Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sábado, 25 de dezembro de 2021

É Natal - Israel Salazar - " É NATAL!" - CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN


Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=OPVX79yl8E0 - YOUTUBE

Museu da Rampa: um presente para o turismo potiguar - "VISITE-O!" - VALE A PENA LER DE NOVO! - CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC--RN

Museu da Rampa e Memorial do Aviador. Crédito: Ivanízio Ramos/Governo do RN  

Complexo Cultural da Rampa é o mais novo atrativo turístico de Natal. Museu sobre aviação foi construído pelo estado com recursos do Ministério do Turismo.

Na semana de seu aniversário de 419 anos, Natal acaba de ganhar um novo atrativo turístico para seus moradores e milhares de turistas que visitam a capital potiguar a cada ano. Trata-se do Museu da Rampa, inaugurado na quinta-feira (27). A obra custou R 7,6 milhões em repasses feitos pelo Ministério do Turismo ao governo do Rio Grande do Norte, com contrapartida do estado de aproximadamente R 1 milhão. O local histórico, antes abandonado, foi restaurando, equipado e ganhou novos espaços, passando a ser um complexo cultural estruturado para receber visitantes. O Complexo da Rampa contempla desde paisagismo, concepção visual e acústica, até questões relacionadas ao patrimônio histórico, museologia como a restauração da base de hidroaviões de Natal.

“O Complexo Cultural da Rampa é fundamental para atrair novos visitantes ao Rio Grande do Norte. O atrativo cultural junta-se ao novo Centro de Convenções de Natal, inaugurado no dia 08 de dezembro, no valor de R 30 milhões, que irá dinamizar a economia do turismo local com a realização de grandes eventos, feiras e congressos. Dessa forma, o Ministério do Turismo está contribuindo de maneira significativa para ampliar a atração de turistas para Natal”, disse o ministro Vinicius Lummetz ao parabenizar a cidade pelo “presente” de aniversário.

O novo museu conta a importância de Natal nos primórdios da aviação e da participação da cidade na Segunda Guerra Mundial, quando a capital Potiguar sediou a maior base aérea americana fora dos Estados Unidos. Na época, quase 20% da população natalense era composta por militares americanos que influenciaram a cultura e costumes locais. A atração turística também promete mudar o entorno do local, no Bairro de Santos Reis, um dos núcleos urbanos desde a origem da cidade, fundada no dia 25 de dezembro de 1599. O Museu da Rampa fica na foz do rio Potengi, que banha a capital do Rio Grande do Norte, onde pousavam os hidroaviões que cruzavam o Atlântico.

O complexo turístico conta com um museu e o memorial do aviador com área para exposições temporárias e permanentes. O espaço em homenagem aos aviadores que passaram por Natal terá ainda auditório para 126 pessoas, bar temático, estacionamento para 85 carros, lojas de souvenir e píer para contemplação do pôr do sol do rio Potengi, considerado um dos mais belos do Brasil. A área construída é de 13 mil m². “É um equipamento importantíssimo para a história, o turismo e a cultura do nosso estado, que na certa atrairá o turista norte-americano, ainda incipiente por aqui”, comentou o secretário estadual de Turismo, Manuel Gaspar.

HISTÓRIA - A Rampa para hidroaviões no rio Potengi foi ponto obrigatório de parada dos aviadores que atravessavam o Atlântico Sul entre as décadas de 1920 e 1940. Mais tarde, durante o conflito mundial, a posição estratégica de Natal, situada no “cotovelo” da América do Sul, abrigou a maior base militar dos EUA fora daquele país, se tornando a pista de pouso mais movimentada da época, localizada no atual município de Parnamirim, na região metropolitana, atualmente Base Aérea de Natal onde são treinados os pilotos da FAB.

A data de 29 de janeiro de 1943 é marcada na história de Natal pelo encontro entre o presidente americano durante a Segunda Guerra, Franklin Delano Roosevelt, e o presidente brasileiro Getúlio Vargas. Na ocasião, eles celebraram, na Rampa, a Conferência do Potengi, transformando o local em base militar americana e selando a participação do Brasil no conflito, que resultaria na vitória dos aliados contra as tropas dos Países do Eixo. Natal ficou conhecida como o Trampolim da Vitória, em razão dessa participação na Segunda Guerra pela sua posição estratégia.

Fonte: https://www.gov.br/turismo/pt-br/assuntos/noticias/museu-da-rampa-um-presente-para-o-turismo-potiguar

FJA divulga resultado final do Edital Glorinha Oliveira

 FAPERN/RN

A Fundação José Augusto divulga neste site na secção "Editais Culturais/ Editais Abertos" a lista com o resultado final parao Edital Glorinha Oliveira.

Estão selecionados um total de 400 projetos, com premiações individuais no valor de R$ 4,5 mil, caracterizados como histórias de vida, destinados a constituir um acervo da memória artística e cultural potiguar. 

Fonte: FUDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO - FJA