Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Lei proposta por Orlando Silva reconhece Luiz Gama como herói nacional

orlando_e_luiz_gama87238

Por Railídia Carvalho
Para o deputado do PCdoB a homenagem é mais do que justa. “Luíz Gama foi fundamental para a libertação dos escravos no Brasil e tem uma história belíssima: nasceu liberto, foi escravizado, conquistou a sua liberdade e fez da sua vida uma missão para libertar outros irmãos negros. Reconhecer a sua trajetória é reafirmar a sua importância e mostrar para as novas gerações esse símbolo do combate à escravidão”, completou.
A poesia de Raul Pompéia descreveu a personalidade de Gama: “E Luís Gama fazia tudo: libertava, consolava, dava conselhos, demandava, sacrificava-se, lutava, exauria-se no próprio ardor, como uma candeia iluminando à custa da própria vida as trevas do desespero daquele povo de infelizes, sem auferir uma sobra de lucro…”
Os “infelizes” eram escravos que buscavam o advogado para conseguir a liberdade. De acordo com o Instituto Luiz Gama, o advogado “usando de sua oratória impecável e seus conhecimentos jurídicos, conseguiu libertar mais de 500 escravos, algumas estimativas falam em 1000 escravos”.
Trajetória
Luiz Gama nasceu no dia 21 de junho de 1830 na Bahia e morreu em São Paulo em 24 de agosto de 1882. Teve o corpo sepultado no cemitério da Consolação, na capital paulista, em um cortejo acompanhado por 3 mil pessoas, segundo informa conteúdo do Instituto Luiz Gama.
Filho de Luiza Mahin, negra livre que teve participação em diversos levantes de escravos, Luis Gama foi vendido como escravo pelo pai e nesta condição, aos 17 anos, foi alfabetizado pelo estudante Antônio Rodrigues de Araújo, que se hospedava na fazenda do comprador de Gama. Após fuga para São Paulo, Luiz Gama atuou na Força Pública e tempos depois, mesmo sendo alvo de preconceitos, assistiu como ouvinte as aulas do Curso de Direito do Largo do São Francisco, atualmente faculdade de direito da Universidade de São Paulo.
Resistência do povo brasileiro

Foi com base no conhecimento adquirido no curso de direito, mesmo inconcluso, que Luiz Gama passou a prestar assistência aos negros escravos. “Quando se tem, no plano simbólico, a figura de Luiz Gama – um homem republicano, um abolicionista que foi escravizado, um jurista e o maior advogado da história desse país -, colocado como Herói da Pátria é um sinal de que a gente ainda pode resistir, que a gente ainda pode manter a Constituição com aquilo que ela tem de mais valioso que é a proteção às minorias, aos trabalhadores e ao povo brasileiro”, declarou Silvio Almeida, presidente do Instituto Luiz Gama. Na ocasião, os PLs de Orlando Silva haviam sido aprovados no Senado.

O deputado completou que “contar a história do Brasil passa por reconhecer os heróis que ajudaram a construir verdadeiramente a nação brasileira”. Na opinião dele, o reconhecimento a Luiz Gama traz um elemento a mais: é também uma forma de combater a discriminação e o racismo, dando exemplo de líderes e referências que ajudarão a formar a consciência antirracista do Brasil. “Luís Gama agora é herói nacional e eu estou muito feliz por ter sido o ‘patrocinador’ dessa iniciativa”, concluiu Orlando.

Saiba quais são os três destinos brasileiros mais procurados no verão

destinos

Os brasileiros devem realizar mais de 74 milhões de viagens até o final do verão no País, em fevereiro, um aumento de 0,8% em comparação com a alta temporada de 2017, de acordo com o Ministério do Turismo.
O principal destino dos brasileiros nesta temporada é a cidade de São Paulo, que deve receber mais de 3 milhões de viagens, de acordo com pesquisa iniciada em dezembro. Na sequência, Florianópolis e Rio de Janeiro, com mais de 2 milhões de viagens cada.
Segundo o empresário e turismólogo, Jefferson Pedrosa Filho, além de movimentar a economia, o turismo tem grande importância para as regiões do País. “O turismo é uma indústria, movimenta os três setores da economia, traz divisas, e movimenta e desenvolve os destinos”, destaca
São Paulo
Arquivo/ Agência Brasil
Mercado Municipal é ponto para visita obrigatória do turista que chega a São Paulo

Sinônimo de negócios e entretenimento não apenas para o Brasil, mas para a América Latina, a cidade de São Paulo é formada por uma população com mais de 70 diferentes nacionalidades e descendências. O sanduíche de mortadela do Mercado Municipal, as compras da Rua 25 de Março, a programação do Museu de Arte de São Paulo (Masp) e a altura impressionante dos edifícios da Avenida Paulista são apenas alguns dos atrativos para os turistas.
Florianópolis
Divulgação/ Prefeitura de Florianópolis

A ilha encanta pela beleza do verde, pelas possibilidades de trilhas e esportes radicais. Na praia de Jurerê, com mar sem ondas, as festas são durante o dia e durante a noite. No centro histórico, o visitante pode chegar à Catedral de Nossa Senhora do Desterro, criada em 1908. Tradição também se encontra no Mercado Municipal, destino certo para quem quer encontrar o mais variado comércio popular.

Rio de Janeiro
Arquivo/ Agência Brasil
Cristo Redentor pode ser acessado por trem ou por van autorizada

Para explicar o título de “maravilhosa”, a cidade do Rio de Janeiro une belezas naturais, povo acolhedor e passeios para não esquecer. No alto do morro do Corcovado, o Cristo Redentor pode ser acessado por trem ou por vans autorizadas. Inaugurado em 1984, o Sambódromo recebe visitantes o ano inteiro. E o futebol, paixão nacional, leva o turista ao Maracanã, aberto para visitas até quando não há jogos.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério do Turismo e da Prefeitura do Rio de Janeiro