Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

quinta-feira, 6 de abril de 2023

‘Estreitamento do diálogo com estas entidades é fundamental para nossa Central’, diz secretário-geral da CTB após reuniões com Contar e Contag

 

Foto divulgação

Em agenda de compromissos em Brasília (DF), nesta terça-feira (4), o secretário-geral da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Ronaldo Leite, participou de duas reuniões para tratar das lutas do setor rural.

O dirigente se encontrou pela manhã com o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Aristides Santos, e seu vice, Alberto Broch, na sede da entidade.

“Dialogamos sobre a luta dos agricultores e agricultoras familiares e também discutimos o tema da organização sindical e da valorização da negociação coletiva”, resumiu Leite.

Foto: Divulgação

À tarde, o compromisso foi com o presidente da Conselho Deliberativo da Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados Rurais (Contar), Gabriel Santos. “Lá, fiz a atualização da conjuntura política e falei dos desafios para o governo Lula e para o movimento sindical”, disse o secretário.

Na avaliação de Ronaldo Leite, as duas agendas foram de suma importância para a atuação da CTB. “O estreitamento do diálogo com estas entidades de trabalhadores e trabalhadoras rurais é fundamental para nossa Central. Mais da metade dos sindicatos filiados à CTB são de trabalhadores e trabalhadoras rurais”, definiu.

Fonte: CTB NACIONAL

Colliman, marca potiguar, lança coleção de inverno

 


A Colliman é uma marca genuinamente potiguar, significa o pássaro colibri, muito bem trabalhada nas diversas camisas de moda masculina. Estando a frente Jorge Alberto Tenório e a família, destacando Yasmin de Souza Tenório a estilista de moda e Raissa de Souza Tenório na administração, com uma loja de varejo situada à Rua São José, nº 2002, Lagoa Nova, Natal/RN.

A principal fábrica fica em Parnamirim no Parque Industrial, com quarenta e seis empregos diretos, produzindo essencialmente camisas planas, e com linha de produção, também em Ielmo Marinho e em colaboração com associação em Ceará Mirim, com vínculos empregatícios formais em todo o empreendimento em torno de cento e trinta colaboradores.        

Nesta terça-feira, dia 4 de abril de 2023, às 18h na loja foi lançada a coleção de inverno em belas camisas masculinas, adequadas ao inverno nordestino, protegendo do frio e confortáveis com tecidos em linho, algodão, jeans mais leves, com tons variados, com ênfase no neutro, também, amarelo caramelo, azul celeste, marrom, que agrada ao público masculino pela exclusividade, a preços justos com cashback assegurado para a próxima aquisição.

O lançamento foi bastante concorrido em face aos produtos com qualidade diferenciada, pelo encontro de pessoas identificadas com as raízes potiguares, pelo ciclo de amizade com Jorge Tenório, personalidade da maior respeitabilidade no setor de confecções, atuando no segmento há muitos anos, principalmente pela especificidade do associativismo e cooperativismo.

A indústria é beneficiada pelo programa governamental do PROADI – Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte, muito bem gerido por Jaime Calado e Silvio Torquato, com resultados que permitiu o empreendedorismo da família Tenório investir no Estado com benefícios de redução do ICMS, principalmente no período da crise sanitária do COVID – 19 e com toda expertise conquistada ao longo dos anos.

Fonte: Evandro Borges (Colaborador)

Com POTIGUAR NOTÍCIAS

Professores do RN apresentam contraproposta a fim de encerrar greve


 Foto: Reprodução/internet

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN encaminhou,  quarta-feira (5), um ofício à Secretaria de Educação do RN com uma contraproposta para a implementação do piso salarial dos professores. A categoria deu início a uma greve por tempo indeterminado no último dia 7 de março. Desde então, as negociações com o Governo do Estado não registram avanços. A paralisação afeta cerca de 200 mil alunos e tem como objetivo pressionar o Executivo Estadual para a implantação do piso do magistério, fixado em R$ 4.420 pelo Governo Federal.

A assessoria do Governo do Estado informou à TRIBUNA DO NORTE que o ofício foi recebido pela SEEC no final da tarde de ontem e que irá analisar a contraproposta. De acordo com o que foi apresentado pelo Sinte, a ideia, aprovada durante uma assembleia da categoria, é que, dos 14,95% estabelecidos pelo Governo Federal, 7,21% comecem a ser pagos a partir deste mês de abril, 3,61% sejam pagos a partir de agosto e 3,41% a partir de setembro. Os percentuais seriam aplicados, nos respectivos meses, tanto para ativos quanto para aposentados.

Outra reivindicação é que o retroativo seja pago ainda neste ano. “Se são implantados 7,21% em abril, para chegar a 14,95% falta uma parte, que se torna retroativo, além dos meses de janeiro, fevereiro e março, que ainda não foram quitados. A gente quer que seja tudo pago em 2023 e espera um detalhamento do Estado sobre isso. Nas propostas do Governo até agora, ficaria para o ano seguinte”, explicou o coordenador-geral do Sinte-RN, Bruno Vital.

O Executivo apresentou à categoria, até o momento, quatro propostas, na tentativa de por fim ao movimento grevista, iniciado há um mês. Uma delas – a última por parte do Executivo Estadual – é semelhante ao que foi pedido pelo Sinte no documento de contraproposta e previa a aplicação do reajuste de 14,95% no mês de abril para os que estão abaixo do piso, com efeito retroativo a janeiro. Para os demais professores da ativa, aposentados e pensionistas com paridade, a aplicação do reajuste seria da seguinte forma: 7,21% em maio; 3,61% em novembro e 3,49% em dezembro. O retroativo seria pago em em 8 parcelas, entre maio e dezembro de 2024.

Outra proposta, também recusada pela categoria, seria reajustar de forma integral os 14,95% em março, com efeito retroativo a janeiro e fevereiro para os professores que recebem abaixo do valor do piso. Para os demais, incluindo aposentados e pensionistas com paridade, que recebem acima do valor do piso, seria implementado o índice de 6,5% em maio e de 7,93% em dezembro. O retroativo também seguiria proposta de parcelar o pagamento em oito vezes em 2024.

Mais duas propostas foram rechaçadas pelos professores logo no início das negociações. Um delas contaria com a implantação de 5,70% em maio e 8,66% em dezembro deste ano, deixando o retroativo para ser pago a partir de maio de 2024.  A outra seria a implementação, no mês de março, para todos os ativos e aposentados que ganham abaixo do piso, com retroativo ao mês de janeiro. Seriam concedidos em maio 3% aos demais (ativos e aposentados).

O Sinte reclama que o Estado deve cerca de R$ 360 milhões aos professores da rede – o cálculo foi feito levando em consideração apenas os valores referentes ao retroativo do piso salarial de 2022.

Fonte: Tribuna do Norte