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quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Para viajar bem: 6 dicas na hora de contratar hospedagem

turismo
Portal da Cultura Brasileira – BrasilCultura/Turismo –  Confirme se os estabelecimentos estão formalmente cadastrados e saiba como denunciar irregularidades

1. Verifique se a hospedagem está formalizada

Foto: Gustavo Messina/Ministério do Turismo
Para viajar bem: 6 dicas na hora de contratar hospedagem

Os meios de hospedagem devem, obrigatoriamente, estar inscritos no Cadastur. No site do sistema, é possível pesquisar e consultar locais formalizados por tipo de hospedagem, estado, bairro e cidades.

2. Confirme a estadia

Foto: Gustavo Messina/Ministério do Turismo
Para viajar bem: 6 dicas na hora de contratar hospedagem

Antes mesmo de partir para seu destino, peça uma confirmação, por escrito ou por e-mail, de que você fez sua reserva no hotel, pousada etc. Exija o máximo de detalhes: tipo de acomodação, serviços oferecidos (Wi-Fi, café da manhã, serviço de quarto etc), horário de check-in, formas de pagamento e de cancelamento. Com tudo documentado, a chance de imprevistos é menor.

3. Danos materiais

Foto: Danilo Borges/Ministério do Turismo
Para viajar bem: 6 dicas na hora de contratar hospedagem

Os estabelecimentos respondem pelo prejuízos causados por extravio ou dano na bagagem ou por danos materiais ou morais sofridos nas dependências do hotel, pousada etc. Se o problema ocorreu pela má administração ou pela falta de manutenção do local, a responsabilidade é da empresa.

4. Cancelamentos

Foto: Roberto Castro/Ministério do Turismo
Para viajar bem: 6 dicas na hora de contratar hospedagem

Se não puder comparecer ao hotel no dia marcado, cancele a reserva com a maior antecedência possível. Muitos locais cobram multa pelo cancelamento, mas atenção: os valores dessa multa devem estar claros no momento em que você fez a reserva ou no contrato, de forma transparente.

5. Overbooking

Foto: Gustavo Messina/Ministério do Turismo
Para viajar bem: 6 dicas na hora de contratar hospedagem

Se não houver uma acomodação disponível, mesmo comparecendo ao hotel na data e horário em que fez a reserva, o consumidor tem o direito de exigir uma acomodação semelhante ou superior. O mesmo vale para acomodações que não correspondam ao acertado na reserva. Caso contrário, você pode cancelar sem multas e com direito à restituição do dinheiro.

6. Problemas? Exija seus direitos!

Foto: Gustavo Messina/Ministério do Turismo
Para viajar bem: 6 dicas na hora de contratar hospedagem

Antes de buscar ajuda externa, tente negociar e entrar em um acordo com a empresa. Se, mesmo assim, o estabelecimento descumprir alguma regra, busque o Procon ou outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.
Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério do Turismo, do Viaje Legal e do Ministério da Justiça