Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Festival "Dezembro do Piano" acontece até o dia 14 deste mês, na Escola de Música da UFRN

 Foto: Divulgação

Com uma programação de alta qualidade para o público, alunos, professores e convidados, a Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – EMUFRN promove até o dia 14 de dezembro, o festival "Dezembro do Piano". As ações do festival envolvem concertos e masterclasses que se dividem nos espaços da EMUFRN (salas e auditórios) e na Atitude Cooperação (Instituição localizada na Zona Oeste de Natal).

Na programação, convidados como os pianistas Diego Caetano (Sam Houston State University, EUA), Cristian Budu, Luciana Noda (UFPB), Kellen Pinho (UFC) e o compositor Fábio Neves. Também participam da programação a jovem pianista Isadora Rezende, aluna da EMUFRN; a Filarmônica UFRN e o maestro André Muniz. Confira programação completa:
 
Programação dos Concertos
Sexta-feira, 09/12, às 20h: Luciana Noda - Recital de piano e toy piano
Sábado, 10/12, às 20h: Diego Caetano e Filarmônica UFRN – Concerto no. 3 de Sergei Prokofiev e estreia mundial do "Allegro Scherzando" de Fábio Neves
Domingo, 11/12, às 19h: Isadora Rezende – Recital "Láquesis"
Terça, 13/12, às 20h: Cristian Budu e Filarmônica UFRN – Concerto de Robert Schumann e Pavane Op. 50 de Gabriel Fauré.
Masterclasses (abertas ao público)
Quinta-feira, 08/12, 13h às 16h – Diego Caetano, Mini-Auditório da EMUFRN
Sábado, 10/12, 9h às 12h – Luciana Noda, Mini-Auditório da EMUFRN
Domingo, 11/12, 15h às 18h – Kellen Pinho & Fábio Neves, Mini-Auditório e Sala 4 da EMUFRN
Segunda-feira, 12/12, 9h às 11h – Conversa com o compositor Fábio Neves, Sala 4 da EMUFRN
Segunda-feira, 12/12, 14h às 17h – Cristian Budu, Atitude Cooperação
Quarta-feira, 14/12, 19h às 12h, Cristian Budu, Atitude Cooperação
 
A organização do "Dezembro do Piano" é do prof. Durval Cesetti junto a produtora Fernanda Ferreira e, ocorre em parceria com o Projeto Tocando a Vida com D'Amore, que tem patrocínio da Prefeitura do Natal, através do Programa Djalma Maranhão e incentivo da Unimed Natal, e com a Atitude Cooperação, que será sede de algumas masterclasses. A Filarmônica UFRN, bem como concertos da orquestra, contam com patrocínio da CAURN. Para Cesetti, será um evento inesquecível. "Estamos reunindo em Natal alguns dos maiores pianistas brasileiros, prestigiando também nosso talento local, oferecendo uma programação de alta qualidade para o público e propiciando excelentes aulas para nossos alunos de piano", comenta o professor.
Mais informações, acesse, siga, curta e compartilhe @escolademusicaufrn
Sobre os convidados do Festival
 
Diego Caetano
O pianista brasileiro Diego Caetano, considerado pelo jornal italiano La Stampa um pianista de "técnica e musicalidade brilhantes," apresenta-se regularmente como solista e camerista em todo os EUA, Brasil, Chile, Europa, Ásia e África, incluindo importante salas de concertos como o Carnegie Hall de Nova Iorque, Philia Hall em Yokohama, Palácio da Foz em Lisboa, Sala Cecília Meireles e Royal Albert Hall em Londres.
 
Cristian Budu
Considerado pela Gramophone como "um pianista impactantemente original, com maturidade e compreensão musicais de causar inveja em colegas com o dobro de sua idade", Cristian Budu recebeu a mais honrosa citação do próprio Nelson Freire, que, em sua última entrevista (Programa Fractal com Danilo Leite Fernandes) disse acreditar que ele viria a ser seu sucessor. 
Luciana Noda
Luciana Noda é pianista paulista, Doutora e Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Bacharel em Piano pela Faculdade Santa Marcelina.
 
Kellen Raissa Neves
Kellen Raissa Neves, professora de Teclas e Educação Musical na Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Performance/Piano na Universidade Federal do Rio Grande do Norte sob a orientação do Prof. Dr. Durval da Nóbrega Cesetti e coorientação do Prof. Dr.
 
Fábio Neves
Natural de Ipu/Ceará, Fábio Neves desenvolveu-se como autodidata e possui uma vasta produção para música solo, música de câmara e piano e orquestra.
 
Isadora Rezende
Isadora Rezende iniciou na música através do Curso de iniciação Artística na UFRN. Tem realizado Recitais solo desde os sete anos. Foi solista em 2019 junto à Filarmônica UFRN, e no Concerto "Com amor, Mozart", no mesmo ano. Foi laureada em concursos: no Steinway-Caio Pagano, em 2016; no Concurso Souza Lima, em 2018; no Concurso Jovens Talentos Mansueto Barbosa, em 2019; no concurso Promúsica, em 2020; I Concurso Internacional Parnassus de la Música, em 2021, sendo agraciada com os prêmios adicionais beca FGCU e beca Frost Chopin Academy; Recebeu o prêmio Revelação no Concurso Sinos-FIMUCA, em 2020. 

Fonte: G7 Comunicação

Com Potiguar Notícias

Carnatal: entregas de abadás dos blocos acontecem a partir desta quinta-feira

  Foto: Reprodução/internet

As entregas dos abadás (Blocos e Camarote Carnatal By Beats) acontecem no Centro de Convenções, no dia 08 das 9h às 20h, no dias 09 e 10 das 9h às 17h e no dia 11 (domingo) na Bilheteria do Arena das Dunas de 12h às 21h, blocos no Portão M e Camarote Carnatal By Beats, Portão P12.

Após os horários estabelecidos por dia, as entregas dos abadás dos blocos e camarote se darão nos seguintes horários: blocos no Portão M das 17h30 às 21h e Camarote Carnatal By Beats, Portão P12, das 17h30 às 04h.

Documentação necessária: Vale-abadá ou voucher (compra online) + documento com foto.

Retirada por terceiros: Vale-abadá ou voucher (compra online) + procuração com firma reconhecida + documento com foto.

ENTREGA DE ABADÁS LOUNGE NOTA POTIGUAR

A entrega de todos os abadás do Lounge Nota Potiguar já começou hoje (7) e segue até o dia 10/12 (domingo), no Natal Shopping, de 10h às 21h. A documentação necessária: Vale-abadá + Documento com foto. Para retirada por terceiros: Vale-abadá + Procuração + Documento com foto.

INFORMAÇÕES

>> SEXTA, 09 de DEZEMBRO

Bloco VUMBORA

Bell Marques + Rafa & Pipo

Bloco HYPE

Nattan e Felipe Amorim

Bloco LARGARDINHO

Claudia Leitte

CAMAROTE

Pedro Sampaio, Rai Saia Rodada, Banda Eva e Jopin

+ OpenBar de Whisky 08 anos, Vodka, Gin, Cerveja, Beats, Água, Refrigerante

------------------------------------------------------------

>> SÁBADO, 10 de DEZEMBRO

Bloco VUMBORA

Bell Marques

Bloco da ANITTA

Anitta

Bloco VEM COM O GIGANTE

Leo Santana

CAMAROTE

Xand Avião, Durval Lelys, Ralk e Otiago

+ OpenBar de Whisky 08 anos, Vodka, Gin, Cerveja, Beats, Água, Refrigerante

------------------------------------------------------------

>> DOMINGO, 11 de DEZEMBRO

Bloco VUMBORA

Bell Marques

Bloco VILLAGE

Ivete Sangalo

Bloco BICHO

Ricardo Chaves

CAMAROTE

Gusttavo Lima, Vitor Fernandes e Rafa & Pipo

+ OpenBar de Whisky 08 anos, Vodka, Gin, Cerveja, Beats, Água, Refrigerante

------------------------------------------------------------

ENTENDA OS TIPOS DE INGRESSOS

MEIA = Ingresso válido mediante comprovação do benefício da Meia Entrada

SOCIAL = Ingresso válido mediante doação de 1kg de alimento na entrega do abadá

CONVÊNIO = Ingresso válido para Cliente Cartão RIACHUELLO, Cliente UNIMED e Cliente CABO TELECOM

INTEIRA = Não precisa de nada.

Mais informações pelo instagram @carnatal ou site http://carnatal.com.

Fonte: Ascom/Carnatal

Festival de Cultura em Direitos Humanos homenageará Ivone Lara

 

Até dia 10 de dezembro, festival agracia a sambista Dona Ivone Lara, debate intolerância religiosa e exibe filmes produzidos nas periferias. Confira programação.

A 2ª edição do “DH Fest – Festival de Cultura em Direitos Humanos”, lançado em 2021 em oposição a cruel política de morte e desesperança imposta aos brasileiros pelo governo de Jair Bolsonaro, acontece agora num sopro de liberdade e democracia.

De 6 a 10 de dezembro, o Sesc Bom Retiro, CineSesc e a plataforma Sesc Digital, fazem um convite a reflexão sobre papel da arte e da cultura como caminhos de mobilização para a transformação da realidade. O 2ª DH Fest acontece na semana que antecede a data mais importante para a pauta dos direitos humanos no mundo. Celebrado em 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos foi instituído em 1950 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

A programação conta com uma homenagem inédita à cantora e compositora Dona Ivone Lara (1921-2018), com participação de Nega Duda, Larissa Luz e da Escola de Samba X9 Paulistana; um encontro para discutir a intolerância religiosa no país, com presença do Padre Júlio Lancellotti e de Mãe Carmen de Oxum; e uma mostra com filmes assinados por cineastas e coletivos das periferias brasileiras, incluindo “Marte Um” e outras obras da produtora mineira Filmes de Plástico.

O 2º DH Fest – Festival de Cultura em Direitos Humanos, é uma realização da Pardieiro Cultural, Instituto Vladimir Herzog e Sesc. A curadoria é assinada pelas equipes do Instituto Vladimir Herzog, do Sesc São Paulo, e por Francisco Cesar Filho e Leandro Pardí.

Memória: narrativas para romper o esquecimento

A abertura do 2º DH Fest acontece nesta terça (6), no Sesc Bom Retiro, às 18h30. Em encontro inédito, o escritor indígena Daniel Munduruku, autor de mais de 50 livros e duas vezes vencedor do Prêmio Jabuti, e a ativista negra e transgênera Neon Cunha dialogam sobre processos de apagamento intelectual e simbólico de corpos e territórios considerados periféricos.

O terá mediação da jornalista Semayat Oliveira, cofundadora do site ‘Nós, Mulheres da Periferia’ e consultora do podcast ‘Mano a Mano’. A entrada é franca, com lugares limitados conforme lotação do espaço.

Diversidade e intolerância religiosa

A mesa Diversidade e Intolerância Religiosa acontece na quarta (7), às 18h30, no Sesc Bom Retiro, e reúne os convidados Mãe Carmen de Oxum, líder do terreiro Ilê Olá Omí Asé Opô Araká, Padre Júlio Lancellotti, autor, pedagogo e presbítero católico, Ventura Profana, compositora, escritora e artista visual, e a mediadora Lusmarina Campos Garcia, pastora evangélica, teóloga ecofeminista e pesquisadora.

O encontro propõe uma reflexão sobre a intolerância religiosa no Brasil, historicamente associada ao colonialismo e, por isso, apontada para corpos que fogem ao padrão branco-hetero-cis normativo. Nos últimos anos, a fé tem sido associada ainda a projetos de autoritarismo e ao desrespeito às diferenças. Este diálogo pretende retomar o espaço comum entre diferentes religiões: o amor, a solidariedade, a justiça e a esperança. A entrada é franca.

Mostra “Cinema e Direitos Humanos: os caminhos do cinema de quebrada”

A programação de filmes do 2º DH Fest traz 16 títulos, entre curtas e longas-metragens realizados entre os anos de 2001 e 2022, com exibições no CineSesc e disponibilização online na plataforma Sesc Digital.

São obras assinadas por cineastas e coletivos periféricos das cidades brasileiras. O destaque é ‘Marte Um’, longa de Gabriel Martins indicado oficialmente pelo Brasil para disputar o Oscar de melhor filme internacional.

Estão programados ainda produções de nomes de destaque dessa cena cinematográfica, como Adirley Queirós, cineasta de Ceilândia, no Distrito Federal, e Lincoln Péricles, realizador do bairro de Capão Redondo, periferia da cidade de São Paulo. Estão presentes também curtas-metragens frutos de oficinas de realização audiovisual promovidas Associação Cultural Kinoforum, Instituto Querô e pelo projeto É Nóis na Fita.

Na sexta (9), às 20h30, no CineSesc, acontece um debate para discutir essa produção, reconhecida pela crítica especializada como uma das novidades da cinematografia brasileira recente. Participam os realizadores Maurílio Martins, um dos produtores de ‘Marte Um’, e Stheffany Fernanda, do coletivo audiovisual Maloka Filmes e ativista negra, feminista e LGBTQIA+. A mediação é da jornalista e pesquisadora Mariana Queen Nwabasili.

Homenagem a Dona Ivone Lara

No sábado (10), último dia do DH Fest, às 20 horas, no Sesc Bom Retiro, acontece uma homenagem a Dona Ivone Lara, a Primeira-Dama do Samba. Caso único na história da música brasileira, Ivone Lara foi pioneira na atuação interseccional entre luta antimanicomial, gênero, negritude e direitos humanos.

Em apresentação exclusiva e inédita, o centenário de nascimento de Dona Ivone é celebrado com participação da Escola de Samba X9 Paulistana que, junto com sua banda baile, apresenta um repertório com mais de 13 canções da artista homenageada.

A homenagem conta ainda com a participação de Nega Duda, primeira, “sambadeira”, cantora, compositora e escritora, referência da música popular e do samba de roda baiano na cidade de São Paulo, onde também está à frente, há mais de uma década, do coro de mulheres do Bloco Afro Ilú Obá de Min; e Larissa Luz, cantora, compositora e atriz.

SERVIÇO

2º DH Fest – Festival de Cultura em Direitos Humanos
Quando: 6 a 10 de dezembro de 2022
CineSesc – Rua Augusta 2075, Cerqueira César – São Paulo
Sesc Bom Retiro – Alameda Nothmann 185, Campos Elíseos – São Paulo
Plataforma Sesc Digital
Acesse a programação completa aqui.

DEBATES

  • Diálogo “Memória: Narrativas para Romper o Esquecimento”, com Daniel Munduruku, Neon Cunha e Semayat Oliveira (mediação)

    Quando: 6/12, terça-feira, às 18h30
    Duração: 90 a 120 minutos
    Classificação indicativa: 12 anos
    Com tradução em Libras
    Onde: Sesc Bom Retiro
    Grátis. Retirada de ingressos 1h antes da atividade na Central de Atendimento do Sesc Bom Retiro.

  • Mesa “Diversidade e Intolerância Religiosa”, com Mãe Carmen de Oxum, Padre Júlio Lancellotti, Ventura Profana e Lusmarina Campos Garcia (mediação)

    Quando: 7/12, quarta-feira, às 18h30
    Duração: 90 a 120 minutos
    Classificação indicativa: 12 anos
    Com tradução em Libras
    Onde: Sesc Bom Retiro
    Grátis.

CINEMA

  • Cinema e Direitos Humanos: Os Caminhos do Cinema de Quebrada
    Sessões presenciais no CineSesc
    Grátis. Retirada de ingressos 1h antes da sessão na bilheteria do CineSesc.

    7/12, quarta-feira, às 20h30
    Fantasmas (11 min, 14 anos) – André Novais Oliveira
    Ela Volta na Quinta (107 min, 12 anos) – André Novais Oliveira
    8/12, quinta-feira, às 20h30
    Marte Um (115 min, 16 anos) – Gabriel Martins
    9/12, sexta-feira, às 20h30
    Filme de Domingo (28 min,12 anos) – Lincoln Péricles
    Seguido do debate Cinema e Direitos Humanos: Os Caminhos do Cinema de Quebrada, com Maurílio Martins, Stheffany Fernanda, Mariana Queen Nwabasili (mediação) e Francisco Cesar Filho (apresentação)
    Com tradução em Libras

  • Filmes disponibilizados online na plataforma Sesc Digital
    De 6 a 20 de dezembro de 2022
    Acesso gratuito

    A Blogueira da Favela (34 min, 14 anos) – Arthur Jesus
    Armando o Barraco (7 min, 14 anos) – Rodrigo Valadares, Danilo Barretos, Fabiano Oliveira,
    Contagem (18 min, 14 anos) – Gabriel Martins e Maurílio Martins
    Defina-se (5 min, 14 anos) – Kelly Regina Alvez, Claúdio N. de Souza e Daniel M. Hilário
    Medo na Minha Pele (10 min, 14 anos) – Braion Souza
    O Segredo das Armas (4 min, 14 anos) – Ana Paula, Patrícia Cardoso, Fernanda Dantas e Reginaldo Gomes
    Quintal (26 min, 14 anos) – André Novais Oliveira
    Raízes do Mercado (18 min, 14 anos) – Jaime Santos, Daniel Calado Souza, Samara Faustino e
    Rap: o Canto da Ceilândia (15 min, 14 anos) – Adirley Queirós
    Ruim é Ter Que Trabalhar (10 min, 14 anos) – Lincoln Péricles
    Tato (8 min, 14 anos) – Luciano Oliveira, Wesley Campos Rocha, Thaise Fiuza e Alex Nogueira de Souza
    Vigília (7 min, 14 anos) – Patrícia Figueiredo

MÚSICA

  • Homenagem a Dona Ivone Lara, com Escola de Samba X9 Paulistana, Nega Duda e Larissa Luz

    Quando: 10/12, sábado, às 20h00
    Duração: 80 minutos
    Classificação indicativa: 18 anos.
    Onde: Sesc Bom Retiro
    Ingressos: R$ 40,00 (inteira), R$ 20,00 (meia entrada) e R$ 12,00 (credencial plena)

__
com informações de agências

Fonte: https://www.brasilcultura.com.br