Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Implantação do SEI na Funai atinge meta em 2018 e abarca trinta e sete novas unidades descentralizadas no sistema

WhatsApp Image 2018-12-31 at 10.28.55

Um importante resultado foi divulgado nos últimos dias pelo Comitê Gestor do SEI – Sistema Eletrônico de Informações. Em 2018, todas as trinta e sete Coordenações Regionais inseridas no planejamento anual foram contempladas com a implantação do sistema.

Segundo Silvana de Oliveira, integrante do Conselho Gestor do SEI, os impactos positivos desse resultado desdobram-se de formas variadas. "Em primeiro lugar, reflete numa questão da economicidade. Tivemos uma economia com serviço de malote de cerca de R$ 20 mil por mês. Outro aspecto foi a celeridade dos encaminhamentos das descentralizadas para atendimento na Sede. Os processos levavam até 30 dias para chegarem fisicamente à Brasília, por possuírem em muitos casos uma logística multimodal. O respeito ao princípio da publicidade é outro elemento que ficou extremamente otimizado, tanto para o público, quanto para servidores, atendendo às premissas da Lei de Acesso à Informação", afirmou.

A servidora, que participou da implantação em diversas unidades descentralizadas, falou ainda sobre dificuldades e especificidades regionais, além da receptividade dos servidores às mudanças. "A primeira região implantada, do Médio Purus, precisou de apoio da equipe da Sede, porque a localidade não possuía infraestrutura básica de internet. Outra realidade impactante foi em relação à dificuldade dos servidores que não possuíam um grande aparato técnico relacionado à tecnologia. No entanto, apesar das dificuldades, eles estavam otimistas e deram um retorno muito positivo. Todo processo envolveu muita humanização e inclusão. Os colegas estavam envolvidos com a mudança", disse Silvana.

O intuito do Comitê Gestor é dar continuidade ao processo de informatização nos órgãos descentralizados da Funai. Casos das coordenações regionais recém-criadas em João Pessoa-PB e Guarapuava-PR. As ações para o próximo ano, entretanto, não se resumem à implantação do sistema. O aperfeiçoamento e implantação de novas funcionalidades, a melhoria contínua do suporte técnico e a capacitação dos usuários serão premissas para 2019.

Sobre o SEI

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) foi adotado por toda a administração pública federal, conforme Decreto nº 8.539/15, com o objetivo de dar transparência e eficiência ao serviço público. No Sistema, o servidor recebe e produz documentos, como ofícios, memorandos, despachos. Esses documentos são enviados ao destinatário de forma imediata e podem ser acessados de qualquer lugar, pela Internet.

Vagner Campos
Assessoria de Comunicação da FUNAI

Posse presidencial 2019 - Sessão solene Câmara dos Deputados - "Acreditas em MILAGRES?" E, V.