Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

domingo, 10 de março de 2024

Proteção e seguridade social das mulheres – compromisso do PROIFES-Federação

Neste 08 de março, Dia Internacional da Mulher, a Diretoria de Seguridade Social do PROIFES manifesta a disposição de luta da Federação para a causa das mulheres, considerando aspectos específicos relacionados à proteção social. Isto diz respeito às implicações das desigualdades de gênero na aposentadoria, que decorrem dos múltiplos fatores que atravessam sua vida laboral e consequentemente seu tempo e modo de contribuição ao regime próprio de previdência social (RPPS), um sistema que sofreu sucessivas reformas, penalizando ainda mais as mulheres.

O PROIFES Federação reafirma seu compromisso com a causa das mulheres, reconhecendo o longo caminho ainda a percorrer para a superação das desigualdades de gênero e suas injustiças, uma luta em que cada um e todas / todos nós são importantes.

Confira o documento na íntegra:

https://proifes.org.br/wp-content/uploads/2024/03/DirSeguridadeSocialPROIFES_Dia-da-Mulher2024_final-21-22.pdf

UBES: 40 milhões de estudantes, ideias e sonhos

 

A UBES atua em diversas frentes para canalizar as reivindicações dos estudantes brasileiros: nas ruas e nas redes; nas escolas públicas e privadas; no ensino fundamental, médio, pré-vestibular e técnico; em todas as esferas de governo e ao lado de diversos movimentos sociais do campo e da cidade.

Unidos, os secundaristas lutam por avanços na educação básica e técnica e pela expansão dos direitos para os estudantes. Defendem a soberania nacional, a democracia e o desenvolvimento sustentável do país. São a favor de toda forma de amor.

Neste último período, a entidade se mobilizou em torno do Plano Nacional de Educação, aprovado em 2014 no Congresso Nacional. Hoje, os secundaristas pedem a aplicação de suas vinte metas, entre elas o investimento de 10% do PIB na educação. Outras importantes conquistas para o setor foram as vinculações de 75% do royalties do petróleo e de 50% do fundo social do pré-sal.

A UBES batalha ainda pelo reconhecimento da meia-entrada para as atividades culturais e esportivas como um direito de todos os estudantes. Reivindica a reformulação do ensino médio, mais democracia nas escolas, o fim do machismo, do racismo e da homofobia no ambiente escolar e mais assistência estudantil.

Reforça a luta pelo passe livre estudantil, pela reforma política com o fim do financiamento empresarial de campanhas, pela desmilitarização da Polícia Militar e pela democratização dos meios de comunicação.

FONTE; UBES

Caroline, Nikolas e a força da extrema direita

 Por Altamiro Borges

Enquanto a mídia hegemônica critica a “polarização” e clama pela “pacificação política”, a extrema direita segue esticando a corda e atiçando a guerra. Nesta quarta-feira (6), ela mostrou mais uma vez que não está para brincadeira e bancou notórios fascistas para importantes postos no parlamento. A deputada Caroline de Toni (PL-SC), famosa golpista, foi eleita para presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Câmara Federal. Já o fedelho provocador Nikolas Ferreira (PL-SC) presidirá a Comissão de Educação.

Como o PL, partido de aluguel de Jair Bolsonaro, elegeu a maior bancada em 2022 – 99 deputados federais –, ele teve a prioridade para escolher as presidências das comissões. Mas a sigla abusou dessa tradição legislativa ao indicar seus deputados mais raivosos. Houve até pressão de outras bancadas por nomes mais civilizados, palatáveis, mas a legenda hoje dominada por extremistas de direita não cedeu. Caroline de Toni teve 49 votos favoráveis e nove brancos. Já Nikolas Ferreira obteve 22 votos de um total de 37 – 15 votaram em branco.

Bolsonaristas hidrófobos e desqualificados

Como registra a Folha, a eleição destes dois hidrófobos representa “um revés para o governo Lula… A CCJ é a principal comissão da Câmara, uma vez que todos os projetos tramitam por ali. Em seu segundo mandato, Caroline é da ala mais bolsonarista do PL e ao longo de 2023 fez várias intervenções contra o governo petista… Já Nikolas é um dos nomes mais ativos da oposição ao governo Lula na Casa. Ele foi o deputado federal mais votado em todo o país nas eleições de 2022, com 1,49 milhão de votos”.

Além da CCJ e da Comissão da Educação, o PL também presidirá os colegiados da Segurança Pública, com o armamentista Alberto Fraga (DF); do Esporte, com Antônio Carlos Rodrigues (SP), e da Infância, Adolescência e Família, com o fundamentalista Pastor Eurico (PE). Ainda de acordo com o jornal, a escolha de Nikolas Ferreira foi a que gerou maior rejeição. “Líderes da base governista avaliaram ser uma afronta ao Executivo o nome do parlamentar para presidir uma comissão considerada estratégica. Eles se reuniram com o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), para pedir o adiamento da instalação dos colegiados. O pedido, no entanto, foi negado”.

Na sessão da Comissão de Educação, vários parlamentares criticaram a “vergonhosa” indicação do PL. Tabata Amaral (PSB-SP), por exemplo, detonou Nikolas Ferreira. “A gente vai ter uma pessoa que tem postura de moleque, já destratou inúmeras deputadas deste plenário, que não tem postura, não sabe dialogar, não tem tamanho para ser deputado federal, quem dirá para ser presidente dessa comissão”. Já Sâmia Bomfim (Psol-SP) ressaltou que o bolsonarista foi condenado por transfobia contra a deputada Duda Salabert (PDT-MG) e é réu no Tribunal de Justiça de Minas Gerais por filmar uma aluna trans de 14 anos em um banheiro escolar.

FONTE - CTB NACIONAL