Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

terça-feira, 5 de julho de 2022

Escola e a Produção Científica – uma experiência no Seridó - Por Professor Carlos Gomes

 

Professor CARLOS GOMES

omeçamos nossa coluna de hoje cumprindo a promessa de trazer uma experiência muito interessante no chão da Escola e verificando o que está colocado na Base Nacional Comum Curricular:

Desta forma, a coluna de hoje está na Escola Estadual Raimundo Silvino da Costa – EERSC, na bela cidade de São José do Seridó. Imagine amigo leitor, em plena pandemia do Covid 19 no ano de 2020, alunos do 2º ano A e B aqui com 50 alunos representados por João Vitor, Anna, Rhauana, Elen e Mariana, coordenados pelo Prof. Dr. Josimar Araújo de Medeiros, iniciaram o Experimento com a ATIVIDADE DE CAMPO EM GEOGRAFIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: PESQUISA PARA PRODUÇÃO DE MUDAS DE BUGANVÍLIAEra difícil pensar, mas não foi impossível fazer.

Segundo o Professor Josimar:

De acordo com Foschini (2017) a Buganvilia (B.spectabilis) é uma espécie nativa do Brasil, sendo considerada a grande descoberta de uma viagem francesa que passou pelo país no século XVIII. A denominação buganvília homenageia o conde e navegador francês Louis-Antoine Bougainville que, após descobrir essa espécie no Brasil em 1790, introduziu-a na Europa.

Então, para começar o experimento foi elaborada a seguinte questãoÉ possível a produção de novas plantas da espécie Buganvília por estaquia? A hipótese aventada foi que as estacas de buganvília são viáveis para a produção de mudas desde que estejam sob local sombreado. O grupo quer saber da viabilidade da produção de mudas de buganvília por estaquia na medida que o estudo se torna interessante, segundo Professor Josimar.

“No município de São José do Seridó, a Buganvília é registrada na zona urbana e rural, o que demonstra um apreço da população pelo potencial ornamental. Apesar disso, na unidade de produção de mudas situada na escola do estudo, não se produzia mudas do vegetal, pois ainda não tinha domínio  da técnica de produção. São essas as motivações do estudo. São muitos os registros de populares que já experimentaram a produção de mudas do vegetal por estacas, sem êxito”.

E começa o processo de construção do Projeto, pesquisa-se sobre o conhecimento científico da espécie, vídeo conferência via google meet para o planejamento na pandemia, se organiza o quantitativo de materiais necessários para o Experimento, verifica-se as condições ambientais precisas às plantas, toma-se o cuidado com aspectos de sustentação da vida das plantas no processo, tudo feito com critérios de cientificidade.

Professor Josimar diz que: “Após 30 dias, 36 estacas (72%) foram viáveis. Após a formação de folhas, foram transportadas para local expostas ao sol, permanecendo por 30 dias, para promover a aclimatização. Foram plantadas no interior da EEPRSC e nas vias públicas de cidade”

A discussão do projeto, organização do canteiro e movimentação das mudas na cidade de São José do Seridó, que está na região localizada no semiárido nordestino, tem muitas necessidades de projetos como este e que possam trabalhar a cobertura vegetal e combata o fenômeno da desertificação e tudo o que a degradação representa para o meio ambiente.

Veja , amigo leitor, em 2002 o alerta posto sobre a desertificação no semiárido potiguar.

Assim como o alerta de 2002 e outros alertas de períodos anteriores, com muita emergência temos que, toda forma de aumentar a cobertura vegetal da região, construindo alternativas de melhorias no ambiente afetado seja rural ou urbano, se torna premente e o experimento mostra que é possível. Caro leitor, para além da questão ambiental o Professor Josimar nos relata que surge também a venda das mudas pelos alunos na feira da cidade, constituindo uma pequena atividade econômica.

Aparece então a possibilidade de uma atividade promovida pelo Experimento Científico para colaborar com os custos da ação na Escola. Amigo leitor, peço que venhamos pensar no futuro, porque não? E mais adiante no tempo, quem sabe, quantos profissionais na atividade agrícola irão surgir dessa Experimentação Científica na Escola? A Escola logo, logo saberá.

O aluno na época João Vitor Pereira, futuro estudante de Graduação em Ciências Contábei fala sobre a Experimentação Científica voltada para a intervenção da paisagem na Escola e para a cidade de São José do Seridó. Vamos à descrição do áudio:

“Não sou muito bom em expressar assim, mas eu vejo que é um trabalho muito bonito assim muito, uma palavra que quero dizer muito desenvolvido porque libera uma planta aqui que muita gente principalmente na nossa cidade muita gente tinha vontade de ter e não encontrava quando encontrava eram valores altos, como a cidade não tem alta renda é uma renda básica muitos não tinham condições de ter e com o nosso projeto todo mundo assim que tinha vontade de ter conseguiu é tanto, que a procura foi muito grande Graças a Deus e eu vejo que é muito proveitoso dá muito sucesso”. Eu passando assim, como uma pessoa que ando muito tanto na zona urbana como na zona rural, vejo que graças ao nosso projeto muita gente tem exemplares já tem filhos delas que eu já vi fizeram, aprenderam já até manusear e fazer estufa para poder ela se aumentar e eles sempre buscam melhorar e aumentar eu vejo um projeto muito bom eu acho que entre todos foi um dos melhores projetos que já houve aqui no município e muita gente quer e a procura é muito grande ainda.”

Muito interessante o relato de João Vitor Pereira, vocês não acham? É interessante o impacto produzido pelo Experimento e que produz até os dias de hoje, Caro leitor, queremos na coluna ter o propósito de valorizar e dar visibilidade à produção científica dos nossos educadores do chão da Escola. Desta forma, divulgamos que o Professor Josimar estará lançando brevemente mais um trabalho: Importância da Faveleira na Restauração Ecológica de Paisagens Degradadas no Semiárido Brasileiro: Estudos Realizados entre 1999 e 2022. Quem estiver interessado no tema de tanta importância, entre em contato pelo telefone: (84) 9878871400 ou pelo E-mail: josimarsaojosedoserido@gmail.com

Para mais informações: segue o link do experimento. Desde já agradecemos imensamente o apoio do Professor Dr Josimar Araújo de Medeiros com toda sua equipe de alunos, a Escola Estadual Raimundo Silvino da Costa – EERSC com toda equipe de gestão administrativa e equipe pedagógica como também, a 10ª Diretoria Regional de Educação e Cultura – Direc, da bela cidade de São José do Seridó. E claro, agradecemos aos nossos leitores por nos dar um pouco da sua valiosa atenção. Finalizando, deixo para vocês a palavra do nosso valioso mestre Paulo Freire que diz: “Ninguém nasce feito, é experimentando-nos no mundo que nos fazemos.” Muito obrigado e até a próxima com a Graça de Deus.

Fonte: POTIGUAR NOTÍCIAS

Polícia prende suspeito por tiroteio que matou seis pessoas em parada de 4 de julho nos EUA

 Foto: Reprodução

A polícia prendeu na noite de segunda-feira (4) Robert E. Crimo III, suspeito de ser o atirador que matou seis pessoas em um desfile em comemoração ao Dia da Independência, nos Estados Unidos.

O homem, de 22 anos, foi detido perto de Lake Forest, no estado de Illinois, disseram autoridades durante uma breve entrevista coletiva.

As autoridades disseram que Crimo foi visto por um oficial do norte de Chicago que organizava uma blitz de trânsito. Crimo fugiu da blitz e os policiais iniciaram uma perseguição, até o homem ser detido em Lake Forest. 

Ele foi detido e levado para o departamento de polícia de Highland Park.

Quando questionadas, as autoridades disseram que ainda estão chamando Crimo de “pessoa de interesse” enquanto o investigam e o conectam ao crime.

Tiroteio

Um tiroteio no centro de Highland Park, cidade em Illinois, EUA, durante um desfile de 4 de julho deixou ao menos seis pessoas mortas nesta segunda-feira (4).

A cidade de Highland Park, um subúrbio a cerca de 40 quilômetros ao norte de Chicago, cancelou o desfile do Dia da Independência após a tragédia.

O tiroteio fez com que as crianças abandonassem os triciclos e os pais corressem em busca de segurança com seus filhos, transformando uma demonstração cívica de patriotismo em uma cena de caos em pânico.

“Parecia fogos de artifício”, disse o médico aposentado Richard Kaufman, que estava do outro lado da rua de onde o atirador abriu fogo, acrescentando que ouviu cerca de 200 tiros.

Mais de 36 pessoas ficaram feridas, principalmente por tiros, disse Jim Anthony, porta-voz do NorthShore University HealthSystem. As 26 vítimas levadas para o hospital de Highland Park tinham entre 8 e 85 anos, disse Brigham Temple, médico do pronto-socorro.

O jornal “New York Times” nomeou um dos mortos como Nicolas Toledo, de 76 anos, que estava em uma cadeira de rodas e não queria participar do desfile, mas suas deficiências exigiam que ele estivesse perto de alguém em tempo integral e sua família não queria perder o evento.

“Estávamos todos em choque”, disse sua neta Xochil Toledo. “Achamos que era parte do desfile”.

Pelo menos um dos mortos era mexicano, disse um alto funcionário do Ministério das Relações Exteriores mexicano no Twitter.

A polícia disse que o tiroteio ocorreu do telhado de uma empresa que o atirador alcançou através de uma escada de beco anexada ao prédio.

Joe Biden

O presidente Joe Biden disse que ele e sua esposa Jill ficaram “chocados com a violência armada sem sentido que mais uma vez trouxe tristeza a uma comunidade americana neste Dia da Independência”.

Biden disse que “agravou a polícia federal para ajudar na busca urgente pelo atirador”.

Em sua declaração, Biden se referiu à legislação bipartidária de reforma de armas que ele assinou recentemente, mas disse que muito mais precisa ser feito e acrescentou: “Não vou desistir de lutar contra a epidemia de violência armada”.

A população de Highland Park é de 30.000 habitantes e quase 90% de brancos, de acordo com o US Census Bureau. Cerca de um terço da população é judia, de acordo com a Agência Telegráfica Judaica.

O tiroteio provavelmente reacenderá o debate americano sobre o controle de armas e se medidas mais rígidas podem evitar tiroteios em massa que acontecem com tanta frequência nos Estados Unidos.

Fonte: CNN

Com Potiguar Notícias

Julho Verde: Campanha alerta para prevenção do câncer de cabeça e pescoço

 

A Sociedade Brasileira de Cabeça e Pescoço (SBCCP), em parceria com a Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG Brasil), realiza neste ano a sexta edição do Julho Verde. Em 2022, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de que surjam 36.620 novos casos de câncer de cabeça e pescoço, incluídos nesse total os tumores de boca (cavidade oral), laringe e tireoide. Fique atento! Procurando um especialista na fase inicial da doença, as chances de obter sucesso no tratamento são grandes.

Anualmente, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra casos de cânceres de cabeça e pescoço, denominação genérica de tumores que se originam em regiões das vias aéreo-digestivas, como boca, língua, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe e seios paranasais. Os principais fatores de risco para estes tumores são:

 ● Consumo de tabaco (todos os tipos de cigarros, charutos e cachimbos) e álcool;

● Má higiene bucal;

● Infecção viral pelo vírus do papiloma humano (HPV), transmitido principalmente através de relações sexuais desprotegidas (inclusive sexo oral);

● Consumo de bebidas quentes, principalmente as tradicionalmente servidas em temperaturas muito altas, como o chimarrão/mate;

● Exposição excessiva ao sol (câncer de lábios, couro cabeludo);

● Exposição durante o trabalho à poeira de madeira, poeira de têxteis, pó de níquel, colas, agrotóxicos, amianto, sílica, benzeno, produtos radioativos;

● Infecção pelo vírus de Epstein-Barr (EBV), que pode causar a mononucleose infecciosa, uma manifestação do vírus transmitida por contato com outras salivas.

Neste contexto, destaca-se o diagnóstico tardio: a cada quatro novos casos, três chegam em estágio avançado da doença, resultando no óbito de cerca de 50% desta população. Por isso, procure um médico ou dentista, caso sejam identificados um ou mais dos principais sintomas e sinais que durem por duas semanas ou mais:

Aparecimento de nódulo no pescoço

Manchas brancas ou avermelhadas na boca

Ferida que não cicatriza em duas semanas

Dor de garganta que não melhora em 15 dias

Dificuldade ou dor para engolir

Alterações na voz ou rouquidão por mais de 15 dias

Esses sinais também são causados por outras condições clínicas. Portanto, é importante conversar com seu médico.

 ESTIMATIVA PARA 2022

Boca (cavidade oral) = 15.190, sendo 11.180 em homens e 4.010 em mulheres

Laringe = 7.650, sendo 6.470 em homens e 1.180 em mulheres

Tireoide = 13.780, sendo 1.830 em homens e 11.950 em mulheres

TOTAL = 36.620 novos casos de câncer de cabeça e pescoço, sendo 19.480 em homens e 17.140 em mulheres.

 Mesmo após o tratamento, que pode ser realizado com cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou imunoterapia, o câncer de cabeça e pescoço pode causar sequelas irreversíveis, mexendo com a estética facial, com a deglutição e alimentação, com a fala e a voz.

A SBACV e a ACBG Brasil trabalham para que, em 2022, a Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço alcance todos os estados do Brasil, abordando tanto a questão da prevenção, quanto do diagnóstico, tratamento e reabilitação. O Julho Verde ocorre do dia 1.º ao 31 de julho, sendo 27/07 o Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço.

No Rio Grande do Norte, o médico Luis Eduardo Barbalho de Melo, da SBCCP, é o representante da campanha.

Fonte: POTIGUAR NOTÍCIAS