Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

terça-feira, 29 de junho de 2021

Fora Bolsonaro: participe das mobilizações desta semana!

 Autor: Ascom SINASEFE

Coordenador geral do SINASEFE, David Lobão, convoca a categoria a participar ativamente das mobilizações contra o governo corrupto e genocida de Bolsonaro nos próximos dias. Ele explica que acontecerão atividades em Brasília-DF (na quarta-feira, 30/06), virtualmente no dia 1º de julho (quinta-feira) e nas ruas de todo país no próximo sábado (03/07).

Agenda de lutas da semana

  • 30/06 (quarta-feira): entrega do “Superpedido” de Impeachment (que reúne mais de 100 ações anteriores), em Brasília-DF e online.
  • 30/06 (quarta-feira): pressão durante audiência pública da Comissão Especial da PEC 32/20 (PEC da Rachadinha/ Reforma Administrativa), em Brasília-DF e online.
  • 01/07 (quinta-feira): grande plenária nacional dos lutadores e lutadoras de todo Brasil (online).
  • 03/07 (sábado): manifestações e atos públicos em todo Brasil.

Superar as mobilizações de maio e junho

David Lobão reforça ainda que o momento exige a participação de todas e todos nas mobilizações, buscando fortalecer as manifestações e aumentar a participação da nas atividades, superando os números de maio (29M) e junho (19J). Ao longo da semana o sindicato vai divulgar materiais com sugestão de faixas e cartazes para o próximo ato.

Conteúdo relacionado

Propeg apresenta sugestões da Uern para o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação no RN

Por
Luziária Machado

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROGEP) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) apresentou, nesta terça-feira (29), à Reitoria da Uern, as contribuições da Universidade para a Lei Complementar que institui a política estadual do desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do RN, também chamada de Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação.

De acordo com o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Rodolfo Lopes, “essa lei complementar vem para escrever um capítulo muito importante no que se refere ao incentivo público ao desenvolvimento da ciência e tecnologia no nosso estado. Essa lei vai buscar garantir uma série de normativas que vão garantir, por exemplo, o fomento às instituições públicas, a participação das instituições privadas, no desenvolvimento dessas questões”.

Como coparticipe e responsável por essas políticas públicas no Governo do Estado, a Uern realizou uma consulta interna aos seus segmentos acadêmicos e a partir disso, a universidade sistematizou as suas contribuições e irá encaminhar para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), juntamente com a Fundação de Apoio à Pesquisa (FAPERN), para que essas sugestões possam ser incorporadas no texto final da minuta.

A Lei também organiza o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do RN e define procedimentos, normas e incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no estado.

Fonte: Portal da UERN

Conif organiza Seminário Nacional de Curricularização da Extensão da Rede Federal

As inscrições estão abertas e vão até o dia 29 de junho de 2021

Estão abertas as inscrições para o Seminário Nacional de Curricularização da Extensão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (SENCE Rede Federal). O encontro é uma ação conjunta entre o Fórum de Pró-reitores de Extensão (Forproext) e de Ensino (FDE), ambos do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

O encontro será realizado virtualmente nos dias 30 de junho e 1º de julho, a partir das 15h, e as inscrições devem ser feitas no endereço https://www.even3.com.br/senceredefederal2021. Podem se inscrever servidores, estudantes e comunidade externa, como representantes de instituições de ensino, organizações sociais, empresas e demais interessados.
A programação conta com a Mesa-redonda “Curricularização da Extensão: possibilidades e desafios” e painel de experiências dos cursos de graduação nos eixos “Desenvolvimento educacional e social”, “Gestão e negócios”, “Infraestrutura e Ambiente/Saúde”, “Informação e comunicação” e “Recursos naturais e Produção Alimentícia”.
O evento foi motivado, de acordo com o coordenador do Forproext, Ruy de Aguiar Araújo, pela necessidade de indução de espaços de debates mais integrados e sinérgicos entre as instituições da Rede Federal, no contexto do processo de institucionalização da Curricularização da Extensão, que envolvam estratégias, ferramentas e experiências vivenciadas em cada Instituição, no âmbito dos cursos de graduação.
“Será um momento ímpar para a troca de experiência entre as instituições da Rede Federal, haja vista que ao final do evento, a Comissão Organizadora produzirá um documento referencial contendo diretrizes atualizadas no que se refere ao processo de implementação da curricularização da extensão”, explica Ruy, que também é pró-reitor de Extensão e Cultura do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).

Obrigatoriedade 
Em 2018, a Resolução 07 do Conselho Nacional de Educação (CNE) definiu as bases para a curricularização da Extensão em cursos de graduação em todo o país. O documento define que, até dezembro de 2021, 10% da carga horária total dos cursos de graduação no Brasil deveria ser dedicada a atividades de Extensão, com previsão nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs). Em 2020, devido à pandemia de Covid-19, o prazo foi prorrogado até dezembro de 2022.

Programação

30 de junho
15h às 15h30 – Cerimônia de abertura;
15h30 às 16h – Momento artístico-cultural;
16h às 17h – Mesa redonda: Curricularização da Extensão: possibilidades e desafios;
17h às 19h – Grupos de Trabalho: Painel 1 - Desenvolvimento Educacional e Social, Painel 2 – Gestão e Negócios e Painel 3 – Infraestrutura e Ambiente/Saúde.

1º de julho
15h às 17h – Painel 4 – Gestão e Negócios, Painel 5 – Informação e Comunicação e Painel 6 – Recursos Naturais / Produção Alimentícia;
17h às 19h – Cerimônia de encerramento: compilação dos relatos de experiências;
19h – Momento artístico-cultural.

Inscreva-se

https://www.even3.com.br/senceredefederal2021

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Conif.

Fonte: Portal do IFRN

Dia 29 de Junho – São Pedro

Principal discípulo de Jesus Cristo, apóstolo e missionário da primitiva Igreja cristã. Seu nome verdadeiro era Simão e, segundo a tradição, foi o primeiro bispo de Roma, onde morreu martirizado.

As fontes de informação sobre Pedro encontram-se nas epístolas de São Paulo, escritas entre os anos 50 e 60; nos quatro evangelhos canônicos, nos Atos dos Apóstolos — escritos entre o ano 65 e fim do século I —, nas epístolas canônicas das quais foi autor mas escritas, provavelmente, por outra pessoa, no século II.

bandeirinha4

“Se Santo Antônio era casamenteiro, São João, o santo distraído, São Pedro, o mais sério dos três santos, representava a última esperança de casamento para as jovens.

Diziam que Santo Antônio arranjava logo marido, São João escolhia mais, e o melhor marido era arrumado por São Pedro, pois o santo fazia as coisas bem feitas.”

E muitas eram as sortes – a aliança amarrada a um fio de cabelo bateria na borda do copo o tempo de espera pelo eleito; a cera pingaria no fundo de um prato a forma da letra de seu nome e uma chave debaixo do travesseiro propiciaria os sonhos com o amado. Papeizinhos com versos de amor amanheciam à janela dos jovens enamorados.

Nas comemorações da festa de São Pedro, protetor dos pescadores, embora mais simples, também, são encontrados os componentes dos festejos juninos e, ainda, procissões marítimas no litoral e fluviais no rio São Francisco.

Saiba mais aqui…

Festa Junina no Brasil

Fonte: Portal BRASIL CULTURA