Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

domingo, 17 de janeiro de 2021

Encontro Nacional de Aposentados(as), Aposentandos (as) e Pensionistas

A FASUBRA Sindical realiza nos próximos dias 28 e 29 de janeiro (quinta e sexta-feira) o “Encontro Nacional de Aposentados(as), Aposentandos(as) e Pensionistas”. O evento será online, por meio de plataforma virtual, com transmissão pelo Facebook e Youtube da Federação. No dia 28/1 será das 14h às 18h. Já no dia 29/1 será das 14h às 18h30 e fará parte do Fórum Social Mundial (FSM). Em breve divulgaremos a plataforma do encontro.

Entre os temas estão: saúde física e mental na pandemia; resgate histórico dos aposentados/as da FASUBRA; inclusão digital na terceira idade e direitos dos aposentados/as e aposentandos/as com as reformas do governo Bolsonaro.

A abertura contará com coordenadores e coordenadoras da Federação, entre eles, as coordenadoras de Aposentados e Assuntos de Aposentadoria Tereza Fujii, Elma Dutra e Maria Thereza Silveira, organizadoras do encontro. No dia 28/1 também haverá apresentação do Coral Vozes do Cerrado do SINT-IFESgo.

No primeiro dia (28/1) estão previstas as seguintes palestras:

– Saúde mental dos aposentados e aposentadas na pandemia – Lázara Lima – psicóloga pela Universidade Federal de Goiás e doutora em Ciências da Saúde;

– Qualidade de vida na terceira idade – Julieta Fripp – médica pela Universidade Federal de Pelotas.

Fonte: FASUBRA


Justiça barra última tentativa de adiar o Enem e prova está mantida neste domingo

A última tentativa de adiar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por conta dos riscos em meio à alta dos casos de Covid-19 foi barrada pela Justiça de São Paulo. Em decisão proferida na noite deste sábado (16), o juiz plantonista Leonardo Henrique Soares negou um. pedido de adiamento do exame feito pela Defensoria Pública da União (DPU).

No pedido, a DPU alegou que Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) estaria prevendo a lotação das salas em desacordo com o protocolo sanitário estabelecido. Esse fato, na visão do órgão, pode aumentar o risco de contágio e disseminação da Covid-19.

Segundo o defensor regional de direitos humanos da DPU em São Paulo (DRDH-SP), João Paulo de Campos Dorini, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) se comprometeu a ceder salas para as provas do Enem a pedido dos organizadores, desde que a lotação dos espaços se limitasse a 40% da capacidade. Apesar da solicitação, a UFSC foi surpreendida com a distribuição dos candidatos pelos organizadores com a utilização de 80% da capacidade das salas. Ele também anexou notícias da imprensa nacional sobre o tema.

Fonte: REVISTA FÓRUM

UNE e entidades defendem prioridade da vacina para trabalhadores da educação

por Redação .

Parlamentares, governadores e prefeitos também tem se mobilizado para atender a reivindicação do setor 

A prefeitura de Salvador e o governo de Pernambuco anunciou que os trabalhadores da educação estarão incluídos nas fases prioritárias de vacinação contra a Covid-19. No Ceará o governo também tem defendido a ideia.

Em São Paulo o plano de vacinação não menciona tal prioridade e o Sindicado de Professores do Estado (Apeoesp) enviou ofício ao governo paulista e também foi ao STF junto com diversas entidades do setor educacional interceder pela inclusão em esfera nacional.

A reivindicação segue a mesma argumentação adotada no ano passado para a campanha de vacinação contra a gripe (Influenza), que considerava os professores de escolas públicas e privadas como grupo prioritário em razão do risco de contágio existente em sala de aula, local de aglomeração de pessoas.

Com tantos reveses que a educação brasileira sofreu desde o início do governo Bolsonaro e com a pandemia o mínimo que podemos garantir é que os profissionais do setor sejam prioridade na imunização para planejarmos uma volta às aulas segura o quanto antes. Milhares de estudantes dependem disso”, destacou o presidente da UNE, Iago Montalvão.

Pressão no governo federal

Na programação do Ministério da Saúde entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF) os professores de ensino básico e superior entrariam na quarta fase da campanha.

Mas os estados têm autonomia para realizar campanhas locais de imunização e a compra de vacinas, nos seus critérios independentemente do plano do governo federal.

Professores são no total 2,3 milhões, entre os 3,2 milhões de profissionais essenciais que incluem policiais, bombeiros e funcionários do sistema carcerário.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT-RN) defende a prioridade para os educadores tendo em vista sua importância para a retomada do desenvolvimento socioeconômico, científico e cultural do país.

Os impactos causados diretamente aos profissionais e aos estudantes, em especial na educação pública no País, aprofundam as desigualdades de acesso e de permanência já existentes nas escolas e promovem enormes prejuízos à qualidade da aprendizagem, em todos os níveis e etapas”, destacou a governadora que enviou o pedido em carta ao presidente da República, Jair Bolsonaro.

A deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP) apresentou uma emenda a MP da Vacina para a inclusão dos profissionais da educação na primeira fase do plano. O projeto segue no Senado. Para a deputada, o retorno às aulas presenciais é urgente e a proposta é necessária para que 100% dos funcionários da educação possam voltar à linha de frente com segurança. “Se a gente entende que educação é essencial, que o direito à educação é inegociável, temos de mostrar isso com a priorização da vacina”, disse a deputada ao Estadão.

O ensino remoto tem prejudicado principalmente os estudantes mais vulneráveis: 47% dizem que têm dificuldade de seguir as aulas online e 55% dos estudantes que moram em favelas admitem a possibilidade de abandonar os estudos, segundo pesquisa feita pelo Data Favela.

Fonte: UNE