Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

CULTURA Barão de Itararé terá história contada em documentário

Imagem do Google - Barão de Itararé 

Um dos criadores do jornalismo alternativo no país terá documentário realizado por Renato Terra e Arnaldo Branco.

Barão de Itararé é o pseudônimo do irreverente jornalista gaúcho Apparício Torelli (1895-1971) que ganhará um documentário realizado por Renato Terra e Arnaldo Branco, como informa a colunista da Folha, Mônica Bergamo.

Terra é diretor dos documentários ‘Uma Noite em 67’, ‘Vale Tudo com Tim Maia’ e ‘O Canto Livre de Nara Leão’.

Branco é cartunista e roteirista. Entre os projetos que trabalha está a animação brasileira o Irmão do Jorel.

Como informa a coluna, o roteiro do documentário irá trabalhar um período da história do Brasil pelo sarcasmo, marca do Barão de Itararé.

Quem foi o Barão?

Barão de Itararé é considerado um dos criadores do jornalismo alternativo no país e o pai do humorismo brasileiro. Com os jornais A Manha e Almanhaque, ele ironizou as elites, criticou a exploração e enfrentou os governos autoritários. Preso várias vezes, ele nunca perdeu o seu humor.

O Barão foi militante do Partido Comunista do Brasil (PCB) e foi eleito vereador pelo Rio de Janeiro, em 1946. Ele teve o mandato cassado juntamente com a anulação do registro do PCB, em 1947, e declarou solenemente: “Eu saio da vida pública para entrar na privada”.

Para saber mais sobre a sua história, como indica o jornalista Ayrton Centeno, vale recorrer a livros como “Barão de Itararé- herói de três séculos, de Mouzar Benedito (Expressão Popular); “As duas vidas de Apparício Torelly”, de Cláudio Figueiredo (Record); “Barão de Itararé”, de Leandro Konder (Brasiliense); e “Barão de Itararé”, de Ernani Ssó (Tchê).

Saiba mais sobre a biografia do Barão aqui.

*Com informações Centro de Estudos da Mídia Alternativa “Barão de Itararé”


Museu do Ipiranga prorroga entrada grátis até 30 de dezembro

 

A procura por ingressos gratuitos foi tanta, que a instituição decidiu estender a visitação de graça; veja como conseguir ingressos

Devido à alta procura por ingressos gratuitos para visitar o Museu do Ipiranga, que esgotam rapidamente, a instituição decidiu estender a visitação de graça até o dia 30 de dezembro. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (28), pela assessoria do local. No início, logo após a reinauguração, o anúncio era de que a gratuidade ficaria somente até novembro.

O local funciona de terça-feira a domingo, das 11 às 17. Os bilhetes são disponibilizados na plataforma Sympla, toda sexta-feira, a partir das 10 horas. O uso de máscara é obrigatório.

Reabertura e reforma

Reaberto em setembro deste ano depois de quase dez anos fechado, o museu foi expandido e possui o dobro do tamanho (cerca de 6000m², mais uma área subterrânea e capacidade para receber até 11 exposições simultâneas, contemplando cerca de 3,5 mil itens do acervo, que no total tem 450 mil itens e documentos. Futuramente o local pretende receber mostras temporárias.

Ainda foram feitas modificações que tornam todos os pavimentos do edifício acessíveis. As exposições agora contam com telas e maquetes táteis, recursos olfativos, reproduções visuais e outras adaptações que visam promover e aumentar a acessibilidade.

Na nova definição de museu os conceitos de acessibilidade e de inclusão foram incorporados. Ao lado, reprodução da obra ‘Independência ou morte!’ | Foto: Sesc/SP

O prédio ganhou ainda a instalação de vidros de baixa transmitância, que retêm o calor do sol e mantêm a temperatura ambiente para melhor conservação do acervo. A iluminação é controlada via sistema de automação com lâmpadas led, que gastam menos energia e emitem menos calor. Outra ação ecológica foi o sistema híbrido para a circulação de ar, que inclui aparelhos de ar-condicionado apenas na expansão do edifício – também preservando a integridade da construção histórica.

O Jardim Francês do Museu, localizado em frente ao Edifício Monumento, também foi restaurado. A obra incluiu reforma paisagística e de toda a área construída. A antiga administração foi renovada dando lugar a um restaurante. Também foram feitos reparos e modernização na iluminação pública, na requalificação das vias de acesso, que também contam com equipamentos de acessibilidade, e a reativação da fonte central e recuperação de duas fontes presentes no projeto original do jardim, destruídas na década de 70.

Patrimônio histórico

Tombado pelo Patrimônio Histórico municipal, estadual e federal, o edifício foi construído entre 1885 e 1890 e fica dentro do complexo do Parque da Independência. Configurado originalmente como um monumento à Independência, tornou-se, em 1895, a sede do Museu do Estado, criado 2 anos antes, sendo o museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do país.

Agenda

Neste sábado (3) e domingo (4), às 16 horas, o auditório do museu receberá o espetáculo A Música da Independência, incluindo a estreia moderna de uma peça recém-descoberta de autoria de D. Pedro I, a Missa et Adjuva nos Domine, e obras de outros autores do século 19, como Marcos Portugal. A entrada é franca e serão distribuídas no local uma hora antes do início das apresentações.

Serviço

Onde: Rua dos Patriotas, 20 – Ipiranga, São Paulo/SP
Quando: de terça a domingo, das 11 às 17 horas
Quanto: de graça até 30 de dezembro de 2022
Ingressos disponíveis aqui.

__
com informações de agências