Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

segunda-feira, 18 de março de 2024

CTB realiza curso de formação e debate político em Salvador-BA

Entre os dias 18 e 21 de março, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) realiza uma série de eventos importantes em Salvador - BA, reafirmando seu compromisso com a formação e a luta política da classe trabalhadora. O destaque principal foi o Curso Nacional de Formação, que reuniu mais de 288 dirigentes sindicais e lideranças de todo o país. A atividade segue com vários temas importantes: reforma e legislação trabalhista, mundo do trabalho e a história dos sindicatos; capitalismo de plataformas; reindustrialização e inovação tecnológica; a guerra dos chips; emancipação das mulheres; dinâmica do mercado de trabalho e; teoria marxista como instrumento de luta da classe trabalhadora.

Adilson Araújo, presidente da CTB, ressaltou a importância estratégica deste ano como o ano da Formação para a CTB Nacional.”Esse é o ano da Formação para a CTB Nacional, nossos sindicatos e entidades. É uma decisão política da Direção Nacional, que precisa ser assumida por todos os nossos dirigentes. Diante dessa grave crise do capitalismo, temos que fortalecer nossa ideologia de classe e entender melhor os fenômenos que afetam a classe trabalhadora. É importante que nossos sindicalistas assumam o protagonismo da luta nesse cenário complexo e desafiador, e se formar é essencial”, afirmou. Adilson também anunciou diversas iniciativas da CTB para fortalecer a luta, como o lançamento do canal de Streaming da Central, o Podcast “PodPovo”, a retomada do Selo Consciência de Classe, entre outras ações.

Ronaldo Leite, secretário geral da CTB, destacou que o curso nacional faz parte de um plano mais amplo de formação, que inclui o EAD Sindical, com aulas mensais. “Esse curso nacional e o seminário fazem parte do plano definido pela CTB, junto com o EAD Sindical que tem uma aula mensal sempre na última quinta-feira do mês. Estamos celebrando, pois o curso foi pensado para 200 pessoas e tivemos 288 inscrições. A formação é essencial para ajudar a organização e a ação política da Central”, enfatizou.

Eremi Melo, secretária de Formação da CTB, ressaltou a importância da realização das atividades no mês de março, especialmente significativo para as mulheres trabalhadoras. “Realizamos essas primeiras atividades no mês de março, período especial para as mulheres, principalmente as trabalhadoras. Nesse ano da formação, a participação dos nossos e das nossas dirigentes é essencial nas iniciativas da CTB que serão realizadas durante o ano. Os sindicatos precisam superar as dificuldades financeiras e apostar muito na formação das suas direções. Isso vai qualificar ainda mais a ação classista nas categorias e junto à sociedade”, disse a secretária.

Além desses eventos, a CTB também realizará a 7ª Reunião da Direção Nacional do dia 20 ao dia 21 e o Seminário “A classe trabalhadora e os desafios para a construção de um Brasil democrático, justo e soberano”, no dia 21.

Rosa de Souza, presidenta da CTB Bahia, expressou a satisfação em receber dirigentes de todo o Brasil na Bahia, destacando a importância da formação teórica e política para a transformação social. “A Bahia está feliz em ter aquie dirigentes classistas de todo o Brasil. Recebemos vocês com aquele axé e no ritmo da transformação, que só é possível com muita formação teórica e política. Que os temas do curso e o seminário ampliem ainda mais o nosso conhecimento para que nossas ações sejam ainda mais qualificadas no movimento sindical, ajudando a reconstruir o Brasil”, finalizou, Rosa.

Esses eventos demonstram o compromisso da CTB com a formação e a organização da classe trabalhadora, fortalecendo sua capacidade de enfrentamento diante dos desafios atuais e futuros.

 Fonte: CTB NACIONAL

Central Sindical e Popular Conlutas

 

Central Sindical e Popular Conlutas (CSP-Conlutas) é uma organização sindical brasileira que se propõe a construir uma alternativa de luta à Central Única dos Trabalhadores, à União Nacional dos Estudantes e ao Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra.

Segundo seus fundadores, essas organizações não mais representariam os trabalhadores e a base dos seus sindicatos e movimentos "por sua estreita ligação ao governo", "pelos seus métodos burocráticos" e por não "defender consequentemente os trabalhadores". Foi fundada no Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (CONCLAT) ocorrido na cidade de SantosSão Paulo, nos dias 5 e 6 de junho de 2010, a partir da fusão e filiação de várias entidades sindicais e populares existentes, entre elas, a então Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas), que se organizava desde 2004, e de onde veio a maior parte da base sindical da nova entidade. A CSP Conlutas surge a partir da unidade de vários setores do movimento sindical na luta contra as reformas aplicadas pelo governo Lula. Em 21 setembro de 2010, o jornal Estado de São Paulo contabilizava a central como formada por 140 sindicatos e 2 milhões de trabalhadores.[1]

Membros da direção da CSP-Conlutas participam e impulsionaram a preparação do Encontro Internacional do Sindicalismo Alternativo em 2013, em que será debatidos a crise, os processos de mobilização e de como os trabalhadores podem avançar nas lutas e na unidade internacional.[2]

Em Julho de 2012, durante reunião da Coordenação Nacional da CSP-Conlutas, o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) anunciou sua saída da entidade, lançando a uma nota.[3].


Fonte: CONLUTAS

ADIAMENTO DA NOITE DAS HOMENAGENS ´PROMOVIDA PELO CPC-RN FOI ADIADA PARA OUTRA DATA NO MÊS DE MAIO DE 2024 -!!

 

 VIVA DANDARA, VIVA ZUMBI DOS PALMARES!!!

NOITE DAS HOMENAGENS FOI ADIADO!!! AGUARDEM A DATA!

ADIADA PARA 29 MAIO - 2024!!!

O Centro Potiguar de Cultura - CPC-RN promoverá mais uma NOITE DAS HOMENAGENS! Das 08 horas ás 11 horas!!!

Ocorrerá no Plenário da Câmara Municipal de NOVA CRUZ-RN que iria acontecer em março do ano em curso no Plenário da Câmara Municipal de NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE!!! FOI ADIADA para o dia 29 de maio de 2024!!! AGUARDEM. 

Serão HOMENAGEADOS cantores, poetas, grupos de danças, políticos, entre outros. COM DIREITO A CERTIFICADOS, Presidente do CPC-RN, EDUARDO Henrique Félix de VASCONCELOS "É muito salutar, pois são formas de RECONHECER UMA PARTE DE ARTISTAS E GRUPOS DE DANÇAS, ENTRE OUTROS." Por isso adiamos para fazermos com mais homenageados!

DOS!

Fiquem ligados! CONTAMOS COM VOCÊS!!!