Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

FJA entrega certificados do Registro do Patrimônio Vivo - FAPERN/RN - FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO - FJA

 

FJA entrega certificados do Registro do Patrimônio Vivo

Dois mestres e três grupos da cultura popular do RN receberão bolsas de incentivo financeiro.
Dois mestres e três grupos da cultura popular do RN recebem reconhecimento pela atividade dedicada pela preservação da tradição. Nesta terça-feira (28), a partir das 10h, no Auditório da Governadoria será realizada a entrega dos certificados do Registro do Patrimônio Vivo, que contempla a concessão de bolsas de incentivo financeiro promovido pelo Governo do Estado, através da Fundação José Augusto.
Foram escolhidos o poeta cordelista Antônio Francisco Teixeira de Melo (Antônio Francisco) e a mestra de Boi-de-Reis Dona Iza para o recebimento de benefícios individuais. Os grupos folclóricos Araruna, sediado no Bairro das Rocas na cidade de Natal, Boi Pintadinho, sediado em São Gonçalo – RN e a Associação das Rendeiras de Bilros da Vila de Ponta Negra, sediada em Natal – RN foram contemplados na categoria de Pessoa Jurídica. O valor do benefício será de R$ 1.620,000 para pessoa física e de R$ 3.242,000 para os grupos.
Os mestres e grupos foram contemplados no Edital do Registro do Patrimônio Vivo, lançado pelo Governo do Estado, através da Fundação José Augusto em 24 de agosto de 2021. O resultado final do Edital foi divulgado em 23 de outubro de 2021

Participaram da comissão julgadora do Edital do RPV o Presidente do Conselho Estadual de Cultura Iaperi Araujo, a professora Josileide Oliveira, representante da Secretaria de Educação; o folclorista Gutemberg Costa e o presidente da Comissão Nacional do Folclore Severino Vicente, além do Diretor-Geral da FJA Crispiniano Neto e do coordenador do Edital, Max Medeiros.
O RPV-RN visa estimular e proteger iniciativas que contribuem para o desenvolvimento sociocultural e profissional dos mestres e mestras de notório saber, autores, autoras, artistas, grupos e entidades da Cultura Popular e Tradicional do Estado do Rio Grande do Norte, almejando a transmissão de conhecimentos e técnicas para alunos ou aprendizes, através de programas de ensino e aprendizagem apoiados ou executados direta ou indiretamente pela Fundação José Augusto.
MESTRES E GRUPOS CONTEMPLADOS
Dona Iza – Odaíza de Pontes Galvão, viúva do Mestre Manoel Marinheiro, assumiu o legado do Auto do Boi de Reis. Sempre ativa junto ao Mestre, herdou não apenas o seu saber da montagem do Boi, figurinos, adereços e personagens, mas o ritual, a dança, os cantos e as loas.
Antônio Francisco - Unanimidade, entre os estudiosos da cultura popular ,é membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, na cadeira de número 15, cujo patrono é o poeta cearense Patativa do Assaré. Em dezembro de 2018 recebeu a Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo reconhecimento do Senado Federal a personalidades e instituições que tenham uma contribuição relevante ao registro da cultura e do folclore no Brasil.
Boi Pintadinho - O grupo é tradicional de São Gonçalo do Amarante, que foi considerado pelo historiador Câmara Cascudo como o berço da cultura popular do Rio Grande do Norte. São 25 integrantes em um manifesto que gira em torno da morte e ressurreição do boi. No meio das apresentações, entram histórias de amor, traição e dramas.
Rendeiras da Vila - tem 23 anos de existência foi fundada pela mestra vó Maria de Lourdes de Lima . Estão no cenário cultural desde a fundação da Vila de pescadores de Ponta Negra, mantendo umas das grandes tradições do artesanato potiguar.
Sociedade de Danças Antigas e Semidesaparecidas Araruna - Mais conhecida como Araruna iniciou suas atividades em 1949 quando o Mestre Cornélio (o seu fundador) utilizava o quintal de sua casa para os ensaios do grupo. Djalma Maranhão e Luiz da Câmara Cascudo foram grandes incentivadores do Araruna, tendo sido o primeiro que doou o local para construção da atual sede do grupo, localizada a Rua Miramar, bairro das Rocas.
Entrega certificados do Registro do Patrimônio Vivo
Data: 28/12
Horário:10h
Local: Auditório da Governadoria, Centro Administrativo

"Não olhe para cima" conversa com fascistas e os ajuda a se ver no espelho, diz Marcia Tiburi - BRASIL 247

www.brasil247.com -
(Foto: Felipe L. Gonçalves/Brasil247 | Divulgação)
247 – A professora e escritora Marcia 
Filósofa diz que o filme não tem grande complexidade estética, mas cumpre uma importante função política.

 publicou em seu Instagram uma crítica interessante sobre o filme "Não olhe para cima", lançado neste fim de semana na Netflix. Segundo ela, "chega a ser impressionante a conexão com certos personagens da vida real brasileira". Marcia lembra "os cientistas, os políticos, o filho da presidenta (um disfarce feminino para um personagem masculino muito indigesto) e até a ema do palácio do Planalto que recebeu uma versão mais criativa e vingativa".

NA SUA AVALIAÇÃO, O FILME TAMBÉM CUMPRE UMA FUNÇÃO POLÍTICA. "NÃO CREIO QUE O PROJETO FOSSE DE UM SUPER FILME DO PONTO DE VISTA DA COMPLEXIDADE ÉTICA, ESTÉTICA E POLÍTICA DO ASSUNTO 'NEGACIONISMO', AO CONTRÁRIO, CREIO QUE SE TRATA DE UMA OBRA DE ENTRETENIMENTO, NÃO DE ARTE, E QUE, NESSE CASO, SE BUSCOU CONSTRUIR ALGO PALATÁVEL POR MASSAS QUE NÃO SE CONECTAM COM ESTÉTICAS (E ÉTICAS E POLÍTICAS) MAIS COMPLEXAS. NESSE SENTIDO, TALVEZ O FILME ESTEJA MESMO 'CONVERSANDO' COM FASCISTAS QUE PODERÃO SE OLHAR NO ESPELHO", AFIRMOU. CONFIRA, ABAIXO, A ÍNTEGRA DO SEU POST:













: