Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sexta-feira, 14 de maio de 2021

TCU aprova prorrogação da Lei Aldir Blanc, sancionada com vetos por Bolsonaro

Apesar de manter a prorrogação até o dia 31 de outubro para programação dos recursos ao setor cultural, Jair Bolsonaro vetou dispositivos, alegando não ser possível usar, neste ano, recursos aprovados no ano passado. Esse entendimento é diferente do apresentado nesta quarta-feira pelo TCU.

O Palácio do Planalto argumentou que a legislação não autoriza o uso dos recursos da Lei Aldir Blanc neste ano porque o dinheiro teve origem no Orçamento de Guerra, criado no ano passado com regras fiscais específicas. Esse entendimento é diferente do apresentado nesta quarta-feira pelo Tribunal de Contas da União. Por unanimidade, autorizou o uso do dinheiro da Lei Aldir Blanc até o final de 2021.

A doutora em gestão cultural pela Universidade de São Paulo, Inti Queiroz, argumentou que, apesar dos vetos, o TCU deu as garantias para gastar o dinheiro não executado. TCU identificou que foram executados, até o final de março, 73% dos 3 bilhões de reais destinados ao setor cultural em razão da pandemia. Com isso, mais de 700 milhões de reais ainda podem ser usados para projetos na área cultural.

Para o escritor e ativista cultural Célio Turino, que ajudou na formulação da Lei Aldir Blanc, os vetos podem atrasar a execução do recurso disponível.

Segundo o Sistema de Informações e Indicadores Culturais, o setor empregava, em 2017, 5,7% da mão de obra nacional. Isto equivale a mais de 5 milhões de pessoas, sendo responsável por 3,4% do Produto Interno Bruto brasileiro.

Fonte: BRASIL 247

UFRN discute políticas públicas contra o racismo - Com Potiguar Notícias

 

Foto: Foto: Cícero Oliveira – Agecom/UFRN

Com o intuito de discutir políticas públicas que visem a igualdade de direitos, o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, se reuniu com a vereadora do município de Natal, Brisa Bracchi, e o diretor da União Estadual dos Estudantes (UEE) e representante do coletivo Enegrecer, Herbert Goulart. O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira, 13 de maio, data de reflexão e luta contra o racismo.
 
A vereadora Brisa Bracchi explicou que, apesar de 13 de maio marcar oficialmente a abolição da escravatura, a data representa a luta do povo negro contra as desigualdades que, ainda nos dias atuais, estruturam o racismo no país. Já o diretor da UEE e representante do Enegrecer, Hebert Goulart, destacou a importância do Estado na criação e execução de iniciativas que promovam, verdadeiramente, a igualdade de direitos.
 
Nessa perspectiva, eles entregaram ao reitor Daniel Diniz a carta Povo negro por direitos!, na qual o movimento negro se coloca à disposição para construir iniciativas de combate ao racismo estrutural nas instituições. Entre as pautas sugeridas para a UFRN, foi destacada a criação de cotas nas seleções da pós-graduação. “Sabemos que cada programa de pós-graduação tem autonomia, mas queríamos abrir esse diálogo junto à Reitoria, que tem se mostrado sensível para receber essas questões”, disse Brisa.
 
O reitor Daniel Diniz colocou a UFRN à disposição na elaboração e implementação de políticas públicas que promovam a igualdade de direitos. Na luta contra o racismo, o gestor lembrou que a universidade, recentemente, institucionalizou os procedimentos de heteroidentificação nos processos seletivos. Sobre a pós-graduação, o reitor contou que a universidade está elaborando um novo regulamento e que a criação de cotas nas seleções será incluída para deliberação da comunidade universitária.

Fonte: Williane Silva de Ascom-Reitoria UFRN

Essencial do DCM – SEXTOU COM BEMVINDO SEQUEIRA - por Pedro Zambarda de Araujo

 Por DIÁRIO DO CENTRO DO MUNDO

Bemvindo Sequeira. Foto: Reprodução/YouTube

AO VIVO. Kiko Nogueira, Pedro Zambarda e Bemvindo Sequeira analisam as últimas notícias.

VEJA TAMBÉM – Embaixador Celso Amorim reage à chacina do Jacarezinho: vergonha do meu país. Por Denise Assis

Aras pede esclarecimentos a autoridades do Rio sobre chacina no Jacarezinho

Fonte: DIÁRIO DO CENTRO DO MUNDO 0 DCM

Pavê Tradicional

Aprenda a preparar Pavê tradicional com esta excelente e fácil receita. O Portal da Cultura Brasileira sugere uma receita de pavê tradicional que todo o mundo vai adorar.

INGREDIENTES

1 lata de creme de leite

1 lata de leite (a mesma medida da lata)

2 latas de leite condensado

2 gemas

2 colheres de amido de milho

3 colheres de chocolate em pó ou achocolatado

Biscoito amido de milho

Leite para molhar os biscoitos

Raspas de chocolate (opcional)

Manteiga sem sal ou margarina só para dar o ponto

MODO DE PREPARO

Primeiro pegue a lata de leite condensado, as gemas, a maisena e o leite

Coloque no fogo e deixe até que fique um creme

Reserve

Coloque a segunda lata de leite condensado com um pouco de margarina e o chocolate

Deixe no fogo até ficar um creme tipo brigadeiro

Desligue o fogo e junte com o creme de leite

Para montar: Coloque primeiro o creme branco

Em seguida, mergulhe os biscoitos no leite e coloque sobre o creme branco

Depois, coloque o creme preto e acrescente as raspas de chocolate sobre ele

Deixe no congelador durante 2 horas

Fonte: Portal BRASIL CULTURA

BIENAL DE TEATRO LAMBE-LAMBE DE PARANAGUÁ COMEÇA NESTE SÁBADO (15) - Por Portal BRASIL CULTURA

A mostra será em meio virtual (online) de 15 a 22 de maio e contará com 28 espetáculos além de palestras, oficina de dramaturgia, laboratórios e lançamento de livro.

Paranaguá recebe a partir deste sábado (15) a 1ª Bienal de Teatro Lambe-Lambe. O evento terá oito dias de atividades com 28 espetáculos de sete estados do Brasil, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e do Distrito Federal; além da Argentina, Chile e México. Devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o evento será apresentado em meio virtual através das plataformas do Youtube e Facebook.

A abertura da Bienal será às 16 horas do sábado (15) com a participação especial das criadoras do Teatro Lambe-Lambe, Denise di Santos, com a Palestra/Espetáculo “O vir a ser”; e Ismine Lima, com o espetáculo “Esperando Dora” e lançamento do seu livro “Circo de papel”. No domingo (16), também a partir das 16 horas, serão apresentados quatro espetáculos. A partir da segunda-feira (17) até sexta-feira (21) os espetáculos serão apresentados as 19 horas. No dia do encerramento, sábado (22), os espetáculos começam às 16 horas.

Os espetáculos que vão compor a Bienal foram selecionados por meio de convocatória que aconteceu em abril de 2020. E, ainda na Programação, os artistas participantes farão uma partilha de seu processo de trabalho, pela plataforma Zoom, com a mediação de profissionais renomadas na área do Teatro de Animação.

Assim, durante oito dias, a Bienal de Teatro Lambe-Lambe, além de entreter as famílias paranaenses, brasileiras e internacionais, também vai oferecer ações formativas para o público jovem e multiplicadores por meio das Palestras, Oficina de Dramaturgia e Laboratórios. Os espetáculos terão acessibilidade em Libras.

Sobre o Teatro Lambe-Lambe

O Teatro Lambe-Lambe é uma arte genuinamente brasileira. Criado na década de 80 em Salvador, na Bahia, por Ismine Lima e Denise di Santos, este jeito de fazer teatro foi inspirado nas antigas caixas fotográficas do século XIX.

Inecê Gomes, integrante da Trágica Companhia de Arte ao lado de Jacques Beauvoir, idealizadoras e realizadoras da Bienal de Teatro Lambe-Lambe, explica: “Os espetáculos em miniaturas são apresentados dentro de uma caixa, onde um espectador por vez é conduzido na ludicidade da história”.

Desde 2013, Inecê e Jaques circulam com seus espetáculos de teatro lambe-lambe por Curitiba e em diversos festivais pelo Brasil e América Latina. Agora elas estão trazendo essa Bienal para Paranaguá conhecer e se encantar com o infinito universo do Teatro Lambe-Lambe.

Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE – Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura – Governo do Estado do Paraná.

Realização: Trágica Cia de Arte e Companhia Paranaense de Teatro de Formas Animadas.
Apoio: Copel – Uma das maiores companhias elétricas do Brasil que está presente em dez estados brasileiros.

Onde assistir e obter maiores detalhes:
https://www.facebook.com/bienal.lambe
https://youtube.com/c/BienalLambeLambe
Instagram: @bienal.lambe
O evento terá acessibilidade em Libras.

Fotos em anexo no link: https://drive.google.com/drive/folders/1bohYXEskj8BurZEsfHn2W87W-z86ce6m?usp=sharing
Legendas:
1. “Missiva” – Cia Mútua- Monica Longo- Itajaí/SC/BRA
2. “La Mar”- Movimiento Piruleta – Vanina Zequeira – Buenos Aires – Argentina
3. “Teatro de Caixa”- Rudinei Morales Produções – Porto Alegre – RS (Foto: León Naifleisch)
4. ” R.I.P.” – Cia La Polilla- Ruddy Castillo Rojas – Paranaguá – PR
5. “Uma janela para o Largo”- Cia Balbuínas – Ana Piu – Campinas – SP