Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Quem foi Paulo Freire e por que ele é tão amado e odiado

O educador nunca foi e nem se pretendeu unânime, seja nos corredores das universidades ou no campo político. Ainda assim, seu legado deve ser reconhecido

POR TAÍS ILHÉU  

Leia mais em: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/quem-foi-paulo-freire-e-por-que-ele-e-tao-amado-e-odiado/

Paulo Freire (1921-1997) é Patrono da Educação Brasileira e autor da “Pedagogia do Oprimido”. Conhecido pelo método de alfabetização de adultos que leva seu nome, Freire desenvolveu um pensamento peda... 

Leia mais em: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/quem-foi-paulo-freire-e-por-que-ele-e-tao-amado-e-odiado/

RELACIONADAS

Como deveria ser a escola, segundo Paulo Freire

Paulo Freire ao redor do mundo

De acordo com Sérgio Haddad, durante os 15 anos de seu exílio, Paulo Freire passou por diversos países a con... 

Leia mais em: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/quem-foi-paulo-freire-e-por-que-ele-e-tao-amado-e-odiado/

Fonte: https://guiadoestudante.abril.com.br

Zumbi dos Palmares

Zumbi dos Palmares

Descrição

Descrição

Zumbi, também conhecido como Zumbi dos Palmares, foi um líder quilombola brasileiro, o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior dos quilombos do período colonial. Zumbi nasceu na então Capitania de Pernambuco, em região hoje pertencente ao município de União dos Palmares, no estado de Alagoas. Wikipédia
Falecimento20 de novembro de 1695, Quilombo dos Palmares
Nome completoFrancisco Zumbi

Fonte: Google

1º CONCURSO IBRAM ESTAMPAS& MUSEUS

 


SinproSP - Cultura segue com homenagens a Paulo Freire

Na primeira semana de outubro, o SinproSP Cultura dá prosseguimento à celebração do centenário de Paulo Freire, com duas atividades, todas pelo canal do  SinproSP no YouTube, sempre às 19h e com tradução simultânea em libras.

Mesa de conversa

Na terça-feira, dia 05, uma mesa de conversa afetiva reunirá três professoras convidadas a falar de suas experiências com Paulo Freire.  Com a mediação da diretora do SinproSP, Lidiane Christovam e tradução simultânea em libras, por Adriana Venancino, as professoras que vão nos honrar com a sua presença são:

 

Neusa Bastos 

Professora e pesquisadora da PUCSP e da UPM. Diretora do SINPROSP. Participante de grupos de pesquisa em Historiografia da Linguística, Análise do Discurso, Ensino de Língua Portuguesa alinhada aos preceitos pedagógicos e filosóficos de Paulo Freire.

 

Maria Lucia Vasconcelos 

Pedagoga e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, doutora em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde é professora titular do Programa de Pós-Graduação em Letras. É lider do grupo de pesquisa CNPq/Mackenzie “O discurso pedagógico de Paulo Freire: uma leitura” .

 

Branca Jurema Ponce 

Professora Titular da PUC/SP. Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: Currículo. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Justiça Curricular (GEPEJUC). Parecerista ad hoc do CNPq, da CAPES e de revistas científicas qualificadas. Membro do Comitê Editorial da Revista e-Curriculum (A2) e da rede Freireana de pesquisadores.

Uma homenagem do SinproSP 

Encerrando o ciclo de atividades, será apresentado o vídeo “Professor Paulo Freire, 100 anos: uma homenagem do SinproSP”, que reúne fotos e testemunhos da passagem de Paulo Freire pelo SinproSP, destacando a sua prática como professor, o que inclui a filiação ao Sindicato e a defesa de pautas da categoria. 

RESISTÊNCIA - Caminhada na Esplanada dos Ministérios marca dia de luta contra a PEC 32

 Foto: Priscila Ferreira

Nesta quarta-feira (6), profissionais da educação, estudantes e forças sindicais mantiveram a agenda de luta com o objetivo de pressionar parlamentares a votarem contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32.

A Reforma Administrativa de Bolsonaro e Guedes pretende causar o desmonte nos serviços públicos no Brasil.

De acordo com o secretário de Relações Internacionais da CNTE e vice-presidente mundial da Internacional da Educação, Roberto Leão, os servidores públicos estão nas ruas defendendo o direito de todos os cidadãos. "Os servidores públicos estão lutando pelos interesses de toda a população que poderá, a partir da PEC 32, ficar sem escola pública, sem o SUS, sem as políticas públicas tão essenciais ao povo brasileiro", assegura.

>> Profissionais da educação mantêm pressão e avisam: “quem votar, não volta!”

Se aprovada, a Reforma Administrativa irá contemplar os futuros servidores públicos e também os efetivos, das três esferas. Cleiton Silva, secretário de assuntos municipais da CNTE, alerta justamente sobre os profissionais que estão na ponta. "É o município que está no SUS, é o município que está na creche. A população mais carente, que recebe esse tipo de serviço, vai estar à míngua", alerta.

Estratégia do governo

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que colocará a PEC 32 em votação após o feriado do dia 12 de outubro.

"O governo está protelando a votação porque não tem os 308 votos necessários para aprovar a PEC 32", explicou Marilda Araújo, secretária de organização da CNTE.

Marta Vanelli, secretária de formação da CNTE, reiterou a importância de a população estar nas ruas e nas redes protestando contra a PEC 32. "Estamos aqui hoje nesse processo de mobilização e resistência, e estaremos aqui tantas vezes forem necessárias!", concluiu.

Fonte: CNTE

15 DE OUTUBRO – SINPRO REALIZA LIVE EM HOMENAGEM A PAULO FREIRE E EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO PROFESSOR E DA PROFESSORA Fonte: SINPRO-DF

 

O educador Paulo Freire dizia que educar é impregnar de sentido cada momento da vida, cada ato cotidiano. E neste processo de eterno aprendizado que o Sinpro realiza uma Live no dia 15 de outubro, às 19h30, em comemoração ao centenário de Paulo Freire e ao Dia das Professoras e dos Professores.

Devido à pandemia da Covid-19, pelo segundo ano seguido esta data, que em anos anteriores era motivo para a aglomeração da categoria em um momento festivo, será virtual, mas mantendo a mesma alegria.

Durante a Live política, pedagógica e cultural teremos apresentações artísticas, como música, dança, teatro, poesia e representações políticas da CUT, CNTE, IEAL, UNE e do Sinpro. Também teremos a participação de estudantes da rede pública de ensino que, com seu jeito descolado, farão suas homenagens aos educadores e educadoras. A professora Maria Vilarinho nos presenteará com uma dança indiana em homenagem a todos(as) que partiram, mas que continuam vivos nos nossos corações; a professora Queila Branco, da EC 10 de Ceilândia, vai contar uma história de Paulo Freire criança; o ator Richard Riguetti, o Andarilho da Utopia, vai falar de Paulo Freire, do educador que ainda nos dias de hoje nos emociona e nos impulsiona a continuar lutando por uma educação libertadora; e educadores e educadoras poetizando Paulo Freire.

Também teremos a apresentação de uma grande ciranda (Cirandar com Paulo Freire no Fora Bolsonaro), atividade realizada no dia 2 de outubro; da banda de estudantes do Centro de Ensino Especial 01 de Taguatinga; além da Banda Som de Classe, que fará uma homenagem aos educadores e educadoras, mostrando a força da luta da nossa categoria.

“A ideia é que esta Live seja alegre, leve, poética e que possa nos encorajar a continuar a luta. Será uma Live para que possamos celebrar o nosso dia 15 de outubro, porque nós, mesmo em tempos de pandemia e negacionismo, continuamos educando para a vida, para um mundo mais fraterno, que respeite a diversidade e a pluralidade das culturas de todos os povos. Bora freirear, esperançar, cantar e se emocionar com a gente!”, ressalta a coordenadora a Secretaria de Assuntos Culturais do Sinpro, Eliceuda França.

O convite fica estendido a todos(as) para que possam participar da Live, que será transmitida pelas redes sociais do Sinpro. Durante toda a atividade serão registrados os comentários, fazendo um momento muito bonito de encontro com a nossa categoria, com os estudantes e com a nossa comunidade.

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

CADASTRAR

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Fonte: SINPRO-DF

Filha de dono da Globo aparece nos Pandora Papers com offshores para comprar aeronaves - por Caique Lima

 

João Roberto Marinho e a filha, Paula Marinho. Foto: Reprodução

Paula Marinho, filha de João Roberto marinho, dono da Globo, aparece nos Pandora Papers. Ela é listada como proprietária de duas empresas nas Ilhas Virgens Britânicas, a Limozina Investing Limited e a Ravello Holding Limited. As duas companhias tinham como objetivo comprar aeronaves nos Estados Unidos.

Na ficha da primeira empresa, de 2011, consta que ela foi usada para comprar um helicóptero Grand Agusta. Não deixa claro, no entanto, se a aquisição foi feita. Na Limozina, Paula é sócia de Alexandre Chiapetta de Azevedo, seu ex-marido, segundo o Poder360.

A Ravello também objetiva a compra de uma aeronave. O modelo não é mencionado, mas o valor, sim: US$ 5 milhões. Foi aberta cinco anos depois da primeira, em 2016, após o divórcio com Alexandre. A empresa foi registrada nas Bahamas. A assessoria da filha do dono da Globo alega que todas as offshores foram declaradas às autoridades brasileiras e já foram encerradas.

Leia também:

1 – Depoente da comissão é ex-paciente da Prevent Senior e promete expor “trama macabra”

2 – Lacombe entrevista Luciano Hang e quase zera audiência na RedeTV!

3 – Ministros do STF não desconfiavam de infiltrada de Allan dos Santos

Globo não noticiou a offshore milionária de Guedes

Os veículos da Rede Globo não noticiaram a offshore do ministro da Economia. Agora faz sentido a omissão da grande imprensa diante do caso. Além de Paula Marinho, donos da Jovem Pan, da Editora 3 e os filhos de Ratinho também têm empresas em paraísos fiscais.

Fonte: Diário do Centro do Mundo - DCM