Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

quinta-feira, 12 de abril de 2018

Bora ocupar as urnas! UBES lança campanha “Se Liga, 16!”

“Vivemos um cenário de retrocessos e o momento de virar o jogo é agora”, convoca Pedro Gorki, presidente da entidade

A cada 10 jovens entre 16 e 18 anos no Brasil, apenas 2 já tiraram o seu título de eleitor, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para mudar este cenário, a UBES lança hoje em todo o Brasil a campanha “Se Liga, 16!”, que incentiva os adolescentes nessa faixa etária a exercerem o seu direito de participar da democracia.
A ideia é mostrar como política tem sim a ver com a juventude, com as escolas, com o dia a dia.
“Nossa sensação, com o assassinato de Marielle Franco, a chacina dos cinco meninos de Maricá (RJ), a prisão arbitrária do ex-presidente Lula, é de um cenário de retrocessos. Então o momento de mudar esse jogo é agora, com as eleições de outubro. Vamos entrar com tudo para ocupar a política”, diz Pedro Gorki, presidente da UBES.
Quatro anos atrás, o Brasil saiu das eleições gerais com o Congresso mais conservador da sua história. Isso tem trazido resultados perversos não apenas para a política, mas para o cotidiano da juventude. Exemplo disso, após o golpe parlamentar sobre a presidenta Dilma, foi a reforma que na verdade deformou o ensino médio, o congelamento dos investimentos em educação, a tentativa de amordaçar discussões dentro das escolas.
Para Gorki, é preciso combater a apatia em relação ao assunto, pois os espaços da política precisam ser ocupados “por alguém que seja gente com a nossa cara, com os nossos ideais”. Ele tem 17 anos e também vai tirar seu título de eleitor este mês.



Votar aos 16 é conquista da juventude

“Chegou a nossa vez, voto aos 16!”, gritaram centenas de jovens que lotaram a Assembleia Nacional 30 anos atrás, em março de 1988. A juventude com menos de 18 anos conquistava o direito de ir às urnas para escolher seus representantes.
Depois de muita mobilização, o direito veio com uma emenda aprovada pelos deputados constituintes. Após décadas de ditadura militar, enfim os parlamentares definiam uma nova Constituição Federal, esta que vale até hoje. Virou lei: o voto é obrigatório para os adultos a partir de 18 anos e facultativo para cidadãos a partir de 16 anos e acima de 70.

“Para os adolescentes, é uma conquista, para o País é algo de que se orgulhar, sendo referência para outras nações”, diz a cientista social e mestre em políticas públicas Gabriela Schreiner.
Desde esta vitória, “Se Liga, 16” tem sido uma campanha permanente da UBES para conscientizar os jovens de seus direitos democráticos. Dados de 1990 mostram mais de 2 milhões de eleitores com menos de 18 anos cadastrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) naquele ano, graças ao esforço.

Passo a passo para tirar o título

Fonte: UBES

Inscrições abertas para o Festival Internacional de Fotografia do Irã


Fonte:http://culturagerafuturo.com/inscricoes-abertas-para-festival-de-fotografia-do-ira/
Inscrições abertas para o Festival Internacional de Fotografia do Irã
O evento, que aceita fotos de profissionais e amadores, trata de temas como energias limpas, otimização do consumo de energia e poluição industrial
Já pensou em ter sua foto exposta no Irã? O 2º Festival Internacional de Fotografia “Olhar Azul”, promovido pela Universidade de Teerã, pode ser uma oportunidade. Para isso, os candidatos (profissionais ou amadores) terão de enviar suas fotografias até 30 de abril.
O primeiro colocado na categoria “Pro”, receberá U$S 1 mil. Um prêmio de U$S 500 e um de U$S 250 também será concedido aos vice-campeões. Na categoria “Mobile” (celular), serão ofertados prêmios de U$S 20 para os vencedores.
Para a fotografia “Pro”, os participantes podem enviar seu trabalho por meio do site oficial. Para aquelas tiradas de celular, os interessados devem compartilhar seu trabalho em sua página do Instagram usando a hashtag #BvipFest e a página do Tag Festival (@BivpFest). Cada candidato pode enviar até 10 fotos por categoria.
Energia limpa
Nesta edição, o foco do evento são as energias limpas, a otimização do consumo de energia, o desperdício de energia, a poluição industrial, o transporte, a poluição do ar, as cidades verdes e o desenvolvimento sustentável.

Os organizadores do festival defendem que as artes constituem uma ferramenta eficaz para reformular as crenças culturais dos comportamentos de uma sociedade. O “Blue Vision” pretende dar um pequeno passo no sentido de iniciar uma coalizão global de artistas que tentam re-imaginar seus mundos.
Mais informações: www.bluecirclegroup.ir

Novo programa vai ampliar oferta de recursos para projetos em turismo


Para ampliar a oferta de recursos aos projetos de avanço do turismo no País, o ministério do Turismo lançou nesta terça-feira (3) o Programa de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (Prodetur + Turismo). A medida surge para apoiar estados e municípios no acesso a financiamento, com prazos e juros diferenciados.
São R$ 5 bilhões disponíveis. Para acessar o recurso, os interessados têm de integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, com 3.285 cidades e 328 regiões turísticas. As propostas para obtenção de financiamento deverão contemplar principalmente projetos na área de infraestrutura turística, saneamento básico, gestão e avaliação ambiental, transporte e mobilidade urbana.
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) são as instituições parceiras, que possibilitam as taxas especiais para financiamento.

XIII Encontro Nacional de Acervos Raros


Fundação Biblioteca Nacional abriu convocatória de trabalhos para serem apresentados no XIII Encontro Nacional de Acervos Raros. O evento será realizado nos dias 29 e 30 de novembro e terá como tema “Políticas de Segurança e Salvaguarda de Acervos Raros e Especiais”. Envie seu projeto até 1º de junho e compartilhe conhecimentos. 
Regulamento e inscrições: https://bit.ly/2Hb9kMT
fonte: Brasil CULTURA