Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

quarta-feira, 25 de maio de 2022

Organizando sua Festa Junina

Quer organizar um arraial repleto de quitutes típicos, com direito a quadrilha, fantasia e bingo? Sim, é possível, desde que tudo seja planejado com antecedência e seguindo algumas dicas básicas. São oito detalhes fundamentais para colocar a festança em prática sem complicações:

1) Convidados

convite-festa-junina2

Por se tratar de um evento informal, um convite impresso é desnecessário. “Com as pessoas sempre conectadas, pode-se criar um evento no Facebook ou mesmo no WhatsApp para que você tenha ideia do número de pessoas que comparecerão. Caso algum convidado não os tenha, mande um convite virtual por email”. Convidar por meio de ligação telefônica também é válido.

Uma dúvida comum é quantas pessoas chamar. “Pode ser um pouco mais do que o espaço comporta, mas não muito. Por exemplo, 35 pessoas, esperando a presença de 28 a 30”, lembramos que um salão de festas de prédio, em média, atende de 30 a 40 convidados. Ingrid recomenda que, ao convidar, seja bem claro sobre detalhes da festa: onde vai ser, dia, horário, quantidade de convidados (deixando claro que são só as pessoas mais próximas), se as pessoas devem ir ou não vestidas a caráter e que tem uma lista de quitutes para serem levados por quem confirmar presença. “Sem confirmação com cinco dias de antecedência, não tem como organizar”, alertou.

2) Organização

festa junina organizacao

O evento permite que os quitutes estejam dispostos em mesas ou balcões espalhados pelo local. “Como se trata de porções individuais e a maioria dispensa o uso de garfo e faca, não é necessário ter mesa para as pessoas se sentarem ao redor. Mas as cadeiras são uma boa ideia para que os adultos e pessoas com mais idade tenham onde se sentar”. “Se a festa é para 50 pessoas, pode ter 30 cadeiras, porque deve-se sentar para consumir alguns alimentos, como é o caso de sopas”. A informalidade da festa junina permite o uso de talheres, pratos e copos descartáveis. Se não gostar dos de plástico e quiser dar um ar mais sofisticado, opte pelos de acrílico.

3) Comidas

festa comidas juninas

Milho, pipoca, cachorro-quente, pamonha, bolo de milho. Dá água na boca só de pensar! Para que não falte nada, a especialista em organização Ingrid recomenda dividir a tarefa de preparo das delícias com os convidados, deixando isso claro no momento do convite. Com a confirmação de presença, pode-se montar a lista do que vai ser necessário. “Quem vai sozinho deve levar menos coisas do que quem vai com a família de cinco pessoas, por exemplo. Deixe os alimentos estratégicos, os salgados, com pessoas que você sabe que são ponta firme, que chegam no horário e não deixam de ir sem avisar”, explicou. Se isso não for bem combinado, pode acontecer de ter alimentos repetidos ou muito doce e pouco salgado, que é o mais importante.

Para evitar o desperdício recomenda-se escolher em torno de sete pratos salgados e sete doces. “Pode-se calcular por pessoa, por exemplo, dois espetinhos, dois sanduíches de carne louca ou cachorro-quente, meio milho, uma porção de caldos ou cremes, 100 g de bolo.” Ingrid lembra da importância de analisar os convidados na hora de montar o cardápio. “Quanto mais jovens, mais tem que ter comida e bebida, porque consomem mais. Homens comem mais que mulheres. Uma festa para 30 homens é diferente de uma para 30 mulheres”.

4) Bebidas

festa junina bebidas

Chegou a hora de pensar nas bebidas alcoólicas e não alcoólicas. A indicação por pessoa, 500 ml de refrigerante, três latas de cerveja e 500 ml de água. “A receita de 2 litros de vinho quente serve até 20 pessoas. A de 600 ml de quentão dá para até 12”.

5) Quadrilha

FESTA QUADRILHA

Quer uma quadrilha para animar a festa? Avise os convidados e os convide para irem vestidos a caráter. “Sempre tem alguns que não aderem à brincadeira. Deixar alguns chapéus e lenços espalhados é uma boa opção. O importante é que todos se divirtam”. Monte os pares na hora, com quem topar participar. Leve um roteiro escrito, com frases como “Olha a cobra! É Mentira!”. Se for um ambiente grande e aberto, como uma chácara, o microfone é bem-vindo para que todos possam escutar as instruções.

6) Música

festa junina musica

Arraial que se preze precisa de música para animar. As opções tradicionais de festa junina, como Pula a Fogueira , Olha Pro Céu e Capelinha de Melão , sempre fazem sucesso. Monte uma lista com várias e deixe o som rolando durante a festa toda.

7) Decoração

Para que o ambiente fique convidativo, não 
festa decoracao
podem faltar bandeirinhas, balões e lanternas para enfeitar. Na mesa de quitutes, disponha uma toalha xadrez acompanhada de retalhos coloridos. Chapéus de palha e sacos de juta podem servir de travessas. A dica é cuidar da decoração e montagem da mesa no dia anterior. “Saber o tamanho do espaço é importante para poder calcular quantos metros de bandeirinha serão necessários e também a quantidade de balões e lanterninhas, que podem ser colocados com distância de 1,5 m um do outro.

8) Brincadeiras

O bingo é uma boa opção para entreter os convidados. “Solicitar que levem prendas é complicado. A melhor opção é que uma única pessoa compre-as 
festa junina brincadeiras
para que fiquem padronizadas e não tenham grandes diferenças de valor. Se o grupo for familiar e bem íntimo, pode-se solicitar uma colaboração em dinheiro para que seja feita a compra”. Pode-se apostar ainda em várias brincadeiras simples, como pescaria, bola na boca do palhaço, correio do amor. Mas lembre-se de que, se optar por isso, algumas pessoas vão ter que se disponibilizar para ficar nas barraquinhas. Se for incomodar, melhor deixar a ideia de lado ou, dependendo do orçamento, pode ser viável contratar alguma empresa.

Fonte: Portal BRASIL CULTURA

Cobrança de mensalidade é o mais novo ataque à universidade pública

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara deve votar nesta terça-feira (24) uma proposta que altera a Constituição Federal para permitir a cobrança de mensalidade nas universidades públicas. O texto vem sendo combatido por parlamentares e representantes de movimentos estudantis e deve ser alvo de obstrução da Oposição na reunião marcada para esta tarde.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 206/2019, do deputado general Peternelli (PSL-SP), altera o inciso IV, do artigo 206, da Carta Magna, para estabelecer que as instituições públicas de ensino superior “devem cobrar mensalidades, cujos recursos devem ser geridos para o próprio custeio, garantindo-se a gratuidade àqueles que não tiverem recursos suficientes, mediante comissão de avaliação da própria instituição e respeitados os valores mínimo e máximo definidos pelo órgão ministerial do Poder Executivo”.

Para deputados do PCdoB, a proposta é um retrocesso e deve ser barrada no colegiado. “É gravíssimo! Acordamos com a PEC que cobra mensalidade em universidade pública na pauta da CCJ! Universidade não se vende, educação é um direito e eu estarei na linha de frente para impedir esse retrocesso”, avisou a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA).

Membro da CCJ, o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) afirmou que a PEC é um atentado contra a Constituição, ao abrir caminho para a “privatização das universidades públicas”.

Vice-líder do PCdoB na Câmara, o deputado Daniel Almeida (BA) também se manifestou contra a proposta. “A universidade pública é gratuita! Cobrar mensalidades não faz o menor sentido. A PEC 206, que está na pauta da CCJ, é extremamente danosa para a educação brasileira. Seguimos em defesa da educação de qualidade, acessível e gratuita e vamos na luta para barrar esse ataque!”, destacou.

Para a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), o bolsonarismo quer “acabar com a universidade pública” e mobilizou a juventude para pressionar os parlamentares contra a aprovação da matéria.

Desde cedo, a União Nacional dos Estudantes (UNE) está pressionando parlamentares nas redes sociais. O assunto está entre os mais comentados do Twitter. A presidente da entidade, Bruna Brelaz, questionou em sua conta os interesses por trás da PEC, que conta com relatoria do deputado Kim Kataguiri (União-SP).

“A quem interessa assuntos tão distantes da realidade da educação brasileira? É nitidamente a deslegitimação e o sucateamento da educação. Primeiro aprovam o homeschooling e agora a cobrança nas universidades. Eles querem elitizar as nossas universidades, têm medo do acesso à educação para o povo brasileiro. Não vamos permitir. Universidade não se vende”, destacou.

Fonte: Portal BRASIL CULTURA

ROTEIRO E PASSOS PARA DANÇA DA QUADRILHA DE FESTA JUNINA

 

Atenção professores e alunos… Dançada para homenagear os santos juninos (Santo Antônio, São João e São Pedro) e também como forma de agradecimento pelas boas colheitas na roça. A execução da dança requer vários casais, o limite de participantes se restringe apenas ao espaço físico disponível.

Os casais participantes da dança da quadrilha junina seguem os comandos de um narrador. Os comandos são dos mais variados e a cada ano o número de comandos aumentam e são reinventados se limitando apenas pela criatividade das pessoas.

Musica Quadrilha Junina Narrada

17 passos para Dança da Quadrilha Junina

BALANCÊ (balancer) – neste comando os casais balançam o corpo seguindo o ritmo da música. Usado como um grito de incentivo, o balancê se repete ao final de cada passo, ao se dar um comando somente para os cavalheiros, as damas permanecem no balancê e vice-versa.

ANAVAN (en avant) – damas e cavalheiros caminham balançando os braços.

RETURNÊ (returner) – dançarinos retornam ao seu lugar

TUR (tour) – casais dão uma volta completa, cavalheiro abraça a cintura da dama e ela coloca a mão em seu ombro.

Cumprimento as damasCUMPRIMENTO ÀS DAMAS – balançando o corpo, os cavalheiros, caminham até as damas e quase se ajoelhando cada rapaz cumprimenta sua parceira, aqueles que estão de chapéu (chapéu de palha) o retiram enquanto se ajoelham.

CUMPRIMENTO AOS CAVALHEIROS – elas, balançando o corpo e caminhando em direção aos cavalheiros, cada uma das damas, cumprimentam seu respectivo par.

GRANDE PASSEIO – os casais, homem segurando a mão esquerda da dama, passeiam em círculo, enquanto balançam os braços para baixo acompanhando o ritmo da música.

DAMAS AO CENTRO – dois círculos são formados, um círculo dentro do outro, no centro um círculo formado pelas damas, do lado de forma um círculo formado pelos cavalheiros. Ambos os círculos rodam para a esquerda.

É MENTIRA –  os casais invertem o sentido da dança. Este comando é dado logo após a o comando OLHA A COBRA.

CARACOL – damas e cavalheiros estão em fila única. Após ouvir este comando o primeiro da fila começa a enrolar a fileira, formando um caracol.

DESVIAR – Este comando é dado para que o primeiro da fila comece a desenrolar o caracol.

COROAR DAMAS – os cavalheiros, segurando as mãos uns dos outros, erguem os braços sobre as cabeças das damas. Ao se abaixar os braços as damas serão enlaçadas pela cintura. Mantendo esta posição os casais se deslocam para o lado que o marcador comandar.

COROAR CAVALHEIROS – as damas de mãos dadas, enguem os braços sobre a cabeça dos cavalheiros, ao se abaixar os cavalheiros são enlaçados pela cintura. E se deslocam para o lado que o marcador pedir.

olha o tunel

OLHA O TÚNEL –  os casais de andando em fila de mãos dadas, o primeiro casal para, se  viram de frente um para o outro e de mãos levantas formam um arco. O segundo casal passa por dentro do arco e também formam um arco, esta sequência é repetida até que todos tenham passado por dentro do túnel.

CAMINHO DA ROÇA – em uma fila única, dama à frente de seu parceiro, caminham balançando os braços.

OLHA A COBRA – este comando inverte o sentido em que os casais estavam andando, esta marcação é trocada em alguns casos

por “olha a chuva”, “olha a inflação”, “ponte caiu” entre outros.

DESPEDIDA – casais em fila, saem galopando e acenando para o público. Terminando assim a dança de quadrilha de festa junina.

ROTEIRO PARA DANÇA DA QUADRILHA DE FESTA JUNINA

Duas fileiras são formadas, uma de damas e outra de cavalheiros, uma de frente para outra, afastadas por uma distância de aproximadamente 2,5 m. Cada par deve ficar de frente um para o outro. Ao iniciar a música, o narrador inicia com o primeiro comando, muito embora cada narrador siga sua própria sequência de comandos, abaixo temos temo um roteiro sugerido para narradores que estão liderando a Quadrilha de Festa Junina pela primeira vez.

1 – BALANCÊ

2 – CUMPRIMENTO ÀS DAMAS

3 – CUMPRIMENTO AOS CAVALHEIROS

4 – GRANDE PASSEIO

5 – TÚNEL

6 – ANAVAN TUR

7 – CAMINHO DA ROÇA

8 – OLHA A COBRA

9 – É MENTIRA

10 – CARACOL

11 – DESVIAR

12 – GRANDE RODA

13 – COROAR DAMAS

14 – COROAR CAVALHEIROS

15 – DAMAS AO CENTRO

16 – GRANDE RODA

17 – DESPEDIDA

Fonte: Portal BRASIL CULTURA