Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Dia do Cerrado: Segundo maior bioma brasileiro está extremamente ameaçado - POR MÍDIA NINJA

Foto: Raissa Azeredo / Mídia NINJA

Dia 11 se comemora o Dia Nacional do Cerrado, o berço das águas! A região Centro-oeste é onde predomina esse bioma, que é o segundo maior do Brasil e da América do Sul, de importância estratégica para o abastecimento e manutenção da biodiversidade.

Ocupando cerca de 22% do território nacional, é o segundo maior bioma brasileiro, se estendendo por 12 estado, e chama atenção pela sua diversidade.

Estima-se que o bioma abrigue cerca 10 mil espécies vegetais, mais de 800 espécies de aves e 160 de mamíferos – 5% de toda a biodiversidade mundial. O bioma contém três das principais bacias hidrográficas sul-americanas – a do Tocantins-Araguaia, São Francisco e Prata.

Foto: Raissa Azeredo / Mídia NINJA

Entretanto, o bioma está extremamente ameaçado. O Cerrado teve 189 km² de área sob alerta de desmatamento em agosto deste ano. Entre 2018 e 2019, o desmatamento ceifou 6.483,4 Km² do bioma – equivalente a quatro vezes o território da cidade de São Paulo.

De janeiro até 17 de agosto, Mato Grosso teve 1,7 milhão de hectares consumidos pelo fogo. Área cinco vezes maior que a cidade de Cuiabá. As áreas do Cerrado representam 31% desse total. Na Chapada dos Guimarães, o fogo já consumiu 2 mil hectares de vegetação nativa.

Mais da metade dos alertas de foco de incêndio estão em áreas legais: Os alertas se concentram em imóveis registrados no Cadastro Ambiental Rural (61%), seguidos das áreas não cadastradas (21%) e dos assentamentos rurais (11%).

Ameaçado pela agricultura e a pecuária, além da exploração de madeira para a produção de carvão. Estima-se que 20% das espécies nativas e endêmicas já não ocorram em áreas protegidas e que pelo menos 137 espécies de animais estão ameaçadas de extinção.

O Parque Nacional das Emas possui 132 mil hectares e é uma das maiores áreas preservadas de Cerrado da América Latina, sendo considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Em 2019, um incêndio atingiu o Parque Nacional das Emas, consumindo mais de 6 mil hectares.

Foto: Ferrarezi Jr.

O Lobo Guará, o maior canídeo sul-americano, típico do Cerrado e que estampa a nova cédula de R$ 200, corre risco de entrar em extinção.

O animal depende da preservação de seus ambientes naturais para continuar existindo. O avanço desordenado de atividades humanas proporciona a perda de habitats, o aumento da caça, de atropelamentos e da disseminação de doenças a partir do contato com cães domésticos.

As terras indígenas da região são as que concentram o maior índice de preservação e vivem sob ameaça.

 POR NINJA

Trio Parada Dura: cantor Parrerito morre aos 67 anos, vítima da Covid-19

Parrerito (Foto: Divulgação)

“Batalhou muito, mas infelizmente não resistiu às complicações da doença. Familiares e a equipe Trio Parada Dura agradecem todas as correntes de orações e fé formadas durante a luta de Parrerito pela vida", diz a banda em nota.

247 - O cantor sertanejo Parrerito, do Trio Parada Dura, morreu neste domingo (13) vítima da Covid-19. Por meio de nota, a banda informou o falecimento do colega. “É com muita tristeza e o coração apertado que informamos o falecimento do cantor Eduardo Borges, conhecido como Parrerito, neste domingo, 13 de setembro, em Belo Horizonte (MG). Voz principal do Trio Parada Dura, Parrerito morreu por volta das 22h após complicações causadas pela Covid-19”.

“Batalhou muito, mas infelizmente não resistiu às complicações da doença. Familiares e a equipe Trio Parada Dura agradecem todas as correntes de orações e fé formadas durante a luta de Parrerito pela vida. Elas mostraram o quanto ele era tão querido e estimado por todos. E é desta forma que vamos sempre lembrar dele. Igual a andorinha, Parrerito parte voando e deixa um Brasil inteiro já com saudade de sua voz que por quase quatro décadas marcou gerações no Trio Parada Dura. Ficará para sempre em nossos corações e na memória da música sertaneja. Parrerito deixa mulher, filhas e netas que eram sua grande paixão. Vai com Deus, Parrerito! Sentiremos muito sua falta”, continua a nota.

Fonte: BRASIL 247

#CULTURAEMCASA COMPLETA QUATRO MESES COM 1,5 MILHÃO DE VISUALIZAÇÕES

 

Plataforma desenvolvida pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa gerou mais de mil conteúdos desde março; Telefone móvel é o principal meio de acesso à programação.

A plataforma de streaming #CulturaEmCasa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, gerida pela Organização Social Amigos da Arte , completou quatro meses de funcionamento em agosto. No período, mais de mil conteúdos, entre espetáculos, palestras, aulas, podcasts, shows e concertos, foram gerados e visualizados por 1,5 milhão de pessoas. Embora São Paulo tenha tido o maior número dos acessos, outras 2.371 cidades, em 101 países, consumiram 153.263 horas do conteúdo totalmente gratuito.

“O resultado é impressionante e garantiu, além de uma programação de altíssima qualidade,  emprego e renda para o setor cultural, um dos mais prejudicados pela pandemia do novo coronavírus. Saímos de um milhão de visualizações para 1,5 milhão em apenas um mês“, disse o Secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão.

Um dos destaques  é o #FestivalCulturaEmcasa, que registra o maior número de acessos desde o início da plataforma. A programação já trouxe apresentações ao vivo de Renato Teixeira, Liniker, Zeca Baleiro, Lô Borges, Tom Zé, Ed Motta e Sérgio Reis.  O Intensivão#CulturaEmCasa também é um dos mais procurados pelo público da ferramenta. A iniciativa oferece lives diárias com apresentações de artistas e aulas sobre cultura e economia criativa com profissionais do setor. Nessa lista de preferidos ainda estão o Diálogos Necessários #CulturaEmCasa e #SPGastronomia.

A facilidade de acompanhar as atrações também é uma das marcas do #CulturaEmCasa. Nesses quatro meses de funcionamento, mais de 70% dos acessos à plataforma foram  por meio de dispositivos móveis.  

Programação

O conteúdo do #CulturaEmCasa é produzido pelas instituições culturais vinculadas à Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por organizações parceiras,  artistas e produtores culturais independentes, que são remunerados pelo licenciamento. Trata-se, portanto, de um instrumento de geração de renda e oportunidades para o setor cultural e criativo de São Paulo.

Desde 6 de julho, a plataforma apresenta o #SPGastronomia Em Casa, transferido em 2020 para o formato online. De segunda a quinta-feira, sempre às 19h30, chefs, nutricionistas e especialistas oferecem aulas, receitas, histórias, curiosidades e debates sobre diversos temas relacionados à gastronomia.

O #CulturaEmCasa transmite, todas as segundas e quartas-feiras, às 17h, o programa Diálogos Necessários, que reúne pensadores e profissionais de diversas áreas para reflexões sobre  ciência, filosofia, criatividade e literatura. Os encontros são moderados pelo ensaísta e professor de literatura João Cezar de Castro Rocha e pelo escritor Martim Vasques da Cunha.

A plataforma reúne ainda conteúdos inéditos das instituições da Secretaria. Nessa lista estão a  OSESP, a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, o Museu da Imagem e do Som, o Museu do Futebol, o Museu da Diversidade Sexual, a São Paulo Companhia de Dança, o Projeto Guri e a SP Companhia de Dança. “É uma iniciativa que veio para ficar. Tem um importante papel a cumprir, mesmo quando a pandemia passar”, diz o secretário.

#CulturaEmCasa 

A plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa foi lançada no dia 20 de março. Com acesso por meio do site culturaemcasa.com.br, o visitante tem acesso ao conteúdo que pode ser visualizado,  gratuitamente por televisão, computador, tablets e celulares.  

Fonte: Portal BRASIL CULTURA