Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Quem já morou em Natal nos anos 90 com certeza vai lembrar! - Pra começar até o final dos anos 90 existiu a TELERN

A “Telecomunicações do Rio Grande do Norte S.A”, que foi a única operadora pública de telefonia fixa no Rio Grande do Norte até 1998, quando foi privatizada e suas operações foram absorvidas pela Telemar, atual Oi. E era caríssimo ter uma linha nessa época.

Então chegou a TELEMAR

Que botou orelhões a cartão nas ruas e facilitou a obtenção de telefones fixos por um menor valor para a cidade inteira; e você adorava ter um fixo em casa.

E você que já curtia tentar colecionar uns cartões de orelhão, se empolgou ainda mais com esses:

Tinha imagens interessantes e você até colecionou alguns, além de usá-los bastante claro.

Cartões esses que, assim como as fichas, eram cheios de lendas

Por exemplo, a lenda (ou verdade?) de que você pagaria apenas 1 pulso, e podia falar eternamente de graça se, assim que a pessoa do outro lado atendesse, você retirasse rapidamente o cartão apertando o “0”.

Porém mais empolgante ainda era ligar para o “145”

Que era uma espécie de “Bate-papo da UOL” dos telefones. A operadora disponibilizava nesse número um serviço de linha cruzada separado por “salas” ou canais, nos quais você passava horas conversando com gente desconhecida, podendo mudar de “sala” sob vigilância de um(a) “monitor(a)” que podia até kická-lo para outra sala.
Muita gente acreditou que aquele serviço era gratuito, mas na realidade não era e deu até umas broncas.

Até que aquele seu tio ou primo “rico” apareceu com esta belezinha aqui:

Um Motorola PT 550! E você não dormiu mais.

Seguido, claro, de “uma centena” de outros aparelhos, como estes

Que você só pensava em ter um melhor com o passar dos meses do ano. Quais deles você já possuiu?

E você só tinha duas operadoras para escolher: TIM (banda A) e BCP (banda B)

A operadora BCP, que começou em 98 e operava na chamada “banda B”, deu a muitos jovens a possibilidade de realizar o sonho de ter um celular. Maioria pré pago. Pós pago era raridade.
Mais tarde a BCP se fundiu com a Claro.

Aí chegaram coisas como o “Blah!” e você nunca mais largou o celular

Se o 145 era uma espécie de bate papo UOL, esse serviço era como uma versão pioneira e grosseira de WhatsApp lançada pela operadora TIM. Nele, você falava com qualquer número da operadora via comandos específicos SMS sem pagar nada, fazendo você entrar pela madrugada falando com o(a) “crush”.
Mais tarde o Blah! virou um aplicativo robusto voltado para o público jovem, integrado com as redes socais, e que unia bate-papo, chamadas, mídias, horóscopo, e etc.
Fonte: CURIOZZZO.COM

CÂMARA DAS DEPUTADAS: ELAS PROMETEM AGITAR O LEGISLATIVO EM 2019

Primeira reunião da bancada feminina foi realizada hoje (6), na Câmara dos Deputados. Foto: Mídia NINJA
As parlamentares eleitas para a nova legislatura da Câmara dos Deputados prometem fortalecer a voz feminina da Casa já no primeiro semestre. Em primeira reunião da bancada realizada na última quarta-feira (6), eas salientaram a importância de unir as diferenças ideológicas e partidárias em prol da defesa da luta das mulheres.
As deputadas alertaram para o avanço da representatividade de 10% para 15% de mulheres na Câmara. “Mas o crescimento não pode ser só quantitativo, ele precisa ser qualitativo”, disse Luiza Erundina (PSOL/SP), mencionando uma necessidade de mudança cultural na postura da Câmara dos Deputados em relação às mulheres e a necessidade de unidade para o fortalecimento da pauta feminina.
Soraya Santos (PR/RJ) fez história e sem apoio do partido se elegeu a primeira secretária mulher da Câmara dos Deputados. Fotos: Mídia NINJA
No primeiro dia da nova legislatura, elas já têm o que comemorar. De forma histórica, elegeram a primeira mulher, macaense Soraya Santos (PR/RJ), na secretária da Mesa Diretora. Ela não teve apoio formal do partido em sua candidatura, mas conquistou com apoio 315 votos contra 183 do correligionário Giacobo (PR-PR) que tentava reeleição.
Entre outras ações previstas pela bancada nos próximos dias, está uma grande ação de solenidade no primeiro ano de morte de Marielle Franco, deputada assassinada no Rio de Janeiro. O ato promete ser um marco da bancada para o primeiro semestre.
Fonte:  Mídia Ninja
Adaptação: Centro Potiguar de Cultura - CPC/RN, 08/02/2019.