Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

domingo, 10 de outubro de 2021

Biblioteca Câmara Cascudo

 

História

            A Biblioteca Pública Câmara Cascudo foi criada, em lei, em 1963 e inaugurada em fevereiro de 1969. A partir de outubro de 1970, ganhou o nome oficial de Biblioteca Pública Câmara Cascudo.

            A entidade é responsável pelo Sistema Estadual de Bibliotecas. Em 1978, havia 149 Bibliotecas Municipais conveniadas com ela. Alguns de seus objetivos são: ampliação das Bibliotecas Públicas existentes no Estado e o aperfeiçoamento de sua organização; instalação de novas Bibliotecas Públicas; capacitação do pessoal técnico para os serviços próprios das Bibliotecas; promoção de campanhas educativas; organização de cadastro das Bibliotecas oficiais; a prestação de assistência e orientação técnica a instituições públicas ou particulares mantedoras de Bibliotecas; a articulação com Sistemas de Bibliotecas Públicas da União e de outros Estados ou municípios.

Acervo

           Acervo de 120 mil livros, com foco na literatura brasileira e potiguar. Destaca-se no acervo sua sala de autores potiguares  e a de livros raros.

Horário de Funcionamento: 

            Fechada para reforma do prédio e modernização dos serviços desde janeiro de 2012. Reaberta para solenidade de reinauguração em 20 de dezembro de 2018, voltou a ser fechada logo em seguida, em razão da falta de uma subestação de energia, necessária ao funcionamento das dezenas de aparelhos de ar condicionado e de computadores necessários à prestação do serviço. No momento (fevereiro de 2020), a construção da subestação e a aquisição de mobiliário está em curso, com previsão de conclusão em 2021, após o desentrave de algumas pendências junto ao antigo Ministério da Cultura, que financiou parte da reforma.

Endereço: Rua Potengi, 535, Petrópolis, Natal - RN

Linhas de ônibus: Todas aquelas via Praça Cívica.

Contato: livroleitura.fja@rn.gov.br

EM DEZEMBRO (30/12/2021) O CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN COMPLETARÁ 12 ANOS DE EXISTÊNCIA - LUTAS - CONQUISTAS E DEFESA DA CULTURA POTIGUAR!

 

Imagem: "Dandara" (esposa de Zumbi dos Palmares)

Especificamente dia 30 de novembro deste ano o CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN estará completando 12 ANOS! De lutas, conquistas e em luta pelo fortalecimento da CULTURA POTIGUAR  e BRASILEIRA!

Iremos brevemente nos reunir para definirmos uma ação cultural para comemorarmos nossos 12 anos! AGUARDEM!

Agenda Cultural - SEEC-RN - FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO - FJA

 


Governadora participa de missa de despedida de padre Thiago Theisen

 


Governadora participa de missa de despedida de padre Thiago Theisen.

A governadora Fátima Bezerra, acompanhada da secretária da Sethas Iris Oliveira, participou da missa de corpo presente pelo falecimento do padre Thiago Theisen, na paróquia Santa Maria Mãe, no conjunto Santa Catarina, zona Norte de Natal.

"Padre Thiago teve uma vida de lutas e dedicação ao próximo. Deixa um legado importante por suas ações pela educação e formação, principalmente dos jovens. Sua vida e seu legado ficam como exemplos para todos nós. Em nome do povo do Rio Grande do Norte nossa imensa saudade e eterna gratidão"

Fátima Bezerra, governadora

Da paróquia de Santa Maria Mãe o corpo do padre Thiago foi conduzido em carro do Corpo de Bombeiros para a Capela da Santa Cruz, também na paróquia Santa Maria Mãe, em Igapó, onde ocorrerá o sepultamento às 8 horas do domingo (10).

Natural da Bélgica, Padre Tiago completaria 91 anos nesse mês de outubro. Dos seus 66 anos de ordenação, mais de 50 foram dedicados ao sacerdócio no Brasil e no Rio Grande do Norte, mais precisamente na Zona Norte, onde ele deixa um legado de amor e dedicação aos pobres.

Marcha para Jesus

Ainda no final da tarde deste sábado (09), a governadora professora Fátima Bezerra participou da "Marcha para Jesus" promovida por várias denominações evangélicas. Ela caminhou ao lado dos fiéis na avenida Salgado Filho e destacou a emoção do público presente no evento. “A marcha, que reúne milhares de evangélicos, acontece em todo o país desde 1993 e integra o calendário de eventos em Natal há 18 anos. Viemos prestigiar esta demonstração de fé. Todos têm direito a exercer sua fé e sua religiosidade de forma livre e com o respeito de todos", declarou.

A Marcha tem como principal objetivo arrecadar alimentos, produtos de higiene e roupas que serão encaminhados para comunidades carentes da capital e do interior. A caminhada saiu da lateral do shopping Midway seguindo até o Papódromo, onde aconteceram apresentações de bandas musicais e cantores locais e nacionais.

Fonte: SEEC-RN - ASSECOM

Boletim da Balneabilidade aponta trecho impróprio para banho em Ponta Negra - Por ASCOM/IDEMA

 

O Boletim da Balneabilidade das praias do Rio Grande do Norte Nº 40, emitido nessa sexta-feira (8), informa que dos 33  pontos analisados, 32 praias estão próprias para o banho e um trecho está impróprio. O ponto identificado como impróprio está localizado na praia de Ponta Negra, no trecho próximo ao Free Willy.

Foram coletadas e classificadas amostras de água distribuídos na faixa costeira situada entre os municípios de Nísia Floresta e Extremoz, a fim de informar aos banhistas quais as condições das praias monitoradas.

A base dos dados analisa a quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas (Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA).

O estudo é uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN), e faz parte do Programa Água Azul.

Para conferir boletins semanais basta acessar idema.rn.gov.br

Fonte: SEEC-RN