Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sexta-feira, 7 de maio de 2021

Nota: MEC quer desmontar o Enem e prejudicar o acesso à universidade

A União Nacional dos Estudantes e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas construíram grandes mobilizações, cobrando o Ministério da Educação por um Enem justo, seguro e democrático nesse momento da pandemia da Covid-19. A pressão aconteceu tanto pelas redes quanto no debate com entidades e também judicialmente. As entidades estudantis alertaram insistentemente sobre o descaso do MEC, seja na organização, seja na condução do exame. Em entrevista ao jornal O Globo, publicada na ultima segunda-feira, 3 de maio, o ex-presidente do Inep Alexandre Lopes, demitido do cargo em fevereiro, expôs a negligência do Ministério da Educação, com omissão do ministro Milton Ribeiro, diante do processo de aplicação do Enem. Ele prevê, ainda, que em 2021 o exame não aconteça por falta de recursos. Assim, o que já era denunciado, agora é declaradamente constatado.  O órgão foi totalmente omisso!

Diante desse cenário, a UNE e a UBES defendem a tomada de medidas urgentes para que sejam dadas explicações sobre o processo de aplicação do Enem 2020, inclusive por meio de investigação e auditoria, com o objetivo de preservar esse programa e evitar que estudantes sejam novamente prejudicados ou que o acesso à universidade se torne ainda mais restrito. Não aceitaremos que esse exame, o principal mecanismo de ingresso dos estudantes ao ensino superior perca credibilidade e eficiência, diante de tantos tropeços e descaso.

A criação do Exame e sua ampliação foi uma bandeira de luta histórica do movimento estudantil e o seu processo de desmonte, que começou em 2019 a partir do “pior Enem de todos os tempos”, com erros na correção, conseguiu ser ainda pior em 2020, com tantas turbulências, falta de diálogo, em um momento de insegurança sanitária, candidatos barrados em salas lotadas, recordes de abstenção e também, novamente, problemas nas notas e falta de transparência na correção das redações. Diante disso,  uma geração inteira será afetada no acesso ao ensino superior.

Ressaltamos que o aparelhamento ideológico do MEC nesses pouco mais de dois anos do Governo Bolsonaro tem gerado danos ao futuro da educação, em todos níveis educacionais, que levarão anos para serem corrigidos. Não bastasse os efeitos de não ter projeto de investimento, os cortes orçamentários e a ausência de soluções, com o indefensável veto ao projeto de conexão aos estudantes de baixa renda para resolver a falta de acesso à internet durante a pandemia (PL 3477/20), o governo Bolsonaro coloca como prioridade – nesse momento de crise que atravessamos – , a pauta de costumes, o projeto de lei do Homeschooling, com total desconexão das urgência dos estudantes e dos brasileiros.

União Nacional dos Estudantes – UNE
União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES

Obs. Adaptado pelo CPC-RN, em 07 de maio de 2021,

Inscritos na Bienal da UNE terão acesso a conteúdos e informações prévias

Festival vai promover debates de 4 a 13 de maio, e no dia 18 é a data do espetáculo com Elza Soares e Renegado; mostras selecionadas serão apresentadas de 19 a 23 de Maio

A 12ª Bienal da UNE – Festival dos Estudantes está vindo aí, e vai movimentar o mês de maio com atos, debates e apresentações, além da exposição da mostra de arte selecionada nas categorias Artes Visuais, Música, Artes Cênicas, Literatura, Audiovisual, Projetos de Extensão, Ciência & Tecnologia, e estreando este ano Jogos Digitais.

Os debates acontecerão a partir do dia 04 até 13 de maioJá no dia 18 acontece o grande espetáculo com a homenageada desta edição, a cantora Elza Soares e o rapper mineiro Renegado.

A partir do dia 19 a 23 começão as exibições das mostras selecionadas, tudo pelo canal oficial da UNE no YouTube. A inscrição é gratuita para ouvintes e para a apresentação de trabalhos e pode ser feita no site bienaldaune.org.br

Confira AQUI a programação da Bienal 

Brasil, um povo que resiste

Na edição de 2021, em meio a crise sanitária e econômica provocada pelo Covid-19 e pelo desgoverno Bolsonaro os estudantes querem responder com arte aos desafios impostos ao povo brasileiro. O festival traz o tema “Brasil, um povo que resiste”, homenageia os cem anos da Semana de Arte Moderna e convida a desenhar coletivamente um Brasil antropofágico e possível, um país legítimo, pintado de ‘nois’ : a juventude. Os estudantes escolheram também homenagear a cantora Elza Soares como o “Brasil que deu certo”, espelho de vitórias e representatividades.

Por que se inscrever?

Os inscritos com 70% de frequência nas atividades poderão receber um certificado de 40 horas complementares por uma taxa de R$9,90 e um cupom especial para comprar os produtos da loja da UNE. Além disso, garantindo sua inscrição você recebe informações sobre a programação e links de TODAS as atividades direto no seu e-mail.

Como me inscrever?

Acesse o site oficial da 12ª Bienal da UNE, preencha seus dados e aguarde o e-mail de confirmação. No site você encontra ainda informações sobre as mostras e sobre o conteúdo do maior festival estudantil da América Latina.

Fonte: UNE - UBES

Ação desobedece decisão do STF OPERAÇÃO POLICIAL NO JACAREZINHO QUE CULMINOU EM MASSACRE É ILEGAL - BRASIL 247

 Operação no Jacarezinho 

Publicado originalmente no site Rede Brasil Atual (RBA)

A Polícia Civil deu início a uma ação nesta quinta-feira (6) na comunidade do Jacarezinho, zona norte do Rio de Janeiro, que já é considerada a operação mais letal da história da cidade. Oficialmente, ao menos 25 pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas, segundo a corporação. A ação ocorreu em violação a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que proíbe operações policiais nas favelas e periferias do Rio de Janeiro.

CONFIRA – “Ninguém troca tiro sentado numa cadeira”, diz morador sobre chacina no Jacarezinho

Entre as vítimas, estão o policial civil André Leonardo de Mello Frias, morto com um tiro na cabeça, e 24 moradores, que a polícia diz serem “suspeitos”, mas não informa como chegou a essa informação ou em que situação elas foram assassinadas. Outros dois policiais também foram feridos com tiros na perna e de raspão no braço. A operação em Jacarezinho começou ainda durante a manhã de hoje, quando moradores deixavam suas casas a caminho do trabalho. Os tiros atingiram dois passageiros que estavam dentro de uma composição do metrô na estação Triagem.

LEIA – Comissão de Direitos Humanos classifica como “chacina” operação no Jacarezinho

Movimentos sociais e moradores denunciam que o número de vítimas, no entanto, pode ser ainda maior do que o registrado oficialmente. De acordo com informações do coletivo A Voz das Comunidades, já são mais de seis horas da operação com o pretexto de prender traficantes. Mas relatos de moradores apontam que policiais invadiram casas, agrediram e confiscaram celulares da população local. Imagens da operação também mostram um helicóptero da Polícia Civil com dois atiradores armados sobrevoando a comunidade nas primeiras horas da ação. 

Execução

Desde o ano passado, a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 635, conhecida como a ADPF das Favelas, referendada pelo STF, não só limita operações policiais nas favelas e periferias do Rio para casos excepcionais, como também proíbe o uso de helicóptero por atiradores de elite enquanto perdurar a pandemia de covid-19. Por volta das 14h, as Comissões de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), e a Defensoria Pública e o Instituto de Defesa da População Negra (IDPN) entraram institucionalmente na comunidade para acompanhar a operação ao lado da população que protestava por justiça.

No local, os representantes flagraram uma série de violações. Pelo twitter, o advogado Joel Luiz Costa, co-fundador e coordenador do IDPN divulgou imagens que mostram muitos projéteis e sangue espalhados pelo chão das ruas e casas que foram invadidas por criminosos e policiais. Em um dos vídeos, uma mãe denuncia que o filho foi executado pela polícia, “que já chegou atirando”. “Eles apontaram o fuzil para mim, falando que eu tinha que morrer só porque eu fui perguntar onde o corpo do meu filho estava”, contou. Segundo Costa, o grupo conseguiu acesso a seis casas e os sinais são de arrombamento, com civis mortos e sem marcas de troca de tiros. “Foi execução”. “Dói na alma vê um cenário de guerra dentro da sua própria favela, sabe. É cruel”, escreveu o advogado. 

Jacarezinho, chacina mais letal