Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL DO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN -29 de maio de 2021 na Escola Estadual ALBERTO MARANHÃO – NOVA CRUZ-RN

 

Imagem: Dandara, simbolo de resistência

Centro Potiguar de Cultura – CPC-RN

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O Centro Potiguar de Cultura – CPC-RN CONVOCA todos os delegados eleitos para participarem da ASSEMBLÉIA GERAL, que realizará dia 29 de maio de 2021 na Escola Estadual ALBERTO MARANHÃO – NOVA CRUZ-RN, horário das 08h, às 11h, com as seguintes pautas: 1) Abertura – Composição da Mesa-Apresentação Cultural e Informes; 2) Prestamento de conta; 2017-2020; 3) Conjuntura Nacional e Estadual; 4) Cultura e 5) Eleição da diretoria 2021-2023 – Posse e encerramento.

Desde já ficam CONVOCADOS todos os delegados eleitos democraticamente para este fim.

EDUARDO HENRIQUE FÉLIX DE VASCONCELOS

Presidente do Centro Potiguar de Cultura – CPC-RN

Obs. Edital Publicado no DOE-RN, 29 de janeiro de 2021

Hoje Início da Quaresma

A Quaresma dura 40 dias. Começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira da semana santa (a semana que antecede a Páscoa). É um tempo de penitência, em que a igreja recorda o período em que Jesus esteve no deserto e foi tentado pelo demônio.

Na verdade, o período entre essas duas datas compreende 46 dias, mas os domingos não são contados, pois estes são dias em que os fiéis não devem fazer penitência, nem sacrifícios. Na quinta-feira santa, à noite, tem início o tríduo pascal, que compreendem as últimas celebrações da semana santa.

Significado da Quaresma

A Quaresma significa um tempo de preparação e mudança. Suas origens remontam ao Novo Testamento, onde está relatado que Jesus ficou quarenta dias no deserto jejuando e orando, antes de iniciar sua vida pública.

O que acontece na Quaresma?

Durante a Quaresma os fiéis são orientados a praticar o jejum, a penitência, a oração e as obras de caridade a fim de se preparar para a grande festa da Páscoa.

Inúmeras práticas devocionais são observadas neste tempo. Os católicos realizam vias-sacras às sextas-feiras, rezam os mistérios Dolorosos do Rosário e veneram a imagem do Cristo morto. Além disso, os fieis são estimulados a fazer exames de consciência e a confessar-se.

A cor da liturgia quaresmal é o roxo, que lembra o recolhimento e será esta tonalidade que estará nos paramentos dos sacerdotes e nos templos.

Fonte: Portal BRASIL CULTURA

Mostra Cine Diversidade resiste e chega à quarta edição

Terminam hoje, terça-feira (17), as inscrições para a 4ª Edição da Mostra “Cine Diversidade – Gênero e sexualidade no cinema”, mostra de curta-metragens independentes brasileiros sobre gênero e sexualidade. O objetivo do projeto é desconstruir tabus colocando em pauta questões de visibilidade, protagonismo e empoderamento de mulheres e LGBTs.

Ao todo, serão exibidos mais de 55 filmes de forma gratuita no Youtube da Coletiva Delas, realizadora do projeto junto ao Freelas. Os curtas selecionados estarão disponíveis para o público entre 13 a 19 de março, nas Sessões Reflexos do Feminino e Cine Sexualidade; e entre 20 e 26 de março, nas Sessões Ser Trans e Especial Videoarte.

Os interessados em participar ainda podem inscrever seus trabalhos (https://forms.gle/Jnzx2jAVTB2k9Zuy8). Serão aceitos curtas-metragens de até 20 minutos, produzidos em território nacional, com baixo orçamento e poucos ou nenhum apoiador, realizados entre 2019 e 2021, que não tenham sido exibidos em nenhuma edição anterior da mostra e se enquadrem em uma das linhas propostas no regulamento.

Os participantes devem disponibilizar um link para o acesso aos filmes. Os exibidos concorrem a uma premiação decidida pelo voto popular. O filme mais votado receberá R$1.000, um curso completo sobre soft skills e inovação para profissionais criativos e um desconto de 10% para a contratação de serviço criativo na plataforma Freelas.

O segundo e terceiro mais votados receberão um prêmio de R$500, o curso completo de soft skills e inovação e um desconto de 5% para contratação de serviço na plataforma Freelas.

A edição também terá um debate virtual e três oficinas gratuitas: “A diversidade como chave para a escrita de roteiros originais”, “Como e porque montar equipes inclusivas” e “Representação dos corpos femininos na mídia”. A mostra está sendo realizada com recursos da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro através do Prêmio Fomento a Todas as Artes.

Segundo dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais, em 2020 foram assassinadas 175 pessoas transexuais no Brasil O número representa aumento de 29% em relação às 124 mortes registradas em 2019. O ano de 2019 foi o segundo mais violento da década para transexuais, com um número de assassinatos menor apenas que os verificados em 2017, quando ocorreram 179 casos. O Brasil tem uma média de um assassinato de transexual a cada 48 horas.

Portal BRASIL CULTURA