Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

terça-feira, 9 de novembro de 2021

Bolsonaro retira gestão do forte de Fernando de Noronha do governo de Pernambuco

 

BRASÍLIA – O governo de Jair Bolsonaro retirou a administração da Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios, prédio histórico erguido no arquipélago de Fernando de Noronha, do governo de Pernambuco.

A decisão foi comunicada pelo Ministério da Economia ao governador Paulo Câmara (PSB), conforme informou a revista Veja. A gestão do arquipélago é feita pelo governo estadual, sob concessão da União. A avaliação do Ministério da Economia, porém, é de que foram relatadas degradações na estrutura e necessidades de novos reparos. Na prática, o governo federal afirma que a gestão estadual não fez o trabalho como deveria.

© Felipe Mortara/Estadão Bolsonaro retira administração de forte de Fernando de Noronha do governo de Pernambuco

A fortaleza foi erguida sobre as ruínas de uma antiga posição holandesa do século 17, sendo um exemplar histórico de arquitetura militar. Entre 2018 e 2019 o forte sofreu intervenção de conservação e restauro. O contrato do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), segundo informações do Ministério do Turismo, previa a aplicação de R$ 10,2 milhões a serem utilizados para a requalificação total da Fortaleza dos Remédios, com a construção de um novo espaço cultural e turístico.

A edificação integra o Programa Revive Brasil, do Ministério do Turismo, destinado à conservação e valorização do patrimônio imobiliário público, com valor cultural, por meio de parcerias e concessões com o setor privado para o desenvolvimento de empreendimentos turísticos.

Em sua decisão, o Ministério da Economia pediu que eventuais processos licitatórios previstos pelo governo de Pernambuco para a edificação sejam interrompidos.

O governador Paulo Câmara é forte opositor de Bolsonaro e a gestão de Fernando de Noronha tem sido um dos temas de atrito entre os governantes. No mês passado, o governo pernambucano recorreu à maior instância judicial do País para barrar a oferta de blocos de petróleo em áreas localizadas no entorno do Arquipélago de Fernando de Noronha e da reserva de Atol das Rocas, reconhecidos como patrimônios mundiais da biodiversidade. Os blocos acabaram sendo leiloados, mas nenhuma empresa apresentou propostas para explorá-los.

O secretário de Meio Ambiente do governo de Pernambuco, José Bertotti, disse que o leilão da Agência Nacional de Petróleo (ANP) ignorava os riscos e atropelava o processo.

Em março do ano passado, o governo pernambucano criticou o plano federal de abrir a ilha para cruzeiros marítimos e uma dúzia de naufrágios artificiais, com propósito de criar novos recifes na área.

Procurado pela reportagem, o Ministério da Economia não se manifestou sobre o assunto até o fechamento deste texto. O governo de Pernambuco também não se pronunciou.

Formiga se despede da Seleção na partida contra Índia - Por: Jessyanne Bezerra

 

A técnica sueca Pia Sundhage convocou nesta terça-feira, 9, a seleção brasileira para o Torneio Internacional de Futebol Feminino que ocorre entre 22 de novembro e 1 de dezembro. Entre as surpresas está Formiga, que volta à lista das selecionadas para se despedir da amarelinha.

Baiana de Salvador, a jogadora de 43 anos completados se despede da Seleção Brasileira na partida contra a Índia, em Manaus, pelo Torneio Internacional de Futebol Feminino.

Miraildes Maciel Mota, conhecida como Formiga, acumula no currículo, títulos de sobra, como um de Copa América, três ouros de Jogos Pan-Americanos e três de Libertadores da América, duas medalhas de prata olímpicas e muitas conquistas para a modalidade feminina.

A eterna camisa oito da Seleção Brasileira de Futebol Feminino é a recordista de jogos com a seleção brasileira (entre homens e mulheres), de participações em Copas do Mundo (sete) e Olimpíadas (seis, que logo serão sete, já que irá para os Jogos de Tóquio). Além disso foi campeã potiguar pelo América na sua rápida passagem em 2012 no time feminino alvirrubro.

Formiga tem 233 jogos pela seleção e é a futebolista, entre masculino e feminino, com maior número de jogos pela Seleção Brasileira, segundo dados da CBF. Desde os 18 anos que a atleta veste a amarelinha em campo.

Uma das maiores volantes do futebol brasileiro, se tornou uma história viva em campo ao quebrar diversos recordes, entre eles: a única jogadora que participou de todas as edições do futebol feminino nas Olimpíadas. Além de ser a futebolista, entre homens e mulheres, mais velha a disputar os jogos, com 43 anos de idade.

Em 2015 foi homenageada, junto a Marta, pelo Museu do Futebol ao integrar a Sala Anjos Barrocos que até o momento era exclusiva de jogadores masculinos. Na sessão, se encontra 27 jogadores espetaculares da história do futebol brasileiro.

Seu legado vai além do campo, enquanto houver meninas querendo jogar bola, Formiga será referência de luta e persistência.

Fonte: Potiguar Notícias

A menor temperatura já registrada em Natal-RN foi de 10,6 °C; veja quando - por Henrique Araujo

 

Morro do Careca, cartão postal de Natal, num dia de neblina e chuvas. Foto: Brechando.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a menor temperatura registrada na cidade de Natal foi de 10,6 °C. Isso foi em 9 de outubro de 1967. O mesmo instituto ainda diz que a maior temperatura foi de 35,9 °C em 25 de dezembro de 2006.

Veja como 25 de Junho foi o dia em que Natal tremeu de frio

Pois é, meus amigos, há 50 anos atrás já sentimos um frio de 10 graus, isso segundo pesquisa da jornalista Lara Paiva para o site Brechando.com. Uma outra temperatura, também bem abaixo da normal, foi registrada na cidade no dia 28 de junho de 1959: 14,8 graus.

E você? Já passou algum frio em Natal? Conte como foi.