Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Alice Braga estreia conta no Twitter para pedir: impeachment de Bolsonaro urgente

Alice Braga (Foto: Divulgação)

"Não tinha Twitter até hj. Mas quis finalmente entrar aqui pra dizer: #ImpeachmentBolsonaroUrgente", escreveu a atriz, se somando ao crescente clamor pelo impedimento do presidente.

Revista Fórum - No meio político, jurídico e na sociedade civil, através das redes sociais, principalmente, cresce um clamor pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro, muito motivado pela atuação do governo diante da pandemia do coronavírus.

No Twitter, hashtags que pleiteiam o impedimento do ex-capitão têm permanecido na lista de assuntos mais comentados da internet, diariamente, desde a semana passada. E já há até quem não estava na rede social criando perfil só para se somar ao coro.

É o caso da atriz Alice Braga. “Não tinha Twitter até hj. Mas quis finalmente entrar aqui pra dizer: #ImpeachmentBolsonaroUrgente“, escreveu ela em sua primeira postagem na rede social, na tarde desta terça-feira (19). Sua publicação havia recebido, até a publicação desta nota, mais de 33,4 mil curtidas.

Músico potiguar grava “Hey Jude” dos Beatles com cenas de Natal-RN

 

Músico potiguar grava “Hey Jude” dos Beatles com cenas de Natal-RN

por Henrique Araujo

Se seu dia não tá legal com certeza isso aqui vai melhorá-lo bastante!

O músico saxofonista Joedson Silva de 29 anos, é natural de Cruzeta, Seridó Potiguar, e toca desde os 9 anos.

Em 2020, prejudicado pela suspensão de apresentações pela pandemia do corona vírus, ele resolveu resgatar para Natal as antigas serenatas, levando música para os que estão cumprindo isolamento em casa.

Desta vez ele fez um clipe com a música "Hey Jude", dos Beatles, contando para seu cenário com belas paisagens de Natal (RN), confira:

É uma viagem relaxante. Parabéns Joedson!

Se gostou veja 30 músicas potiguares que você precisa ouvir [lista inédita]

Com informações de Ícaro Carvalho para a Tribuna do Norte

Quadrinhista Zé Wellington lança e-books sobre universo da pistolagem

 A arte de Rafael Dantas acompanha a trama de Zé Wellington | Foto: Emanuel Mello

Não fosse pelo título ou pelo resumo disponibilizado pelos editores, o novo livro do cearense Zé Wellington poderia esconder o jogo em suas primeiras páginas. Entretanto, ele prefere chamar o leitor, já na capa, para história curta baseados em vivências contadas aos montes pelo interior cearense, em uma mistura entre ficção e realidade.

Contemplado pelo edital da Lei Aldir Blanc, da Secretaria da Cultura de Sobra, “Mata-mata” é daquelas obras que fazem o leitor repassar o enredo mesmo horas depois de ter encerrado a última linha escrita da obra, um conto ilustrado, em formato de e-book.

“Ele surgiu de uma lembrança da minha adolescência”, conta, de cara, o autor do livro em entrevista ao Verso. “Em um dia, na escola, entrou um garoto novo. Quando chegou, todos os colegas começaram a dizer que ele era sobrinho de um pistoleiro famoso na região e todos tinham esse medo. Grande parte do conto veio disso. Mas também é uma história sobre família, laços e legado, sobre essa coisa que temos muito forte no interior de que você é muito o que seus pais eram”, relata.

A história traça um paralelo entre Ricardo e Ademir, um jovem e um idoso, com tramas que se cruzam em meio à realidade da pistolagem na cidade fictícia de Jaguatinga.

Capa do livro ‘Mata-mata’ | Ilustração: Rafael Dantas

Profundidade

Disponibilizado de forma gratuita na internet, “Mata-mata” oferece uma leitura rápida, como quem fala de um assunto sério sem se ater às explicações complexas descritas em fatos. Para tratar do assunto da pistolagem, Zé Wellington procurou se valer da pesquisa.

“A pistolagem marcou muito o Nordeste anos atrás, mas também continua acontecendo, ainda que tenha mudado bastante e esteja ligada ao tráfico em muitos locais. Foi muito ligada às práticas do coronelismo e a minha história aborda um pouco disso, sobre como as pessoas são impactadas na forma como vivem”, comenta.

Da mistura entre a lembrança e a vontade de falar de algo importante, o trabalho de pesquisa se fez necessário. Zé Wellington conta ter buscado raízes doloridas do imaginário do povo local no intuito de construir protagonistas e antagonistas densos para, no fim, entregar algo não tão aprofundado, mas que deixa margens para entender as superfícies de ligações que permanecem até hoje, não apenas no Ceará.

“É algo curto, até por conta do tempo que tive para participar do edital, mas dentro da produção fiz pesquisas pegando histórias de vida de alguns dos principais pistoleiros por meio de livros e entrevistas e foi muito enriquecedor perceber do fascínio que exercem. Há uma série de elementos que são levemente baseados em coisas que aconteceram aqui”, pontua.

Sem se preocupar em descrever abertamente os personagens, Zé Wellington concede o peso necessário a tudo aquilo que envolve os dois homens descritos logo na abertura. O livro, no fim das contas, não conta apenas a história de Ricardo ou Ademir diante das injustiças dos crimes de pistolagem: transforma a prática como destaque para deixar claro como as vidas mostradas pela ficção podem servir de comparação ao já visto na vida real.

Novos caminhos

O cearenseZé Wellington também é conhecido pela escrita de histórias em quadrinhos como “Steampunk Ladies” | Foto: Divulgação

Roteirista de HQs como “Cangaço Overdrive” e “Quem Matou João Ninguém?”, Zé conta que mesmo com o pouco tempo de divulgação do livro, já teve retornos positivos de quem o acompanha.

“É uma coisa muito comum de se ouvir essa questão das continuações, mas não tenho ideia ainda de continuar o projeto como literatura, apesar de ainda querer levá-lo para outras mídias”, ressalta o sobralense ao também lembrar que a obra traz mistura de áudio drama desde a concepção das primeiras ideias.

por Mylena Gadelha

Serviço

Livro: “Mata-mata”

Editora Draco

Autor: Zé Wellington

Ilustrações: Rafael Dantas

46 páginas

R$ 0 na loja Kindle

Fonte: Diário do Nordeste

C/ brasilcultura.com.br

PROIFES lança campanha Sem Vacina, Sala Vazia para imunização imediata dos profissionais de educação

O PROIFES-Federação lança nesta terça-feira, 19, a campanha Sem Vacina, Sala Vazia, para reforçar a Educação como prioridade nacional com a imunização imediata dos profissionais de ensino para retomada da vida escolar e das aulas presenciais. Considerando o início do processo de vacinação, a campanha propõe uma reflexão sobre a importância da retomada das aulas presenciais e da normalidade da vida escolar de maneira urgente e em condições de segurança sanitária, a partir da vacinação prioritária para os profissionais da educação.

“O debate se faz necessário em razão do papel vital que as escolas e faculdades têm na vida da comunidade, e para a manutenção da sustentabilidade social e econômica do país. Neste momento em que urge a vacinação de toda a população brasileira, é necessário que a educação seja elencada como grupo prioritário, considerando o contexto de grande contato dos e das docentes e demais profissionais da educação com grupos de alta incidência assintomática do vírus, como é o caso dos jovens”, afirmou o presidente do PROIFES-Federação, Nilton Brandão (SINDIEDUTEC-Sindicato).

Tendo como mote a campanha pela vacinação já dos profissionais da educação, que conta com o apoio de entidades representativas do setor, parlamentares e governadores, o PROIFES reforça, com a campanha Sem Vacina Sala Vazia, um movimento crescente para a retomada da vida acadêmica e escolar de milhões de alunos e alunas brasileiros, e de suas famílias e comunidades, especialmente os mais pobres e vulneráveis, privados de condições estruturais de estudar remotamente.

“A suspensão das atividades presenciais na educação brasileira acentua as desigualdades sociais e penaliza a população mais vulnerável, privada de condições estruturais de estudar remotamente. A educação é condição indispensável para que o país construa a saída da crise e possa se desenvolver como uma nação socialmente inclusiva e geradora de riqueza e oportunidades. Vacinação já para os profissionais da educação, vacinação já para todos os brasileiros e brasileiras”, ressaltou Brandão.

Live

A Campanha Sem Vacina Sala Vazia vai publicar semanalmente cards e realizar Lives para reforçar o debate sobre vacinação e retomada dos calendários e aulas presenciais. Na próxima quarta-feira, 20, às 16h, o PROIFES realiza a primeira Live da Campanha, com o tema Educação como prioridade nacional, com participação do deputado federal Idilvan Alencar (PDT-CE), deda secretária-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e vice-presidente da Internacional da Educação,  Fátima Silva, da presidenta do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), Maria Luiza Sussekind, e do presidente do PROIFES-Federação, Nilton Brandão. A mediação será feita pelo diretor de ciência e tecnologia do PROIFES, Ênio Pontes.

Acompanhe esta Live e mais notícias sobre a Campanha Sem Vacina Sala Vazia no site e redes sociais do PROIFES e sindicatos federados.

Fonte: PROIFES

1º DE FEVEREIRO - DIA NACIONAL DE LUTA!!! - FASUBRA

 Fonte: FASUBRA