Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

domingo, 20 de março de 2022

Governo do RN amplia acervo da Biblioteca Câmara Cascudo


A governadora Fátima Bezerra recebeu na última quinta-feira, dia 17 de março em audiência o presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), Ormuz Simonetti, para oficializar a doação de 1.700 obras literárias que vão compor o acervo da Biblioteca Estadual Câmara Cascudo (BECC). Em dezembro de 2021, o Governo reabriu a biblioteca que estava fechada havia 10 anos. O prédio recebeu investimentos de R$ 2,5 milhões com recursos do programa Governo Cidadão que opera empréstimo feito ao Banco Mundial, contrapartida estadual através da Secretaria de Turismo e aporte do Ministério do Turismo.

"Nosso Governo concluiu investimento iniciado na gestão anterior na recuperação da estrutura física. A biblioteca é importante equipamento para a cultura e para a história e agora está sendo ampliada com esta doação”, afirmou a governadora, que recebeu o presidente do IHGRN acompanhada do vice-governador Antenor Roberto e da secretária adjunta do Gabinete Civil, Socorro Batista. O Governo aguarda a última parcela, no valor de R$ 600 mil, do aporte do Ministério do Turismo para instalação do mobiliário.

O presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto, destacou a importância da ampliação do acervo: "Teremos mais publicações disponibilizadas à população para leitura, pesquisas e estudos". O coordenador do livro, leitura e biblioteca da FJA, Ailton Medeiros, declarou que "a doação enriquece o acervo, até porque inclui vários categorias e estilos como romance, poesia e ensaios representativos da cultura, da história, literatura, geografia e sociologia norte-rio-grandenses." 

A BECC também vai receber nos próximos dias outra doação feita pela professora Constância Duarte. São 350 livros de autores norte-rio-grandenses, incluindo exemplares raros. A própria doadora, que reside em Minas Gerais, vem ao RN fazer a entrega.

O Governo do Estado estuda apoio à reedição do livro "A praia da Pipa dos meus avós", de autoria de Ormuz Simonetti que conta a história do município de Tibau do Sul e de Pipa - desde a ocupação francesa até 2012 - em 480 páginas e 780 fotos. O livro está com edição esgotada e o autor renuncia aos direitos autorais. Se for possível viabilizar a reedição, o livro também será doado às escolas estaduais e como reforço às ações de turismo, já que Pipa é reconhecida como uma das dez praias mais belas do mundo.

Fonte: Fundação José Augusto - FJA

Adaptado pelo CPC-RN, 20-03-2022

ARTES VISUAIS, FUNARTE Espécies em extinção da fauna brasileira em exposição na Funarte SP

 


A artista Gisele Duarte assina trabalhos em papelão em tamanho real que reproduzem animais brasileiros ameaçados.

A extinção das espécies é um dos temas que preocupam os ambientalistas no mundo todo e, de forma lúdica, a artista catarinense Gisele Duarte conta um pouco desse problema que envolve a fauna brasileira na exposição gratuita Animais do Bosque Real, que estreou neste sábado (ontem -19/3), no jardim do Complexo Cultural Funarte SP. A exposição segue em cartaz até dia 17 de abril, com visitação de terça a domingo, das 14h às 19h.

Ao ar livre, aproveitando os recursos da natureza, o trabalho reúne esculturas em papelão, em tamanho real, de animais que estão ameaçados, como o lobo-guará, o macaco-aranha, o cachorro-do-mato-vinagre e o tatu-canastra. De acordo a artista, o nome da exposição na Funarte SP faz referência à série de animação fraco-britânicaThe Animals of the Farthing Wood (Os Animais do Bosque do Vintém), por sua vez baseada no livro homônimo de Colin Dann.

Gisele Duarte é formada em Desenho de Moda pela FASM e hoje se dedica à sua produtora de arte e aos seus trabalhos em cerâmica, esculturas, telas e toy art. O trabalho foi agendado por meio da Chamada Pública para Permissão de Uso dos Espaços da Funarte SP – janeiro a março de 2022.

Exposição Animais do Bosque Real

Giseli Duarte

De 19 de março a 17 de abril de 2022

Pátio / Jardim do Complexo Cultural Funarte SP

Alameda Nothmann, 1058. Campos Elíseos, São Paulo-SP

Entrada gratuita

Classificação: livre

Fonte: FUNARTE

Adaptado pelo CPC-RN, 20/03/2022

Exposição - Caatinga em Foco Biodiversidade, Ciência e Preservação

Bioma exclusivamente brasileiro, a Caatinga é o tema da mais nova exposição virtual do Museu Câmara Cascudo, em parceria com o Departamento de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Lançada em 20 de janeiro de 2022, dia do farmacêutico, a nova exposição oferece um ambiente virtual onde o visitante é convidado a uma experiência de aprendizado e estímulo à preservação, alertando para os riscos da desertificação, desmatamento e extinção de espécies, além de destacar o potencial para as pesquisas de produtos naturais com importância para a saúde humana.

O roteiro virtual também chama a atenção para as ciências envolvidas no estudo da ecologia e da química dos seres vivos, explica o processo de produção de novos medicamentos e estimula os visitantes a conhecer a trajetória de cientistas brasileiros e estrangeiros. Interativo, com fotos, vídeos e textos informativos e dinâmicos, busca ainda desconstruir mitos sobre o uso de substâncias naturais nos cuidados com a saúde. 

A exposição dá destaque para a Selaginella convoluta, popularmente conhecida como Jericó. O visitante poderá acompanhar todas as etapas e processos da pesquisa farmacêutica sobre a planta, além de conhecer as substâncias que ela produz e que podem trazer benefícios à saúde. Também é possível descobrir a razão dela ser chamada de “planta da ressurreição”.

A exposição conta com o apoio da Pró-reitoria de Extensão da UFRN e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Biodiversidade e Produtos Naturais (INCT BioNat). 

Clique no símbolo [  ] para ir para o modo de tela cheia. A exposição é melhor visualizada no navegador Google Chrome ou no aplicativo para dispositivos móveis disponível para celulares Android e IOS

Aproveite a visita!

Ficha técnica

Curadoria

Raquel Brandt Giordani (Departamento de Farmácia | UFRN) e Letícia Gondim Lambert Moreira (Departamento de Farmácia | PPgCF - UFRN)

Apoio Técnico:
Barbara Gondim Lambert Moreira (Arquiteta e Urbanista | PPgAU - UFRN), Alice de Moraes Calvente Versieux (Depto. Botânica, Ecologia e Zoologia | CB - UFRN), Leonardo de Melo Versieux (Depto. de Botânica, Ecologia e Zoologia | CB - UFRN), Maria Eduarda da Silva Santos, Louise Lorranne Alves de Oliveira e Fernanda Cristina de Morais (Alunas de apoio técnico | Curso de Farmácia - UFRN). 

Produção:

Étore Medeiros e Thays Bianos

Comunicação:
Iano Flávio Maia, Isabele Dantas, Nathália de Souza, Richardson Nunes e Vinícius Bezerra

Fonte: https://www.mcc.ufrn.br/programacao/caatinga-em-foco

Adaptado pelo CPC-RN, 20/03/2022