato, Coordenador da Intersindical – Instrumento de Luta
José Gozze, Presidente da Pública Central do Servidor

Fonte: INTERSINDICAL

08 de dezembro todos às ruas em defesa do serviço e servidores públicos

 Na próxima quarta-feira (08/12), ocorrerá o Dia Nacional de 

Lutas contra a Reforma Administrativa. Serão realizados atos de rua, protestos, panfletagens e demais atividades para a organização dos servidores das esferas municipal, estadual e federal. Contudo essa luta não pode ser apenas dos servidores e trabalhadoras e trabalhadores do serviço público. Tem que ser uma luta do conjunto da classe trabalhadora que depende dos serviços públicos.

A CSP-Conlutas reitera junto às demais centrais sindicais a necessidade de se realizar um dia de greve geral do funcionalismo público. A paralisação dos servidores deve servir como base para uma greve geral de todos os trabalhadores no país. Somente desta forma será possível enterrar a PEC 32 e pot para Fora Bolsonaro e Mourão!

Fonte: CONLUTAS

BN divulga data de reabertura ao público e normas de agendamento

A Biblioteca Nacional reabrirá as portas ao público no dia 13 de dezembro (segunda), com novas dinâmicas de funcionamento. Inicialmente, funcionará de segunda a sexta-feira, no horário de 12 às 16h. Serão adotadas diversas medidas necessárias para garantir uma visitação segura e adequada ao nosso público. Será necessário agendar previamente a pesquisa e a visita orientada.

Consulte nossos Protocolos de Segurança e Prevenção da Covid19: 

https://www.bn.gov.br/sites/default/files/documentos/institucionais/dema...

  • Agendamento – Consultas ao acervo:

https://www.bn.gov.br/acontece/noticias/2021/12/agendamento-consultas-ao...

  • Agendamento – Visita orientada:

https://www.bn.gov.br/acontece/noticias/2021/12/agendamento-visita-orien...

Fonte: BN - Biblioteca Nacional