Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Gal Costa morre aos 77 anos - "NOSSOS VOTOS DE PESAR! - UMA MARAVILHOSA E GRANDE CANTORA!" - EDUARDO VASCONCELOS - PRESIDENTE DO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

A informação foi confirmada pela assessoria da cantora.

Gal Costa morre aos 77 anos. A informação foi confirmada pela assessoria da cantora. Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em 26 de setembro de 1945

Gal havia dado uma pausa em shows, após passar por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita.

Bem recebido pelo público e pela crítica, esse show fez com que a agenda de Gal ficasse agitada após a pandemia. A estreia aconteceu em São Paulo, em outubro do ano passado.

Além de rodar o Brasil, Gal entrou na programação de vários festivais e ainda tinha uma turnê na Europa prevista para novembro, mas que também foi cancelada por conta da cirurgia.

Ela estava em turnê com o show “As várias pontas de uma estrela”, no qual revisitava grandes sucessos dos anos 80 do cancioneiro popular da MPB. “Açaí”, “Nada mais”, “Sorte” e “Lua de mel” são algumas das músicas do repertório.

Bem recebido pelo público e pela crítica, esse show fez com que a agenda de Gal ficasse agitada após a pandemia. A estreia aconteceu em São Paulo, em outubro do ano passado.

Fonte: Portal BRASIL CULTURA

STF confirma decisão de manter apoio financeiro ao setor cultural ainda neste ano

O Supremo Tribunal Federal revalidou a decisão liminar da ministra Cármen Lúcia que suspendeu os efeitos da medida provisória que alterou questões relacionadas ao financiamento da Lei Aldir Blanc e Lei Paulo Gustavo.

A maioria do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a decisão liminar da ministra Cármen Lúcia que suspendeu os efeitos da medida provisória que alterou leis de apoio financeiro ao setor cultural e de eventos, conhecidas como Lei Aldir Blanc e Lei Paulo Gustavo.

Acompanharam o entendimento de Cármen os ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes e Dias Toffoli.

As normas foram editadas pelo Congresso Nacional para ajudar o setor durante a pandemia de covid-19, e foram totalmente vetadas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Após a derrubada dos vetos pelo Congresso, o presidente editou a Medida Provisória1.135/2022, que alterou o conteúdo dessas leis.

Para a Cármen Lúcia, a medida é inconstitucional, pois, ao editar a MP, o governo realizou uma espécie de veto indireto às Leis Paulo Gustavo, Aldir Blanc 2 e do programa de auxílio ao setor de eventos, o que é irregular.

As normas já tinham sido inicialmente vetadas, logo após terem sido aprovadas pelo Congresso, mas tiveram seus vetos derrubados no Legislativo.

Fonte: Portal BRASIL CULTURA

Secretários e dirigentes estaduais de Cultura reúnem-se no RS para o Fórum Nacional do setor

 Nesta semana, o Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), será sede do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, um dos movimentos mais expressivos no campo da política cultural no país. O encontro, que passou a ocupar um espaço relevante no cenário nacional a partir da extinção do Ministério da Cultura, em 2019, se desenvolverá de 10 a 13 de novembro, com atividades em Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canela, Gramado e Antônio Prado. A anfitriã é a secretária de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul e vice-presidente do Fórum, Beatriz Araujo.

A abertura oficial será na sexta-feira (11), às 15h, no Grande Hotel Dall’Onder, em Bento Gonçalves. Estarão presentes o secretário de Cultura do Espírito Santo, Fabricio Noronha Fernandes, presidente do Fórum Nacional, e delegações representando 17 estados brasileiros das cinco regiões do país.

Os secretários e dirigentes estaduais de cultura representam a diversidade política das diferentes unidades da Federação e tiveram uma atuação decisiva na articulação dos movimentos nacionais em favor dos trabalhadores e trabalhadoras da cultura pela derrubada dos vetos presidenciais às Leis Aldir Blanc II e Paulo Gustavo.

Para a secretária da Cultura do Rio Grande do Sul, Beatriz Araujo, “diante da perspectiva tão aguardada de recriação do Ministério da Cultura, o momento exige reflexão e criação de consensos em torno do que podemos fazer para avançar nas políticas públicas culturais, em todas as esferas da federação, de forma a ampliarmos o acesso aos bens e serviços culturais, o fomento às artes, a preservação do nosso patrimônio cultural e a promoção da diversidade cultural brasileira”.

O presidente do Fórum Nacional de Secretários, Fabricio Noronha, salientou que “o encontro vem após um processo eleitoral muito importante para o futuro das políticas culturais do Brasil. Estamos diante da reconstrução do Ministério da Cultura e da suspensão da Medida Provisória que adiava os repasses das Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo. O diálogo entre secretários de todo o Brasil nos permitirá, também, avançar no debate da regulamentação das duas Leis, em favor dos fazedores de cultura de todo o país e da população em geral. Nosso setor vem sendo muito prejudicado desde a pandemia, e estamos caminhando para a plena recuperação e o crescimento da nossa cultura e da nossa economia criativa”, afirmou.

Carta do Rio Grande do Sul

Em defesa da cultura como direito fundamental e constitucional, e na expectativa de reconstrução das estruturas institucionais necessárias para a gestão e a execução das políticas públicas culturais – em âmbito municipal, estadual e federal –, o Fórum apresentará seu posicionamento em um documento final. A “Carta do Rio Grande do Sul”, resultante do encontro, encaminhará um conjunto de propostas para o presente e o futuro da cultura no Brasil, buscando uma pactuação entre os estados-membros do Fórum e o Poder Executivo Federal.

Programação

Na quinta-feira (10), às 14h, os participantes do Fórum serão recebidos pela secretária da Cultura, Beatriz Araujo, e pelo secretário municipal de Cultura de Porto Alegre, Gunter Axt, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), onde haverá apresentação musical e visita guiada à 13ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul. Na sequência, no Centro Histórico de Porto Alegre, o grupo visitará a 68ª Feira do Livro, o centenário Palácio Piratini e o Cais do Porto.

Na sexta-feira (11), às 15h, acompanhados pela secretária Beatriz Araujo, os secretários e dirigentes de cultura serão recebidos em Bento Gonçalves pelo prefeito, Diogo Siqueira, e pelo secretário municipal de Cultura, Evandro Soares, para o início dos trabalhos do Fórum.

Às 15h30, haverá um painel com a presença da jornalista, curadora, conferencista, ensaísta, consultora e coordenadora em empresas, governos e organismos internacionais, Marta Porto, e integrantes do Fórum, que abordarão o contexto das políticas culturais no Brasil, as perspectivas futuras, a inovação institucional e as agendas públicas e privadas para o setor. No final de semana (12 e 13), haverá programação cultural nos municípios de Canela, Gramado e Antônio Prado, localizados na serra gaúcha.

O evento é uma realização do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura e do Governo do Estado do RS, por meio da Secretaria da Cultura (Sedac); com patrocínio da Associação Gaúcha de Municípios (AGM) e apoio da Gramadotur, Instituto Tarcísio Michelon, Instituto Cultural Laje de Pedra, Dall’Onder Hotéis, além das Prefeituras de Guaporé, Gramado, Canela, Bento Gonçalves e Antônio Prado, e da Feira do Livro de Porto Alegre.

Serviço

Fórum Nacional dos Dirigentes Estaduais de Cultura – de 10 a 13 de novembro, no Rio Grande do Sul

Abertura oficial: dia 11/11, às 15h, no Grande Hotel Dall’Onder, em Bento Gonçalves

Fonte: Portal BRASIL CULTURA