Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

domingo, 31 de julho de 2022

Banda Brincantos e Choro do Caçuá são atrações do Parque das dunas, neste domingo (31)

 

Finalizando o mês de julho, o Bosque Encena, às 10h, recebe a Banda Brincantos, um trio divertido e talentoso formado por Renata Camila (vocal), Danilo Costa (voz e violão), Yure Cunha (teclado).

Além de um repertório alto astral, infanto-juvenil e personalizado, recheado de clássicos conhecidos por diferentes gerações, a banda conta ainda com a participação de bailarinos e personagens vivos, que fazem grande sucesso com a criançada. Esperamos você para uma manhã com muita música e diversão!

Já o Som da Mata apresenta, às 16h30, o Choro do Caçuá, projeto criado em março de 2018 por um grupo de artistas locais (Anchieta Menezes, Carlos Zens e Fernandinho Regis), apresenta-se no Som da Mata.

O projeto é uma roda de Choro formada por músicos instrumentistas potiguares e apaixonados por esse gênero musical que escolheram a Praça Pe. João Maria para essa prática e que conta ainda com a luxuosa parceria da Estação do Cordel.

Estarão no palco do Anfiteatro Pau-brasil do Parque das Dunas, além do mestre Carlos Zens com sua flauta e sax: Armando Pereira (cavaco), Djalma Barros (violão de 7), Etevaldo Antônio (violão de 7), Gilson Cavalcante (sanfona), Paulino Filho (caron e caixa) e Ricardo Alexandre (zabumba e pandeiro).

Os projetos Bosque Encena e Som da Mata acontecem graças à renúncia fiscal da Prefeitura do Natal através da Lei Djalma Maranhão e do aporte financeiro da Unimed Natal e Arena Das Dunas, além do apoio do Governo do Estado através do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema e da Padaria Hora Do Pão. Produção Bosque Encena e Som da Mata: SADEPAULA Produções Criativas.  

Programação
 
Dia: 31/07 (domingo)
 
- Bosque Encena com a Banda Brincantos
Horário: 10h
Local: Parque das Dunas, no Anfiteatro Pau-Brasil
 
 - Som da Mata com Choro do Caçuá
Horário: 16h30
Local: Parque das Dunas, no Anfiteatro Pau-Brasil
 
Acesso ao Parque: R$ 1,00 – Os espetáculos são gratuitos!

Fonte: POTIGUAR NOTÍCIAS

Desvende os mistérios da arqueologia no Museu Câmara Cascudo - "VALE Á PENA ASSISTIR DE NOVO!" - CPC-RN


Fonte: MUSEU CÂMARA CASCUDO

Canal infantil "Bode Bé" celebra um ano e disponibiliza dois novos vídeos

 Foto: Reprodução

Idealizado pelos irmãos Rafael Barbosa e Juliana Linhares, com a produção musical de Beto Lemos e ilustração de Miguel Carvalho, o “Bode Bé” é um canal de vídeos animados que busca trazer a estética regional da cultura nordestina para musicalização infantil das crianças, especialmente na primeira infância. O projeto celebrou um ano de existência na sexta-feira, 29, com o lançamento de dois novos vídeos “Parabéns, Meu Bem” e “Eu Quero Colo” no  seu canal no Youtube.

“Desde o primeiro lançamento do Bode Bé quisemos fazer algo especial para as crianças e seus responsáveis. Que os unisse em torno da música e trouxesse alegria para o cotidiano das famílias. Agora o nosso Bode faz um ano e estamos cheios de planos pra seguir, vários lançamentos pra botar no mundo! Pra comemorar vamos de lançamento duplo! Cantaremos parabéns pro Bode com o vídeo ‘Parabéns, Meu Bem’ e ganharemos de presente uma segunda canção, ‘Eu Quero Colo’, que é das minhas preferidas. A festa é pra todo mundo. Feliz aniversário, Bodin!”

Os personagens que compõem as histórias são sete bichinhos apaixonados pela música nordestina que se uniram em uma família diversa e animada, que canta e dança para crianças de todas as idades: o Bode Bé é o mais velho de todos, o grande sábio e conselheiro da turma, acolhe todos os amigos e é um cantor primoroso, dos mais importantes bichinhos do sertão.

A Manduá é uma tamanduá sanfoneira, a mais doce e sonhadora, está sempre tocando músicas bonitas para o céu estrelado; a Tuta é a tatuzinha mais esperta e animada da turma, vive atrás de uma festa pra dançar e fazer suas apresentações e números teatrais; a Piba é a capivara zabumbeira, a mais atrapalhada e engraçada, está sempre confusa e fazendo os outros rirem; o Lango é o calango tocador de triângulo, estudioso e falante, fã das personalidades do sertão, está sempre contando um causo novo.

Tem ainda o Papa, um preá que gosta da natureza e da espiritualidade, tem a voz mansa, é calmo e amante das coisas simples. É o cozinheiro da turma; e a Lina é a galinha de estimação, comilona e adora pipoca. O projeto é realizado parceria com um estúdio sediado em Natal, o Studio Gepetta - de animação e edição audiovisual, fruto da incubadora do Instituto Metrópole Digital da UFRN.

Fonte: POTIGUAR NOTICIAS

Nova diretoria da UBES toma posse nesta quinta, com entidades reunidas na sede em São Paulo

 “Pois vejo vir vindo no vento

Cheiro de nova estação…”
Belchior

Na última quinta-feira, 28, aconteceu na sede das entidades estudantis a posse da nova diretoria da UBES, marcando o início de um novo tempo. Temos vivido um período desafiador para os estudantes brasileiros, porém, este mesmo tempo tem se mostrado importantíssimo para a história do nosso país: vamos levar a nossa luta cada vez mais longe, construir uma educação que seja inclusiva, que seja diversa. 

A UBES quer levar essa luta para o Brasil inteiro, aglutinar todo o país, a força de cada estado, todos os estudantes, para, juntos, lutarem em defesa das nossas escolas e derrotar o presidente Bolsonaro que tanto vem atacando a nossa Educação, retirando tantas verbas e fazendo com que os nossos estudantes abandonem suas salas de aula. E nós não podemos deixar isso acontecer, nós precisamos levar à frente a defesa ampla da Educação e a UBES tem essa grande tarefa durante esse biênio. “Junto a essa mesa, nós somos um timaço e vamos conseguir fazer uma ótima gestão e trazer a derrota genuína do Bolsonaro do poder. Estar aqui é muito emocionante, porque o momento que vivenciamos não é nada fácil e nós precisamos levar à frente essa pauta”, disse Wanderson Marques, vice-presidente da UBES em seu discurso de posse.

É hora de lutar contra o Bolsonarismo!

Neste ano, mais do que em nenhum outro, a nova gestão da UBES tem uma missão muito importante que é enfrentar o que nenhuma outra geração viveu: o bolsonarismo. Nunca tivemos uma gestão que sucateou e precarizou tanto a Educação como a de Bolsonaro.

No Brasil, em todos os estados, temos um alto índice de analfabetismo e precisamos conseguir combater essa questão, a do novo ensino médio e como essa Educação vai conseguir se reestruturar e, principalmente, chegar na juventude, para ganhar forças e estar próxima de cada estudante.

O fundador e Diretor-executivo da Educafro, Frei David, também esteve presente na posse e reiterou a necessidade de luta por justiça, pelos direitos estudantis, à Bolsa Moradia, à Bolsa Alimentação, direito às cotas, isto porque lembra que haverá a perseguição violenta dos bolsonaristas. “De modo que eu vou pedir, então, a Deus, nas minhas orações, muita energia pra essa equipe que está subindo agora, pra que eles tenham resistência, garra e estratégia para vencer!”, comentou o frei.

É fato: a atual gestão da UBES tem um desafio histórico. Apesar da UBES sempre ter estado à frente, nos últimos 74 anos, nos principais momentos de luta e resistência pela Educação  e a favor das políticas da juventude, esse é o momento de enfrentar os desafios do presente e pavimentar um futuro melhor pra todas as pessoas. “É um dia de celebração pela nova gestão, mas também de compreender os desafios para combater a evasão escolar, defender mecanismos e políticas de permanência que sejam capazes de reduzir as desigualdades para que jovens possam se desenvolver plenamente e permanecer na escola e exercer os seus direitos; para que a juventude seja protagonizada por jovens, para jovens com jovens”, enfatizou Marcus Barão, da CONJUVE.

Como disse Guilherme Lucas, Secretário Geral da UBES, cada um aqui presente no dia de hoje tem um papel importantíssimo em construir essa obra tão importante, essa história do país pelas mãos da juventude e defender todo e qualquer direito que o estudante tenha.

Nós vamos construir o mundo dos sonhos

Concretizar a derrota do Bolsonaro e reorganizar, não só o movimento secundarista no Brasil, mas também o que que vai ser o nosso país a partir de agora, é o objetivo desta gestão. Porque não basta só derrotar esse [des]governo, é preciso recuperar o país de tudo o que aconteceu nos últimos anos.

Desde a manutenção e investimento nas escolas técnicas, nos institutos federais, até a construção da escola que a gente quer, gerando o modelo de escola pós-pandemia. Pois de nada vai adiantar nossos jovens voltarem às salas de aula com um modelo de escola que já não nos cabe, é necessário construir um novo modelo de ensino a partir disso.

Precisamos falar sobre a reforma do ensino médio, uma verdadeira reforma, feita por nós, de estudantes para estudantes, com uma escola estruturada, com alimentação digna, e com um financiamento correto da Educação, com plano emergencial de reorganização do nosso país.

Precisamos ser pautados pela Educação, pela Ciência e Tecnologia, mas, sobretudo pela DEMOCRACIA, defender eleições livres, defender o direito do voto – incluindo a urna eletrônica, tão ameaçada.

“Derrotar o Bolsonaro é organizar o movimento estudantil secundarista e recuperar o nosso país pra ser o país que a gente nunca viu antes, o país dos nossos sonhos, justo, igualitário, onde a gente possa ser feliz de verdade”, encerrou Jade Beatriz, nossa presidenta.

Nós não vamos nos cansar!

Fonte: UBES

Adaptado pelo CPC-RN, em 31 de julho de 2022.

Desvende os mistérios da arqueologia no Museu Câmara Cascudo


Fonte: Museu Câmara Cascudo