Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

domingo, 17 de abril de 2022

Limpeza - 8 razões pelas quais você deve adicionar vinagre branco à sua roupa

 

Em nossas casas, há sempre uma garrafa de vinagre branco ao lado da garrafa de sabão em pó.

Você já adicionou um pouco de vinagre branco à sua lavadora de roupas? Não? Então você pode querer começar agora! O vinagre é muito bom tanto para a sua roupa como para a sua máquina, por isso é sem dúvidas, uma situação vantajosa. Além disso, o vinagre é muito barato; você pode comprar uma garrafa grande quase de graça. Reunimos uma lista de oito grandes vantagens em adicionar vinagre à sua lavadora de roupas.

1. A máquina

Use vinagre branco e um pano limpo para limpar as bordas de plástico da lavadora. Ao fazer isto, você eliminará odores desagradáveis, sujeira e qualquer possível mofo. Despeje meia garrafa de vinagre na máquina e deixe ela rodar no ciclo mais alto. Isto irá desinfetar a máquina e a livrará de qualquer cheiro desagradável persistente.

2. Roupas de bebê

A pele de um bebê é muito sensível e pode ter uma reação adversa ao perfume. Proteja a pele macia do seu bebê e coloque uma xícara de vinagre branco no compartimento de amaciante da máquina de lavar quando estiver lavando uma grande quantidade de roupas de bebê. Se houver muitas manchas nas roupas, você também pode mergulhá-las em uma bacia com partes iguais de água morna e vinagre e uma colher de chá de bicarbonato de sódio. O vinagre também elimina o cheiro da urina.

3. Pelo de animal

Ao adicionar vinagre à sua máquina de lavar roupa, os pelos dos animais não se prenderão às suas roupas tão facilmente. Isso é o ideal se você tem um amiguinho peludo de animal de estimação, como um cachorro ou um gato.

4. Cobertores macios e calças

O vinagre branco é o amaciante ideal de tecidos! Você tem um novo par de jeans que ainda parece um pouco rígido? Os lave na máquina e use vinagre como amaciante. Você notará que o jeans ficará muito mais confortável de usar! Os cobertores também se tornam agradáveis e macios se você adicionar um pouco de vinagre à máquina quando lavá-los. Além disso, é bom notar: o vinagre não deixa cheiro algum, mas deixa sua roupa com um cheiro fresco!

5. Cheiros

Cheiros desagradáveis como o de suor, de urina ou o cheiro de mofo de bolor não permanecerão se você adicionar vinagre à sua máquina de lavar roupa.

6. Lavar a mão

Lave sutiãs, calcinha de renda e meias delicadas com uma lavagem da mão. Misture um pouco de água e sabão com um detergente suave de lavar as mãos e duas colheres de chá de vinagre. O vinagre irá remover qualquer cheiro e garante que nenhum resíduo de sabão fique para trás no tecido.

7. Estática

Uma xícara de vinagre adicionada à sua roupa evitará a aderência estática.

8. Manchas

Trate roupas amareladas, ou manchas feitas com suco, café ou urina, com uma mistura de partes iguais de água e vinagre. Deixe isso mergulhado durante a noite e, em seguida, coloque a roupa na máquina de lavar roupa.

Fonte: www.conselhosetruques.com

Bolsonaro e Eduardo Paes atacam a educação

Logo após o país completar 58 anos do famigerado golpe de 1964 a justiça dos ricos através do Ministério de Trabalho do governo de Jair Bolsonaro desfecha mais um ataque aos trabalhadores em educação no Município do Rio de Janeiro. Tal medida de tentar caçar a representação sindical dos profissionais da educação da capital fluminense chega no momento que o prefeito Eduardo Paes prepara mais ataques a educação e aos trabalhadores cariocas utilizando o Plano Municipal de Educação.

Este tipo de ataque favorecendo Paes não é o primeiro que o sindicato já sofreu. O Ministério do Trabalho demorou décadas para reconhecer o Sepe-RJ como legítimo representante dos trabalhadores em educação. Um sindicato fundado pelos trabalhadores em 1.977 só foi reconhecido pelo governo dos ricos no início do século XXI, mesmo sendo reconhecido por todos os governos e prefeituras fluminense.

Durante a gestão de Eduardo Paes iniciada em 2008 e que sobreviveu a dois mandatos houve uma situação similar. Também surgiu um sindicato cartorial, sem nenhuma representação real entre os educadores cariocas, e que tentou surrupiar a representação formal do Sepe-RJ. A poderosa greve de 2013 sepultou o falso sindicato.

Então já vimos esse enredo de uma tragédia que é a gestão da prefeitura para alunos, pais, responsáveis e trabalhadores da educação municipal. Enquanto aprofunda o arrocho salarial da categoria e ataca a organização da classe, Paes busca desmontar ainda mais o ensino público municipal para beneficiar seus amigos tubarões da educação privada.

Nós, do Coletivo de Educadores Reviravolta, conclamamos a todos as trabalhadoras e trabalhadores das escolas municipais a se colocarem ombro a ombro na defesa do Sindicato Estadual do Profissionais de Educação do Rio de Janeiro, o Sepe-RJ. Nos dirigimos aos filiados e aos não filiados para a resistência a mais esse ataque a democracia que os ricos ainda nos permite. Como a sete anos vamos defender nossos direitos, salários, carreira, a educação pública e o sindicato.

Solicitamos também ao conjunto das entidades e movimentos dos trabalhadores participem dessa Campanha de Defesa do Sepe-RJ. Pedimos que todas as centrais, sindicatos e associações de classe enviem cartas e moções exigindo do Ministério do Trabalho e Previdência a manutenção da carta sindical de um sindicato que existe há 45 anos. É reconhecido pelos trabalhadores de todas as categorias do Estado do Rio de Janeiro. Opinamos que essa é uma das medidas que podem ajudar na manutenção da liberdade e autonomia sindical frente aos ataques e persistentes políticas de desmonte e privatização da educação pública carioca.

Fonte: https://cspconlutasrj.wordpress.com

Governo Bolsonaro é um pesadelo para o trabalhador

O governo Bolsonaro é extremamente cruel com o trabalhador brasileiro. Sob alegação de que o “custo-trabalho” é muito caro no país faz uma verdadeira devassa nos direitos e deixa o cidadão sem proteção da Justiça, a mercê das empresas. O cenário de cortes fez do Brasil um dos 10 piores do mundo para quem trabalha. O ranking da Global Rights Index (Índice Global de Direitos) tem 149 países.

Para chegar ao resultado, foram analisados 97 indicadores de violações, com base em convenções da OIT (Organização Internacional do Trabalho). Na lista vergonhosa de 2021 aparecem ao lado do Brasil, Bangladesh, Bielorrússia, Colômbia, Egito, Honduras, Mianmar, Filipinas, Turquia e Zimbábue.

Os números mostram como o ultraliberalismo de nações periféricas é cruel com os cidadãos. De acordo com os dados,  87% dos países violam o direito à greve e 79% desrespeitam o direito de negociação coletiva. Não é só isso. Em 2021, os trabalhadores foram expostos à violência em 45 países e, em 68, sofreram prisões arbitrárias.

Reforma trabalhista
A reforma trabalhista aprovada pelo governo de Michel Temer, depois do golpe jurídico-midiático-parlamentar de 2016, piorou consideravelmente a situação do brasileiro. A medida esvaziou os acordos coletivos e permitiu os individuais, com a queda imediata e drástica de 45% no índice de acordos coletivos.

O relatório destaca ainda que as empresas usam as dificuldades econômicas geradas pela pandemia “como pretexto para violar convenções coletivas e negociação com sindicatos e demitir trabalhadores em massa”. É o caso dos bancos que desligaram mais de 15 mil bancários em dois anos. 

Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia

Com CTB NACIONAL

TURISMO - Continuando minha viagem pelas terras de Arouca em companhia de amigos portugueses…

 Foto: Liliana Borges

Relembrando que a localidade está situada a cerca de 60 km da Cidade do Porto e faz parte de sua Área Metropolitana no Distrito de Aveiro na Região Norte de Portugal. O concelho é subdividido em 16 freguesias com população de 21.154 habitantes (2021), como também, o Município foi classificado como Geoparque Mundial da UNESCO em 2009, um complexo que compreende 328 Km² com história desde 500 milhões de anos atrás a suntuosa Ponte 516, uma arte da engenharia na atualidade.

Entre mais alguns lugares que tive oportunidade de conhecer foi o Mosteiro de Santa Maria de Arouca e o Museu de Arte Sacra. O Mosteiro foi fundado no século X e no decorrer de sua existência foram realizadas várias obras até o século XVIII ser alterado completamente na forma que presenciamos hoje, composto por uma bela Igreja construída entre 1704 a 1730. Classificado como Monumento Nacional desde 1910. 

No princípio era para homens e mulheres, no século XII passou a ser um convento feminino da Ordem de São Bento. O Rei D. Sancho I doou o convento à sua filha Dona Malfada e com sua orientação em 1226 passou à regra de Cister que é uma Ordem religiosa católica monástica beneditina reformadas, a qual seus membros eram conhecidos como monges brancos, pois usavam hábito nesta cor. 

O monarca anteriormente havia realizado um contrato de casamento entre Mafalda e Henrique de Castela em 1215, porém ele faleceu muito jovem e o matrimônio não foi consumado, ela retornou a Portugal e mesmo assim ficou com título de rainha, morreu em 1256, sepultada em Arouca e mais tarde beatificada em 1792 que se tornou conhecida como “Rainha Santa Mafalda”.

Na altura das guerras liberais no século XIX o mosteiro foi extinto e seus bens foram transferidos à Fazenda Pública, porém permitindo continuar residência das freiras até a morte da última em 1886. O precioso espólio artístico foi preservado e exposto no Museu de Arte Sacra instalado no local.

Cabe ressaltar que o mosteiro passou a integrar o programa “Revive”, no qual o Estado Português permite a abertura de patrimônios históricos a investimentos privados estimulando o desenvolvimento na área do turismo e afins. Em 2019 foi assinado o contrato de concessão com grupo MS Hotels & Resolts por 50 anos, no qual em uma de suas alas está sendo construído uma unidade hoteleira, provavelmente na categoria de 4 estrelas, como também, um restaurante. O funcionamento de suas atividades está previsto para o verão de 2023.

Para finalizar a excursão fomos almoçar no domingo na “Assembleia - Wine Bar & Restaurant”, um dos renomados na culinária regional com sabores magníficos, situado na Travessa da Ribeira, nº 5 aproximadamente a 200 metros do Mosteiro de Arouca. 

Iniciamos com as apetitosas entradas como pães, azeitonas, queijos e presuntos, depois saboreamos a tradicional Posta Arouquense, “Postinha de Vitela com Arroz de Fumeiro e Batatas Fritas”, além de um suculento “Cabrito Assado”, acompanhados de bons vinhos da Região do Douro e por fim, como sobremesa o “Super Passadiços – Mix de Minas Crocantes e Passadiços”, variedades de pequenas poções de delícias doces regionais.

Conhecer Arouca é uma verdadeira viagem ao passado mais remoto, tão longe como a origem da vida na Terra percebida nas pedras de ardósias na região através dos “Trilobites” ou apenas algumas centenas de anos atrás com a emoção da história a cada época, chegando até o presente pincelado com o espetáculo de novas obras de engenharia, apreciando a suntuosa natureza ao seu redor em harmonia com a ciência, arte e cultura, além de tudo isso, recheada com suas iguarias gastronômicas. 

É simplesmente fabuloso…

Confira o vídeo sobre a matéria no meu canal no YouTube: LILIANA BORGES EM PORTUGAL 

https://youtu.be/13XGt82cIvw

Fonte: POTIGUAR NOTÍCIAS

LAZER CULTURAL: Arena das Dunas apresenta o 'Domingo na Arena de Páscoa' com música, dança, teatro e esportes

 

Foto: Thiago Lima/Divulgação

A Arena das Dunas apresenta um ‘Domingo na Arena’ especial, neste domingo (17) de Páscoa. O cardápio de atrações está recheado com show musical, aula de dança, espetáculo teatral, oficinas e esportes, informa a administração do complexo.

Os portões da área externa do complexo abrem às 16h30, com a aula de dança coordenada pelo professor JanJan Lima. Em seguida, às 17h30, a Cia Brinquedos & Brincadeiras apresenta o espetáculo ‘Patrulha Canina’, com o tema “Nenhum trabalho é tão grande, nenhum filhote é tão pequeno”. Já à noite, o show da potiguar Jaine Elne encerra a programação do dia. Durante as apresentações, o Eco Praça promoverá algumas ações como a Eco Feira das Dunas, Oficina de Mini Jardins (com Daniele Karenine) e ‘Adote uma Muda’, que sugere a troca de um abraço fraterno por uma muda de planta.

Evento pet friendly, o Domingo na Arena oferece um programa para cachorro com Play Dog, expositores, ação de adoção, além de acesso a profissionais do setor: veterinários, adestradores, farmacêuticos, psicólogos e empreendedores. ‘Dona da festa’, a criançada vai se divertir à valer com os brinquedos infláveis, brinquedoteca, aula de beach tênis e futmesa, atividades escoteiras, aulas e aluguel de patins, locação de carrinhos elétricos, maquiagens artísticas, universo bolhástico e Bora de Bike. Na praça de alimentação tem: Dindin Gourmet e Açaí, Vila Coxinha, Frango Empanado, Água Ki-Coco, Churros e Pipoca.

Além do patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Prefeitura do Natal, através das leis Câmara Cascudo e Djalma Maranhão, respectivamente, o projeto Domingo na Arena conta com patrocínio da Cabo Telecom e apoio da TV Tropical, Home Center Ferreira Costa, Natal Vigilância e Padaria Hora do Pão.

Cia Brinquedos & Brincadeiras

O espetáculo ‘Patrulha Canina: Nenhum trabalho é tão grande, nenhum filhote é tão pequeno, da Cia Brinquedos & Brincadeiras, envolve as crianças com muito bom humor. Os quatro filhotes - Marshall, Chase, Rubble e Skye -, liderados pelo menino Ryder, enfrentam missões arriscadas de resgate e fazem de tudo para proteger a comunidade.

Jaine Elne

Lançada em Areia Branca/RN, ainda aos 9 anos de idade, Jaina Elne se transformou numa artista conhecida no circuito potiguar, paraibano e pernambucano. Com passagens, também, pelo eixo RJ-SP, Jaina Elne encanta o público com sua bela voz. Entre tantos sucessos, ela já abriu o show de Nana Caymmi, no Projeto Seis & Meia, de Mossoró.

SERVIÇO

Dia: 17 de abril (domingo)
Local: Praça externa da Arena das Dunas
Horário: 16h30 às 20h
Acesso (gratuito): Portão P4 (Marginal da BR-101)
Estacionamento EXTERNO (Acesso pela Prudente de Moraes): R$ 10,00
Realização: Arena das Dunas
Produção: SADEPAULA Produções Criativas e Poti Produções

Fonte: POTIGUAR CULTURA