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segunda-feira, 27 de abril de 2020

'Encantado, o Brasil em Desencanto' vence festival internacional de cinema

(Foto: Reprodução)
Documentário produzido na França, que retrata o contexto político e social do Brasil desde a eleição de Lula em 2002 até a eleição presidencial de 2018, foi o vencedor da categoria Juri Popular do 7° Brasília International Film Festival.
247 - O filme documentário Encantado, o Brasil em Desencanto foi eleito neste domingo, 26, o vencedor do 7° Brasília International Film Festival - BIFF na categoria Juri Popular. 
O anúncio foi feito pelo diretor do documentário, Felipe Galvon. "Para um filme cujo ponto de vista é o das classes populares — e numa camada mais específica, o da primeira geração de classe popular a estudar no exterior —, é o melhor reconhecimento que poderíamos ter neste momento de alucinação que vivemos", afirmou Galvon em seu Facebook.
Encantado, o Brasil em Desencanto foi produzido na França e retrata o contexto político e social do Brasil desde a eleição de Lula em 2002 até a eleição presidencial de 2018. Co-produzido pelo canal francês Public Sénat e por LaClairière Ouest.
Assista, abaixo, ao trailer do filme e leia o post de Felipe Galvon na íntegra:
PRÊMIO DO JURI POPULAR / PRIX DU JURY POPULAIRE
Fonte: BRASIL 247

ANTROPOLOGIA

Antropologia é um ramo das ciências sociais que estuda o ser humano e a sua origem de maneira abrangente. Por meio de estudos sobre as características físicas, a cultura, a linguagem e as construções do ser humano, o antropólogo vai buscar determinar, com base em grupos sociais específicos, como se formaram os seres humanos a ponto de tornarem-se o que são em suas comunidades.
Conceito de antropologia
A palavra antropologia tem origem no idioma grego, o radical “antropo” vem de antrophos (homem) e “logia” vem de logos (razão ou, em sentido específico, estudo). A antropologia é, ao traduzirmos a palavra ao pé da letra, o estudo do ser humano em seu aspecto mais amplo.
Antropologia estuda as constituições do ser humano em suas origens e de maneira irrestrita.
Antropologia estuda as constituições do ser humano em suas origens e de maneira irrestrita.
A antropologia busca compreender como o ser humano formou-se e tornou-se o que ele é. Portanto, o antropólogo busca as raízes do ser humano estabelecendo (como a história) um estudo do passado para compreender quais foram essas origens. Isso é feito de maneira física ou biológica, social, cultural e até linguística, dependendo de qual vertente da antropologia estudada e de qual método antropológico utilizado.
O que a antropologia estuda?
Os estudos antropológicos buscam compreender como os povos viveram, como os seres humanos formaram-se e como a cultura humana desenvolveu-se. Dessa maneira, o antropólogo busca o trabalho de imersão numa determinada sociedade, a fim de observar e traçar teorias sobre a constituição cultural ou física dos indivíduos daquela sociedade.
Tipos de antropologia
→ Concepção clássica de antropologia estabelecida a partir dos estudos europeus do século XIX e XX
Antropologia biológica ou física: é um estudo da formação do ser humano em seus aspectos físicos. Os antropólogos dessa vertente buscam, junto à biologia, determinar quais fatores levaram os seres humanos a desenvolver determinados atributos físicos em sociedades específicas. Dessa maneira, se um antropólogo está estudando uma aldeia indígena que tem características próprias, ele vai procurar saber quais fatores geográficos e biológicos levaram aquela tribo a desenvolver as suas características peculiares.
Antropologia cultural: é uma vertente mais ampla e busca compreender como se formaram as culturas dos diferentes grupos humanos, tomando cultura como um conjunto de hábitos, costumes, valores, religião, arte, culinária etc.
Antropologia biológica ou física: consiste no mesmo estudo de antropologia biológica ou física da divisão europeia clássica.
Antropologia cultural: consiste no mesmo estudo de antropologia cultural da divisão europeia clássica.
Antropologia linguística: com base nos estudos da linguagem de uma sociedade, determina as origens daquele povo. Um importante antropólogo que deu os impulsos para o reconhecimento desse ramo da antropologia foi o alemão, radicado nos Estados Unidos, Franz Boas. No fim da primeira metade do século XX, o antropólogo belga Claude Lévi-Strauss desenvolveu uma teoria que ficou conhecida como antropologia estruturalista, a qual se baseia na linguagem para determinar as estruturas similares das pessoas dentro de uma cultura. Apesar da importância de Boas, é com Lévi-Strauss que a antropologia passa a identificar na linguagem um objeto central de estudo.
Arqueologia: busca compreender a formação do ser humano com base nos objetos materiais deixados por ele. Nesse sentido, o arqueólogo busca por armas, utensílios culinários, vestimentas, escritos e pinturas e utensílios em geral que possam expressar como os povos antigos viviam, o que permite elaborar teorias sobre o modo de vida e cultura dos seres humanos no passado.
Antropologia e sociologia
A antropologia surgiu como uma ferramenta da sociologia para compreender as diferenças étnicas dos seres humanos. No século XIX, nos estudos de história e geografia contemporâneos, a sociologia e a antropologia surgiram com um objetivo bem específico: servir como meios de auxílio para o capitalismo industrial.
A expansão industrial que a Europa viveu no século XIX colocou uma nova necessidade para a economia europeia: a busca de recursos naturais que serviriam de matéria-prima para a produção. Para satisfazer tal busca, as potências europeias, em especial a Inglaterra, a França e a Alemanha, iniciaram um novo processo de colonização dos países não desenvolvidos situados na África, na Oceania e na Ásia e que possuíam recursos naturais em abundância.
No século XV, durante o colonialismo europeu liderado, principalmente, por Portugal, Espanha e Inglaterra, as justificativas para a dominação das colônias e dos povos que lá viviam e a justificativa da escravidão davam-se pela religião: os europeus nutriam a crença de que eles deveriam colonizar os territórios pagãos e levar o cristianismo a esses lugares, pois isso seria o caminho para a salvação daqueles povos.
Além disso, os europeus acreditavam que havia uma predestinação divina que os permitia dominar povos que, no seu ponto de vista, eram atrasados. Muitos navegantes que participaram desse primeiro movimento de colonização escreveram relatos considerados documentos antropológicos de um período pré-científico, ou seja, de quando a antropologia ainda não era uma ciência bem construída.
No século XIX, a sociedade intelectual europeia não mais acreditava cegamente na religião, pois a ciência tinha tomado nela um lugar de destaque. Nesse momento de intensa colonização, para a obtenção de recursos para a indústria, os europeus tiveram que justificar as suas ações de maneira científica. Para tanto, surge um primeiro movimento da antropologia como parte dos estudos de sociologia que visava analisar e classificar os seres humanos de etnias diferentes.
Os primeiros estudos antropológicos eram extremamente etnocêntricos, ou seja, analisavam as culturas diferentes com base no ponto de vista de uma pessoa imersa na cultura europeia. Com isso, os europeus visavam mostrar que sua cultura e seu desenvolvimento eram superiores aos das demais sociedades, colocando a colonização como um movimento necessário de civilização para aquelas sociedades que, nesse ponto de vista, eram atrasadas.
Assim, a antropologia surge primeiro como uma parte da sociologia e, depois, torna-se uma ciência humana autônoma, relacionada fortemente com a sociologia, mas com suas especificidades. Podemos dizer que a sociologia estuda a sociedade e analisa-a no tempo presente. Já a antropologia estuda o ser humano e analisa-o no passado para entender as suas formações mais primitivas.
Antropologia evolucionista
A antropologia evolucionista foi o primeiro movimento de estudos antropológicos liderado pelo antropólogo e biólogo inglês Edward Burnett Tylor e pelo geógrafo e biólogo Herbert Spencer. Para esses primeiros antropólogos, a teoria da evolução, de Charles Darwin (em alta na sociedade intelectual europeia do século XIX), poderia ser aplicada à formação das sociedades.
Herbert Spencer foi bastante influenciado pelo pensamento de Charles Darwin.
Herbert Spencer foi bastante influenciado pelo pensamento de Charles Darwin.
Herbert Spencer foi bastante influenciado pelo pensamento de Charles Darwin.
Dessa maneira, assim como os animais desenvolveram-se biologicamente, sendo que alguns evoluíram e ficaram mais aptos ao meio, a cultura também tinha evoluído porque alguns seres humanos, supostamente, teriam evoluído mais. Surge aí a noção etnocêntrica de raça, que alegava que algumas “raças humanas” eram superiores a outras.
Também surgem as noções de cultura superior e cultura inferior, sendo que o padrão de medida de tais era o da própria cultura europeia. Com isso, não causou espanto a ideia de que a cultura europeia desenvolvida pelo homem branco era superior e que as culturas desenvolvidas por povos de outras etnias eram inferiores. Para os evolucionistas ou darwinistas sociais, o fato de haver diferentes níveis hierárquicos de desenvolvimento cultural evidenciava a justificação da dominação dos povos “inferiores” pelos povos “superiores”.
Fonte: Portal BRASIL CULTURA

HOJE (27) ÚLTIMO DIA PARA SE INSCREVER! FJA lança o Edital de Emergência para Arte e Cultura do RN


O Governo do Estado, através da Fundação José Augusto (FJA), lançou neste sábado  (18/04) o Edital Público Simplificado  “Tô em casa e Tô na Rede”,  que objetiva fomentar 105 (cento e cinco) iniciativas artístico-culturais a serem desenvolvidas para redes sociais em plataformas digitais com acesso gratuito na Internet.

As inscrições, que começam nesta segunda (20/04) e se estendem até o dia 27 de abril. O Edital está publicado na edição deste sábado no Diário Oficial do Estado e disponibilizado no site oficial da FJA (www.cultura.rn.gov.br). Está destinado um total de recursos no valor de R$ 199.500,00 (cento e noventa e nove mil e quinhentos reais).

O “Tô em casa e Tô na Rede” é direcionado exclusivamente a artistas e/ou agentes culturais residentes e  domiciliados no RN que vivam profissionalmente da atividade artístico-cultural e que não tenham fonte de renda fixa ou vínculo empregatício.

Excepcionalmente, dada a natureza itinerante dos Circos, os artistas desse segmento ficarão dispensados da comprovação de residência fixa.

Um total de  53 premiações serão destinadas à Região Metropolitana de Natal/RN e 52 premiações ao interior do Estado, com valores individuais de  R$ 1.900,00 (hum mil e novecentos reais).

Serão selecionadas iniciativas exclusivamente voltadas para as redes sociais ou plataformas digitais na internet como: Transmissões ao vivo, Vídeos gravados ou Mídias de áudio destinadas para plataformas de Streaming (Podcasts. audiobooks, audioaulas e entrevistas).

Poderão ser inscritos projetos artístico-culturais  de linguagens como música, artes cênicas (Teatro, Dança, Circo e Performance), artes visuais, audiovisual, literatura, repente (incluindo-se cantoria de viola, aboio improvisado e coco embolado), outras expressões da cultura popular, dentre outras.

Os proponentes poderão sugerir para análise da comissão de seleção iniciativas artístico-culturais  como shows, espetáculos, recitais, seminários, oficinas, bate-papos, videoaulas, contação de histórias, leituras dramáticas, intervenções em janelas desde que transmitidas ou gravadas, dentre  outras possibilidades.

“O Edital  Tô em casa e Tô na Rede atende a demanda emergencial de trabalhadores e trabalhadoras da cultura do RN que tiveram suas atividades paralisadas em virtude da pandemia da COVID 19. Consideramos as determinações da governadora Fátima Bezerra, sempre comprometida com a Cultura;  a suspensão dos eventos culturais presenciais; e fundamentalmente o fato de que nossos artistas necessitam garantir sua integridade física e financeira neste momento”, declarou o diretor geral da FJA, Crispiniano Neto.

Acesse o Link direto do Edital Público Simplificado “Tô em casa e Tô na rede”:


INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
ASSESSORIA DE IMPRENSA DA FJA
Moisés de Lima – (84) 99959-2632