Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sexta-feira, 29 de julho de 2022

Cinema itinerante movido a energia solar chega ao RN com sessões gratuitas em nove cidades

  Foto: Divulgação

A magia do cinema movido a energia solar é a proposta do CineSolar, que chega ao Rio Grande do Norte com atividades culturais para a população de nove cidades. O projeto inclui oficinas, interação com a comunidade e sessões de cinema. O público pode conhecer a estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, instalada no próprio veículo que carrega o cinema.

O projeto esteve em Goianinha, nesta quinta, 28, e segue na sequência para Natal, dia 29, com oficina de 14h30 às 17h, no Movimento Cultural Nossos Valores, Travessa Gameleira, 25, Redinha. A sessão de cinema é às 19h, com ‘Cine Holliúdy’. A organização promete outras atrações: pipoca e estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. O local é a Escola Municipal Professora Noilde Pessoa Ramalho, Rua Manoel Caetano, 379, Comunidade da África, Redinha, mas em caso de chuva, a sessão acontece na sede do Movimento Cultural Nossos Valores (Barracão do antigo Sopão)

Dia 30, o CineSolar segue para Monte Alegre. A programação, com o filme Rio 2´, começa às 18h, na Quadra descoberta de Sobrado I. Em caso de chuva, no Ginásio da Escola Municipal Lindo Rufino, Rua da Igreja, 58.

Em Ceará-Mirim, dia 1º de agosto, às 17h30, tem Sarau Poético: exposição artística, apresentação musical do grupo Toque de Pífano e sebo cultural (Goto Seco). Em seguida, às 19h, sessão de curtas-metragens e a apresentação, às 20h, de ‘O Auto da Compadecida’. O local é a Quadra do CEU - Centro de Artes e Esportes Unificado de Ceará-Mirim, Rua Touros, 115 - Conjunto Novos Tempos.

Vera Cruz recebe o CineSolar dia 2, com Oficinema Solar on-line para alunos do 6º ano da Escola Municipal Professora Ascendina Lustosa, das 8h às 11h. A Sessão Cinema começa às 19h com os curtas-metragens, seguido de ‘Cine Holliúdy’. O local é a Praça de Eventos Prefeita Natália Pinheiro - Conjunto Vila Real. Em caso de chuva, o Ginásio do Vila Real, Conjunto Vila Real.

Em Lagoa de Pedras, dia 3, a programação é a seguinte. Oficinema Solar para alunos da Escola Municipal Santa Luzia, das 14h30 às 17h. A sessão de cinema começa às 19h e prossegue com a exibição do filme ‘Turma da Mônica: Laços’. O local é Praça do Sanfoneiro. Se chover, a programação é transferida para a quadra ao lado da praça.

São Miguel do Gostoso recebe o projeto por dois dias. No dia 4, as sessões começam às 18h, com curtas-metragens e a exibição de ‘Cine Holliúdy’, às 19h. O local é a Escola Municipal Professora Maria Solidade Coelho de Oliveira, Assentamento Novo Horizonte. Na sexta, 5, tem Oficinema Solar para alunos da Escola Municipal Margarida Alves, das 14h30 às 17h. A sessão de curtas começa às 19h e o filme em seguida é o ‘O Auto da Compadecida’.

Em Alexandria, dia 8, tem Oficinema Solar on-line, de 8h às 11h, no Centro Administrativo de Assistência Social. A sessão de curtas começa às 18h e o filme em exibição será ‘Turma da Mônica: Laços’, no Terminal Rodoviário Largo Zé Newton - RN-079, 817, Cascalho.

O projeto fecha a programação em Tenente Ananias, dia 9. A sessão de curtas começa ás 18h e o filme em seguida é ‘Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral’. O local é a Praça Prestes da Rocha Formiga, Bairro dos Olinto. Em caso de chuva, o Ginásio Poliesportivo Vicente Jacome da Costa.

Sobre o projeto

O CineSolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Funciona através de duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada veículo também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema.

Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma sala de aula onde o público é convidado a entender, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica. Os infográficos, a iluminação e a decoração especial - feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma - são uma atração à parte, que encanta pessoas de todas as idades.

O projeto viaja por várias regiões do país para realizar sessões gratuitas de cinema, com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social, difundir a tecnologia da geração de energia fotovoltaica e levar alegria com a temática socioambiental a todas as pessoas.

Oficinema

Além das sessões de cinema, o CineSolar realiza diversas oficinas que integram arte, tecnologia e sustentabilidade, e difundem práticas sustentáveis para o dia a dia, desde a separação dos lixos à reutilização de materiais recicláveis. Pelo Circuito Meta serão 27 oficinas. Nas cidades de Goianinha, Natal, Vera Cruz, Lagoa de Pedras, São Miguel do Gostoso e Alexandria, a Oficinema Solar utiliza a linguagem audiovisual e jogos cooperativos, com crianças e jovens estudantes da rede pública.

No encontro são abordados temas da permacultura, agroecologia, bioconstrução e a Carta da Terra, além dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas). Todas as ações são gravadas, um filme é produzido com os participantes, editado no mesmo dia pela equipe do CineSolar e tem sua “estreia mundial” durante a sessão de cinema à noite para a comunidade local.

Fonte: POTIGUAR NOTÍCIAS

Sesap recomenda segundo reforço contra Covid para população acima de 18 anos

 Foto: Agência Brasil

Nota técnica emitida na noite de quarta-feira (27) pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) recomenda a aplicação de uma segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para todas as pessoas acima dos 18 anos no Rio Grande do Norte.

De acordo com a orientação, a dose deve ser aplicada com intervalo mínimo de quatro meses a partir do primeiro reforço (terceira dose).

O estado vacinou, até o momento, 2.006.953 pessoas com mais de 18 anos, o que representa 91% da população. Com a segunda dose são 1.883.735 (85%). Com o primeiro reforço, ou seja, a terceira dose estão vacinados 1.249.085 pessoas, 56% e com a segunda dose de reforço (D4) são 234.386 pessoas, 10% da população.

"A ampliação do reforço deste público é fundamental para garantir a continuidade da imunidade contra a Covid-19 e auxiliar a redução dos casos confirmados e de internações, considerando que as medidas preventivas são voltadas para a vacinação e as medidas não farmacológicas", explica a coordenadora do programa de imunização Laiane Graziela.

O imunizante a ser utilizado para a dose de reforço deverá ser Pfizer, Janssen ou AstraZeneca. As plataformas de vacinas inativadas não estão recomendadas para a finalidade descrita no documento, seguindo as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Fonte: Potiguar Notícias

Museu da Imagem e do Som publica caderno dedicado ao tempo e à memória

Oferecer ao público este caderno, agora online, é, de certa maneira, propor um reolhar para a rica história do MIS-PR e seu acervo; patrimônio histórico e cultural de todos os paranaenses e brasileiros.

O Museu da Imagem e do Som do Paraná retoma a publicação dos Cadernos do MIS, que reflete a memória do Paraná através do acervo da instituição. Ele oferece ao público um novo olhar para a história do MIS-PR e seu acervo.

Intitulada “Imagens do MIS, Diálogos com o Tempo”, essa nova edição é resultado de um mergulho no acervo, quase um desdobramento da exposição de mesmo nome, ainda que independente. A mostra coloca em perspectiva o catálogo do Museu, propondo uma busca que só as tecnologias fotográficas permitem. As imagens do passado, antes descritas principalmente pela memória, puderam ser impressas e vistas no cinema e na televisão.

Assim como a exposição, esse Caderno do MIS é constituído de fotografias reproduzidas de antigas chapas de vidro e outras coleções fotográficas. Mostra aspectos da cultura e da história do Paraná e percorre um período do início do século XX até a década de 1980.

Esta 25ª edição marca o retorno do MIS à sede definitiva no Palácio da Liberdade. O museu pôde readequar seu acervo e retomar suas atividades, de caráter público e disseminação do conhecimento sobre o audiovisual na história do Estado.

Os Cadernos do MIS foram criados em 1988 por Valêncio Xavier e descontinuados em 2001, reunindo o pensamento de Sylvio Back sobre o cinema documental, em sua 24ª edição.

Acesse AQUI todas as 25 edições dos Cadernos do MIS.

Fonte: Portal BRASIL CULTURA