Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

quinta-feira, 11 de agosto de 2022

NOSSA HOMENAGEM A TODOS ESTUDANTES DO BRASIL E EM ESPECIAL OS POTIGUARES! - RIO GRANDE DO NORTE!

 

Nossos PARABÉNS aos nossos estudantes brasileiros e em ESPECIAL OS POTIGUARES! 11 de agosto, dia do ESTUDANTE!

Eduardo Vasconcelos

Presidente do Centro Potiguar de Cultura - CPC-RN

Anitta, Caetano, Chico e Montenegro leem carta pró-democracia; veja o vídeo

Com 865 mil adesões até a tarde desta quarta, a “Carta” é o mais amplo e bem-sucedido manifesto pró-democracia na história do País

Diversos artistas participaram, nesta quarta-feira (10), de um vídeo que divulga a íntegra da “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito”. A gravação contou com a participação de Fernanda Montenegro, Caetano Veloso, Chico Buarque, Djavan, Milton Nascimento, Maria Bethânia, Gal Costa, Marisa Monte, Anitta e outras celebridades da música, do cinema, do teatro e da TV.

Artistas mais identificados com a esquerda ou com o PT também leram trechos da “Carta”. É o caso de Wagner Moura, José de Abreu, Paulo Betti, Antonio e Camila Pitanga. O vídeo também conta com pontas de Juliette, Linn da Quebrada, Duda Beat e Manu Gavassi.

Com 865 mil adesões até a tarde desta quarta, a “Carta” é o mais amplo e bem-sucedido manifesto pró-democracia na história do País. Sua primeira leitura pública será realizada às 11 horas desta quinta-feira (11), na Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo). Haverá leituras simultâneas em faculdades de Direito de outras 20 capitais.

“No Brasil atual não há mais espaço para retrocessos autoritários. Ditadura e tortura pertencem ao passado. A solução dos imensos desafios da sociedade brasileira passa necessariamente pelo respeito ao resultado das eleições”, aponta o documento. “Em vigília cívica contra as tentativas de rupturas, bradamos de forma uníssona: Estado Democrático de Direito Sempre!!!!”.

Veja abaixo o vídeo com a leitura da “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito”:

 Fonte; Portal BRASIL CULTURA

Dia do Advogado

 

O advogado é um profissional que “presta assistência jurídica, defendendo os interesses de seus clientes diante da justiça, é a ação de pleitear em juízo”.

Os advogados ganharam dois dias em comemoração ao seu trabalho, o dia 11 de agosto, devido à criação do primeiro curso de direito do Brasil, por D. Pedro I, tendo sido implantada a Faculdade de Direito de São Paulo, inaugurada em primeiro de março de 1828.

No dia 11 de agosto ficou estabelecido como o “dia da pendura”, onde estudantes de direito e advogados já formados brincam pelos restaurantes das cidades, pendurando as contas do consumo que fizeram ali. As despesas ficam por conta dos donos dos restaurantes, uma vez que a brincadeira foi por eles instituída, ainda no início do século XX, para comemorar a criação das faculdades de direito.

Outra data em comemoração ao dia dos advogados é 19 de maio, o dia do padroeiro desses profissionais, Santo Ivo (1253/1303), que faleceu neste dia.

O padroeiro foi estudante de direito, já aos 14 anos de idade, na cidade de Paris, e depois em Orleans. Sua preferência era pelo direito civil e canônico, tendo atuado nessas áreas em defesa dos pobres que não tinham condições de financiar as despesas judiciais.

Trabalhar como advogado requer muito estudo e dedicação, pois a profissão envolve o “conjunto de normas jurídicas vigentes num país, criadas com o objetivo de solucionar conflitos da sociedade”.

As leis aparecem divididas através dos códigos que se encaminham para várias áreas como: civil, penal, trabalhista, constitucional, administrativo, tributário, internacional, ambiental, digital, público e privado, de propriedade intelectual e de arbitragem internacional, que devem ser respeitados e seguidos pelos profissionais da área judicial.

Os formandos em direito podem seguir duas carreiras, a de advogado ou a carreira jurídica.

Para atuar como advogado, após o término do curso de direito, devem prestar o exame da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, necessitando ser aprovados para o exercício da profissão.

Já a carreira jurídica é a que o indivíduo atuará como funcionário público, através de concursos públicos, exercendo a profissão de delegado, juiz, promotor, procurador, dentre outras.

Fonte: Portal BRASIL CULTURA